O que é goma laca?
A princípio, a goma laca é um produto oriundo de resina animal misturada com álcool. Muito utilizada para realizar o acabamento e revitalização de móveis, mobílias e pisos de madeira, ela é ideal para quem busca dar brilho e proteger diversos tipos de superfícies.
Por ser um material de origem natural, ele é atóxico, não emite odor e pode ser facilmente utilizado por qualquer pessoa dentro de casa. Além disso, com um preço acessível, você poderá encontrar a goma laca em lojas de artesanato, armarinhos ou até mesmo no supermercado.
Para saber mais sobre os tipos existentes, como aplicar e formas de uso, acompanhe a leitura abaixo.
Tipos e para que serve a goma laca
No mercado, existem quatro tipos de goma laca disponíveis para utilização: incolor, purificada, chinesa e indiana. De fácil distinção, elas variam de acordo com as características e o resultado final que deseja obter na aplicação.
Veja a seguir mais informações sobre a diferença de cada uma delas e qual é a ideal para você utilizar.
■Goma laca incolor
A goma laca incolor é ótima para ser utilizada como produto selador, fixador de glitters e purpurinas, e também, misturada com verniz de acabamento. Por ter uma total transparência e aspecto bem líquido, ela é fácil de ser aplicada e não altera a cor natural das superfícies onde é utilizada.
Muito empregada em aplicações de cerâmica, gesso, madeira, papel e tela, ela consegue ser absorvida rapidamente em superfícies porosas. Por fim, este tipo de goma pode ser facilmente encontrada em potes de 100 ou 500 mililitros.
■Goma laca purificada
Este tipo de goma possui a mesma origem e se assemelha bastante com a goma laca indiana. No entanto, por passar por uma etapa adicional de purificação, este produto apresenta uma tonalidade amarelada mais clara.
Em relação às superfícies onde a goma purificada pode ser aplicada, eles são em: material MDF, gesso, cerâmica, papel e tela. Seu uso é ideal para fixação de purpurinas, glitters e brocais em tais áreas. Por fim, você irá encontrar este tipo de goma em pequenos recipientes de 100 mililitros.
■Goma laca chinesa
Outro tipo de goma laca existente é a chinesa. Ela possui como principais características sua: transparência, durabilidade, aderência e alto brilho. Por esses motivos, ela é perfeita para quem busca um acabamento impermeabilizante e de grande proteção.
A goma laca chinesa pode ser aplicada em materiais de: madeira, vidro, cerâmica e gesso. Além disso, ela é capaz de ser usada para oferecer um efeito de marmorização ou de imitação ao azulejo. Para adquirir uma, você encontrará ela disponível principalmente em pequenas embalagens de 100 mililitros.
■Goma laca indiana
Assim como a goma laca purificada, a do tipo indiana possui uma coloração diferenciada das outras categorias. De tonalidade amarela, ela é muito utilizada para proteger e oferecer um aspecto rústico às peças de madeira.
Podendo ser utilizada em madeira, gesso, cerâmica, papel e tela, ela é facilmente encontrada em potes de 100 e 250 mililitros. Por fim, como outra diferença desse tipo para os outros, a goma laca indiana é solúvel tanto em álcool, quanto em solvente ou thinner.
Tipos de aplicações da goma laca
A goma laca é um produto simples e fácil de aplicar, sendo possível ser utilizado por você mesmo, dentro de casa. No entanto, de acordo com as ferramentas que tiver em mãos e para obter diferentes acabamentos, veja adiante as três formas de aplicar o produto.
■Aplicação com pincel
Como modo mais comum de aplicação, o pincel pode ser utilizado em superfícies horizontais e porosas. Para trabalhar com essa ferramenta, a principal dica é manusear de forma rápida e evitar de passar o pincel várias vezes sobre o mesmo lugar. Caso contrário, a superfície pode não ficar uniforme e lista durante a aplicação.
Para obter um melhor acabamento utilizando o pincel, faça pinceladas longas acompanhando as linhas da madeira. E, após a primeira aplicação, dê um intervalo de 30 minutos a 1 hora para passar uma segunda ou mais demão.
■Aplicação com boneca
A aplicação com boneca é a técnica referente ao dobrar um pedaço de pano ou algodão, formando um aspecto de uma boneca. Com esse procedimento, você poderá aplicar a goma laca de forma mais veloz e obter um maior controle na espessura das camadas durante o acabamento.
No processo, primeiramente utilize um pano macio, limpo e seco. Em seguida, molhe a almofada com a goma e passe por cima da superfície desejada. Lembre-se que quanto maior a pressão utilizada na aplicação, maior a quantidade do produto será colocado. Por fim, espere secar antes de aplicar outra camada.
■Aplicar goma laca com pistola de pintura
A terceira técnica para proteger uma superfície com a goma é utilizando uma pistola de pintura em um local aberto e ventilado. Este caso é ideal para quem tem acesso a este tipo de ferramenta, busca um resultado mais rápido e profissional. Ademais, com o aparelho, a aplicação tende a ser mais eficiente em áreas maiores.
Para utilizar a pistola de pintura, coloque a quantidade de goma laca desejada no compartimento indicado para o produto. Depois disso, borrife a goma sobre a superfície desejada, mantenha em constante movimento e faça finas camadas para ter um acabamento liso e uniforme. Feito isso, a secagem deve acontecer logo após a aplicação.
Sobre a goma laca
A goma laca possui origem animal e tem propriedades naturais. Além de oferecer brilho, ela é um produto muito utilizado para proteger e impermeabilizar superfícies. Não obstante, ela é muito confundida com o verniz para aplicações caseiras.
Tendo em vista a confusão com outros tipos de produtos impermeabilizantes e para saber mais sobre a goma laca, veja a seguir mais informações sobre ela.
■Como aplicar a goma laca
A aplicação da goma laca é muito versátil, sendo possível ser aplicada por meio dos três instrumentos citados anteriormente: pincel, boneca ou pistola de pintura. A depender do material que você possui disponível e do acabamento que busca obter, é possível escolher entre essas três possibilidades.
Para todos os efeitos, a goma laca possui uma rápida secagem e permite a aplicação de várias camadas até ser atingida a cobertura desejada, com textura e brilho. No entanto, antes da utilização do produto, é necessário apenas ficar atento em relação a superfície do local aplicado, pois a goma possui baixa resistência à umidade.
■Preço da goma laca
O preço da goma laca tende a variar de acordo com a quantidade do produto e o tipo. No entanto, todos possuem valores mais acessíveis quando comparados com outros impermeabilizantes. Ela também podem ser encontrada facilmente na ala de material para pintura de supermercados, casas de armarinho e artesanato.
Como forma de comparação, um pequeno pote de 100 mililitros de goma laca pode variar entre 8 a 10 reais se for do tipo incolor. A purificada pode ser encontrada pelo preço de 9 a 13 reais. Já a do tipo chinesa possui um valor mais alto de 17 a 25 reais e, por fim, a goma laca indiana pode ser vista entre 15 a 20 reais.
■Aparência da aplicação da goma laca
Tendo em vista que a goma laca pode ser diluída em álcool, quando esse evapora, a superfície mantém o efeito de uma fina camada de resina sobre o local aplicado. Além disso, por possibilitar várias quantidades de camadas, cada demão colocada na peça derrete sobre a faixa anterior. Dessa forma, ela vai ficando mais resistente e brilhante.
Devido aos tipos existentes de goma laca, para cada um deles o resultado é diferente. Assim, para quem busca preservar a cor original da peça e também efeitos mais brilhantes, o mais indicado é o tipo chines e o incolor. Já para um aspecto mais rústico e tom amarelado, o ideal é a goma indiana e a purificada.
■Propriedades da goma laca
A goma laca possui origem animal, de uma resina produzida por alguns insetos nativos do Sudeste Asiático, principalmente da Índia e da Tailândia. Esses seres deixam a secreção em alguns galhos novos e macios de árvores. Por fim, com esses galhos colhidos e dissolvidos em álcool, formam o produto final.
Com uma base de resina solúvel em álcool, translúcida e de secagem rápida, ela é ideal para impermeabilização de materiais porosos como MDF, gesso, cerâmica, madeira, parafina, isopor, papel, couro e cortiça. Além disso, por ser de origem natural, o produto é atóxico e pode ser manipulado por qualquer pessoa sem risco de causar doenças ou alergias.
■Diferença entre goma laca e verniz
Para aplicação e uso, aparentemente a goma laca e o verniz são bem parecidos. No entanto, eles se diferenciam em alguns aspectos. A começar pela origem dos produtos, a goma é de origem animal, já o verniz provém do vegetal. Em seguida, esse último é feito pela mistura de resina de árvore com óleo, enquanto o outro é feito da mistura de secreções de insetos com álcool.
Também utilizada como material isolante em aparelhos elétricos, a goma laca não é tóxica, podendo assim ser usada para fazer coberturas de cápsulas e comprimidos. Em contrapartida, o verniz é um produto tóxico, o qual o contato direto com a pele ou inalação humana pode provocar alergias, queimaduras ou, após uso constante, até lesões pulmonares.
Use a goma laca para revitalizar seus móveis!
Como vimos, a goma laca é ideal para oferecer proteção, impermeabilização e dar um acabamento adicional para as peças que desejar. Seja de madeira, gesso, ou cerâmica, este produto é simples de ser utilizado e oferece um belo acabamento em superfícies mais porosas.
Com um preço acessível, fácil de ser encontrada no mercado e feita de material não tóxico, você tranquilamente poderá fazer o uso dela dentro de casa. Além disso, com ferramentas das mais simples até as mais profissionais, é possível utilizar a goma e ter ótimos resultados.
A partir dos tipos de goma laca e aplicações, escolha a que se adequa melhor para você e faça perfeitas camadas de proteção em suas peças.
Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.