Como preparar a terra para plantar em vasos: plante hortaliças e muito mais!

Como preparar a terra para plantar em vasos: plante hortaliças e muito mais!

Quer descobrir o jeito ideal de preparar a sua terra e começar a cultivar plantas, temperos e até mesmo árvores em casa? Veja as dicas que separamos para você!


Você sabe como preparar a terra para plantar em vasos?

terra sendo preparada

Se você sempre se interessou por jardinagem e pelo cultivo de legumes, hortaliças e temperos, esse artigo foi feito especialmente para você. Isso porque, além de te indicar todas as dicas desde o preparo da terra, passando pela escolha dos tipos certos de vaso, pela rega diária e a influência da luminosidade para cada planta, separamos ainda algumas dicas para descobrir qual a hortaliça ideal para a sua casa.

Essa questão é importante por que, apesar de todas terem métodos diferentes para o cultivo, além de diferentes cuidados, existem também plantas que se desenvolvem melhor em determinado clima, seja mais quente ou mais frio. Portanto, fique de olho para entender tudo que você precisa para começar o cultivo em casa hoje mesmo.

Como preparar a terra para plantar em vasos

colocando terra em vaso

Aqui, devemos começar do começo, por que de nada adianta saber todos os truques para cultivar uma horta em casa sem o preparo adequado daquilo que é mais importante na jardinagem: a terra. É ela que vai dar a sustentação e prover todos os nutrientes para suas plantas cresceram fortes e saudáveis.

Assim, fica agora com alguns truques e métodos para preparar o seu vaso da melhor forma possível.

Escolha o tipo de planta de acordo com o espaço que você tem

Quando se trata de plantar em vasos, é essencial pensar também no local em que esses vasos vão ficar. Isso ocorre porque, a depender da incidência solar, ou até mesmo de minúcias como a inclinação do seu telhado e o horário de maior luminosidade na sua casa, será possível plantar uma planta ou outra. Portanto, quanto mais espaços iluminados você tiver em casa, melhor.

Por isso, note se é possível colocar os seus vasos em diferentes locais da casa. Às vezes dispomos de uma área melhor ensolarada na varanda, principalmente nos horários da tarde. Ou ainda de uma região de incidência solar indireta no jardim, que ajuda no cultivo de plantas que não gostam tanto de sol direto.

Portanto, comece a mapear com exatidão qual o espaço que você dispõe para cultivar uma horta, e procure ainda saber em quais horários o sol atinge essas áreas.

Pesquise sobre as características da planta

Essa é talvez a parte mais essencial para todos que desejam cultivar uma horta em casa. Existem plantas que, não importa o cuidado que você tenha na rega ou na fertilização, elas não irão crescer devidamente se não dispuserem da luz ou do clima necessário para seu plantio. Por isso, caso você viva em uma região de sol intenso, pense até mesmo em cultivar um pequeno vaso dentro de casa, seja na janela ou em cima de uma mesa com iluminação solar indireta.

Portanto, não deixe de pesquisar sobre as características das plantas. Uma boa dica é procurar qual é a região originária dessa planta, e depois pesquisar qual o clima dessa região. Se for uma área de chuvas frequentes, você já saberá que é preciso regar com maior volume. Se for uma região de seca, tome cuidado no excesso de água.

Escolha um vaso com furos

Aliás, o excesso de água é, para muitos, o grande vilão das hortas em vasos. Isso porque uma planta cultivada em casa sofre muito mais com a rega em excesso do que uma planta diretamente no solo, já que na terra a água não se acumula próxima às raízes. Por isso, a escolha dos vasos para cultivar em casa é essencial.

Escolha sempre vasos que disponham de furos embaixo, de modo a deixar que o excesso de água escoe. Porém, verifique se esses furos estão devidamente abertos e bem ventilados. Isso porque, por vezes, quando compramos vasos de plástico no mercado, a confecção desses vasos pode ocasionar em objetos com defeitos principalmente na abertura da parte inferior.

Caso você verifique que seu vaso está com o espaço dos furos fechados ou com uma abertura pequena demais, expanda-os com o auxílio de algum objeto, como uma faca sem pontas.

Limpeza dos materiais

Quando se for cultivar, prepare sempre os materiais com cuidado e carinho, não deixando que se acumule poeira ou mesmo terra antiga proveniente de outros plantios. Isso porque essa terra e esses materiais podem ser focos de pragas ou mesmo de alguns fungos que se acumulam em locais úmidos.

Portanto, para começar bem o plantio, lave os materiais que serão necessários para a sua horta, e passe um pouco de álcool nos vasos antes de colocar a terra e as mudas no seu interior. Lembre-se: ainda que o ambiente rural seja composto de matéria orgânica, isso não é sinônimo de desleixo ou sujeira por parte dos agricultores, muito pelo contrário.

Inclusive, o controle de pragas se dá primeiramente mantendo a limpeza do todo o local.

Faça a camada de drenagem

Além dos furos embaixo do vaso, às vezes apenas isso não é o suficiente para manter a parte inferior da terra sempre seca e saudável. Isso pode ocasionar em diversos problemas para a sua horta, sendo o principal deles o apodrecimento das raízes devido ao excesso de água. Assim, é preciso preparar seu vaso com um método de drenagem bastante simples e eficaz.

Primeiramente, coloque algumas pedras de modo que faça uma fina camada que cubra toda a parte inferior do vaso. As pedras podem ser pedrisco ou britas, e devem ser maiores do que os furos, de modo que não caiam para fora com facilidade. Após isso, coloque uma ou duas folhas de papel toalha cobrindo essas pedras, para que elas não se misturem com a terra que será despejada em cima.

É possível ainda utilizar argila no fundo do vaso. São muitas as opções para cultivar uma horta em casa. As pedras ou a argila auxiliarão a sua terra nunca ficar úmida demais, mesmo que a água não escoe por completo no fundo do vaso, protegendo as raízes das plantas.

Prepare a terra e o substrato

Agora vem a parte mais divertida, que é a preparação da terra. Isso porque, se tomado todos os cuidados, a sua terra mudará de textura e de cor, ficando mais escura e úmida, ideal para o plantio. Para realizar a adubagem e a fertilização necessária, escolha primeiramente uma terra vegetal de qualidade. No mercado, estão disponíveis alguns pacotes de 20 quilos desse produto, que é mais do que o necessário para começar o cultivo em casa.

Uma ou duas semanas antes de começar o cultivo, separa o lixo orgânico da sua casa e vá despejando nessa terra, espalhada no chão em um ambiente de luminosidade. Após isso, regue essa terra com o material orgânico todos os dias. Após uma semana, adicione humus de minhoca, também encontrado em mercados de cultivo.

Se quiser deixar sua terra ainda mais rica, adicione junto do humus um pouco de esterco bovina curtido por ao menos 6 semanas, unido de esterco de galinha curtido pelo mesmo tempo. Misture e continue a regar todos os dias para que os materiais de dissolvam e enriqueçam a terra.

Coloque a muda ou a semente

Após o preparo da terra, já é possível colocá-lo no vaso devidamente drenado e com os furos na parte inferior. Cubra de terra sem forçá-la para baixo ou comprimi-la, pois assim as raízes terão mais facilidade para se alastrar por todo o vaso. O ideal é encher os vasos até, em média, cerca de 5 centímetros do topo.

Após isso, faça um buraco no meio do vaso e adicione a muda da planta da sua preferência. Cubra as raízes com a terra do próprio vaso e, se necessário, adicione mais terra por cima. Certifique-se que as raízes estão todas cobertas, pois o sol pode queimá-las.

O que posso plantar no mesmo vaso?

Diversas plantas apresentam características semelhantes, sendo possível cultivá-las lado a lado. Porém, certifique-se também de que a planta aceita ser plantado junto de outra. Por exemplo, ainda que a hortelã e o alface tenham cuidados semelhantes, as raízes da hortelã se alastram de modo violento, sufocando tudo que estiver por perto.

Uma boa dica é plantar temperos juntos, fazendo em um só vaso tudo que você precisa na cozinha do dia a dia. Cebolinha, alecrim e salsinha são três plantas que se dão muito bem. Caso esteja pensando em plantar vegetais, é possível também cultivar cenoura e beterraba em locais próximos.

Faça o acabamento

Além da beleza da própria planta, existem várias formas de enfeitar o seu jardim, seja com uma decoração para o próprio vaso, ou seja, para a área próxima deles.

Uma boa dica é visitar um mercado rural e procurar por enfeites que se encaixam nas bordas dos vasos. É possível ainda encontrar temas diferentes, como de páscoa ou natalinos. Caso tenha um talento especial para a arte, adquira um pouco de tinta de decore você mesmo seus vasos. Ficará ainda mais bonito!

Dicas sobre a primeira rega

A primeira rega do seu jardim é muito importante, pois é um momento que ainda não se está acostumado com o a quantidade exata de água que cada planta necessita.

Uma dica para esse momento é regar a terra antes de colocar a muda. Isso deixará a terra já úmida e fácil de trabalhar. Assim, antes de fazer o buraco para inserir a semente ou a planta, molhe um pouco para deixar a terra um pouco mais maleável. Caso sinta que colocou muita água, retire a terra e misture com mais terra seca.

Isso pode salvar a sua planta logo no primeiro dia de cultivo.

Atenção aos cuidados

Todas essas dicas irão proteger a primeira infância da sua horta. Porém, é necessário ainda ficar de olho no crescimento das plantas. Plante sempre mais de uma muda de cada planta, de modo a compará-las. Se alguma planta se mostrar crescer com menor intensidade ou destoar das demais, pesquise sobre isso. É sempre melhor prevenir do que remediar.

Hortaliças para plantar em vasos

Se o seu objetivo é plantar alimentos e ter sempre uma salada fresca e caseira, dê uma olhada nessas hortaliças que colocamos abaixo. Além de serem de fácil cultivo, são ainda alimentos típicos no prato dos brasileiros e são sempre bem vindos em qualquer almoço em família.

Alface

Alface

Uma salada de alface bem temperada é sempre uma boa opção para o almoço. Rico em nutrientes e vitaminas, a alface oferece fibras que regulam o intestino e melhoram a circulação sanguínea.

Para plantar esse alimento, adquira suas sementes e deixe na terra até os brotos germinarem. É possível ainda utilizar as raízes das alfaces que você colher para replantar, proporcionando folhas de alfaces durante muito tempo na sua vida.

Cenoura

cenoura

A cenoura é outro alimento muito conhecido na culinária brasileira. Sendo consumida crua ou cozida, essa hortaliça rica em vitamina C auxilia o sistema imunológico a se fortalecer contra possíveis doenças.

Para plantar cenoura, corte a parte superior das cenouras que você adquire em mercado e deixe numa fina camada de água. Após uma semana, o talo irá produzir algumas folhas. Plante na terra e aguarde essas folhas começarem a secar para colher.

Espinafre

espinafre

O espinafre é uma planta de coloração verde escura também muito conhecida por seu papel imunológico. Assim, inclui-la na sua alimentação diária pode prevenir diversos problemas de saúde.

O plantio do espinafre é feito com sementes, e não é possível replantá-lo através das raízes, como no caso da alface. Porém, suas sementes são fáceis de adquirir e germinam com facilidade. Transplante para o local definitivo quando o broto apresentar 4 folhas de espinafre.

Acelga

acelga

Uma hortaliça que vem sendo cada vez mais conhecida no Brasil, a acelga é consumida tanto crua quando cozida em pratos típicos. Sua origem sul-coreana a faz ser um alimento muito consumido por todo oriente, principalmente acompanhada de pimenta e gengibre.

Para cultivar acelga em casa, disponha de um local de iluminação indireta e um vaso fundo. Adquira as sementes no mercado e planto no período de março, para colher no início do inverno.

Temperos para plantar em vasos

Para acompanhar as hortaliças, que tal um ou dois vasos repletos de temperos para nunca mais ter que se preocupar com a ausência de alecrim ou de cebolinha no preparo de saladas.

Assim, veja abaixo alguns temperos muito conhecidos para plantar em vasos.

Manjericão

Manjericão

Muito conhecido no preparo de pizzas e de receitas que acompanham molho de tomate, o manjericão é cada vez mais presente na culinária e nas mesas brasileiras. Sendo um tempero extremamente chamativo pelo seu cheiro, o cultivo em vasos espanta pela facilidade.

É possível cultivar manjericão pelas raízes de outra planta. Porém, sua alta demanda faz desse tempero muito fácil de se encontrar em mercados. Sendo uma planta de germinação fácil, uma dica é adquirir suas sementes e nunca deixar o seu vaso em luz direta.

Alecrim

Alecrim

O alecrim é um tempero conhecido pelo seu cheiro, principalmente quando colocado junto de carnes que vão ao forno. Portanto, plante em casa essa delícia para temperar o seu frango assado nos almoços de domingo.

Plantado principalmente através de sementes, a germinação do alecrim é rápida e ele precisa de pouquíssimo espaço para crescer. Por se tratar de um tempero forte, é uma boa dica plantas apenas um pouco, dividindo o vaso com outros temperos e economizando espaço na sua horta.

Orégano

Orégano

O orégano é talvez o tempero mais famoso do Brasil. Isso porque, com seu sabor característico, porém suave, ele pode ser utilizado junto do sal para realçar diversas receitas. Além disso, seu gosto é ainda mais característico na pizza paulistana.

Para ter sempre orégano fresco em casa e deixar de vez de comprar o orégano seco nos mercados, procure pelas sementes dessa planta. Uma boa dica é plantá-lo junto do alecrim, pois essas plantas se desenvolvem bem juntas.

Pimenta caiena

pimenta caiena em vaso

Alvo de muito apreço no Brasil e por toda a América, a pimenta caiena é originária da Guiana Francesa, tornando-a perfeita também para o clima brasileiro. Além disso, seu sabor picante e seus benefícios para acelerar o metabolismo a tornam um tempero perfeito para se ter em casa.

Adquira algumas pimentas no mercado e retire as sementes. Seque na sombra por uma semana e plante no sol. As pimentas necessitam de muita luz solar para crescerem picantes. Porém, não é possível dividir o vaso dessa pimenta com nenhuma outra planta.

Louro

Louro em vaso

O louro é um tempero utilizado principalmente no preparo de feijão, alimento típico na mesa dos brasileiros. Porém, ao contrário da folha seca comercializada, a folha de louro fresca é ainda mais saborosa.

Para ter um pé de louro em casa, adquira as sementes em mercado e plante em terra adubada. É necessário uma quantidade extra de adubo orgânico para que o louro cresça saudável. Em cerca de 2 semanas seu tempero já está germinando no vaso.

Salsinha

Salsinha e ervas em vaso

A salsinha é outro tempero muito querido. Suas cores verdes tornam qualquer salada muito mais bonita, e seu gosto forte é requisitado principalmente no tempero de carnes para churrasco.

Adquira as mudas de salsinha no mercado e plante-as em um vaso largo. Se preferir, pode dividir o espaço da salsinha com o orégano e com o alecrim.

Cebolinha

cebolinha e ervas em vaso

Um dos temperos mais cultivados no Brasil e no mundo, a cebolinha é a hortaliça mais presente no preparo de caldos e comidas quentes no inverno. Sua aparência alta e suas cores vivas a tornam, além de deliciosa, uma ótima decoração para casa.

Procure pelas mudas no mercado e plante, regando ao menos uma vez por dia. Procure cultivar a cebolinha em separado, pois suas raízes se alastram muito rápido.

Preparar bem a terra é imprescindível para plantar em vasos!

m'ao de mulher adubando a terra em vaso

Agora que você já conhece todas as dicas e truques, desde o preparo da terra até os tipos ideais de horta para cada região, não espere e comece a cultivar temperos e hortaliças na sua casa ainda hoje! Isso porque, ainda que seja prático comprar no mercado, ter essas plantas crescendo no seu quintal e consumi-las sempre frescas não tem preço.

Além disso, o trabalho de se cultivar uma horta cotidianamente é terapêutico e traz um bem-estar muito difundido na comunidade agrícola. Incrível, não é mesmo?

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos e amigas!

Autor deste artigo

Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.

Últimos posts


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G23? Neste artigo, descubra especificações, prós e contras do celular da Motorola, vantagens, ficha técnica e indicações de usuário!


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Ar e ventilação Cuidados automotivos Moda Artigos Esportivos Suplementos