Alpínia purpurata, entenda mais sobre esta planta!
O gênero Alpinia, família Zingiberaceae, inclui cerca de 230 espécies de plantas tropicais nativas da Ásia, Austrália e ilhas do Pacífico. Algumas espécies são: Alpinia purpurata, Alpinia zerumbet, Alpinia speciosa, Alpinia galanga, Alpinia officinarum. Nomes comuns: gengibre vermelho, pluma de avestruz ou gengibre cone rosa. Esta espécie é nativa da Malásia.
São plantas rizomatosas tropicais que atingem 1,5 metro de altura. As folhas grandes e longas são de um verde profundo. As inflorescências vistosas têm pequenas flores brancas rodeadas por atraentes brácteas vermelhas. Elas florescem no verão.
São utilizadas em grandes vasos como plantas de interior e estufa; no verão, elas podem ser levadas para fora. Nas regiões tropicais e subtropicais, elas são usados para formar grupos próximos. A Alpinia purpurata necessita de uma exposição à meia sombra, recebendo 3 horas de sol nas primeiras horas da manhã; a umidade deve ser média-alta. Não resistem ao frio abaixo de 15º C.
Veja mais informações sobre a Alpínia purpurata a seguir.
Informações básicas da Alpínia purpurata
Nome científico | Alpinia purpurata |
Outros nomes | Gengibre-vermelho, pluma de avestruz e gengibre cone rosa |
Origem | Malásia |
Porte | 1,5 metro |
Ciclo | Perene |
Floração | Verão |
Clima | Tropical |
A Alpinia purpurata é uma planta da família Zingiberaceae, ela é conhecida pelos nomes de gengibre-vermelho, pluma de avestruz e gengibre cone rosa. Essa espécie tem origem na Malásia, mas é possível encontrá-la em toda região da Ásia, Austrália e Ilhas do Pacífico. Essa planta consegue atingir a altura de um metro e meio.
Ela possui a característica de ser uma planta rústica, ela é perene e também é utilizada como flor de corte, não é resiste ao frio. A alpínia é uma planta totalmente tropical, sendo amplamente usada em jardins tropicais de todo o mundo.
Como cuidar da Alpínia purpurata
Nesta seção, aprenda os principais cuidados com o cultivo da Alpínia purpurata. Veja informações sobre rega, poda, tipo de solo e tudo o que é necessário para manter sua muda saudável. Confira.
■Qual ambiente deixar sua Alpínia
A purpurata é comumente plantada para fins ornamentais em todos os trópicos e pode persistir em algumas áreas, como florestas urbanas, jardins abandonados e quintais antigos. Em condições naturais, pode ser encontrada crescendo em florestas secundárias úmidas, margens úmidas de rios e pantanais.
Em Porto Rico, foi registrado nas bordas das florestas tropicais da Floresta Nacional de El Yunque. O gengibre vermelho prefere um local quente e úmido, em pleno sol ou sombra clara. Um solo de pH ligeiramente ácido de 6,0 a 6,5 corrigido com composto é o ideal.
■Como funciona a propagação da Alpínia
A maioria das alpínia é propagada escavando e separando os rizomas com uma faca afiada. Cada rizoma deve ter um ou dois botões. Deixe o rizoma secar por 24 a 48 horas antes do plantio. Se você for comprar a muda em uma loja, mergulhe os rizomas em água durante a noite, porque às vezes eles são tratados com um retardador de crescimento.
Plante os rizomas com 15 a 8 polegadas de distância, 5 a 4 polegadas de profundidade e com os botões de crescimento apontando para cima. Eles podem ser plantados inteiros ou em pedaços menores com um par de botões em crescimento cada.
■O plantio da Alpínia
Raramente produzindo sementes, o gengibre vermelho geralmente se espalha por meio de rizomas subterrâneos. Para germinar as sementes, semeie-as em uma mistura de início de sementes quente e úmida. Cubra as plantas ou vasos de flores com filme plástico para manter a umidade elevada até que as sementes germinem em duas a três semanas.
Cave uma cova de plantio para o gengibre vermelho, que tem o dobro da largura e profundidade do recipiente de cultivo. O gengibre vermelho adora sol. Certifique-se de que a área de plantio forneça bastante luz solar a sua planta.
■A adubação para Alpínia
Você deve adubar a Alpínia em aproximadamente 4 a 6 semanas após o plantio, verifique a base dos brotos de gengibre. Quando uma cor rosa brilhante for observada na base do caule, monte a planta com o solo e aplique fertilizante. Fertilize a cada 2 semanas na primavera e no verão com fertilizante mineral para plantas de interior.
Use um fertilizante com baixo teor de nitrogênio no gengibre, como um 10-20-20. Muito nitrogênio fará com que as plantas tenham folhagem excessiva, o que reduzirá a produção de rizomas.
■Como podar a Alpínia
Segure a base do caule com a flor morta ou morrendo. Use tesouras de poda para cortar o caule perto da base da planta. Os caules das plantas de gengibre produzem apenas uma flor antes de morrer, então podá-los torna a planta mais atraente. É necessário podar essas hastes continuamente ao longo do ano, cada vez que uma flor murcha.
Você deve podar a sua planta quando ela começar a descolorir. Fique de olho em sua Alpínia para quaisquer sinais de murchamento ou descoloração. Em particular, procure manchas marrons nas folhas da planta, áreas murchas ao longo das bordas das folhas e áreas descoloridas na flor.
■As regas da Alpínia
Use água o suficiente para manter as plantas de gengibre vermelho uniformemente úmidas, mas nunca encharcadas ou pingando. Elas não gostam de pés molhados. Essas plantas não ligam para ambientes ácidos, então use água morna da torneira em vez de água doce da chuva. Não deixe que sequem completamente entre as regas.
O gengibre vermelho prefere um local quente e úmido, em pleno sol ou sombra clara. Um solo de pH ligeiramente ácido de 6,0 a 6,5 corrigido com composto é o ideal. Cubra com uma camada de cobertura morta para reduzir a evaporação, fornecendo pelo menos 1 polegada de água por semana.
■Solo para Alpínia
O gengibre se desenvolve melhor em solos bem drenados, como franco-arenoso, franco-argiloso, franco-vermelho ou franco-laterítico. Uma argila fragmentada rica em húmus é o ideal. No entanto, sendo uma cultura exaustiva, não é desejável cultivar gengibre no mesmo solo ano após ano.
O melhor solo para o gengibre é solto, argiloso e rico em matéria orgânica. Os solos argilosos permitem que a água escorra livremente, o que ajudará a evitar que os rizomas se tornem alagados.
Características da Alpínia purpurata
Nesta seção, confira as informações dos benefícios medicinais e como essa planta pode ajudar seu corpo, veja também como essa espécie pode deixar sua casa mais bonita, a formação da planta e suas cores e conheça o perfume e a beleza da Alpínia.
■Benefícios medicinais da Alpínia
O teor de sabor picante do gingerol é muito útil para aquecer o corpo a fim de se sentir mais confortável na época das chuvas. Contendo kamfena, sabor picante e efeitos quentes, o gengibre vermelho é muito poderoso para aliviar a dor de cabeça. O componente ativo do zingeron no gengibre vermelho pode inibir a enzima que desencadeia a inflamação digestiva.
O extrato da planta pode prevenir e matar bactérias nocivas no corpo, fazendo com que o sistema imunológico seja muito mais forte. O conteúdo do óleo essencial no gengibre vermelho é útil para superar a tosse, tanto em crianças quanto em adultos.
■O uso da Alpínia no paisagismo
A Alpínia purpurata no paisagismo é usada formando maciços em meio a gramados; como renque acompanhando muros; em um canto isolado do jardim; também em vasos e jardineiras. Geralmente, as flores são muito duráveis, tornando-as muito populares como flores de corte, principalmente para um efeito tropical juntamente com antúrios, helicônias e gengibre.
Quando cultivada em vasos, sua altura fica comprometida ao tamanho do recipiente. Para o cultivo em vasos, canteiros e containers, você deverá procurar as variedades anãs.
■A morfologia da Alpínia e suas cores
O Gengibre Vermelho é às vezes chamado de Gengibre Cone Rosa ou Pluma de Avestruz. É uma planta nativa da Malásia com brácteas vermelhas brilhantes. Elas se parecem com a flor, mas a flor real é a pequena flor branca no topo. O gengibre cresce em grossos caules subterrâneos e suas flores emitem uma fragrância sutil.
Ela produz 8O a 15O (raramente 24O) racemos terminais longos e eretos ou panículas de flores com rosa vistoso, brácteas vermelhas a vermelho-púrpura. Os racemos ou panículas podem mais tarde inclinar-se à medida que se alongam; as flores reais são pequenas, brancas e quase encerradas nas brácteas Na cor; as folhas lembram versões em miniatura de folhas de bananeira em pseudocaules delgados.
■Alpínia é conhecida pelo perfume e sua beleza
Energize o seu espaço com o aroma fresco de gengibre vermelho picante e brilhante infundido com o aroma terroso e amanteigado do açafrão. Notas de cardamomo, capim-limão e cedro almiscarado preenchem as lacunas entre os aromas da pedra fundamental, criando um frescor completo para despertar seus sentidos.
O gengibre vermelho é uma planta bonita que tem caules delicadamente espiralados. As folhas são amplamente elípticas, de um verde profundo, as brácteas da inflorescência são vermelhas cerosas e as flores variam do amarelo ao laranja.
Os tipos de Alpínia
Como já foi citado, o gênero Alpínia possui cerca de 140 espécies nativas do continente asiático. A seguir você conhecerá algumas das principais espécies desse gênero e suas características mais marcantes. Confira:
■Alpínia zerumbet
Alpinia zerumbet é muito fácil de cultivar. Ela pode crescer em pleno sol, mas é melhor cultivada em sombra parcial para evitar que fique estressada durante os períodos quentes e secos. Ela cresce rapidamente quando é alimentada regularmente e bem regada durante os meses quentes.
Forneça bastante água durante a estação de crescimento e não deixe o solo secar (mas também não deve ficar constantemente encharcado). As plantas em recipientes devem ser fertilizadas pelo menos uma vez por mês. Os rizomas podem ser escavados e armazenados durante o inverno.
■Alpínia roxburghii
A Alpínia roxburghii é um gengibre moderadamente grande, possui aproximadamente 3m de altura e folhas grandes que podem atingir 60cm de comprimento e 15cm de largura. Sua inflorescência apresenta flores brancas cerosas, parecidas com orquídeas, com o caule amarelo e vermelho.
Alpinia roxburghii é comum nas terras baixas e florestas submontanas do Himalaia oriental ao sul da China e Indochina entre 400 e 1200m, é um ornamento mais desejável para climas tropicais e temperados mais quentes.
■Alpínia conchigera
Alpinia conchigera é uma planta herbácea perene com um rizoma esguio e rasteiro, crescendo 0,6 - 1,5 metros de altura. A planta é colhida na natureza pela população local para seus usos medicinais e comestíveis. O seu habitat está em plantações de borracha ou dendê, áreas pantanosas, campos abertos perto de aldeias, semi-silvestres ou plantados.
Um cataplasma das folhas fervidas, ou das folhas e rizoma juntos, é aplicado topicamente no tratamento do reumatismo. As folhas trituradas são usadas como cataplasma após o confinamento e para o tratamento de micose.
■Alpínia galanga
A planta é uma erva perene rizomatosa e atinge uma altura de cerca de 1,5–2,5 m. O rizoma é muito saliente e aromático. Externamente, é branco-acastanhado avermelhado e branco-avermelhado internamente. As folhas são coriáceas, com cerca de 30–60 cm de comprimento, brilhantes em ambas as superfícies, lanceoladas e lisas, com margens brancas.
A planta é cultivada com sucesso apenas em solos franco-arenosos e em clima tropical úmido. Pode ser cultivada em áreas abertas e ensolaradas.
■Alpínia officinarum
A Alpínia offinarum pode ser plantada em cumes, geralmente com cerca de 30cm de distância e com 15-23 cm entre as plantas. O cultivo é plantado por pegamentos (pequenos rizomas) com um ou dois botões. Plante na primavera, depois de passado todo o perigo de geada e o solo aquecido a uma profundidade de 5-10 cm. Os rizomas podem ser colhidos na maior parte do ano.
Essa planta é um membro da família do gengibre e forma uma touceira de caules frondosos de até 2 metros de altura. As folhas são de um verde brilhante, com cerca de 50cm de comprimento. A planta é nativa do sudeste da Ásia e os rizomas são populares em muitos pratos indonésios, tailandeses e malaios.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar da alpínia
Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da alpínia, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Aproveite as dicas e cultive a Alpínia purpurata!
A impressionante planta de gengibre vermelho ostenta cones grandes e exóticos de brácteas vermelhas brilhantes no topo de caules frondosos entre 6-15 pés de altura. O nativo malaio tropical é facilmente cultivado em pleno sol ou sombra parcial e é resistente ao inverno.
As plantas de gengibre vermelho não toleram baixas temperaturas ou geadas e morrem facilmente se expostas à condições abaixo de 15 graus. Embora as plantas tenham crescimento lento e possam não produzir flores por 3 anos, vale a pena esperar por elas, pois são enormes e espetaculares. Uma vez bem estabelecidas, as plantas de gengibre vermelho geralmente florescem durante todo o ano.
Não perca tempo e comece agora o cultivo da sua Alpínia purpurata!