Como plantar banana: com mudas, dicas de cuidados e muito mais!

Como plantar banana: com mudas, dicas de cuidados e muito mais!

Sabia que existe uma variedade imensa de bananas que podem ser cultivadas facilmente? Conheças aqui as espécie e veja as melhores dicas de cultivo.


Descubra a melhor forma de se cultivar a banana!

Mão de um indivíduo próximo ao solo, cultivando uma muda.

O cultivo de bananas em casa pode ser extremamente gratificante. Não só as bananeiras são lindas, com suas folhas grandes e exuberantes, como os seus frutos são saudáveis e deliciosos. Além de serem utilizadas para diversas receitas da culinária brasileira, a banana é uma das frutas mais consumidas no mundo e a mais consumida pelos brasileiros.

Podem ser tanto exportadas, quanto utilizadas para o comércio local ou até para o consumo próprio. Apesar de ser um processo bastante simples, existem alguns regulamentos e cuidados básicos sobre o plantio e o transplante de bananeiras que é preciso ter em mente.

As plantas de banana são suscetíveis a algumas doenças e possuem sistema de irrigação, poda, utilização de adubo que devem ser seguidos para garantir o crescimento saudável. Aprenda aqui, dicas de como cultivar banana e os seus diferentes tipos!

Como plantar bananas

Uma planta no vaso e ao lado ferramentas de jardinagem.

Descubra aqui as melhores informações para o cultivo da sua bananeira, o solo ideal, a fertilização e irrigação adequadas, como controlar doenças e pestes, a poda correta e muito mais.

Clima ideal para bananeira

As bananeiras prosperam em climas tropicais ou subtropicais. No entanto, podem suportar temperaturas mais baixas se receberem os cuidados necessários. A taxa de crescimento diminui quando as temperaturas caírem abaixo de 15˚C. O crescimento de fato ocorre quando as temperaturas estão mais elevadas, em torno de 28˚C.

O tempo que uma semente de banana germina com a faixa de temperatura ideal depende do tipo da banana. Alguns tipos germinam em duas a três semanas, enquanto outros podem levar dois ou mais meses, portanto, é necessário manter as bananeiras no clima e temperatura ideal para o desenvolvimento adequado.

Como plantar bananeira em vaso

Embora pareçam árvores, as bananas são, na verdade, classificadas como herbáceas perenes e apresentam-se em diferentes formas, desde variedades ornamentais até tipos anões e floridos.

Todos os tipos podem crescer em vasos, dentro e fora de casa. As bananeiras anãs podem crescer entre 2 e 4 metros de altura. Você pode cultivar bananas em vasos de cerâmica, madeira ou plástico, e essa modalidade dá um maior controle sobre o ambiente.

Bananeiras podem crescer em recipientes, mas o tamanho do vaso deve ser de pelo menos 15 litros para um crescimento ideal. Quando a bananeira crescer além do recipiente oferecido, é possível transplantar a planta para um local maior. Quando plantado em vaso, utilize um substrato de alta qualidade e fertilize-o com frequência.

Dá para plantar banana a partir da fruta?

Não é possível cultivar uma bananeira a partir de uma fruta adquirida comercialmente, mas você pode obter as sementes de um fornecedor para realizar o cultivo da bananeira. As bananas que costumamos comer não têm sementes e são cultivadas por meio da propagação vegetativa ou plantio de mudas.

As bananas de espécies selvagens (em sua grande maioria encontradas na região litorânea e de Mata Atlântica) são de difícil consumo pois suas sementes são grandes e duras. Se você deseja cultivar bananas com sementes, esteja ciente de que os frutos resultantes não serão como aqueles que você compra na mercearia, apesar de dizerem que o sabor da banana selvagem é mais saboroso do que o que encontramos no mercado.

Solo adequado para a bananeira

A bananeira necessita de um solo rico e bem drenado, com bastante húmus e compostos orgânicos de qualidade. Adicione uma camada de cobertura vegetal orgânica sobre o solo para ajudar a reter a umidade e fornecer nutrientes adicionais para a planta.

Durante a estação de cultivo de verão, enriqueça a planta da banana semanalmente com um fertilizante balanceado para todos os fins, de acordo com as instruções da embalagem. Qualquer solo que retenha água pode matar rapidamente uma bananeira, portanto, um dos aspectos mais importantes é a drenagem do solo.

Isso significa que o solo que você usa para plantar sua bananeira, deve incluir solo argiloso e arenoso, não utilize areia fina, pois pode grudar e sim areia de grãos maiores que drenam facilmente. As bananeiras tendem a preferir solos com maior acidez, como um pH de 5,5 a 7. Os níveis de acidez ajudam as árvores a absorver o potássio, que enriquecem os frutos

O plantio da banana

A época certa para plantar é na primavera e no verão, quando as temperaturas estão mais elevadas. Prepare seu solo com antecedência, incorporando bastante composto ou esterco e irrigue completamente alguns dias antes do plantio.

Se você estiver cultivando várias bananeiras, coloque-as a cerca de quatro metros de distância umas das outras. As plantações de bananeiras são encontradas sobretudo nas regiões do litoral Nordeste e Sudeste.

Áreas com ocorrência de geadas ou fortes ventos gelados devem ser evitados, pois a frutífera se desenvolve bem em locais com temperaturas entre 20°C e 32°C. O plantio é feito durante todo o ano em regiões com boa irrigação. A colheita dos cachos é feita certa de um ano após o plantio, dependendo das condições de clima.

Irrigação da bananeira

Para a irrigação adequada, certifique-se de que o solo esteja úmido, mas não encharcado, pois as bananeiras precisam de muita água para manter suas folhas grandes bem hidratadas. Verifique sempre a camada superficial do solo antes de molhar - se a parte superior estiver seca, regue a planta lentamente até que o solo esteja úmido.

Em média, você pode esperar fazer isso a cada dois dias durante os meses mais quentes do ano. Para o plantio em vasos, mantenha o solo do recipiente sempre úmido e não deixe secar. Ao mesmo tempo, não deixe a planta descansar em água parada no pires do vaso, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes

Como fertilizar a bananeira

As bananeiras necessitam de nutrientes e requerem a princípio compostos vegetais enriquecidos com potássio, como o 3-1-6. Aplique o composto vegetal ao redor da zona da raiz a cada oito semanas, da primavera ao início do outono, e você promoverá o crescimento saudável das folhas e incentivará muitas frutas.

A planta requer muita energia para o florescimento e desenvolvimento dos frutos - mesmo que não sejam comestíveis. Adicionar material orgânico ao redor da planta, como uma quantidade saudável de composto, pode manter sua bananeira crescendo fortemente.

Podagem da bananeira


A poda deve ser feita nas folhas inferiores, pois isso irá estimular a fotossíntese. Faça um corte limpo, tomando cuidado para não machucar a bananeira. Esse processo faz com que os nutrientes sejam devolvidos para o solo, estimulando o crescimento a partir da poda. Se as bananas forem deixadas para produzir muitos brotos e folhas novas, isso reduzirá o rendimento da planta, pois podem tirar a energia do caule principal para a frutificação.

O excesso de folhas pode ser replantado em vasos ou no seu jardim, utilizados como composto orgânico. A remoção de folhas mortas ou excessivas também são importantes para reduzir o risco de infecção fúngica.

Como fazer a colheita da banana

Uma bananeira leva aproximadamente nove meses para amadurecer e produzir frutos. É possível colher os frutos individuais de bananas manualmente antes que fiquem maduras e permitir que o restante amadureça ainda mais quando o plantio é feito em vaso.

Se estiver cuidando do amadurecimento na árvore, elas estarão prontas para serem colhidas quando as pequenas flores no final estiverem secas e facilmente removíveis. É recomendável cobrir todo o caule de frutificação da banana com um grande saco aberto, uma vez que a fruta se move de baixo para cima.

Isso ajudará a impedir que os animais comam bananas durante o período de colheita. Você pode ainda ter que apoiar sua planta ou cacho à medida que a fruta fica mais pesada para evitar que caia. Também vale a pena estender a temporada de colheita para que você não fique com cachos de bananas maduras de uma só vez.

Doenças e pestes comuns da bananeira

Exceto pelo potencial de apodrecimento das raízes devido à irrigação excessiva, as bananeiras não apresentam problemas significativos de pragas ou doenças. O único problema sério que de fato pode ocorrer nas bananeiras são os animais que podem realizar a escavação da planta, fazendo com que ela caia, ou que danifiquem os frutos.

Problemas menores incluem caracóis e outros insetos que podem rastejar pelas plantas e danificar as folhas, mas conseguem ser facilmente removidos com um forte jato de água. As infecções fúngicas podem ocorrer por alguns tipos de vírus, mas não correm o risco de causar a morte da bananeira.

A propagação da banana

A bananeira pode se propagar tanto por sementes quanto pelo cultivo em muda, sendo o cultivo por muda o mais frequente e conveniente. A propagação da planta pode ser feita através do próprio bananal ou por viveiros como métodos de obtenção de mudas de bananeira.

À medida que a bananeira que está sendo cultivada em um jardim ou espaço aberto, ela inicia o seu desenvolvimento e amadurecimento, a planta também começa a desenvolver rebentos que podem ser desenterrados e removidos da planta-mãe quando os caules tiverem cerca de cinco centímetros de espessura. Essas novas plantas podem ser então plantadas em um local diferente no jardim.

Variedades de bananas para cultivo

Descubra aqui, 11 espécies de bananas. Dos mais variados tipos de folhagem e formatos, indo das mais comuns e até outras menos conhecidas, tais como a banana-maçã, nanica, Cavendish, Sapo, entre outras. Confira agora!

Banana-maçã

A banana-maçã possui esse nome pois exala um perfume bastante semelhante ao da maçã. Dentre as outras características atraentes dessa banana, a polpa branca, macia e de fácil digestão são benéficas.

Seu consumo pode também prender o intestino. Além disso, demandam menos água e são altamente resistentes às doenças durante o cultivo, não necessitando do uso frequente de fungicidas, agrotóxicos ou outros tipos de defensivos químicos, sendo uma ótima opção para produtores.

Banana-nanica

A banana nanica é um dos tipos mais populares no Brasil e possui propriedades laxantes, além de um gosto bastante doce. Originada na Ásia, esse tipo se adaptou muito bem em diversas regiões do Brasil.

São também extremamente produtivas, gerando muitos cachos ao longo do ano. Chamada também como banana-d'água em algumas regiões, o nome desse tipo de banana vem do tamanho reduzido da bananeira, e não do fruto em si, que é considerado grande.

Banana-da-terra

A banana-da-terra é considerada a maior espécie do país, pois os frutos podem chegar a mais de 26 centímetros de comprimento. É considerada uma espécie bastante nutritiva, pois possui uma grande variedade e quantidade de vitaminas, dentre elas, as vitaminas A e C.

A banana-terra é utilizada também para diversos pratos típicos brasileiros, cozidos, flambados ou fritos, para que o amido vire açúcar e o sabor terroso seja amenizado. É importante realizar o preparo correto com a fruta para garantir todos os seus benefícios e sabor. Sua polpa não deve ser consumida crua, pois pode causar uma má digestão e conter um sabor adstringente por causa do amido.

Banana-prata

Plantação de banana, campo agrícola tropical.

A banana prata é uma das espécies mais cultivadas e adoradas no Brasil. É também indicada para os preparos culinários, pois possui a vantagem de ser uma das menos perecíveis, durando até quatro dias após o amadurecimento total, além da polpa extremamente saborosa e doce.

Não é tão calórica, ideal para quem busca fazer dieta, sendo uma das mais consumidas no Brasil, que se atrai pelo sabor e pelos diversos benefícios nutricionais, como a abundância em potássio.

Banana-ouro

Com sua coloração amarelo-ouro, a banana-ouro é bastante encontrada no litoral brasileiro, especialmente no litoral de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo, representando 14% da produção nacional.

Sendo considerada o menor tipo entre todas as espécies de banana, é amplamente consumida no país e atrai pela sua polpa macia e adocicada. Em relação ao plantio, o tipo é perene e híbrida, sendo uma das mais indicadas para o cultivo doméstico devido o seu pequeno porte.

Seu tamanho varia de um metro à oito, sendo considerado ideal para casas e até mesmo apartamentos. Suas raízes que atingem de 20 a 40 centímetros de profundidade, necessitando de um vaso profundo.

Banana Cavendish

A banana Cavendish foi considerada uma das primeiras espécies de bananas conhecidas na Europa, reconhecida por ser uma fruta menor e menos saborosa, mas capaz de sobreviver a viagens de longa distância e capaz de crescer em solos infectados. Atualmente, é considerado um grupo com baixa diversidade genética, pois são reproduzidas de maneira assexuada (por clonagem).

Além disso, tem sido cada vez mais afetada por um novo surto de fungos, resultando em uma baixa comercialização e até mesmo em uma extinção em potencial. No entanto, além das novas tecnologias utilizadas para conter a doença, elas continuam sendo importantes para a exportação.

Banana Blue Java

A banana Blue Java é uma das mais peculiares, já que possui uma coloração naturalmente azulada e um sabor intenso de baunilha, com textura de sorvete e cor azulada, sendo bastante utilizada em receitas que buscam produtos naturais para adocicar a sobremesa.

É uma espécie muito comum no Havaí, na Oceania, Ásia e até mesmo em algumas regiões da Américas Central e do Sul, que estão fazendo testes para o cultivo da planta. O plantio é favorável às regiões tropicais, e a compra das sementes pode ser feita pela internet.

Banana Gros Michel

A banana Gros Michel foi um dos principais tipos de banana exportadas no mundo, atraentes em questão de cor e pelas suas qualidades, possuindo um excelente sabor, longo tamanho e resistência após atingir a maturação (cascas grossas que são resistentes a hematomas durante o transporte).

Contudo, essa espécie sofreu com a doença causada por um fungo conhecida como Mal-do-Panamá e foi praticamente exterminada durante os anos de 1950. Variedades mais resistentes a doenças estão sendo produzidas em outros países, como Uganda.

Banana Williams

A banana Williams é a variedade mais indicada para a exportação comercial devido a sua excelente produtividade. É um subgrupo da Cavendish, tratando-se de uma bananeira de porte baixo e frutos de aproximadamente 15-23 centímetros de comprimento.

Essa espécie pode também ser cultivada em ambientes mais frios em relação às outras variedades, mas são favoráveis a ambientes tropicais. São também mais tolerantes ao vento e parecem menos sensíveis ao estresse hídrico.

Banana São Tomé

A banana São Tomé, também chamada de banana-do-paraíso ou Red Dacca é uma fruta altamente nutritiva, rica em minerais e vitaminas essenciais para o organismo. O plantio e consumo dessa espécie costuma ser na Ásia, África e América do Sul e Central.

Além de possuir uma coloração avermelhada e a polpa rosada quando madura, é altamente adocicada e com uma textura muito mais cremosa do que a maioria das bananas comercializadas. Sua espessura mais grossa também se diferencia da banana amarelada.

Banana Sapo

A banana sapo, também conhecida como banana-marmelo, banana-sapa, banana-figo, banana-pão, banana-jasmim ou tanja, é uma espécie pouco popular no Brasil, sendo mais cultivada no interior dos Estados de Minas Gerais e Goiás.

No entanto, é muito encontrada em diversos locais do mundo, como na Filipinas. Uma das vantagens da banana sapo está na casca grossa que auxilia na proteção durante o transporte.

A polpa da fruta não é muito doce, mas quando preparada dentro da própria casca, ganha muita cremosidade. Além disso, é muito utilizada para a culinária para o preparo de compotas, bolos, chips e frituras.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de bananeiras

Neste artigo apresentamos dicas, tipos de planta, e também como plantar banana. E já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive banana e suas variedades em seu jardim!

Mulher em pé perto de bananeiras com cachos de banana.

O cultivo de bananeiras em casa é mais fácil do que muitos pensam, sendo bastante favorável àqueles que vivem em local de clima tropical e úmido, como o Brasil. A bananeira possui rápido crescimento, gerando muitos cachos durante o ano e ainda podem transformar seu ambiente em um paraíso tropical devido a suas grandes folhas verdes e macias da bananeira, que fazem dela uma planta ornamental.

Existem diversas variedades de plantas de banana, algumas que podem até ser exportadas. As frutas podem também ser base para a preparação de diversas receitas e sobremesas, sem mencionar as inúmeras qualidades nutricionais que os frutos podem trazer para o dia a dia.

Com os cuidados certos, sua bananeira pode durar muitos anos e produzir muitos cachos de bananas. Aproveite nossas dicas para cultivar a sua bananeira e deixe seu ambiente ainda mais gratificante!

Autor deste artigo

Escritora e revisora formada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo