Goma laca: incolor, indiana, para que serve, preço e muito mais!

Goma laca: incolor, indiana, para que serve, preço e muito mais!

Você conhece a goma laca? Veja neste artigo tipos, dicas e formas de aplicação deste produto para proteger e oferecer brilho em superfícies da sua casa.


O que é goma laca?

Pessoa aplicando goma laca em madeira

A princípio, a goma laca é um produto oriundo de resina animal misturada com álcool. Muito utilizada para realizar o acabamento e revitalização de móveis, mobílias e pisos de madeira, ela é ideal para quem busca dar brilho e proteger diversos tipos de superfícies.

Por ser um material de origem natural, ele é atóxico, não emite odor e pode ser facilmente utilizado por qualquer pessoa dentro de casa. Além disso, com um preço acessível, você poderá encontrar a goma laca em lojas de artesanato, armarinhos ou até mesmo no supermercado.

Para saber mais sobre os tipos existentes, como aplicar e formas de uso, acompanhe a leitura abaixo.

Tipos e para que serve a goma laca

No mercado, existem quatro tipos de goma laca disponíveis para utilização: incolor, purificada, chinesa e indiana. De fácil distinção, elas variam de acordo com as características e o resultado final que deseja obter na aplicação.

Veja a seguir mais informações sobre a diferença de cada uma delas e qual é a ideal para você utilizar.

Goma laca incolor

A goma laca incolor é ótima para ser utilizada como produto selador, fixador de glitters e purpurinas, e também, misturada com verniz de acabamento. Por ter uma total transparência e aspecto bem líquido, ela é fácil de ser aplicada e não altera a cor natural das superfícies onde é utilizada.

Muito empregada em aplicações de cerâmica, gesso, madeira, papel e tela, ela consegue ser absorvida rapidamente em superfícies porosas. Por fim, este tipo de goma pode ser facilmente encontrada em potes de 100 ou 500 mililitros.

Goma laca purificada

Este tipo de goma possui a mesma origem e se assemelha bastante com a goma laca indiana. No entanto, por passar por uma etapa adicional de purificação, este produto apresenta uma tonalidade amarelada mais clara.

Em relação às superfícies onde a goma purificada pode ser aplicada, eles são em: material MDF, gesso, cerâmica, papel e tela. Seu uso é ideal para fixação de purpurinas, glitters e brocais em tais áreas. Por fim, você irá encontrar este tipo de goma em pequenos recipientes de 100 mililitros.

Goma laca chinesa

Outro tipo de goma laca existente é a chinesa. Ela possui como principais características sua: transparência, durabilidade, aderência e alto brilho. Por esses motivos, ela é perfeita para quem busca um acabamento impermeabilizante e de grande proteção.

A goma laca chinesa pode ser aplicada em materiais de: madeira, vidro, cerâmica e gesso. Além disso, ela é capaz de ser usada para oferecer um efeito de marmorização ou de imitação ao azulejo. Para adquirir uma, você encontrará ela disponível principalmente em pequenas embalagens de 100 mililitros.

Goma laca indiana

Assim como a goma laca purificada, a do tipo indiana possui uma coloração diferenciada das outras categorias. De tonalidade amarela, ela é muito utilizada para proteger e oferecer um aspecto rústico às peças de madeira.

Podendo ser utilizada em madeira, gesso, cerâmica, papel e tela, ela é facilmente encontrada em potes de 100 e 250 mililitros. Por fim, como outra diferença desse tipo para os outros, a goma laca indiana é solúvel tanto em álcool, quanto em solvente ou thinner.

Tipos de aplicações da goma laca

A goma laca é um produto simples e fácil de aplicar, sendo possível ser utilizado por você mesmo, dentro de casa. No entanto, de acordo com as ferramentas que tiver em mãos e para obter diferentes acabamentos, veja adiante as três formas de aplicar o produto.

Aplicação com pincel

Aplicando goma de laca

Como modo mais comum de aplicação, o pincel pode ser utilizado em superfícies horizontais e porosas. Para trabalhar com essa ferramenta, a principal dica é manusear de forma rápida e evitar de passar o pincel várias vezes sobre o mesmo lugar. Caso contrário, a superfície pode não ficar uniforme e lista durante a aplicação.

Para obter um melhor acabamento utilizando o pincel, faça pinceladas longas acompanhando as linhas da madeira. E, após a primeira aplicação, dê um intervalo de 30 minutos a 1 hora para passar uma segunda ou mais demão.

Aplicação com boneca

Algodão para aplicar goma de laca

A aplicação com boneca é a técnica referente ao dobrar um pedaço de pano ou algodão, formando um aspecto de uma boneca. Com esse procedimento, você poderá aplicar a goma laca de forma mais veloz e obter um maior controle na espessura das camadas durante o acabamento.

No processo, primeiramente utilize um pano macio, limpo e seco. Em seguida, molhe a almofada com a goma e passe por cima da superfície desejada. Lembre-se que quanto maior a pressão utilizada na aplicação, maior a quantidade do produto será colocado. Por fim, espere secar antes de aplicar outra camada.

Aplicar goma laca com pistola de pintura

Pistola de tinta

A terceira técnica para proteger uma superfície com a goma é utilizando uma pistola de pintura em um local aberto e ventilado. Este caso é ideal para quem tem acesso a este tipo de ferramenta, busca um resultado mais rápido e profissional. Ademais, com o aparelho, a aplicação tende a ser mais eficiente em áreas maiores.

Para utilizar a pistola de pintura, coloque a quantidade de goma laca desejada no compartimento indicado para o produto. Depois disso, borrife a goma sobre a superfície desejada, mantenha em constante movimento e faça finas camadas para ter um acabamento liso e uniforme. Feito isso, a secagem deve acontecer logo após a aplicação.

Sobre a goma laca

Pessoa utilizando goma laca

A goma laca possui origem animal e tem propriedades naturais. Além de oferecer brilho, ela é um produto muito utilizado para proteger e impermeabilizar superfícies. Não obstante, ela é muito confundida com o verniz para aplicações caseiras.

Tendo em vista a confusão com outros tipos de produtos impermeabilizantes e para saber mais sobre a goma laca, veja a seguir mais informações sobre ela.

Como aplicar a goma laca

A aplicação da goma laca é muito versátil, sendo possível ser aplicada por meio dos três instrumentos citados anteriormente: pincel, boneca ou pistola de pintura. A depender do material que você possui disponível e do acabamento que busca obter, é possível escolher entre essas três possibilidades.

Para todos os efeitos, a goma laca possui uma rápida secagem e permite a aplicação de várias camadas até ser atingida a cobertura desejada, com textura e brilho. No entanto, antes da utilização do produto, é necessário apenas ficar atento em relação a superfície do local aplicado, pois a goma possui baixa resistência à umidade.

Preço da goma laca

O preço da goma laca tende a variar de acordo com a quantidade do produto e o tipo. No entanto, todos possuem valores mais acessíveis quando comparados com outros impermeabilizantes. Ela também podem ser encontrada facilmente na ala de material para pintura de supermercados, casas de armarinho e artesanato.

Como forma de comparação, um pequeno pote de 100 mililitros de goma laca pode variar entre 8 a 10 reais se for do tipo incolor. A purificada pode ser encontrada pelo preço de 9 a 13 reais. Já a do tipo chinesa possui um valor mais alto de 17 a 25 reais e, por fim, a goma laca indiana pode ser vista entre 15 a 20 reais.

Aparência da aplicação da goma laca

Tendo em vista que a goma laca pode ser diluída em álcool, quando esse evapora, a superfície mantém o efeito de uma fina camada de resina sobre o local aplicado. Além disso, por possibilitar várias quantidades de camadas, cada demão colocada na peça derrete sobre a faixa anterior. Dessa forma, ela vai ficando mais resistente e brilhante.

Devido aos tipos existentes de goma laca, para cada um deles o resultado é diferente. Assim, para quem busca preservar a cor original da peça e também efeitos mais brilhantes, o mais indicado é o tipo chines e o incolor. Já para um aspecto mais rústico e tom amarelado, o ideal é a goma indiana e a purificada.

Propriedades da goma laca

A goma laca possui origem animal, de uma resina produzida por alguns insetos nativos do Sudeste Asiático, principalmente da Índia e da Tailândia. Esses seres deixam a secreção em alguns galhos novos e macios de árvores. Por fim, com esses galhos colhidos e dissolvidos em álcool, formam o produto final.

Com uma base de resina solúvel em álcool, translúcida e de secagem rápida, ela é ideal para impermeabilização de materiais porosos como MDF, gesso, cerâmica, madeira, parafina, isopor, papel, couro e cortiça. Além disso, por ser de origem natural, o produto é atóxico e pode ser manipulado por qualquer pessoa sem risco de causar doenças ou alergias.

Diferença entre goma laca e verniz

Para aplicação e uso, aparentemente a goma laca e o verniz são bem parecidos. No entanto, eles se diferenciam em alguns aspectos. A começar pela origem dos produtos, a goma é de origem animal, já o verniz provém do vegetal. Em seguida, esse último é feito pela mistura de resina de árvore com óleo, enquanto o outro é feito da mistura de secreções de insetos com álcool.

Também utilizada como material isolante em aparelhos elétricos, a goma laca não é tóxica, podendo assim ser usada para fazer coberturas de cápsulas e comprimidos. Em contrapartida, o verniz é um produto tóxico, o qual o contato direto com a pele ou inalação humana pode provocar alergias, queimaduras ou, após uso constante, até lesões pulmonares.

Use a goma laca para revitalizar seus móveis!

Pessoa utilizando goma laca

Como vimos, a goma laca é ideal para oferecer proteção, impermeabilização e dar um acabamento adicional para as peças que desejar. Seja de madeira, gesso, ou cerâmica, este produto é simples de ser utilizado e oferece um belo acabamento em superfícies mais porosas.

Com um preço acessível, fácil de ser encontrada no mercado e feita de material não tóxico, você tranquilamente poderá fazer o uso dela dentro de casa. Além disso, com ferramentas das mais simples até as mais profissionais, é possível utilizar a goma e ter ótimos resultados.

A partir dos tipos de goma laca e aplicações, escolha a que se adequa melhor para você e faça perfeitas camadas de proteção em suas peças.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos