Tipos de yoga: quais são, os benefícios para seu corpo e mais!

Tipos de yoga: quais são, os benefícios para seu corpo e mais!

Neste artigo, falaremos um pouco dos estilos de Yoga mais praticados pelo mundo, bem como sua origem e alguns dos seus benefícios. Vamos lá?


A origem do yoga

yoga ao ar livre

Ioga ou Yoga tem o significado de conectar e unir. O termo se originou do sânscrito, língua ancestral da Índia e do Nepal e atualmente é utilizada em liturgias, especialmente no Hinduísmo, religião oficial da Índia. Yoga também pode ser considerada como uma filosofia de vida cujo objetivo é trabalhar a mente e o corpo através da sua disciplina. Além do hinduísmo ela também está bastante relacionada as práticas e religião budista através da meditação e de exercícios físicos.

Especificar com precisão em qual época surgiu o Yoga é uma tarefa muito difícil já que essa prática com certeza é mais antiga do que os registros encontrados. Nesse sentido, podemos considerar que falar das origens do Yoga é tão complexo quanto explicar a gênese da humanidade. Entretanto, uma certeza acerca de seu início é que ela tem ligação com a história e o surgimento da índia a mais de 5000 anos.

Quais são os tipos de Yoga?

O Yoga pretende trabalhar de forma específica as emoções de cada indivíduo. Desse modo, existem várias linhas da qual visam se adequar as necessidades de cada um.
Se você se identifica com a filosofia, mas tem dúvidas qual linha seguir, a seguir vamos te apresentar alguns tipos de yoga e assim você pode analisar qual se encaixa melhor ao seu perfil.

Hatha Yoga

A palavra “hatha” é de origem sânscrita e significa força. Essa prática combina asanas (posturas) em conjunto com técnicas de pranayama (respiração). O Hatha Yoga foi desenvolvido no séc. XV. e, é o estilo mais popular e clássico do ocidente tendo como característica movimentos lentos.

É uma linha que tem como foco o trabalho do corpo e propõe seu alinhamento tendo como objetivo quebrar padrões corporais de modo que eles quebrem os padrões emocionais e consequentemente quebrem padrões comportamentais.

Essa modalidade é indicada pra iniciantes e não existe uma idade especifica para começar essa prática, pois qualquer um pode fazer.

Ashtanga Yoga

É uma linha que se diferencia das mais tradicionais de Yoga, pois é mais intensa, exigente e dinâmica visto que desafia o corpo físico com objetivo de sincronizar a respiração com asanas afim produzir calor interno para desintoxicar e purificar o corpo. Essa modalidade foi criada por K. Pattabhi Jois e em sânscrito significa Yoga de oito membros.

É recomendada para quem almeja aumentar a concentração em conjunto ao condicionamento físico bem como a flexibilidade muscular ao mesmo tempo que desintoxica o organismo através do suor. A prática também visa princípios éticos e morais, controle das sensações, trabalho de respiração, concentração e meditação.

Vinyasa Yoga

É um estilo bastante dinâmico e um dos mais recomendados para quem tem o objetivo de reduzir o estresse e aumentar a consciência corporal. Do sânscrito Vinyasa Yoga significa colocar em prática e essa modalidade consiste em sequência de movimentos com um fluxo contínuo de posições e asanas sincronizadas com a respiração.

Esse estilo foi desenvolvido por Tirumalai Krishnamacharya, um mestre indiano que também foi reconhecido por inserir o yoga contemporâneo principalmente no Ocidente. Dentre os benefícios de praticar o vinyasa yoga está o desenvolvimento da força, concentração da mente, consciência corporal, flexibilidade e controle da respiração.

Raja Yoga

O Raja Yoga é uma linha alia exercícios físicos com meditação. A grande diferença dessa prática é que ela tem como foco principal o objetivo de aliviar as tensões geradas no dia a dia. Essa modalidade também visa o contato com o divino, espiritualidade e paz. Alguma das suas vantagens são o alcance da paz interior, alivio da ansiedade e aumento do autoconhecimento.

Ao praticar o Raja Yoga você pode alcançar um estado de bem-estar através das práticas constantes da mente, pois elas ajudam a desenvolver o seu controle. A meditação é uma jornada interior de descoberta, considerada como um momento de silêncio e reflexão, e pode e deve ser praticada por todos.

Kundalini Yoga

A Kundalini Yoga é uma prática milenar, e em tempos mais antigos os seus ensinamentos eram restritos apenas aos estudiosos que viviam nos monastérios do Tibet, Nepal ou Índia. No ano de 1968 Yogi Bhajan apresentou essa prática ao ocidente e a popularizou.

O Kundalini Yoga tem como foco principal despertar a energia kundalini, ela parte da base da coluna, circula e ativa os sete principais chakras do corpo que são: básico, sacro, esplênico, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário. O aprofundamento das práticas dessa modalidade resulta em consciência corporal, equilíbrio entre corpo e mente, autoconhecimento e conexão espiritual.

Iyengar Yoga

O Iyengar Yoga é uma técnica milenar voltada para o alinhamento do corpo e tem como objetivo unir a respiração, plenitude mental e a consciência corporal. A prática é fundamentada nos ensinamentos de B. K. S. Iyengar e a modalidade usa objetos como elásticos, cordas, cintos e blocos afim de facilitar a prática.

Alguns benefícios do iyengar yoga são a melhora da postura, aumento de força e flexibilidade, mais disposição e energia, melhora do rendimento físico e tônus muscular. Além disso, promove a sensação de bem-estar e tranquilidade. Pessoas que sofrem com lesões e dores no corpo também podem sentir melhora ao praticar os exercícios regularmente.

Power Yoga

A Power Yoga também é conhecida como Core Power Yoga, Vinyasa Yoga, ou Power Vinyasa e surgiu da junção de duas outras vertentes, a Ashtanga Vinyasa Yoga e Iyengar Yoga. Essa modalidade se originou nos Estados Unidos nos anos 1990 por Bender Birch com objetivo de desenvolver o tônus muscular e fortalecer a alma e se popularizou rapidamente no ocidente.

A Power Yoga é composta por asanas executadas de forma rápida e apresenta séries diferentes criadas especificamente por um professor capacitado em ministrar as aulas. Esse estilo tem como objetivo proporcionar um trabalho muscular aliado ao aeróbico, é caracterizada pelo dinamismo e concentração e tem como resultado a melhora da capacidade cardiorrespiratória.

Hot Yoga

Essa prática nasceu nos Estados Unidos por volta de 1970. Seus exercícios são aeróbicos, fortalece os músculos, previne e cura doenças, desintoxica o corpo e tem como resultado deixar os seus praticantes mais dispostos e felizes.

A hot yoga consiste em uma mistura das modalidades hatha e ashtanga e as suas aulas duram em média de 60 ou 90 minutos em salas aquecidas entre 38° e 40°, mas com umidade controlada, o calor tem como objetivo relaxar os músculos e articulações.

Acro e Aero Yoga

Os “diferentões” do Yoga, o Acro e Aero Yoga são algumas das modalidades mais modernas dentre os estilos de Yoga. As aulas de Acro Yoga são bastante divertidas e performáticas sendo divididas em grupos. Nesse sentido, quem optar por fazer essas aulas precisa ter disposição para relacionar com outras pessoas.

Algum dos seus benefícios são o desenvolvimento da flexibilidade, força, resistência, equilíbrio, consciência corporal e fortalecimento da musculatura. A modalidade é muito acessível, entretanto há algumas contraindicações para pessoas com pressão baixa ou alta, e aqueles que têm glaucoma também não devem praticar essa modalidade com muita intensidade.

Dance Yoga

A aula de yoga dance são misturas de contemplações da mente e movimentos livres da qual ajudam a quem prática extravasar suas emoções e sentimentos. Essa modalidade pode durar em média de 30 minutos a 2 horas e os seus principais benefícios são eliminar e aliviar tensões do corpo, exercitar a sociabilidade, diminuir a timidez e externalizar emoções por meio da dança.

O yoga dance não tem restrições e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade ou condicionamento físico. As aulas são bastante movimentadas, a música é fundamental durante a prática tendo como objetivo criar um diálogo entre o corpo e a mente.

SUP Yoga

O Sup Yoga é uma técnica desenvolvida pela californiana Sarah Tiefenthaler que resolveu associar os benefícios do yoga com a água. Nesse sentido, ela criou asanas possíveis de serem feitas em uma prancha de surfe na água.

Essa modalidade pode ser praticada em meio ao mar, e com certeza essa é a forma que traz mais benefícios, já que o contato com a natureza é intenso. Entretanto, as aulas também podem ser ministradas em lagos ou piscinas, sendo o formato ideal para pessoas que desejam ter acesso à prática, mas não moram em cidades que tenha mar.

Os benefícios de praticar yoga

yoga pratica

O Yoga proporciona a melhora da circulação sanguínea, reduz dores crônicas, aumenta a flexibilidade, equilíbrio, regula o sistema nervoso, ajuda com a ansiedade além de melhorar a qualidade de vida de quem prática.

São inúmeros benefícios que podemos obter com o Yoga, veja a seguir uma listinha que preparamos para te dar um empurrãozinho para você começar a se exercitar!

Ajuda com a ansiedade

A ansiedade é uma resposta do seu corpo ao estresse onde você sente medo ou apreensão de algo que ainda vai acontecer ou não. É verdade que atualmente todos nos sentimos um pouco assim, entretanto quando a ansiedade torna algo persistente na nossa vida é importante buscar ajuda de um profissional.

Como uma terapia alternativa e independente do grau de ansiedade de uma pessoa o Yoga pode promover o relaxamento e calma, pois as suas práticas trabalham técnicas de respiração, posturas e meditações, resultando assim que a mente e corpo adquiram sensações de calma e tranquilidade.

Auxilia a saúde do coração

Praticar Yoga auxilia muito a saúde do coração e um dos motivos é o relaxamento dos vasos, mecanismo que acontece durante a movimentação das aulas, pois alguns exercícios promovem a fabricação de óxido nítrico, a molécula que reduz a pressão arterial.

Além disso, praticar Yoga alivia as tensões diárias e consequentemente os hormônios do estrese diminuem, nesse sentido os riscos de um ataque cardíaco são minimizados já que o Yoga também acalma os batimentos cardíacos irregulares.

Melhora sua qualidade de vida

Yoga tem como seu principal objetivo conectar a mente, o corpo e espírito por intermédio de exercícios que combinam posturas, técnicas de respiração e meditação. Essa integração faz com que os praticantes tenham muitos benefícios e consequentemente melhore a sua qualidade de vida em vários aspectos, desde os físicos, aos emocionais e espirituais.

Praticar Yoga regulamente ajuda no bem-estar e interfere consideravelmente nos hábitos, já que também é considerada uma filosofia de vida.

Reduz dores crônicas

Praticar Yoga não reduz apenas as dores crônicas como também as previne. O primeiro ponto é que os exercícios diminuem o estresse através do autoconhecimento físico, mental e ajudam no controle da respiração.

O estresse causa tensões musculares, isso porque aumenta a presença de hormônios de cortisol e a adrenalina no sangue. Visto que o musculo fica tenso ele fica mais frágil e desse modo tem mais chances de ter lesões, e é nesse sentido que o Yoga ajuda a prevenir, já que as atividades promovem sensação de relaxamento e bem-estar.

Além disso, o Yoga pode ajudar quem sofre de dores crônicas como as da artrite e fibromialgia, enxaquecas e na A síndrome do Intestino Irritável.

Aumenta sua flexibilidade e equilíbrio

As asanas praticadas durante as aulas de yoga trabalham vários movimentos e músculos do corpo e tem como consequência a promoção do seu equilíbrio. Nesse sentido, o equilíbrio físico que reduz significativamente o risco de acidentes, pois aumenta a estabilidade do corpo bem como a sua coordenação.

As práticas regulares também influenciam diretamente na flexibilidade visto que muitas posições liberam a tensão e rigidez dos músculos e o alongam tornando assim o corpo mais leve e com mais amplitude nos movimentos.

Ajuda a ter uma respiração melhor

A respiração é um dos princípios do Yoga, pois além de proporcionar o relaxamento do corpo, ela promove um estado de relaxamento, calma e tranquilidade durante as práticas.

Os pranayamas ajudam não só a melhorar nossas asanas como também colaboram com a transformação dos nossos pensamentos. No Yoga a respiração ajuda a controlar a nossa energia vital, dominar a mente, emoções e oxigenar o sangue.

Os três principais tipos de respiração trabalhadas durante os exercícios são a respiração abdominal, a respiração alta e a respiração completa.

Pode ajudar a aumentar a força

Sim, praticar Yoga pode te ajudar a aumentar a sua força, bem como o tônus muscular e até mesmo gerar hipertrofia. Os exercícios de Yoga trabalham todo o corpo, e algumas posições utilizam flexões de braço, bem como recrutam muitos músculos das pernas.

Vale ressaltar que esses benefícios podem ser adquiridos com as práticas regulares e com o tempo, pois nem os nossos corpos e nosso hábitos mudam de uma hora para outra. Entretanto, praticar Yoga é ter certeza que a sua vida pode melhorar positivamente em todos os sentidos.

Aproveite as dicas e experimente os vários tipos de yoga!

mulher praticando yoga

Agora que você já viu nesse artigo todos os benefícios e tipos de Yoga que existem, tenho certeza que já está entusiasmado para começar a praticar, não é mesmo?

Agora é só escolher qual modalidade combina melhor ao seu perfil, escolher uma roupa leve, e é claro procurar um profissional que te ajude!

Autor deste artigo

Nômade digital.
Produz textos para blogs e outras ferramentas de marketing e conteúdo.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas