Árvore magnólia: origens e características
Cultivada em diferentes regiões de clima subtropical, a magnólia árvore (ou magnólia branca) é originária do sudeste dos Estados Unidos. Devido às suas belas flores e à sua folhagem perene, ela chama bastante a atenção pela beleza, especialmente durante a primavera, seu período de florescimento.
Trata-se de uma árvore de porte médio, cuja altura máxima é de 30 metros. Além disso, possui folhas grandes e verdes e flores brancas de até 30cm de diâmetro. Ao todo, a espécie conta com mais de 100 variedades e cultivares distintos, de forma que é importante conhecer mais detalhes específicos sobre os tipos mais comuns.
Desse modo, esses detalhes serão explorados ao longo das próximas seções do artigo, que comentarão a respeito dos cuidados com a magnólia árvore e também a respeito das espécies mais comuns da planta. Continue a leitura para saber mais a respeito.
Como cuidar da árvore magnólia
A magnólia árvore é uma planta de clima subtropical e depende do sol para se desenvolver. Gosta de solos férteis e enriquecidos com matéria orgânica. Quando colocada sob os cuidados adequados, possui longevidade e resistência. A seguir, serão discutidos mais detalhes das formas de cultivo da planta. Continue a leitura.
■Luminosidade para árvore magnólia
Em termos de luminosidade, é possível afirmar que a magnólia tem preferência por locais com acesso a bastante incidência de luz solar. Logo, os locais de clima seco tendem a ser benéficos pra a planta, visto que facilitam no processo de retenção da umidade. Mas, o seu acesso ao sol deve ser constante.
Portanto, como cultivar a magnólia árvore é um processo demorado, é preciso escolher um local ao qual você terá acesso por anos e que não vá passar por modificações, como construções ao redor, que podem bloquear a luz solar.
■Irrigação da árvore magnólia
A rega é importante para a magnólia árvore, especialmente durante os seus primeiros anos de vida. Portanto, caso a região do plantio não seja de chuvas constantes, é preciso que esse processo seja repetido de duas a três vezes na semana enquanto a planeta tiver até seis meses de idade.
Após passado esse período, a irrigação pode acontecer somente uma vez por semana, visto que as magnólias brancas são bastante resistentes e não exigem muita atenção. Mas, vale citar que as regas devem ser aumentadas caso o calor da região se torne extremo.
■Umidade adequada para a árvore magnólia
A umidade adequada é muito importante para a magnólia árvore, especialmente nos seus primeiros meses de plantio. Portanto, devem ser cultivadas em locais com solo úmido e bem drenado. Embora a planta tenha preferência por solos ácidos, ela também apresenta uma tolerância bastante alta para solos calcários.
Além disso, locais que contam com chuvas regulares tendem a ser melhores para o cultivo da magnólia árvore, visto que o jardineiro precisará se preocupar apenas com a drenagem, já que a umidade será fornecida pela própria natureza.
■Temperatura para árvore magnólia
A magnólia árvore tem preferência por climas temperados, mas é bastante adaptável. Vale ressaltar, porém, que encontra algumas dificuldades de florescimento em temperaturas extremas, quer se fale sobre frio ou calor. Apesar disso, existem formas de atenuar os danos causados por essas temperaturas, como optando por plantar a árvore em um local protegido do vento. Portanto, procure oferecer algum tipo de proteção.
Também é interessante pontuar que a magnólia se desenvolve melhor quando plantada na primavera. Isso acontece porque ela se beneficia das mudanças de estação durante os seus primeiros anos de vida.
■Adubação para árvore magnólia
A magnólia precisa de solos férteis e enriquecidos com matéria orgânica para prosperar nos seus primeiros anos. Uma vez estabelecida, as suas exigências neste sentido são menores, visto que se trata de uma planta muito resistente. Além disso, o solo de plantio precisa ter características ácidas.
Assim, a adubação se faz importante em casos nos quais o solo não seja exatamente o ideal para o cultivo da magnólia árvore, o que pode acontecer devido às condições climáticas. Mas, desde que se use o húmus, que é extremamente fértil, os problemas são contornados.
■Método de transplante da árvore magnólia
O método de transplante da magnólia branca é a coleta das sementes. Esse processo deve ser feito durante o outono para que elas sejam devidamente plantadas na primavera. Uma vez recolhidas, as sementes devem ser escarificadas e descascadas. Então, é preciso colocá-las em uma vasilha com água morna durante uma noite. O processo ajuda a amolecer as sementes.
Posteriormente, é preciso lixa-las. Essa etapa pode ser feita com uma esponja de aço, que deve ser passada na superfície. Tudo isso facilita para que a planta produza raízes quando for introduzida no solo.
Tipos mais comuns de magnólia
A magnólia conta com mais de 100 variedades na natureza. Embora elas conservem algumas características em comum em termos de cultivo e preferências, as suas aparências podem ser bem distintas. Assim, a próxima seção do artigo vai comentar em maiores detalhes alguns aspectos sobre as principais espécies. Continue a leitura.
■Magnólia comum
Também conhecida como magnólia branca, a planta tem origem no sudeste dos Estados Unidos, mas atualmente é cultivada em várias regiões de clima subtropical, que favorece bastante o desenvolvimento da magnólia árvore. São bastante fáceis de cultivar e se adaptam a vários contextos, apesar da dificuldade com climas extremos nos seus primeiros meses de plantio.
É possível afirmar que esta é uma planta de porte médio, cuja altura máxima é 30 metros. Além disso, o seu período de floração acontece durante a primavera, revelando belas flores brancas com até 30cm de diâmetro e de aroma cítrico.
■Magnólia zybolda
A magnólia zybolda é uma árvore de porte pequeno. Na verdade, pode ser melhor categorizada como um arbusto alto. Possui folhas caducas de até 10cm e com um formato elíptico e largo. Sobre as flores, vale ressaltar que elas aparecem em junho, logo depois do surgimento das folhas da planta. Além disso, são brancas e possuem um formato de taça.
É possível afirmar que a zybolda é um dos tipos mais resistentes de magnólia. A espécie é bastante adaptável, mas encontra dificuldades em climas extremos, o que não acontece com essa variedade, capaz de suportar até -36°C sem danos.
■Magnólia kobus
A magnólia Kobus pode ser caracterizada como um arbusto grande, que chega a até 10m de altura. Durante a sua fase da juventude possui um formato cônico que é alterado com o passar do tempo. Assim, os seus ramos principais se difundem e a sua coroa se torna mais arredondada. As folhas, por sua vez, são obovadas.
Vale citar que a sua floração acontece em meados de abril e se estende até a primeira semana de meio. É uma espécie resistente ao frio, mas não é capaz de tolerar a exposição a geadas.
■Magnólia lebner
Obtida através do cruzamento de outras duas espécies, a Magnólia lebner é um arbusto de até 6m de altura. Entretanto, também pode ser encontrada em formato de árvore e nessa versão chega a atingir 8m, sendo considerada de porte pequeno. Possui folhas obovadas ou oblongo-ovais.
Sobre as suas flores, vale ressaltar o formato de cálice quando estão totalmente abertas. Têm cerca de 12cm de diâmetro, coloração branca e um cheiro agradável. Um aspecto curioso da planta é que a sua floração começa antes mesmo que as primeiras folhas surjam, ainda no fim de abril.
■Folha Grande Magnólia
A folha grande magnólia é uma árvore de tamanho mediano. Durante os seus primeiros 20 anos devida possui uma coroa em formato arredondado. Entretanto, após o período em questão se torna mais irregular. Em geral, o seu troco é reto e pode se ramificar na base. Um aspecto que a destaca é o tamanho das folhas, que podem chegar a 1m.
Vale citar que a Folha Grande magnólia possui uma coloração azulada no fundo das suas flores, o que a distingue das demais espécies. Além disso, também conta com algumas manchas em tons de roxo na parte interna das pétalas.
■Magnólia officinalis
Também conhecida como magnólia perene, a Magnólia officinalis possui folhas elípticas e é considerada uma árvore que pode atingir até 20m de altura. Graças à espessura da pubescência na parte inferior, as suas folhas possuem um tom mais puxado para o marrom e bem próximo do ferrugem.
A floração acontece durante os meses de maio e junho. No período, a planta conta com flores brancas ou creme e bastante grandes, além de possuir um cheiro muito agradável. Essas características fazem com que elas sejam parecidas com a magnólia de flor grande.
■Estrela magnólia
Como o nome sugere, a estrela magnólia tem um formato estrelado. Trata-se de um arbusto largo e bastante denso que cresce até 3m de altura. É arredondada e as suas folhas são em formato obovado ou elíptico, dispostas de forma alternada. Um aspecto que deve ser ressaltado sobre a espécie é o seu crescimento lento.
No que se refere à floração, é possível afirmar que ela acontece entre os meses de março e abril e é anterior ao surgimento das folhas. Elas possuem pétalas afinadas na extremidade, são brancas e têm um aroma agradável.
■Magnólia nude
Em termos de classificação quanto à altura, a mangnólia nude pode ser compreendida tanto quanto uma árvore piramidal quanto como um arbusto. Em média, a planta chega a 10m de altura e possui folhas obovate de até 15cm de comprimento. As suas flores possuem uma coloração leitosa bastante diferente e são muito perfumadas.
No que tange à floração, é possível afirmar que ela dura apenas 12 dias e acontece durante os meses de abril e maio. Durante outubro a planta começa a dar frutos que possuem entre 5 e 7cm de comprimento e cor vermelha.
■Magnólia umbelliferous
É possível encontrar a magnólia umbelliferous com o nome de três lobed. Trata-se de uma árvore com até 6m de altura e o nome em questão está diretamente ligado às suas folhas, que são coletadas em tríades nas extremidades da parte aérea, o que dá a planta um formato curioso de guarda-chuva.
Sobre as flores, é possível citar que elas têm coloração creme ou branca e são grandes, atingindo até 25cm de diâmetro. Ao contrário do que acontece com outras espécies, o aroma da magnólia umbelliferous é bastante desagradável. Por fim, o seu período de floração ocorre entre maio e junho.
■Magnólia sulanza
A magnólia sulanza possui folhas caducas e tronco curto, de forma que pode ser descrita como um arbusto. Durante a sua juventude conta com uma coroa piramidal e torna-se mais arredondada conforme a idade avança. Tem galhos soltos e largos, pendentes para o chão, que lhe dão um aspecto original.
As suas folhas têm formato elíptico e a sua floração é anterior ao surgimento destas. Em geral, as suas flores remente às tulipas brancas, mas possuem manchas na cor púrpura. Trata-se de uma planta resistente ao frio, mas não às geadas tardias.
Dicas e curiosidades da cultivação da árvore magnólia
A magnólia árvore é uma planta que conta com algumas particularidades interessantes, como a coloração do seu tronco e o aspecto dos seus frutos. Além disso, a sua altura varia bastante de espécie para espécie. Estes aspectos serão abordados na próxima seção do artigo. Continue a leitura para saber mais.
■Cascas das árvores
A magnólia árvore é uma planta de tronco retilíneo. Ele pode chegar a até 90cm de diâmetro e os ramos se espalham ao seu redor, dando um aspecto piramidal à copa da árvore. Além disso, outra particularidade a respeito do tronco são as cascas da árvore, que possuem uma coloração acinzenta e um aspecto macio, além de gretado.
Vale citar que o tronco é único, curto e pode ser descrito como relativamente vigoroso, característica determinada pelo diâmetro. Vale citar ainda que quando jovens os seus ramos têm tons de castanho puxados para o alaranjado.
■Frutos e raízes
Uma vez que as flores da magnólia árvore desabrocham, a planta começa a produzir frutos. Eles possuem um formato cônico e sementes avermelhadas no interior. Entretanto, vale citar que essas sementes somente são vistas no outono, estação na qual o fruto se abre e elas ficam penduradas por filamentos finos.
É possível afirmar que a magnólia árvore deve ser plantada há cerca de 2m de calçadas ou qualquer outro tipo de base de concreto. As suas raízes crescem bastante e podem causar danos às estruturas com o passar dos anos.
■Tamanho, flores e cores
Devido à variedade de espécies da magnólia árvore, os tamanhos e cores são bastante distintos. Enquanto existem algumas que podem ser consideradas arbustos e atingem apenas 3m de altura, outras chegam a medir 30m. Além disso, existem flores com tonalidades púrpura além dos tradicionais tons de branco e creme.
Assim como os demais aspectos citados, as flores também passam por variações relacionadas aos seus formatos, podendo ser maiores ou menores a depender da espécie de magnólia. Também vale citar que algumas possuem pétalas mais finas e produzem frutos distintos. O período de floração também é variável.
■Altura que a Magnólia pode chegar
Em termos de altura, a planta pode ser categorizada como uma árvore de porte médio. A sua espécie mais comum, a magnólia branca, chega a 30m de altura. Entretanto, entre as demais variedades encontra-se uma variação muito grande de tamanhos, de forma que algumas magnólias podem ser consideradas arbustos grandes ou até mesmo médios.
Logo, algumas variedades da planta têm apenas 3m de altura. Outras chegam a 18m. Isso influencia bastante na questão da região adequada para o plantio e deve ser observado atentamente por quem pensa em cultivar a magnólia árvore.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar da árvore magnólia
Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar da árvore magnólia, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Árvore Magnólia: aproveite as dicas, cultive e tenha flores no seu jardim!
A magnólia árvore não é uma planta de difícil cultivo. Isso se deve, principalmente, a sua excelente capacidade de adaptação. Embora tenha preferência por solos úmidos e climas subtropicais, ela consegue sobreviver bem em outras condições por não ser muito exigente. Então, com alguns cuidados básicos é possível mantê-la saudável e com boa aparência.
Além disso, as possibilidades de formatos, cores e tamanhos fazem com que as várias espécies de magnólia árvore sejam interessantes para a ornamentação de jardins. Outro aspecto que conta a seu favor é o cheiro, que pode ser mais doce ou mais cítrico a depender da espécie.
Logo, desde que você tenha acesso regular ao lugar de plantio e ele ofereça boa incidência de luz do sol, não existem impeditivos para o cultivo da magnólia árvore. Aproveite as dicas contidas no artigo e comece já a cuidar dessa bela espécie de planta.