Tipos de orquídea da terra: conheça variações da queridinha do Brasil!

Tipos de orquídea da terra: conheça variações da queridinha do Brasil!

Você sabia que as orquídeas da terra são as mais fáceis de cultivar? Veja aqui dicas de cultivo e conheça suas espécies!


Você já ouviu falar em orquídea da terra?

Orquídea terrestre

As orquídeas são plantas maravilhosas que encantam os seus admiradores e adornam os diversos ambientes em que são cultivadas. A riqueza de suas cores e formas variadas são os principais atrativos dos vários tipos que existem, como as orquídeas da terra, as epífitas e as rupícolas, sendo que a categoria de uma orquídea é determinada pela maneira que ela se desenvolve no ambiente.

As orquídeas da terra são as espécies que se desenvolvem diretamente no solo e são as mais fáceis de cultivar, enquanto as epífitas crescem apoiadas em árvores ou outras plantas de suporte, de modo que possam retirar parte de seus nutrientes da atmosfera, similar as trepadeiras. Já as orquídeas rupícolas são aquelas que se desenvolvem praticamente sobre as rochas nuas, quase que sem a necessidade de solo.

Neste artigo vamos falar das orquídeas terrestres, que possuem as espécies mais fáceis de cultivar, seja em vasos, em canteiros ou no chão. Então continue conosco e conheça as orquídeas da terra, suas principais características e como cuidar bem delas. Confira a seguir!

Tipos de orquídea da terra

Engana-se quem pensa que existem poucas espécies de orquídeas terrestres, na verdade, o que acontece é que poucas são comercializadas. Separamos 12 espécies para você se encantar, surpreender e cultivar na sua casa. Veja a seguir!

Orquídea bambu ou Arundina bambusifolia

Orquídea bambu

A Arundina bambusifolia, mais conhecida como orquídea bambu, possui o caule se assemelhar aos bambus, motivo pelo qual recebeu este nome. Seu cultivo é relativamente simples, uma ótima opção para quem deseja diversificar o seu jardim, mas deve-se atentar ao replantio para que ela não fique com sua raiz rala.

Podendo chegar aos 2,5 metros de altura, ela é uma planta perene e sua floração pode durar o ano inteiro, todavia o mais comum é que aconteça no outono e no verão. A orquídea bambu possui flores lindas com cores que variam do lilás ao branco, que atraem não apenas o olhar das pessoas, mas também insetos, como borboletas.

Orquídeas Terrestres Cymbidium

Orquídea Cymbidium

A orquídea possui diversos gêneros e espécies, somente o gênero Cymbidium possui 50 espécies registradas e mais de 10 mil híbridos. Este gênero é um dos mais populares, principalmente por sua ampla variedade de cores e formas de cultivo. A maior parte do gênero é formado por orquídeas da terra, mas, além de terrestres, muitas também são epífitas, sendo que algumas ficam perfeitas como plantas.

As orquídeas Cybidium são plantas muito desejadas e da família Orchidaceae é popularmente a mais escolhida para o cultivo, isso se dá pela sua resistência a doenças e as variações climáticas, mas principalmente pelo seu valor simbólico, sendo considerada uma flor de sorte e, ao mesmo tempo, de delicadeza e força.

Epidendrum sp

Orquídea epidendrum

A Epidendrum sp possui origem tropical, principalmente da América Latina e é mais um gênero bem amplo das dentre as Orchidaceae, com mais de 1100 espécies. Assim como as Cybidium, as Espidendrum são orquídeas terrestres, mas com muitas espécies epífitas também.

A floração dessas plantas costumam ser duráveis e surgem como pequenos buquês de pequenas flores. A rica coloração, variando entre cada espécie, faz das orquídeas Epidendrum sp plantas muito cobiçadas entre os cultores.

Ludisia discolor

Orquídea ludisia discolor

A Ludisia discolor pertence ao grupo popularmente conhecido como orquídeas-joia, sendo esta a mais popular no Brasil. Diferente da maioria das orquídeas, a Ludisia discolor possui folhas aveludadas e se enquadrando até mesmo como uma suculenta. Sua inflorescência ocorre no final do inverno, de maneira que, em longas hastes brotam pequenas flores, brancas, carnosas e delicadas.

O gênero Ludisia possui ampla variedade de espécies, cada com suas próprias características e cores, algumas são orquídeas da terra e outras rupícolas. A Ludisia discolor pode apresentar suas variantes, não muito comuns, com formas e cores diferentes, até mesmo uma variação alba considerada rara pode ser encontrada.

Orquídea Terrestre Spathoglottis

Orquídea Spathoglottis

O gênero de orquídeas terrestre Spathoglottis possui cerca de 40 espécies que se destacam pela coloração de suas flores que varia entre o violeta e o rosa, e por seu perfume que remete ao aroma de uvas frescas, e quando há bastante espaço e devido cultivo, pode produzir muitas florações. As mais populares desse gênero é a Spathoglottis plicata e a orquídea-grapete.

Por serem orquídeas da terra, estas plantas são cultivadas diretamente no solo, sem muitas exigências, sendo este fértil. Por mais que elas gostem de muita água o solo deve ser bem drenado, elas também preferem lugares onde haja uma boa incidência de luz solar direta.

Sobrália

Orquídea sobrália

Nativa do México, a Sobrália é um gênero formado por mais de 100 espécies diferentes de plantas, das quais a maioria são orquídeas da terra. Elas são plantas altas, podendo chegar aos 2 metros, e como a maioria das orquídeas, possui flores muito bonitas e perfumadas.

Sua floração é terminal, com apenas uma flor por ramo, sendo elas vistosas, rígidas e estreitas de bodas desenhadas, que duram cerca de 2 dias. Sua inflorescência pode ocorrer o ano todo, de forma esporádica e a depender da região.

Neobenthamia gracilis

Popularmente conhecida como buquê-de-noiva, a Neobenthamia gracilis é muito popular por suas flores pequenas e delicadas, de cor branca e pequenas manchas amarelas e lilás em seu interior. A gracilis é a única espécie do gênero, dando a esta orquídea um ar de exclusividade.

Ela é originária do leste da Tanzânia, na África. Sua floração é única dentre as orquídeas, com algumas pequenas flores surgindo no topo de uma longa haste, formando um pequeno buquê natural, que duram cerca de 20 dias entre uma floração e outra.

Paphiopedilum

Orquídea paphiopedilum

Composto por cerca de 90 espécies, Paphiopedilum é um gênero majoritariamente formado por orquídeas da terra, seu nome científico é pouco popular, sendo mais conhecida como “Orquídea Sapatinho” ou ainda “Sandália de Vênus”.

Essa planta possui muitas variações endêmicas, tornando algumas exclusivas de uma determinada região, fazendo com que haja muitas incertezas quanto ao número total de espécies que compõe o gênero. Alguns orquidófilos afirmando haver 80 e outros mais de 100 espécies. Essas variações podem ocorrer de diversas formas na planta, desde sua altura e forma até em sua coloração.

Uma característica muito marcante na orquídea sapatinho é sua aparência exótica. Boa parte do gênero possui flores com manchadas, pintadas ou riscada, com cores de contraste único, porém, não são essas cores que designam uma planta do gênero. Outra características que determina o gênero é um labelo, pétala modificada, que se assemelha a uma pequena taça colorida.

Phragmipedium

Orquídea phragmipedium

O nome Phragmipedium não é muito fácil nem bonito de falar, e seu significado, de origem grega, não melhora muito as coisas, sendo a tradução literal “divisão chinelo”. Todavia, esse é um gênero de orquídeas composto de plantas terrestre, epífita e humícola, sendo esta última as que vivem sobre matéria orgânica em decomposição.

Com 28 espécies, as Phragmipedium são nativas da América Latina, de regiões do Brasil ao México. Uma das características mais marcantes do gênero esta em sua inflorescência, com flores que desabrocham sequencialmente, ou seja, enquanto uma morre, outra esta nascendo.

Renanthera coccinea

Orquídea renanthera coccinea

A Renanthera coccinea foi a primeira espécie do gênero a ser descrita, isso ocorreu em 1790 por João Loureiro, um missionário e botânico. Hoje o gênero já é contemplado com pelo menos 22 espécies de diversos países. A coccinea é mais uma das orquídeas da terra, mas com devido preparo também pode ser cultivada como uma epífita.

Ela é uma planta de crescimento praticamente ilimitado, visto que ela desenvolve inúmeras ramificações com o passar do tempo. Uma de suas principais características são suas cores, o caule é verde-escuro de onde saem suas ramificações e folhas, densas e de mesma cor. Suas flores surgem em seus ramos e são muitas, com pétalas longas e de cor vermelha, levemente rósea.

Phaius

Orquídea phaius

O gênero de Phaius é formado por cerca de 30 espécies exclusivamente de orquídeas da terra, de solos alagados e pantanosos. Um dos destaques para o gênero se dá ao fato dessas plantas serem algumas das maiores flores pantanosas do mundo.

Suas flores são belas e atraem muita atenção, com formas que lembram taças, vestidos e até mesmo cornetas, suas cores em grande maioria são variações do rosa mesclando com outras como, preto, amarelo e branco. Devido a grande procura por essas plantas, algumas delas se encontram em risco de extinção, como a Phaius Tankervilleae, mais conhecida como “orquídea capuz de freira”, uma das mais populares do gênero.

Bletia

Nativas desde a Flórida até o sul do Brasil, elas também são muito concentradas nos campos e barrancos do México. As orquídeas Bletia equivalem a cerca de 35 espécies, das quais a maioria são terrestres, e a mais comum delas, aqui no Brasil, a Bletia Catenulata.

Seu caule é ereto e dele se desmembram rizomas dos quais brotam sua inflorescência. Suas flores possuem pétalas longas e delicadas, e suas cores mais comuns variam do roxo ao rosa, mas também são encontradas em tons azulados, alaranjados, branco, dentre outras.

Características dos tipos de orquídea da terra

Orquídea da terra

Como você viu, as orquídeas da terra são aquelas que crescem exclusivamente no solo, mas o que distingue uma terrestre de uma humícola, por exemplo? Acompanhe a seguir as principais características que classificam as orquídeas do tipo terrestre além das mais populares e conhecidas aqui no Brasil.

Conheça o motivo de serem chamadas de orquídeas da terra

Existem dezenas de milhares de espécies e híbridos de orquídeas espalhadas pelo mundo, e como vimos, somente as Cybidium possuem mais de 10 mil híbridos, cada uma possuindo suas características próprias que faz cada uma dessas plantas únicas. Uma das formas de classificar essa ampla variedade de plantas é pelo ambiente em que elas crescem, dessa forma existem 5 categorias que as classificam com:

  • Terrestres: São aquelas que crescem diretamente no solo, composto principalmente por terra, húmus e folhas caídas.
  • Humícolas: Crescem sobre matéria orgânica em decomposição, principalmente vegetal.
  • Saprófitas: Também se desenvolvem em matéria orgânica, porém elas não produzem clorofila, nem fazem fotossíntese.
  • Epífitas: Elas crescem de forma similar as trepadeiras, penduradas em árvores e outras plantas.
  • Rubícolas: Se desenvolvem em terreno rochoso, com pouca presença de terra.

O que são orquídeas terrestres, de chão ou mato?

As chamadas terrestres, também são conhecidas como orquídeas de chão ou do mato, e se desenvolvem diretamente no solo. Diferente das humícolas, que crescem sobre solo com matéria orgânica em decomposição, as orquídeas da terra precisam de solo fértil, rico em matéria orgânica e muita umidade, algumas delas, crescendo até mesmo em ambientes pantanosos e alagados.

Quais são as orquídeas da terra mais comuns no Brasil?

Se você busca uma orquídea da terra para cultivar poderá ter dificuldades em encontrar algumas espécies, e pensando nisso que separamos algumas comuns e populares aqui no Brasil que você poderá encontrar facilmente e começar a sua coleção de orquídeas:

  • Arundina bambusifolia: embora sejam nativas do continente asiático, as orquídeas bambu são muito populares no Brasil, especialmente na região sul do país.
  • Epidendrum sp: elas são plantas nativas da América Latina, isso inclui o Brasil, um dos motivos que permitirão você encontrá-las facilmente por aqui.
  • Spathoglottis plicata: é outra de origem asiática, mas muito popular no Brasil.
  • Bletia catenulata: essa mais uma planta de solo americano e, do seu gênero, é a mais comum de ser encontrada no Brasil.
  • Phragmipedium: este é um gênero que abrangem 24 espécies e por serem nativas das Américas será fácil encontrar algumas de suas espécies. 

Conheça dicas essenciais de cuidados com as orquídeas da terra

Ferramentas de jardinagem

Orquídeas são plantas muito variáveis e cada uma possui necessidades distintas, mas foi pensando nisso separamos as principais dicas gerais de plantio, cultivo e os cuidados essenciais para você cuidar bem das suas plantinhas. Veja isso e muito mais a seguir!

Substratos essenciais para sua orquídea da terra

As orquídeas da terra, geralmente, não necessitam de adubação consistente como outras plantas, isso porque a principal fonte de nutrientes dessas plantas está no substrato, mas caso opte por adubá-la, escolha os fertilizantes equilibrados, como o NPK 10-10-10. Todavia, o mais comum, e geralmente suficiente, é que o substrato seja preparado com:

  • Terra vegetal;
  • húmus ou esterco curtido;
  • casca de pinus;
  • carvão.

E caso esteja procurando mais sugestões de fertilizantes para flores, confira nosso artigo sobre os 10 Melhores Adubos para Flores de 2022 e escolha o melhor para suas orquídeas!

Tenha o vaso ideal para sua orquídea da terra

Elas são plantas que necessitam de um bom espaço para desenvolver suas raízes, algumas até crescem em ambientes compactos, mas isso interfere consideravelmente na sua floração e tamanho, já outras podem nem mesmo suportar um cenário assim.

Dito isto, quando realizar o plantio da sua orquídea da terra, escolha vasos grandes e profundos, com boa evasão de água. Com o vaso escolhido, preencha-o com o substrato preparado anteriormente, faça um buraco no centro de modo a entrar toda a raiz da planta e mais alguns centímetros, complete com o substrato e regue bem.

Escolha o melhor ambiente para sua orquídea da terra

As orquídeas terrestres possuem muitas características distintas, formadas de acordo, principalmente, com o ambiente nativo em que a espécie foi desenvolvida. Algumas podem se adaptar com maior facilidade, no entanto, outras podem não se desenvolver corretamente e até mesmo morrer fora de seu habitat.

Por isso é importante, antes de escolher sua orquídea, pesquisar sobre a sua história e desenvolvimento, algumas podem preferir ambientes com temperaturas elevadas e com solo minimamente úmido, porém outras preferem cenários com maior acúmulo de água e o cultivo a meia sombra, ainda há aquelas que se desenvolvem majoritariamente em solo pantanoso.

Rega e Iluminação ideal para as orquídeas da terra

De modo geral, essas plantas preferem o solo bem úmido, então é importante conferir sua umidade. Uma maneira prática para fazer isso é colocando o dedo na terra e conferindo se o dedo estiver levemente molhado é sinal que não precisa de mais água. O mais comum é que a irrigação ocorra a cada 2 ou 3 dias.

Quanto a luminosidade, existem plantas que se desenvolvem em regiões mais quentes e com incidência direta de luz solar, por outro lado, algumas se desenvolvem melhor em locais com menos luminosidade. Desta forma, o comum é que essas plantas sejam cultivadas a meia sombra, no entanto, para que sua orquídea floresça e cresça anda mais linda, é importante pesquisar ela mais a fundo.

Temperatura e ventilação para as orquídeas da terra

Muitas orquídeas são extremamente vulneráveis a baixas temperaturas, mas isso não se aplica as terrestres. As orquídeas do mato têm como característica da maioria das espécies boa resistências a temperaturas a baixo dos 12°C, período em que costumam hibernar. Todavia, para sua planta se desenvolver da maneira ideal, o melhor é pesquisar sobre o clima proeminente em seu habitat.

Conheça o ciclo de vida da sua orquídea da terra

A maioria dessas orquídeas possuem um ciclo de vida perene e a inflorescência delas varia entre cada espécie, alguma florescendo durante o verão, outono, primavera e, raramente, algumas florescendo no inverno, porém, esses ciclos podem ser alternados conforme a região em que ela está inserida, a maneira como é cultivada e, até mesmo, a depender das plantas vizinhas.

O melhor momento para fazer o transplante da orquídea da terra

O indicado é que as orquídeas da terra sejam replantadas a cada 1 ou 2 anos, devido ao seu crescimento acelerado e ao fato de adquirir nutrientes principalmente do substrato e não por meio da adubação, esse cuidado deve ser seguido à risca.

O momento ideal para realizar o transplante da maioria das orquídeas é durante a primavera, mas isso pode variar entre cada espécie. Então aqui estão algumas considerações relevantes antes de transplantar sua planta:

  • Aguarde passar o período de floração;
  • Espere que sua raiz seja tão grande de maneira que não caiba de maneira adequada no vaso;
  • Quando ela estiver doente, não der flores novas nem florescer;
  • Se houver contágio ou infestação de pragas;
  • Se não houver drenagem, iluminação ou temperatura correta. 

Cuidados com o corte das hastes da orquídea da terra

Ao podar as hastes de sua orquídea, é importante ter alguns cuidados ao cortar as hastes de sua orquídea. Segundo o rhs.org.uk, o ideal é esperar até que todas as flores da haste tenham murchado e caído antes de realizar o corte. Quando a poda for realizada, o caule deve ser cortado por complete, de modo a eliminar toda a parte doente da planta.

Esterilize os materiais de cuidado da sua orquídea da terra

Outro aspecto importante ao cuidar de suas plantinhas é preparar os materiais que irá utilizar. A esterilização, principalmente das ferramentas de corte é um dos fatores que podem impedir a propagação de doenças e vírus durante o corte de suas hastes.

Esse procedimento pode ser feito aplicando álcool sobre o objeto, de maneira que o lave por completo e posteriormente deixá-lo secar por alguns minutos antes de mexer em sua planta.

Sinais que sua orquídea da terra precisa de atenção

Todas as plantas precisam de cuidados e atenção, algumas mais e outras menos, as orquídeas da terra não diferem nesse aspecto. Veja alguns indícios de que sua planta pode estar pedindo por ajuda:

  • Quando suas raízes se tornam acinzentadas, folhas enrugadas e bulbos encolhidos, são sinais de má irrigação;
  • Enquanto raízes curtas, indica apodrecimento, e folhas amarelas podem ser um indicativo de que sua orquídea está sendo afogada ou que precisa de mais nutrientes;
  • Por outro lado, folhas escuras podem indicar baixa luminosidade;
  • Pragas como cochonilhas são comuns em todas as orquídeas, para acabar com esse problema a aplicação de uma mistura de sabão e água costuma ser bem eficiente.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas orquídeas da terra

Neste artigo apresentamos informações gerais e os tipos de orquídeas da terra, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Decore seu ambiente com os mais belos tipos de orquídea da terra!

Vaso de flores decorando uma mesa

Como você viu durante o artigo, as orquídeas da terra possuem inúmeras características fazendo de cada uma delas espécies de belezas únicas, com cores e formas diferentes que atraem os mais diversos colecionadores, desde os iniciantes que se encantam com essas plantas até os mais experientes que buscam pelos híbridos e espécies raras.

Agora que você já sabe o que são as orquídeas do mato, conheceu as principais espécies que compõe esse grupo magnífico e aprendeu as principais dicas e cuidados gerais que deve ter com sua plantinha, escolha também as suas orquídeas da terra preferidas e decore o seu ambiente com os mais variados tipos!

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto