Hortaliças: o que são, seus tipos, dicas de cultivo e muito mais!

Hortaliças: o que são, seus tipos, dicas de cultivo e muito mais!

Neste artigo falaremos sobre o cultivo de hortaliças, dicas para criar uma horta em sua própria casa, além de algumas curiosidades. Confira agora!.


O que são hortaliças?

Hortaliças apresentadas em um fundo rosa.

Hortaliças são um grupo de vegetais plantados no jardim, cujas raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes são consumidos como alimento. Em termos de alimentação, as hortaliças são divididas em: Hortaliças tuberosas, onde nesse tipo, a parte para consumo cresce no solo, como cebola, alho, batata-doce, dentre outros.

Há também as hortaliças herbáceas, em que a parte consumida fica acima do solo, como o alface, o repolho, couve-flor e outros. Já as hortaliças-fruto, incluem vegetais cuja parte comestível são frutas, como melancia, quiabo, ervilha etc. Acompanhe o artigo a seguir e conheça tudo sobre as hortaliças, veja dicas, a forma de cultivo, quais as hortaliças mais consumidas no país e muito mais.

Tipos de hortaliças

Existem vários tipos de hortaliças, que são frutos, raízes, tubérculos, leguminosas, cereais e oleaginosas. As hortaliças são fundamentais para enriquecer uma refeição saudável e balanceada, além de muito nutritiva. Conheça mais a seguir sobre os tipos de hortaliças e escolha a que mais agrada o seu paladar.

Frutos

Cultivo de tomates cerejas em estufa.

Os frutos são parte de plantas semelhantes às angiospermas (têm frutos, flores e sementes), desenvolvidos pelo ovário de flores fertilizadas e em desenvolvimento. Seu papel principal é a proteção das sementes maduras. Os frutos são categorizados em simples, agregados e múltiplos.

Os frutos simples são os compostos por apenas um carpelo ligados na mesma flor, como o abacate, o tomate e a cereja. Já os frutos agregados são os compostos através do desenvolvimento de alguns carpelos da mesma flor, como a framboesa e o morango. E os frutos múltiplos são os compostos pelos carpelos de algumas flores, como por exemplo a amora e o abacaxi.

Raízes

Raiz de beterraba após ser colhida na horta.

As raízes é uma boa escolha na hora de modificar um pouco a alimentação, deixando-a mais saudável, nutritiva e com muitos benefícios. São ricas em nutrientes, vitaminas, minerais e carboidratos que contribuem para o funcionamento do organismo e da saúde, ajudando também no emagrecimento, pois são de baixo índice glicêmico.

Isto é, não apenas fornecem energia para o corpo humano, como também possuem poucas calorias e têm uma absorvência mais devagar pelo organismo por conta da quantidade de fibras, ajudando assim a redução do nível de açúcar no sangue. Com isso, a sensação de saciedade é muito maior.

Tubérculos

Mãos do agricultor com planta de batata fresca.

Os tubérculos são vegetais subterrâneos, geralmente na forma arredondada ou ovalada, são ricos em fibras, vitaminas e minerais. São os vegetais em que o caule é a parte que se desenvolveu e acumulou nutrientes e é essa mesma parte que nos serve de alimento.

Pertencem ao grupo de alimentos que têm raízes grossas e subterrâneas, isto é, que nascem abaixo do solo. São exemplos de tubérculos a batata inglesa, o rabanete e a batata baroa, popularmente chamada de mandioquinha.

Leguminosas

Plantação de grão-de-bico fresco.

Leguminosas são frutos e sementes que pertencem ao grupo de plantas chamado Fabaceae. Sendo dispostas também como uma base para estilo de vida vegana e vegetariana por serem fontes ricas em proteínas.

Além de fornecerem fibras, carboidratos, vitamina B, ferro, cobre, manganês, fósforo, magnésio e zinco, ainda são muito benéficas para a saúde como diminuição do colesterol e redução dos níveis de açúcar.

São exemplos de leguminosas o feijão preto, a soja, o grão de bico, a ervilha, a lentilha e o amendoim. Consumir regularmente algumas leguminosas, ajuda a prevenir várias doenças como o câncer, a diabetes e a obesidade, ajudando ainda a combater a prisão de ventre.

Cereais

Campos de arroz de cereais com pontas maduras.

Os cereais vêm das plantas semeadas por seus frutos que são comestíveis, como o trigo. São classificados em dois grupos: cereais integrais, onde são consumidos completamente e os cereais refinados que têm de passar por um processo de produção, removendo uma boa parcela dos nutrientes das cascas, porém garantindo texturas finas e a duração de consumo.

São exemplos de cereais integras a farinha de trigo integral, farinha de aveia, farinha de milho e o arroz integral. Já os cereais refinados são a farinha de trigo branca e o arroz branco.

Oleaginosas

Pistacheiro com seu fruto.

As oleaginosas são vegetais com frutos secos e sementes, são ricos em lipídios, fibras e nutrientes e fornecem vários benefícios para o organismo. Oleaginosas como amêndoas, pistache, castanha de caju, nozes, avelã e macadâmia são as chamadas gorduras do bem.

Possuem a capacidade de reduzir significativamente o colesterol, o envelhecimento precoce, além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares . São muito saborosas e consumir somente uma porção de algum desses alimentos já supre as necessidades do organismo, proporcionando saciedade, energia, melhorando até na imunidade, diminuindo os níveis triglicérides no sangue.

Dicas e informações sobre as hortaliças e o seu cultivo

Ferramentas de jardinagem em um fundo de madeira.

Para se cultivar hortaliças, é preciso ter em mente que o solo é uma das questões iniciais para se resolver, sendo ele a base da sua produção. Acompanhe a seguir algumas dicas e informações a respeito de como cultivar e ter uma horta na sua casa.

Como preparar os canteiros para as hortaliças

Antes de mais nada, é preciso realizar um planejamento da utilização da área determinada para a preparação dos canteiros. Assim, cabe fazer um rascunho, podendo ser em escala menor, da área total e repartir o espaço em canteiros e ruas.

Em seguida, note que a largura dos canteiros e das ruas vai depender do tamanho do espaço disponível. No entanto, é necessário pensar na forma de simplificar a execução dos trabalhos manuais como as semeaduras, as capinas e as colheitas. Geralmente os canteiros variam de 90 cm a 120 cm, já as ruas podem ficar com largura entre 30 cm e 50 cm.

O preparo do solo para as hortaliças

Tendo realizado a preparação dos canteiros, agora é a hora de preparar o solo para iniciar a plantação das hortaliças. Para começar o preparo, deve-se atentar quanto a textura da terra, pegando um pouco na mão e apertando. Caso seja arenosa, começará a esfarelar, o que quer dizer que será leve, porém mais seco e sem muitos nutrientes.

Já se a terra for argilosa, se juntará mais fácil, o que significa que será pesado e rica em nutrientes, no entanto, pode provocar rachaduras em estações como o verão, por exemplo. Por último, caso a terra seja mais limosa, será leve, muito fértil e sedosa ao toque.

Como controlar pragas e doenças

Controlar pragas em hortas exige uma certa dedicação, porém não é complicado. É preciso começar com os cuidados nutricionais, indispensáveis para as plantas crescerem e se desenvolverem, desse modo, a possibilidade de pragas ou doenças aumentar será menor.

Para o combate, deve-se sempre usar adubos apropriados a fim de fortalecer o solo e oferecer os nutrientes que as plantas precisam para o crescimento. Como também a atenção precisa ser redobrada com o estresse hídrico (ausência ou excesso de água), assim como a exposição ao sol: na medida certa é eficiente para a saúde e proteção da horta.

Regas das hortaliças

Em época de muito calor, é primordial aumentar a quantidade de água, porém atente-se as necessidades das hortaliças, pois cada uma tem suas particularidades: umas requerem um solo mais seco, outros mais úmido. Para regar também deve-se levar em consideração o local onde estão plantadas e a aproximação com outras espécies.

A respeito dos cuidados com a rega, a água precisa ser posta diretamente sobre a terra e não nas folhagens, visto que pode queimá-las. Além do mais, o melhor período para as regas é no início da manhã e ao final da tarde. Porém, caso perceba que a planta está murcha, regue-a, pois ela deve estar hidratada para se desenvolver.

Como melhorar as condições climáticas para as hortaliças

Quanto as condições climáticas, atente-se aos princípios para produzir as hortaliças: a temperatura, a umidade e a luminosidade. Esses três juntos influenciam tanto no ciclo, quanto na qualidade e na produtividade das plantas.

Todavia, grande parte das hortaliças acabam sendo muito prejudicadas em decorrência do excesso de calor e das chuvas. No entanto, se desenvolvem melhor em condições de temperaturas agradáveis, entre 18ºC a 22ºC, porém há algumas espécies de hortaliças que optam por temperaturas mais altas e um grupo pequeno requer frio para a produção.

Fertilização das hortaliças

A fertilização do solo é um procedimento que corresponde na aplicabilidade de fertilizantes, conhecido como adubos, em uma localidade de plantio a fim de devolver os nutrientes que precisa para a horta se desenvolver.

Os nutrientes são fundamentais para as plantas se desenvolverem. Contudo, a fertilização excessiva pode provocar problemas na cultivação, prejudicar o solo, queda na produção atual, além de oferecer gastos desnecessários.

Logo, apesar da fonte do fertilizante, seja ele orgânico ou mineral, é quase como o ditado popular “ a diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem”.

Diferença entre legumes, vegetais e hortaliças

As hortaliças fazem parte de uma categoria de vegetais que envolve verduras e legumes. São alimentos nos quais seu cultivo é feito em hortas, sendo chamados de hortaliças, pois todos os alimentos produzidos são para consumo doméstico ou em grande escala.

Já os vegetais são alimentos verdes, como folhas, incluindo coentro, alface, repolho etc. parte desse grupo é a beterraba, agrião, chicória, espinafre, rúcula, salsa, aipo e vários outros alimentos. São muito utilizados em saladas ou refeições refogadas.

Por fim, os legumes pertencem a família das leguminosas, pois são alimentos salgados. Em vez de comermos folhas, nos alimentamos com feijão, ervilha, lentilha, vagem. Outros frutos desse grupo são o pimentão, pepino e chuchu.

Hortaliças mais consumidas no Brasil

As hortaliças estão presentes praticamente todos os dias nas mesas dos brasileiros, onde o consumo e a valorização no mercado nacional e internacional tencionam aumentar gradativamente. Veja a seguir as principais hortaliças mais consumidas no país.

Abóbora

Cinco tipos de abóboras em um suporte de madeira.

A abóbora é um fruto rico em vitamina A, possui várias espécies como a abóbora seca, a baianinha, japonesa e a cabotiá. Ela tem um desenvolvimento muito melhor com temperaturas amenas, com baixíssima exposição ao sol, porém não é resistente a geadas.

Para o cultivo, é aconselhado a região Sul do país, sendo nos meses de outubro a fevereiro, na região Sudeste nos meses de setembro a março. No Nordeste entre os meses de março a outubro, no Centro-Oeste durante todo o ano e na região Norte, nos meses de abril a agosto. A colheita normalmente é realizada cerca de 90 a 120 dias após o plantio.

Alface

Plantas de alface no jardim.

Seja de folhagem lisa ou crespa, roxas ou verdes, a alface é uma hortaliça que possui um sabor amargo, mas é rica em cálcio e vitamina A. várias espécies conseguem se adaptar melhor com o clima quente, já outras se adaptam melhor com o clima mais ameno. As alfaces de verão, como são conhecidas, são cultivadas o ano todo e em todas as regiões do Brasil. Sua colheita é realizada cerca de 50 a 60 dias após.

Batata

Batatas Frescas sobre a mesa de madeira.


A batata é rica em carboidratos, fósforo e vitamina B. é um tubérculo que consegue se adaptar em solos arenosos e seu cultivo precisa ser realizado de preferência no inverno ou na primavera no centro sul do Brasil.

Sua colheita é feita cerca de 90 a 120 dias após o cultivo, quando as ramas estão ficando secas. O cultivo normalmente é realizado usando batatas com brotos em solos arenosos e bem arejados, dificultando assim o surgimento de doenças.

Batata-doce

Batata-doce inteira e fatiada sobre a mesa.

São ricas em açúcares e amidos, as cascas vão de branco ao roxo. Não requer muita água para o plantio, porém necessita de uma preparação do solo. Seu desenvolvimento é muito melhor nas regiões mais quentes do país e o modo mais adequado de disseminação é realizado por meio de ramas novas, soterrando os entrenós e fazendo com que a ponta com folhas fique para fora.

Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o melhor período para o cultivo é nos meses de outubro a dezembro, já nas regiões Norte e Nordeste, o plantio é feito o ano todo. A colheita deve ser feita cerca de 120 a 150 dias depois do plantio.

Cebola

Diferentes tipos de cebolas em fundo de madeira.

A parte utilizada é o seu bulbo, que é repleto de vitamina B. Como os bulbos necessitam de luz para serem executados, normalmente a cultura se acomoda melhor a temperaturas elevadas, no entanto se o produtor possui interesse nas sementes, as plantas precisam ser colocadas a um estágio muito longo de frio.

Os ciclos mais indicados para o cultivo são: na região Sul, nos meses de julho a agosto; nas regiões Sudeste, Centro-oeste e Norte, entre os meses de fevereiro a maio e na região Nordeste, entre os meses de fevereiro a abril. A colheita deve ser feita cerca de 120 a 180 dias após o cultivo.

Cenoura

Cenouras orgânicas na madeira.

O que geralmente é consumido dessa planta é a raiz de cor alaranjada, contendo um alto nível de betacaroteno (essencial para gerar a vitamina A). Para uma germinação adequada, o cultivo precisa ser realizado em superfície fofa a temperaturas de 20ºC a 30ºC, a não ser para fabricantes de sementes que necessitam executar o cultivo em temperaturas mais amenas.

As cenouras de verão como são conhecidas, precisam ser apanhadas entre os meses de outubro a março nas inúmeras regiões do Brasil, já as de inverno, geralmente são colhidas de fevereiro a agosto.

Chuchu

Chuchus no cesto em um fundo branco.

Repleto de fibras, vitaminas e potássio, a planta é de costume trepador. Sua cultura requer muita água e se desenvolve melhor em um clima moderado, entre 15ºC e 25ºC. contudo, não suporta climas mais baixos que isso e caso seja colocada a um calor abundante é capaz de passar por doenças provocadas por fungos.

Os períodos mais recomendados para o cultivo são: as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, nos meses de setembro a outubro; na região Norte, entre abril a julho; já na região Nordeste, durante o ano todo. A colheita deve ser realizada cerca de 85 e 110 dias depois do cultivo.

Pimentão

Pimentões nas cores vermelho, amarelo e verde.

Farta em vitamina C e A, essa hortaliça precisa ser cultivada inicialmente em bandejas e após ser deslocada para uma superfície bem nutrida. Por ser uma planta de naturalidade tropical, progride melhor em climas mais alterosos.

Os períodos mais indicados para o cultivo são entre os meses de setembro a fevereiro na região Sul; nos meses de agosto a março na região Sudeste; entre os meses de maio a setembro na região Nordeste; nos meses de agosto a dezembro na região Centro-oeste; e entre os meses de abril a julho na região Norte, já que sua colheita tarda de 100 a 120 dias.

Repolho

Repolho inteiro e cortado, sobre uma mesa de madeira.

Hortaliças de folhas arredondadas que compõem uma cabeça, é repleta em vitaminas B, E e K. Sua plantação é realizada por mudas e requer muita adubação e água, adequando-se melhor sob ambientes moderados e frios, visto que sobrevive até as geadas.

Há também diversas espécies habituadas a climas mais elevados. Os repolhos de verão precisam ser cultivados nos meses de fevereiro a julho e os de inverno diversificam muito, já que na região Nordeste são cultivados a qualquer momento do ano. Sua colheita é feita de 90 a 110 dias após o plantio.

Tomate

Tomates inteiros e um cortado com folhas de Manjericão.

Uma das frutas de maior procura mundialmente, é rica em vitaminas A e C, além de potássio. Suas espécies são Santa Cruz, Salada, Italiano, Cereja e Agroindustrial, onde todas elas necessitam de um bom adubo para progredirem melhor nas regiões altas, com elevado excesso de luz solar.

Nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-oeste há a possibilidade de ser cultivado perante todo o ano. Já na região Sul, os efeitos são excelentes caso o cultivo for realizado entre setembro a fevereiro e na região Norte de março a julho. A colheita é efetuada de 100 a 120 dias depois do cultivo.

Banana

Cachos de bananas empilhados.

É uma fruta de grande valor nutricional. Com boa fonte energética, havendo alto nível de carboidratos, amido e açúcares. Possui quantidades significativas de vitaminas A, B1, B2, C e de sais minerais, tais como o potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

O cultivo de bananas pode ser facilmente encontrado nas regiões Nordeste e Sudeste. Seu desenvolvimento é em áreas com temperaturas entre 21ºC e 31ºC. Locais com incidências de geadas ou ventos fortes, precisam ser evitados. A sua colheita acontece cerca de um ano depois do seu plantio, porém a seca e o frio podem aumentar o ciclo.

Melancia

Melancia com fatia isolada no fundo branco.

A melancia é uma fruta rasteira, que tem como sua origem a África. Pertencente da mesma família do pepino, abóbora e do melão. É um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, doce, com grande quantidade de água, contendo açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como o cálcio, fósforo e ferro.

É cultivada ou até mesmo chega a aparecer quase que naturalmente em diversas regiões do Brasil. Seu plantio é realizado o ano todo nas regiões que são quentes e de agosto a novembro no qual o clima é mais frio.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas hortaliças

Neste artigo apresentamos dicas e outras informações sobre as hortaliças, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Use as dicas e inicie um cultivo de hortaliças em casa!

Indivíduos plantando mudas na horta.

O inicio de uma plantação pode parecer como um bicho de sete cabeças, especialmente por quem não possui experiência com o assunto. Porém, o cultivo é bem simples. No entanto, caso tenha se interessado em iniciar uma horta, neste artigo você acompanha todo o processo de uma plantação, desde as regiões mais favoráveis até o período do ano mais propício.

As hortaliças são alimentos frescos e muito saudáveis. Utilize as dicas que estão nesse artigo e comece hoje mesmo a plantação de hortaliças em sua casa, oferecendo uma linda e nutritiva horta para consumir em família. Contudo, o que realmente deve ser levado em consideração é esse contato com a natureza, sendo vantajoso não só para a alimentação como para a saúde também.

Autor deste artigo

Formada em Jornalismo, com um blog e um livro em andamento. Sou apaixonada pela escrita e por histórias. Nas horas vagas, amo ouvir músicas ou ver o pôr-do-sol para recompor as energias.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo