Grama sintética para jardim: externo, preço, tipos, vantagens e mais!

Grama sintética para jardim: externo, preço, tipos, vantagens e mais!

Neste artigo, venha conferir todas as informações necessárias para adquirir, manter e os tipos de gramado sintético para embelezar ainda mais o seu espaço!


Grama sintética para jardim: substitui a natural

Grama sintética enrolada

Cada vez mais as pessoas estão aderindo ao gramado sintético ao invés do natural por decorrência das inúmeras vantagens e pontos positivos apresentados pelo mesmo quando comparado ao gramado natural, que demanda de mais atenção e cuidados tendo em vista que é um material vivo.

A facilidade do gramado sintético quanto à manutenção chama muito a atenção das pessoas que não dispõem de muito tempo e dinheiro para cuidar do gramado, levando em consideração que principalmente em questões ornamentais e de decoração o gramado sintético substitui com êxito o gramado natural.

Por ser um produto em alta de consumo nacional, a grama sintética vem sendo utilizada não só em espaços externos como também em espaços internos e jardim de inverno, fazendo com que a demanda por esse produto seja maior. Continue lendo para sanar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de gramado.

Sobre a grama sintética

Grama sintética em um fundo branco com pontinhos

São muitos os questionamentos envolvendo a utilização da grama sintética em substituição ao gramado natural, e a primeira pergunta é sempre: será que vale mesmo a pena? A resposta é sim! O gramado sintético além de apresentar inúmeros benefícios e diversas possibilidades, pode ser usado em muitos ambientes. Leia a seguir a resposta para todas as suas questões sobre o gramado sintético.

Uso em decoração de jardim interno e externo

Além de ser muito utilizada para revestimentos em geral, a grama sintética é perfeita para decoração de espaços, principalmente jardins, sendo eles internos e externos com a finalidade de criar efeito ornamental ao paisagismo. Quintais, varandas e canteiros são ótimos exemplos externos para a colocação desse tipo de grama, porém ambientes internos não ficam de fora.

Os jardins de inverno são a sensação do gramado sintético, isso, pois a falta de iluminação solar direta dentro de casa poderia impedir o desenvolvimento ideal de um gramado natural dando um efeito visual prejudicado e indesejado, problema que você não teria com a instalação do gramado sintético.

É possível instalar em qualquer superfície

A instalação do gramado sintético é muito simplificada e um dos principais motivos pela alta preferência desse material ao invés do natural, isso ocorre, pois sua versatilidade permite que os gramados sejam instalados em praticamente todo tipo de superfície, permitindo um revestimento perfeito no ambiente independentemente do local escolhido e das condições climáticas impostas.

A instalação é facilitada por causa do tipo de matéria-prima feita de fibras sintéticas para a fabricação do gramado, com isso qualquer piso ou superfície pode receber o material sem nenhuma complicação.

Higienização

Junto com a praticidade do material vem a obtenção de um produto higiênico ao adquirir um gramado sintético, isso, pois suas fibras sintéticas em sua totalidade são antialérgicas proporcionando maior conforto e bem-estar pelas pessoas e animais domésticos que irão desfrutar do ambiente, por causa da menor concentração de micro-organismos maléficos e fácil higienização do mesmo.

A higienização é bem simplificada, uma boa lavagem regular com água e sabão neutro já é suficiente, caso necessite de alguma limpeza mais profunda, acrescente uma xícara de vinagre branco em um balde de 5 litros de água e aplique sobre a grama. Não é recomendável a utilização de produtos químicos para higienização do gramado sintético.

Não é impermeável

Embora a vazão de água seja minimizada por não ser um produto natural, ainda existe drenagem no gramado sintético por causa das suas perfurações na costura da fibra que permitem a passagem de água para o piso ou solo que se encontra em baixo.

Além de não reter líquido por conta dessas pequenas perfurações na fibra, a mesma é confeccionada com base em polietileno e polipropileno, e por isso quando é molhada seca rapidamente. Por esses motivos, o gramado sintético não é considerado impermeável.

Preço da grama sintética

Os preços dos gramados sintéticos variam muito de acordo com a qualidade espessura (tendo um preço médio de R$11,00 a R$30,00 o metro quadrado), então o recomendado é investir um pouco mais na qualidade do seu gramado tendo em vista a boa relação custo-benefício proporcionada. Quando manejado da maneira correta sem exposição a injúrias e situações prejudiciais, seu gramado pode ter vida útil de mais de 10 anos.

Espessura da grama sintética

A variedade de espessura dos gramados sintéticos possuem ampla diversificação, podendo ser encontrados desde os menos espessos até os mais espessos. Geralmente esse número varia de 7 mm até 32 mm, e quanto maior a espessura do material mais realista será a aparência da sua grama sintética.

Embora exista a regra da grama mais espessa aparentar ser mais natural, a espessura que deve ser escolhida para o uso depende do local em que será instalada. Por exemplo, em locais onde haverá pisoteio constante dessa grama o ideal é que a espessura seja menos (em torno de 12mm) para que a mesma não fique amassada prejudicando sua estética e potencial decorativo.

Vantagens da grama sintética para jardim

Jardim sintético, fita métrica e luvas

Os traços positivos que se ter um gramado sintético em casa ou em qualquer espaço sobrepõem com excelência aos negativos se é que eles existem, as inúmeras vantagens da grama sintética levaram ao crescimento amplo desse tipo de material no mercado de gramados. Confira as inúmeras possibilidades e benefícios do gramado sintético.

Manutenção rápida e barata

Nem dá para comparar a manutenção do gramado sintético com o natural em quesitos de facilidade e economia, com a o gramado sintético toda a parte problemas com o crescimento da grama, pragas e doenças desaparecem, sendo uma manutenção muito mais fácil e barata. Com alguns poucos cuidados específicos, seu gramado se manterá verdejante por anos sem maiores dificuldades de manutenção.

As fibras garantem maior durabilidade e facilidade na hora da higienização do gramado sintético, que é praticamente a única manutenção a ser realizada.

Tempo de instalação

O tempo de instalação é muito relativo conforme o tamanho do espaço em que vai ser instalado o gramado sintético, porém mesmo em um espaço grande a instalação é muito rápida e só depende da colocação e fixação dos tapetes de gramado sintético na superfície escolhida e já estará pronto para o uso.

Alta durabilidade

A durabilidade dos gramados externos que recebem fatores climáticos como o sol e chuva são de aproximadamente 5 anos, necessitando de substituição após esse período. Porém, quando instalados em ambientes e superfícies internas e sem muito pisoteio constante, o gramado sintético poderá ter uma vida útil muito maior, chegando aos 10 anos de durabilidade.

Solução para ambiente com grande impacto

Por não ser um material vivo, a resistência ao pisoteio e ao impacto desse tipo de grama é abundantemente maior que a de um gramado natural, o que reflete em uma solução muito promissora em campos de futebol ou ambientes onde o pisoteio é constante, além de não danificar a grama diminuindo os custos da manutenção, o tipo de amortecimento pode ser escolhido sendo benéfico para os atletas ou pessoas que pisam no gramado sintético.

Tipos de grama sintética

A utilização da grama sintética pode ser aplicada em praticamente qualquer espaço em que se deseja obter o resultado visual de gramado mudando totalmente a decoração e ornamentação do local. Porém não é só um tipo de grama sintética que existe no mercado muito menos são diferenciadas somente por mm, veja a seguir as diferenças dos tipos de grama existentes no mercado para os diferentes objetivos.

Grama sintética fibrilada

Grama artificial em fundo branco

A grama sintética fibrilada é constituída por uma série de filamentos que são costurados juntos, característica que proporciona um efeito visual totalmente delicado e suave em toda a extensão do gramado em que se é aplicado. Além disso, a grama sintética fibrilada tem proteção antibacteriana e contra raios UV, sendo o tipo de grama mais utilizado pelo mercado paisagístico.

Esse tipo de grama é ideal para ambientes domésticos, com crianças e animais de estimação, além de aguentar o impacto com mais resistência que outros tipos de grama.

Grama sintética crimp

Um campo de futebol

O tipo de grama sintética crimp apresenta fibras retorcidas que deixam a grama muito mais compactada e “presa”, e por isso é o tipo de grama ideal para campos onde o foco é a realização de exercício físico, uma vez que a fibra retorcida evita que os sapatos enrosquem na grama, causando queda e acidentes em geral.

Grama sintética fita plana

Grama sintética bem próxima

Os modelos de gramado sintético em fita plana possuem a milimetragem bem maior que os outros tipos (cerca de 20 mm) e os fios apresentam-se em formato mais alongado e completamente liso e plano. Também possui resistência a pisoteio, podendo ser utilizado tanto em ambientes internos como brinquedotecas, ou externos como bordas de piscinas e playgrounds.

Grama sintética para jardim é prático e fácil em todos os sentidos!

Mãos de uma pessoa colocando a grama sintética

Não é mais novidade que os benefícios da alocação de um gramado sintético são infinitos, seja na instalação, na manutenção, no conforto e ou na durabilidade. Se você está pensando em adquirir um gramado sintético para o seu espaço pode optar sem medo por essa opção, além dos inúmeros pontos positivos estará adquirindo um produto com muito menos custo para sua manutenção.

Agora que você já esclareceu todas as suas dúvidas quanto ao gramado sintético, é só escolher o melhor tipo e a melhor espessura para adequar ao seu espaço ou jardim, proporcionando além de beleza e artigo ornamental magnífico, extremo conforto e bem estar para todos que vivem na casa ou que irão usufruir do local, inclusive seus bichinhos de estimação.

Autor deste artigo

Engenheira Agrônoma, amante da escrita e do estilo de vida em contato com a natureza.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos