Orquídea branca: como cuidar, significado e as variadas espécies!

Orquídea branca: como cuidar, significado e as variadas espécies!

Quer ter uma orquídea branca? Entenda sobre como cuidar de uma, suas variadas espécies para cultivo e seus significados.


Você conhece as espécies de orquídea branca?

Orquídea branca

Orquídeas brancas são um bom exemplo de como as flores podem ser exóticas, refinadas e bem simples, tudo isso simultaneamente. Com sua beleza, é praticamente impensável não notar uma flor desta espécie, sendo comumente usadas para acrescentar o espaço com requinte, graça e elegância.

As orquídeas são plantas populares, com inúmeras espécies, mas todas com características fisiológicas parecidas. Uma das suas principais características são seus arcos de galhos, chamados de espinhos, e suas flores são geralmente de cores sólidas ou manchadas e todas cheias de beleza e graça que gratificam os olhos.

Em sua grande maioria de espécies, elas são bem simples na hora do cultivo, porém, para manter estas plantas em suas formas perfeitas, belas e exuberantes, é necessário saber os cuidados de uma orquídea branca. Neste artigo você vai ver dicas de como cuidar sua planta e espécies para se ter em casa.

Como cuidar de uma orquídea branca

Ferramentas de jardinagem

Para cultivar uma orquídea, é importante imitar as condições naturais da planta o mais próximo possível. Em seguida, iremos mostrar detalhadamente como cuidar de uma orquídea branca.

Frequência de regas da orquídea branca

Essa espécie de planta não necessita de muita água, suas raízes são feitas para absorver água rapidamente. Orquídeas brancas precisam de períodos regulares de secagem alternados com uma rega abundante.

Durante o verão, regue abundantemente sua planta semanalmente e deixe a água molhar suas raízes. No inverno, sempre tente deixar sua planta aquecida e diminua a quantidade de água, regue uma ou duas vezes por mês e de vez em quando borrife um pouco de água nas flores e raízes para garantir a hidratação da orquídea.

Luminosidade para orquídea branca

Algo tão importante quanto a água é a própria luz. Para que sua orquídea branca se desenvolva de maneira adequada, é preciso saber a luminosidade ideal para este tipo de planta. No geral, orquídeas preferem ficar em ambientes com luz indireta, assim, certifique-se de checar se o sol está direto nas suas folhas e flores.

A melhor localização para se ter uma orquídea seria perto de uma varanda ou janela com boa iluminação, uma dica importante é tomar bastante cuidado com lugares muito ventilados, já que isso pode ocasionar o surgimento de fungos na sua planta.

Adubação da orquídea branca

Para sua orquídea é indispensável a adubação regular, porém, o adubo deve ser suave e se possível use um adubo diluído. Então, você precisa enriquecer o solo da planta com adubos do tipo NPK 20-20-20 ou o NPK 10-10-10 a cada duas semanas, lembre-se de usar só metade da quantidade indicada.

Você pode também usar adubos de origem orgânica, tais como a farinha de osso, húmus, cascas de ovos, torta de mamona e esterco de galinha são ótimos para uma orquídea sadia. Outra dica também é nunca adubar a sua orquídea durante o inverno.

Temperatura e umidade para orquídea branca

Elas carecem de alta umidade e fluxo de ar em suas raízes. As orquídeas ficam bem em temperaturas acima de 10 graus celsius e abaixo de 29 graus celsius. As flores podem durar mais em um ambiente moderado, quente e um pouco úmido.

Jamais coloque sua planta onde ela possa ficar exposta a correntes de ar frio, luz solar direta ou aberturas de aquecimento. O ar seco, calor direto e o ar gelado são um dos piores inimigos destas flores graciosas.

Qual tipo de substrato usar na orquídea branca

O melhor substrato a se usar para uma orquídea seria aquele feito com fibras de coco. Ao usar tal substrato você acaba deixando as raízes da planta respirarem. Pode-se usar alguns pedaços de carvão vegetal e lascas de árvores para poder exercer o plantio e replantio da planta.

Lembre-se que as raízes não podem estar totalmente tapadas, deixe sempre a parte superior da raiz evidente, assim deixando ela acima do substrato. Se você perceber que o substrato está fino e com pouca quantidade, troque sua orquídea de vaso para um maior ou prepare um novo solo para a planta.

Poda da orquídea branca

Quando você poda e retira a madeira velha isso abre caminho para novas flores. Sempre que for fazer a poda, é necessário certificar que a sua ferramenta esteja bem esterilizada e afiada, pois um corte preciso e limpo mantém sua orquídea saudável.

Geralmente é necessário remover as flores desbotadas para que a planta não gaste sua energia com flores antigas. Retire as flores desgastadas cortando o galho principal dela e quando ela estiver na floração, corte as hastes com flores ruins à uma polegada de distância do galho principal.

Como propagar a orquídea branca

Propagar uma orquídea através de sementes é bem complicado, já que as sementes minúsculas precisam de condições muito especificas que são difíceis de reproduzir. Por isso, a forma mais usada para propagar essa planta é a divisão.

Se você quer propagar uma orquídea por divisão é preciso umedecer sua planta para remover de seu recipiente, depois retire as partes danificadas ou mortas, em seguida separe algumas das raízes e caules e por fim replante as plantas em um novo vaso, use estacas se for preciso e regue um pouco.

Plantio e replantio da orquídea branca

Muitas das orquídeas de presentes são envasadas erradas para um crescimento de longo prazo, geralmente estão em recipientes de plástico e cheios de musgo em volta das raízes. Contudo, mesmo que o recipiente atual da sua planta não seja o ideal, não tente fazer o replantio de uma planta em floração senão ela vai se estressar e perder suas flores.

Após a floração, corte a haste com as flores mortas e replante em um vaso específico para uma orquídea com o substrato certo. Os vasos para orquídeas possuem buracos de drenagem para que a água escorra pelo meio do vaso.

Doenças e pestes comuns da orquídea branca

Infelizmente essas delicadas flores são alvo de várias pragas comuns em plantas, como pulgões, mosquitos de fungo, cochonilhas, ácaros, coccoideas, thysanopteras e moscas brancas. Usando uma escova suave dá para remover a maioria das pragas também pode borrifar um pouco de álcool com gotas de sabão líquido.

Outra forma de acabar com os insetos seria usando o óleo de neem, que acaba sufocando as pragas. Orquídeas podem ser afetadas por diversas doenças fúngicas, por exemplo antracnose, phytophthora, petal blight e botrytis, além do apodrecimento da raiz.

Espécies de orquídeas brancas e seus significados

Estas flores são frescas, elegantes, limpas e encaixam perfeitamente em um escritório ou casa. Não existem muitas plantas que produzem flores brancas, mas no caso das orquídeas, existem várias espécies que são capazes de florir na coloração branca.

Estas orquídeas são associadas à limpeza, iluminação, inocência, pureza, fé e elegância. O melhor uso delas seria para decorar um espaço, pois elas complementam perfeitamente com outras cores do ambiente, harmonizando com todos os tons e também podem ser usados em festas e eventos, como casamentos, podendo ser usado também para presentear outras pessoas.

Orquídea Dendrobium

Orquídea Dendrobium

Este gênero de orquídea possui em torno de 2000 espécies reconhecidas, ela tem uma ampla variedade de plantas. Diversas das orquídeas Dendrobium produzem flores brancas, as cores mais comuns além do branco nestas plantas são o amarelo e roxo, mas também possuem outras colorações.

A parte superior das flores desta planta frequentemente tem uma cor contrastante, deixando-as mais atrativas. Grande parte destas orquídeas tem suas pétalas largas com babados, outras já possuem pétalas afiladas e finas.

Orquídea Epidendrum

Orquídea Epidendrum

As Epidendrum podem ser consideradas uma das orquídeas mais bonitas, elas são genuinamente fascinantes. Possuem mais de 1000 espécies conhecidas e também existem diversos híbridos acessíveis que são resultados de cruzamentos da Epidendrum com outras espécies de orquídeas.

Há espécies desta planta que formam lindas e delicadas flores brancas, algumas delas são a Epidendrum White e a Epidendrum ibaguense. Algo notável nestas orquídeas é que suas flores geralmente não têm a coloração branca pura, se você quer uma orquídea com floração branco puro, esta planta não é recomendável.

Orquídea Cattleya

Orquídea Cattleya

Essas plantas têm flores impressionantes, pois elas geralmente possuem um padrão único nas suas pétalas e também apresentam cores com bastante contraste. As cores mais populares das orquídeas Cattleya são o roxo, rosa, lilás, laranja e, obviamente, o branco.

Fora suas flores marcantes, elas são também são conhecidas através da sua ótima fragrância, as Cattleya cheiram muito bem ao comparar com outras flores. Em suma, estas plantas são ótimas para deixar em sua sala de estar, banheiro ou quarto.

Orquídea Brassavola

Orquídea Brassavola

Essa orquídea tem nome em homenagem a um nobre da Itália, e são popularmente conhecidas pelo apelido de Lady of the Night. A Brassavola tem uma bela aparência e são aromáticas, algumas destas orquídeas apresentam flores da coloração branca com manchas e sua parte que mais se destaca são suas pétalas brancas.

Por serem aromáticas, são facilmente usadas no banheiro para quem tem costume de tomar banhos longos, devido a sua aptidão em melhorar e relaxar o ambiente.

Orquídea Odontoglossum

Orquídea Odontoglossum

A orquídea Odontoglossum é uma das mais vibrantes e atraentes no mundo, ela produz flores espetaculares que são lindas e essa planta é uma orquídea híbrida que possui cerca de quatrocentas espécies. São conhecidas por serem plantas vigorosas e que geram dezenas de flores.

Apesar de serem atraentes e únicas, são complicadas na hora de cuidar, ou seja, se você é um iniciante e nunca teve plantas, é melhor procurar outras orquídeas que são mais fáceis de serem cuidadas e o preço de uma Odontoglossum é em geral mais caro do que outras espécies de orquídeas.

Orquídea Vanda

Orquídea Vanda

Existem diversas espécies de orquídeas Vanda e a maioria tem a coloração roxa, no entanto, existem algumas com flores brancas. A Vanda é ótima para melhorar qualquer espaço de seu quarto, sala de estar, escritório ou até um saguão de entrada e ela também é um excepcional presente para uma pessoa querida.

Um bom ponto das orquídeas Vanda é que elas podem crescer sem muita dificuldade em banheiros, pois elas são adaptadas para viver em lugares com bastante umidade. Porém, como as Odontoglossum, não são orquídeas fáceis de cuidar, principalmente para os iniciantes.

Orquídea Oncidium

Orquídea Oncidium

Orquídeas Oncidium são popularmente conhecidas devido à sua ótima fragrância, existem algumas espécies que possuem um perfume de chocolate e são perfeitas para os amantes desse alimento. Estas plantas geralmente crescem mais altas do que outras orquídeas, algumas delas podem chegar até cinco metros de altura.

Devido a suas flores especiais, estas orquídeas são consideradas plantas exóticas, assim tornando-as em flores ornamentais e perfeitas como presente. Ao cultivar esta planta há duas coisas importantes: elas gostam de uma mistura de plantio bem drenada e preferem temperaturas estáveis e as Oncidium não gostam de muito frio.

Orquídea Phragmipedium

Orquídea Phragmipedium

As Phragmipedium são conhecidas por apresentarem um saco em forma de bolsa nas flores, suas flores tem uma grande variedade de cores, incluindo o branco. Uma espécie branca bastante conhecida desta orquídea é a Phragmipedium andrettae com suas flores em branco e com um leve tom rosado.

Elas podem tolerar bastante água e necessitam de regas frequentes para ficarem firmes e vigorosas, podendo até tê-las em banheiros. Porém, não coloque a orquídea onde possa cair água do chuveiro pois irá prejudicar a sua planta

Orquídea Phalaenopsis

Orquídea Phalaenopsis

Estas plantas produzem umas das flores mais elegantes e clássicas se forem bem geridas. Uma das melhores orquídeas Phalaenopsis é a petite white, ela possui uma aparência minimalista com grandes flores brancas e essa orquídea é ótima para quem tem animais de estimação, além de ser fácil de cuidar.

As orquídeas Phalaenopsis são as mais vendidas em diversas lojas de jardinagem, de acordo com os vendedores, estas lindas plantas simbolizam os votos de boa sorte, simpatia, elegância, pureza, beleza e humildade.

Orquídea Cymbidium

Orquídea Cymbidium

Há uma grande variedade de orquídeas Cymbidium, dentre elas existem as Cymbidium brancas que são bastante populares, pois elas possuem flores requintadas e únicas com sua cor branca brilhante e um leve toque de rosa. Entende-se que estas orquídeas representam a feminilidade e a justiça, sendo assim um lindo presente para o dia das mães.

Antes de comprar uma Cymbidium lembre-se que elas gostam de climas mais frios ou temperaturas baixas e uma luminosidade alta, mas nada de luz direta.

Comece a cultivar agora mesmo uma orquídea branca!

Orquídea branca

Vemos que as orquídeas brancas são uma das plantas mais apaixonantes, existem inúmeras espécies para se usar em partes decorativas de festas e até mesmo em sua própria casa. Dando um toque natural no ambiente, sem dar um toque muito sobrecarregado, por terem um formato alongado e com flores delicadas.

Essas orquídeas que transmitem e representam a inocência, o amor mais puro, pureza e elegância, podem se tornar um lindo presente pois, ao entregar um arranjo com uma das orquídeas citadas seria uma ótima maneira de expressar seu amor puro e duradouro para alguém especial.

As orquídeas além de um ótimo presente trazem benefícios, como a melhora de qualidade do ar, fornecendo um oxigênio mais puro e livre substâncias indesejadas e também podem ajudar a reduzir o estresse. Elas são capazes de absorver o xileno presente, este composto se acumulado no corpo pode causar dores de cabeça, fadiga e irritabilidade.

Autor deste artigo

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos