Agapanthus africanus: cuidados e muito mais sobre esta planta!

Agapanthus africanus: cuidados e muito mais sobre esta planta!

Saiba tudo sobre o Agapanthus africanus, suas características, como plantar e quais cuidados se deve ter para o bom crescimento da planta.


Já ouviu falar em Agapanthus africanus?

Várias inflorescências de Agapanthus africanus lilás

O nome Agapanthus vem da combinação das palavras gregas agape (amor) e anthos (flor). Ou seja, flor do amor. Natural em países mais ao sul do continente africano, com suas folhas em forma de lança e hastes altas de um metro de altura, os Agapanthus florescem na primavera e no verão. Eles também lembram flores de allium, o que faz sentido, já que são da mesma família botânica.

O Agapanthus lembra um pouco lírios, com seus caules eretos e umbelas redondas de flores em forma de trombeta. Embora não sejam da mesma família que os lírios, os agapanthus são frequentemente chamados de "lírio do Nilo" ou "lírio africano". Na África do Sul, eles também são chamados de lírio azul, isicakathi pelo povo Xhosa e ubani pelo Zulu.

Gostou dessa planta e quer saber mais sobre ela, para quem sabe começar a cultivá-la em seu jardim? Então você está no lugar certo! Leia mais a seguir para conhecer melhor o Agapanthus africanus e quais os cuidados você precisa ter com ele.

Informações básicas do Agapanthus africanus

Grande moita com vários pés de Agapanthus africanus


Nome CientíficoAgapanthus africanus
Outros NomesAgapantus, agapanto, lírio-africano, flor-do-nilo, lírio-do-nilo
OrigemÁfrica
Porte30~60 centímetros
Ciclo de vidaPerene
FloraçãoPrimavera e verão
ClimaTropical, Subtropical, Mediterrâneo e Temperado



A flor de lírio africano dá uma aparência fantástica às plantas fronteiriças e também são ótimas para o cultivo em recipientes. Elas normalmente atingem cerca de 30 a 60 cm de altura e são nativas da África do Sul, adoram o sol e desfrutam da sombra da tarde. Elas são do do gênero de planta Agapanthus e da família Amaryllidaceae (portanto, estão intimamente relacionadas aos Aspargos).

Como cuidar do Agapanthus africanus

Ferramentas de jardinagem

Veja a seguir como cuidar do seu Agaphantus africanus em casa e dicas para que a sua planta se desenvolva sem qualquer problema.

Luminosidade e local ideais para o Agapanthus africanus

Os lírios africanos prosperam em plena luz do sol. Portanto, escolha um local onde a planta fique sob a luz direta do sol na maior parte do dia. Se você não obtiver muitas flores, mova sua planta para um local mais ensolarado. Mover o lírio africano para o ar livre durante o verão dará a ele a luz do sol de que precisa. Assim, evite sombras: esse tipo de planta pode até crescer na sombra, mas não vai florescer.

Durante o verão, vários caules de flores vão explodir como nuvens de flores em tons de azul. Essas flores são ideais para o jardim, em um vaso de planta para a marquise ou qualquer sala que receba luz solar plena.

Rega do Agapanthus africanus

Regue a planta, generosamente, ao longo do seu desenvolvimento, mantendo o solo úmido de forma uniforme. No entanto, regue com moderação após o término da floração, já que se trata de uma planta robusta. É uma boa ideia usar um vaso com orifícios de drenagem, porque o lírio africano não tolera solo encharcado. Durante os meses de inverno, regue apenas o suficiente para evitar que a folhagem murche.

Assim, certifique-se para que haja regularidade na rega, especialmente durante o verão, isso manterá essas plantas saudáveis, mas atenção a qualquer sinal de folhas amarelas, geralmente elas indicam excesso de água. De qualquer modo, a melhor maneira de determinar se a planta está com sede é apalpando o solo. Se as 3 polegadas superiores (7,6cm) estiverem secas, regue a planta profundamente.

Adubação para o Agapanthus africanus

Após a planta florescer, o que normalmente ocorre no verão, ela entra em desenvolvimento de raízes e filhotes, por isso nesse momento é importante nutrir o solo, adubando-o. Essa adubação deve repor nutrientes que serão necessários para o desenvolvimento e também pode ocorrer a partir do segundo ano após plantio.

O adubo ideal é o NPK 4-14-8. No entanto, use este adubo na versão granulada. Para adubar o solo, misture cerca de 2 colheres de sopa para 2 litros de água, dissolvendo bem para em seguida misturar com a terra.

Umidade e temperatura adequadas para o Agapanthus africanus

O Agapanthus africanus não tolera umidade baixa. Portanto, é necessário manter 40-50% de umidade relativa. Para isso, use um umidificador de ambiente com névoa fria para obter melhores resultados. Quanto a temperatura, a ambiente deve estar em média de 18 a 27 graus celsius.

Se você levar seu vaso para o pátio ou varanda durante o verão, não se preocupe, a planta consegue aguentar o calor. No entanto, traga-a de volta para dentro de casa ou qualquer ambiente fechado quando a temperatura cair. Por serem plantas perenes, elas apenas toleram temperaturas de até 10 ºC.

Poda do Agapanthus africanus

O Agapanthus africanus não requer tantos cuidados e não precisa de poda quando plantado de forma doméstica. Os talos com flores gastas devem ser removidos, para que não apodreçam. Já a folhagem doente ou danificada deve ser cortada sempre.

Mas, quando plantados em um jardim, é necessário podar para fortalecer seu crescimento nas próximas florações. Por isso, corte os botões de flores após o florescimento, assim a planta consegue ter mais força para se desenvolver. Além disso, ela armazenará mais energia para a próxima estação de florescimento.

Propagação do Agapanthus africanus

Para que a planta se propague, use mudas ou plantio de bulbos. Assim, divida as plantas na primavera a cada 4 anos ou quando ficarem muito cheias, plantas bem desenvolvidas podem ser divididas sem problemas. O método da divisão é ideal para obter plantas idênticas às plantas-mãe e proporciona um rápido crescimento.

Você também pode propagar o lírio-africano plantando as vagens de sementes. Neste caso, a propagação da semente não é difícil, no entanto dê preferência para semear o Agapanthus na primavera para um melhor resultado, tendo em mente que as plantas provavelmente não produzirão flores por pelo menos dois ou três anos.

Pestes e doenças comuns do Agapanthus africanus

É incomum que o Agapanthus africanus apresentar pestes ou doenças, mas um dos motivos para doenças virais acontecerem se dá pelo excesso de água e muita umidade. As mais comuns são Mofo cinza, um fungo que se espalha pelas flores que estão morrendo e sobrevive da água parada e Antracnose, uma outra doença que se espalha pela água e deixa as plantas amareladas e evoluindo para a queda.

Por fim, há também a podridão. Se for o caso, quando você desenterrar as plantas, encontrará as raízes ou o bulbo deteriorados e descoloridos, sendo que isso pode matar a sua planta por completo. Para controlar essas doenças, a remoção manual da base semelhante a um bulbo da planta é eficaz. Uma espátula ou pá pode ser necessária para bulbos mais profundos ou infestações maiores.

Como preparar o vaso para Agapanthus africanus

Se for cultivar o Agapanthus em vaso, prepare uma grossa camada de terra com o adubo. Não esqueça de proteger o fundo do seu vaso com uma geomanta média e acrescente um pouco de areia úmida. Depois, é só manter a planta bem regada, sem excessos.

Por fim, cave a cova de plantio com o dobro da largura e a mesma profundidade da raiz. Retire a planta do recipiente, provoque delicadamente as raízes e insira-a na cova. Deixe a planta tomar sol ou luz do sol de forma indireta, pois essa planta não vive bem sem a luminosidade para se desenvolver.

Quando replantar Agapanthus africanus

O ideal é replantá-lo no início da primavera, as plantas normalmente florescem no início e no meio do verão. Para isso, replante a planta no local preparado utilizando o bulbo da planta. Cubra cada bulbo com 5cm de solo e deixe pelo menos 20cm de espaço entre cada um. Não se esqueça de observá-los atentamente. Descarte aqueles que estão danificados ou moles.

Regue a planta recém-replantada imediatamente, umedecendo o solo a uma profundidade de 15 a 20 cm. Mantenha o solo ligeiramente úmido - mas nunca encharcado - até que o Agapanthus esteja estabelecido e apresentando um novo crescimento saudável. Depois disso, regue ocasionalmente durante o tempo quente e seco.

A flor do Agapanthus africanus

Close up em inflorescência roxa de Agapanthus africanus

Abaixo, aprenda mais sobre as flores do Agapanthus, que nascem em forma de funil no topo dos caules da planta, esses que são rígidos, eretos, sem folhas e carnudos quando estão saudáveis. Veja também como ocorre seu florescimento e em quais cores elas se apresentam.

Quando floresce?

Você pode ter um Agapanthus florescendo da primavera até a primeira geada no outono. Assim, com os devidos cuidados, o florescimento do Agapanthus ocorre repetidamente por várias semanas ao longo da temporada, e então essa usina perene retorna para dar outro show só no ano seguinte.

O Agapanthus é uma planta quase indestrutível e, de fato, a maioria das variedades de Agapanthus se auto-semeiam generosamente e podem até se tornar um tanto infestantes, por isso quando florescem isso acontece de forma abundante.

Como fazer o Agapanthus africanus florescer com substrato

Para o Agapanthus o melhor substrato é o proveniente de esterco (ou seja, substrato orgânico), sendo este o melhor tipo de substrato uma vez que ele possui tudo de que a planta precisa: nutrientes. Além disso, é muito simples de ser encontrado e o custo é barato.

Aposte na grande maioria das vezes no esterco para ser o substrato da sua planta para mantê-la saudável e pronta para florescer. Com certeza dessa forma a planta ficará muito mais forte e irá se desenvolver muito mais rapidamente, já que o substrato irá nutri-la, florescendo com maior intensidade.

Cores da flor de Agapanthus africanus

Com considerável diversidade de cor, forma e caráter da inflorescência do Agapanthus, as flores geralmente têm tons de azul ou roxo, mas também estão disponíveis em branco e rosa. Apesar de existirem espécies de várias cores (como os raros Agapanthus vermelhos); os Agapantos mais comuns são os lilases, brancos e azuis.

Além disso, há o Agapanthus 'Black Buddhist' que é uma planta perene compacta com grandes cachos arredondados repletos de flores azuis escuras em forma de trombeta, cada uma adornada com uma faixa escura no centro das pétalas.

Sobre a planta Apanthus africanus

Inflorescência de Agapanthus africanus branco

O Apanthus africanus ainda tem mais algumas particularidades interessantíssimas! A seguir, descubra um pouco sobre a sua toxidade e possibilidades de paisagismo e veja mais algumas características da planta:

A toxicidade do Agapanthus africanus

As folhas e o bulbo do Agapanthus são tóxicos e causam irritações na pele e ulcerações na boca, sendo todos perigosamente venenosos. No caso, o que realmente causa tudo isso é a seiva, pois causa inchaço severo em contato com a garganta ou boca. As folhas e os frutos são muito venenosos, causando náuseas, dores de cabeça e, em casos extremos, insuficiência cardíaca.

A causa desses sintomas se dá pela presença das saponinas que começam causando irritação gastrointestinal. Dessa forma, atenção com crianças e pets perto da planta! Além disso, espécies de Agapanthus têm sido usadas em fitomedicina em algumas partes da África como abortivos e afrodisíacos, tendo sido demonstrado que os extratos da planta têm efeitos sobre o útero, causando contrações, possivelmente devido à produção de prostaglandinas.

Agapanthus africanus no paisagismo

O Agapanthus é um clássico, elegante e de médio porte. De baixa manutenção e longa duração, combina com o seu jardim em qualquer época do ano. Para isso, coloque-o em recipientes para adicionar a um pátio ou alpendre. A planta prefere sol ou sol parcial, então um pátio bem iluminado decorado com essas plantas anima o espaço onde não é possível ajardinar.

Considere usar vários recipientes de Agapanthus em números ímpares para criar o equilíbrio visual correto. Esconda uma cerca feia com fileiras de Agapanthus, por exemplo, ou ainda se você tiver uma charmosa cerca de piquete branca, considere incorporar o Agapanthus na paisagem para fornecer um interessante visual contra os piquetes.

Atrai insetos

O Agaphantus atrai caramujos, lesmas, aranhas vermelhas (ácaros) e cochonilhas. Essas pragas normalmente não prejudicam a planta, mas podem se alimentar de outras plantas suculentas no jardim, então fique atento. Além disso, a planta também atrai o fungo Macrophoma agapanthii, que pode causar a morte das folhas.

Vários insetos podem atacar os Agapanthus dentro ou fora de casa, sugando os sucos vitais da folhagem das plantas, por isso preste atenção para poder tratá-la propriamente. Cochonilhas, mosquitos, ácaros e tripes são os principais culpados. Para combater lesmas, deixe uma panela rasa de cerveja para atraí-las e em seguida se afogarem no líquido. Contra os insetos, borrifar água com detergente à noite, limpando as folhas no dia seguinte, pode ajudar.

Agapanthus africanus é tolerante ao frio

O Agapanthus é bastante tolerante ao frio e até moderadamente tolerante à geada. Por moderado, entenda que eles podem suportar geadas leves e curtas que não congelam o solo de forma considerável. A parte superior da planta morre com uma leve geada, mas as raízes grossas e carnudas retêm a vitalidade e voltam a brotar na primavera.

Existem alguns híbridos, notadamente os híbridos Headbourne, que são mais resistentes. Mas ainda assim, eles precisarão de cuidados especiais para resistir ao inverno ou as raízes podem morrer no frio. Mas lembre-se: cuidar do Agapanthus no inverno depende da variedade que você está cultivando e do aspecto do seu jardim.

É uma flor muito resistente

Também tolerante ao calor e à secura, é uma planta excelente para a parte baixa de muros e arbustos. Por ser muito rústica, ela é bem resistente a doenças e de baixíssima manutenção. No entanto, saiba que para obter os melhores resultados é importante selecionar a variedade mais adequada para o seu jardim e o local de plantio correto.

Ao cultivar o Agapanthus, o truque é colocar a planta certa no lugar certo. Como regra geral, as variedades decíduas são mais resistentes do que as variedades perenes - os tipos menos resistentes precisarão de cobertura morta de inverno e proteção contra geada, enquanto os mais resistentes não.

Cultive a planta Agapanthus africanus em seu jardim!

Close up em inflorescência roxa de Agapanthus africanus no sol

Como você viu, você pode plantar Agapanthus a qualquer momento durante a estação de crescimento, de preferência na primavera. Plante razoavelmente profundo para proteger a planta da geada e, se for plantar em um recipiente, deixe espaço para uma cobertura morta de inverno para proteger a planta. Tanto as variedades decíduas quanto as perenes sobreviverão melhor ao inverno se plantados em solo não muito úmido.

Seja no solo ou em recipientes, os Agapanthus se dão melhor em solos bem drenados e com bastante matéria orgânica e também não gostam de solos alagados. Por este motivo, se o seu jardim for do lado úmido, plante Agapanthus em recipientes. Mas, caso a sua planta não floresça ou pare de florescer, a dica é: replante-a ou divida-a.

Agora que você aprendeu mais sobre essa planta, suas características e seu cultivo, com certeza está apto para ter uma em casa! Não importa se em vasos, canteiros, próximo a muros ou mesmo no meio do seu jardim, desde que bem iluminado e bem cuidado, seu Agapanthus africanus sempre te dará uma bela florada. Utilize nossas dicas e cultive você também!

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto