Aquaplanagem: o que é, como evitar que aconteça, manutenção e mais!

Aquaplanagem: o que é, como evitar que aconteça, manutenção e mais!

Veja neste artigo informações sobre o que é a aquaplanagem, como evitar e o que fazer caso isso ocorra durante a direção.


O que é aquaplanagem?

Carro azul andando sob chuva forte.

A princípio, aquaplanagem é um acontecimento físico em que um veículo perde aderência com o solo ao passar sobre uma camada de água, seja ela causada por chuvas ou mesmo por acúmulo de líquido no caminho.

Nesse momento, o automóvel desliza sobre a pista e o motorista tende a perder o controle da direção. Em casos extremos, pode representar alto risco de acidentes. Este fenômeno físico ocorre não apenas em dias chuvosos ou com poças no trecho, mas também pode ser causado por uma série de outros fatores, dos quais podem ser evitados com simples cuidados de manutenção do carro e dicas durante a direção.

Para entender melhor sobre a aquaplanagem e os cuidados para evitar esse tipo de acidente, veja a seguir, mais detalhes e informações.

Sobre a aquaplanagem

Carro de desempenho moderno em alta velocidade na água.

A aquaplanagem pode ser extremamente perigosa e aumentar o risco de acidente nas ruas, caso o motorista não saiba como evitar e proceder em um momento desses. Por isso, veja abaixo: os principais fatores, como ocorre e o que fazer nessas situações.

Fatores que influenciam a aquaplanagem

Embora a aquaplanagem seja essencialmente motivada pelo acúmulo de água na pista, alguns outros fatores influenciam este fenômeno. São eles: qualidade do asfalto, velocidade do veículo, água na banda de rodagem do pneu e o estado de conservação dos pneus.

Mesmo tendo diversos fatores que influenciam a aquaplanagem, com alguns cuidados durante a direção e precauções com o automóvel é possível evitar acidentes em dias chuvosos ou com presença de grande quantidade de poças no asfalto.

O que acontece quando o carro entra em aquaplanagem?

Em um momento de aquaplanagem, devido ao acúmulo de água entre o pneu e a estrada, os pneus perdem aderência e sofrem falta de tração. Dessa forma, perdendo o contato com a superfície, o veículo pode não responder mais à direção e o motorista sente o carro deslizando na pista.

Com maior dificuldade no controle da direção, o motorista é incapaz de frear, dirigir ou acelerar o automóvel. Esse fator aumenta exponencialmente o risco de acidentes na estrada, seja colidindo com outros veículos da pista ou batendo em suportes ou outros objetos no caminho.

O que fazer em caso de aquaplanagem?

Caso você se veja em uma situação em que as pistas estão mais molhadas e menos aderentes, a primeira ação que deve ser feita é reduzir a velocidade. O ideal é manter abaixo de 80 quilômetros por hora, mesmo que a sinalização da via possibilite uma velocidade maior.

Quando sentir que o carro não está mais sob seu controle, lembre-se de retirar o pé do acelerador, não pisar no freio bruscamente e segurar firmemente o volante para manter as rodas alinhadas. Por fim, assim que sentir que o pneu voltou a ter contato com a estrada, vire levemente o volante de um lado para o outro, para identificar a aderência.

Como evitar as chances de ocorrer aquaplanagem

Pneu espirrando água em um fundo escuro.

Embora seja muito perigoso a perda de controle do automóvel durante a aquaplanagem, com alguns cuidados simples e manutenção dos pneus é possível evitar acidentes durante momentos mais arriscados no volante. Adiante, você encontrará formas simples de como evitar a aquaplanagem.

Não corra na chuva

Estar dirigindo em alta velocidade e durante a chuva é um dos principais fatores para causar acidentes em momentos de aquaplanagem. Isso ocorre porque quando o carro está mais rápido, há uma maior perda do atrito entre o pneu e o asfalto, fazendo com que os pneus deslizem com maior facilidade.

Por isso, em dias de chuva, busque manter uma velocidade segura ou até sentir o carro atritando com o asfalto. Dessa forma, você terá um maior controle da direção e conseguirá passar por poças ou áreas com maior alagamento.

Manutenção dos pneus

A manutenção dos pneus é muito importante não apenas para garantir uma segurança maior nas viagens, mas também como forma de prolongar o uso dessas peças e minimizar o desgaste de outras partes do automóvel, como a suspensão, tração, os freios e até o consumo de combustível.

Embora não exista um momento exato para se fazer esta checagem, é importante manter uma manutenção de rotina para verificar o indicador de desgaste das bandas de rodagem (TWI), bolhas ao longo do pneu ou checar se as extremidades estão mais desgastadas que o centro.

Profundidade da banda de rodagem

Primeiramente, a banda de rodagem é a parte externa do pneu que fica em contato com a superfície do solo. Ela é a responsável por garantir a aderência do veículo nas pistas e maior segurança durante as viagens. Por isso, é importante verificar a profundidade dessa parte ou notar se ela está desgastada, para assim fazer uma troca de pneus.

Como forma de fazer a verificação, você pode olhar o TWI ou o indicador do desgaste da banda de rodagem, que está presente em todos os pneus. Essas barras de desgaste são “gomos” que ficam localizados entre os sulcos do pneu e tem 1,6 milímetros de tamanho. Assim que ela ficar visível, é o momento de fazer a troca de pneu.

Cuidado ao passar por um trecho alagado

Como fator principal para que ocorra a aquaplanagem, passar em poças ou trechos com excesso de água podem fazer com que o carro deslize e você perca o controle da direção. Por isso, o ideal é evitar as vias alagadas ou passar com cuidado sobre elas.

Esses trechos podem ser causados por um asfalto ou estrada com buracos, que acabam acumulando água indevidamente ou por fortes chuvas. De qualquer forma, busque conhecer com antecedência o caminho por onde irá passar com o veículo e quando necessário, opte por outros trajetos.

Revise os pneus

Para garantir um maior tempo de vida dos seus pneus e evitar a troca deles antes do prazo, o ideal é realizar uma revisão dessas peças no dia a dia. Para tanto, comece com a verificação quinzenal da calibragem deles e respeite o valor indicado pelo fabricante do veículo. Caso contrário, dirigir com a pressão errada dos pneus pode causar danos desde o simples desgaste até a deformação do mesmo.

Além de verificar a calibragem, o alinhamento e balanceamento dos pneus devem ser feitos para garantir a estabilidade e maior facilidade no momento da direção. Por fim, é dado como sugestão o rodízio dos pneus, isto é, inverter as posições das rodas dianteiras com as traseiras para equalizar o desgaste dos mesmos.

Dirija com cuidado para que não aconteça a aquaplanagem!

Mulher em um carro com o cinto de segurança e as mãos no volante.

Como vimos, a aquaplanagem é uma situação perigosa que pode ocorrer tanto em viagens longas quanto em pequenos trechos por onde o motorista passar. Quando isso acontece, o carro literalmente tende a flutuar sobre a camada de água, gerando a perda de controle de quem está na direção do automóvel.

Com alto risco de gerar acidentes, este fenômeno pode ser evitado com algumas dicas simples como conhecer o trecho por onde irá passar, verificar rotas alternativas ou então com uma boa manutenção e rotina de verificação do carro e dos pneus.

Por isso, para evitar riscos e garantir uma direção segura, aproveite as informações deste artigo para passar por uma aquaplanagem de forma tranquila ou até escapar dessas situações.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Está em busca de um bom alarme para sua moto? Aprenda a como escolher o melhor alarme e também confira quais são os 10 melhores alarmes para moto de 2022!


As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

Quer adquirir uma cafeteira expresso para fazer um café delicioso e não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cafeteiras e como escolher a sua!


As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor bicicleta aro 16? Veja dicas de como escolher o modelo ideal para seu filho e uma seleção com 10 melhores bicicletas do mercado!


Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Saiba como escolher o melhor mouse HyperX por meio das dicas e do ranking com os 6 melhores modelos do mercado. No fim, faça um investimento que compensa!


Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Procurando o melhor cobertor de 2022? Confira neste artigo dicas imperdíveis sobre como escolher o ideal e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Treinos Alimentação