Crassula ovata: como cuidar desta planta, seus aspectos e mais!

Crassula ovata: como cuidar desta planta, seus aspectos e mais!

Você sabia que a Crassula ovata tem vários significados? Saiba quais são, dicas de cuidados e mais curiosidades sobre a planta.


Crassula ovata e seu significado

Crassula ovata em um balde

Como todo amante de jardinagem, você já deve ter ouvido falar em crassula ovata, planta-jade, árvore-da-amizade ou planta-do-dinheiro. Esta planta é da família Crassulaceae, um tipo de suculenta que, quando plantada em vaso, adquire um aspecto de pequena árvore, como um bonsai.

Popularmente, acredita-se que a planta-jade simboliza boa sorte. Também acredita-se que essa planta atrai dinheiro, prosperidade e amizades duradouras. Para o Feng Shui, colocar o vaso da planta-jade na entrada da casa, no canto sudoeste da sala, ou no escritório, acarreta o fortalecimento da sua energia.

Essa planta se adapta bem a diversos ambientes e, por se tratar de uma suculenta, é bem resistente a períodos de seca. Então, seja você um jardineiro experiente ou um iniciante na jardinagem, essa plantinha é indicada por ser de fácil cultivo e de ciclo de vida perene.

Quer saber mais sobre como cuidar da Crassula ovata e sobre os seus benefícios? Confira a seguir!

Informações básicas da crassula ovata

Canteiro com crassula ovata


Nome científicoCrassula ovata
Outros nomesplanta-jade, planta-de-jade, bálsamo-de-jardim, árvore-da-amizade, planta-do-dinheiro
FamíliaCrassulaceae
OrigemÁfrica do Sul
Porte0,4m a 1,5m
Ciclo de vidaperene
Floraçãoentre o final da primavera e o início do inverno
Clima tropical, subtropical, semiárido, oceânico, mediterrâneo, equatorial, continental. 


A Crassula ovata, popularmente conhecida como planta-jade, é uma planta da família Crassulaceae. Sua origem é o sul continente africano, mas ela pode ser encontrada em casas ao redor de todo o planeta. Seu porte pode variar entre aproximadamente 40cm e 1,5m de altura.

Seu ciclo de vida é perene e ela se adapta bem a climas que vão do equatorial ao subtropical, passando pelo oceânico e semiárido. Também se adapta bem a períodos sem água. Muitas vezes, a planta-jade não floresce. No entanto, é possível simular suas condições nativas a fim de estimular sua floração.

Cuidados com a crassula ovata

Crassula ovata cuidados indoor

Nesta seção, confira alguns cuidados, como a rega, a luminosidade ideal e o solo apropriado, que devem ser tomados com as plantas Crassula ovata.

Regadura da crassula ovata

Por se tratar de uma suculenta, a Crassula ovata não necessita de tanta água para ser mantida: ela é, inclusive, uma planta que tem resistência a períodos de seca. O ideal é esperar que o substrato fique seco antes de regar a sua planta-jade novamente. Dessa maneira, a frequência da regadura dessa planta vai depender de alguns fatores, como o clima e a umidade.

É importante notar que, durante o verão, as regas podem vir a ser mais frequentes do que nos períodos mais frios do ano. Um cuidado que deve ser tomado em relação à rega da Crassula ovata é o de não deixar com que a água se acumule no fundo do vaso. Esse cuidado é fundamental para que as raízes da planta não apodreçam com tanta umidade.

Por isso, é interessante prestar atenção ao pratinho debaixo da planta, de modo a não permitir que essa água se acumule ali. Também é importante diminuir a frequência das regas em períodos frios e de muita umidade.

Luminosidade para crassula ovata

A Crassula ovata é uma planta que gosta bastante da luz. Por isso, é importante expô-la ao sol durante algumas horas ao longo do dia. Essa exposição pode ser direta, mas também pode ser à meia-luz ou através da luz difusa, por meio de cortinas translúcidas, por exemplo. No entanto, o florescimento ocorre quando a planta é exposta à luz do sol direta.

De maneira geral, por gostar bastante da luz, a planta-jade se desenvolverá melhor quando posicionada próxima à janelas, de preferência voltadas para o sul ou o oeste. Ela também pode ser cultivada em ambientes externos, nos períodos mais quentes do ano. Mas é importante protegê-la em ambientes internos nos períodos em que há muito frio e geada.

Solo para a crassula ovata

O solo ideal para o plantio da Crassula ovata é aquele que é arenoso e de fácil drenagem, uma vez que se trata de uma suculenta cujas raízes podem apodrecer devido ao excesso de água. No período que compreende do final da primavera ao final do verão, a Crassula ovata está em fase de crescimento. Por isso, recomenda-se a adubação do solo de duas a três vezes ao longo desse período.

Também é possível adubar a planta-jade com uma frequência maior, com espaçamento de a partir de duas semanas entre cada adubação, por exemplo. Caso seja feita essa opção, é importante realizar a adubação com um produto que seja mais leve ou mais diluído na terra.

Adubo da crassula ovata

Como acabamos de comentar, no período que compreende do final da primavera ao final do verão, a Crassula ovata está em crescimento. Por isso, recomenda-se a adubação do solo de duas a três vezes ao longo desse período.

É recomendado que se adube a planta com material orgânico, como cascas de ovo trituradas, pó de café ou algum tipo específico de adubo, direcionado especialmente para plantas do tipo suculenta.

A propagação da crassula ovata

A Crassula ovata se propaga muito facilmente. Assim como as outras suculentas, essa propagação se dá a partir de ramos ou folhas que, quando posicionados no solo, se adaptam bem e começam a crescer. Outra forma de propagação é por meio de estacas, passe um hormônio enraizador em uma estaca retirada da planta-mãe e plante-a.

Para que o ramo ou estaca se adeque bem ao solo no qual será plantado, é importante deixá-lo secar por alguns dias no peitoril de uma janela, por exemplo.

A floração da crassula ovata

A floração da Crassula ovata se dá no período entre o final do inverno e o início da primavera. No entanto, é comum que uma planta fique anos sem florescer, até mesmo em seu habitat natural, uma vez que ela precisa ter atingido um bom nível de maturidade para a floração. Por isso, é importante pontuar que algumas condições devem existir para que a planta-jade floresça.

Primeiramente, uma planta-jade que recebe luz solar direta estará muito mais propensa a florescer naquele ciclo do que uma planta que recebe luz solar indireta. Por isso, se for possível posicionar a planta próxima a uma janela por onde entra sol, as chances de ela florescer aumentarão. O período ideal para essa exposição, visando à floração, é a partir do final do verão.

O segundo passo, que deve ser aliado à exposição solar direta, é não adubar a planta-jade nesse período. Também deve-se diminuir o fornecimento de água - lembrando que a planta-jade é resistente a períodos de seca - e deixá-la na escuridão total à noite.

Seguindo esses passos, você estará simulando as condições do ambiente nativo da planta-jade e, assim, aumentando as chances de que ela floresça.

As pragas comuns da crassula ovata

A principal praga da Crassula ovata é a cochonilha-farinhenta, ou inseto-farinhento, nomes populares dos insetos da família Pseudococcidae. Essa praga age formando manchas brancas e de algodão entre as folhas e os caules, se alimentando da seiva da planta, perfurando-a e liberando uma substância que propicia a propagação de fungos, que frequentemente ocasionam doenças na planta.

Como as folhas da planta-jade tendem a ser sensíveis aos inseticidas comuns, o recomendado para livrar a planta das cochonilhas é limpar os insetos da planta usando álcool e algodões. Os ácaros também podem prejudicar a Crassula ovata, manchando-a, e, para livrar-se deles, o procedimento é o mesmo que o utilizado para livrar-se das cochonilhas: limpar a planta usando algodão embebido em álcool.

Pode ser preciso realizar esse procedimento algumas vezes e, em casos mais extremos, em que limpar as folhas com álcool e algodão não seja o suficiente, pode ser necessário cortar fora as plantas que contenham pragas.

A crassula ovata é tóxica para animais domésticos

Os donos de cães e gatos devem tomar cuidado se pensam em cultivar uma Crassula ovata: essa planta é tóxica para esses animais. Não se sabe muito bem qual substância da planta-jade causa mal-estar aos bichos de estimação, mas são observados alguns sintomas de toxicidade nos animais que ingerem a planta.

Esses sintomas são vômito, baixa frequência cardíaca, descoordenação e letargia. Em outros casos, podemos ver quadros de depressão causados pela ingestão desta planta por animais também. Se você tem pets em casa, talvez deva repensar antes cultivar esta suculenta.

Frequência de poda da crassula ovata

A Crassula ovata deve ser podada anualmente, no período da primavera. Essa planta, por ser robusta e possuir folhas espessas, tende a ser mais pesada e, por isso, é importante realizar essa poda periodicamente. Dessa maneira, o seu desenvolvimento será estimulado.

Para realizar a poda, basta observar o formato da planta e cortar galhos que estejam crescendo em locais indesejados. Assim, será possível definir as formas da planta.

Características da crassula ovata

Crassula ovata plantada em vaso

A seguir, você encontrará informações a respeito das características da Crassula ovata e dos seus usos.

A morfologia da crassula ovata

A Crassula ovata possui caule ramificado. Quando jovem, esse caule é bem verde, mas vai ficando mais amarronzado conforme a planta envelhece. Tanto os ramos quanto o caule são bem robustos, e as folhas são ovaladas, suculentas e de coloração verde-jade.

Há dois cultivares da planta-jade que, atualmente, são muito populares. A primeira delas é a conhecida como “Gollum” ou “Orelha de Shrek”, cujas folhas têm um formato que lembra uma vela. A outra cultivar bastante popular é a conhecida como “Hobbit”, que possui folhas curvas e alongadas, lembrando orelhas de coelho.

Quando muito expostas ao sol, as extremidades das folhas de algumas variedades da planta-jade podem adquirir uma coloração avermelhada, e também é comum que algumas variedades apresentem uma coloração diferente em toda a folha, sempre entre o amarelo, o laranja e o vermelho.

Também é possível notar a ocorrência de folhas variegadas de tonalidades brancas e amarelas. As flores da Crassula ovata amadurecida, por sua vez, têm um formato estrelado e são de cor branca ou rosa. São perfumadas e florescem no período que compreende o final do inverno e o início da primavera.

A planta-jade adquire um formato parecido com o de uma pequena árvore quando plantada em vasos, lembrando as plantas bonsai, com seus caules e galhos robustos.

Os frutos da crassula ovata

As flores que podem surgir da Crassula ovata, em dado momento, originarão pequenos frutos. Esses frutos produzidos pela planta-jade parecem com uma pequena cápsula. Ao serem abertos, revelam um interior recheado de pequenas sementes.

A planta-jade se propaga através de folhas e ramos que, ao caírem ou serem podados, devem ficar um tempo secando e, em seguida, ao serem posicionados no substrato, começarão a crescer. No entanto, essa não é a única maneira de plantar uma Crassula ovata: as sementes encontradas nos frutos também podem gerar uma nova planta.

O uso medicinal da crassula ovata

A Crassula ovata também possui propriedades medicinais. Na cultura chinesa e na cultura dos indígenas KhoiKhoi, bem como de outros povos indígenas do continente africano, o uso medicinam da planta-jade é bem comum. Para verrugas e feridas na pele, é extraído um suco das folhas da planta-jade, e esse extrato é aplicado diretamente na pele para agir durante a noite. Esse processo é repetido por três dias.

Na medicina chinesa, o extrato da folha da planta-jade também é utilizado para tratar sintomas da diabetes, epilepsia e diarreia, e é utilizado como purgante. Para o alívio de dores de estômago, é comum que se faça chá a partir da folha da Crassula ovata.

Sabendo de todas essas dicas, tenha uma crassula ovata em sua casa!

Cuidados com crassula ovata em casa

Como pudemos ver, a Crassula ovata é uma planta repleta de simbologias, originalidades e, de quebra, detentora de propriedades medicinais. Cuide desta suculenta única em sua casa, e tenha uma boa sorte nas finanças e prosperidade em sua vida.

No paisagismo, Crassula ovata também não deixa a desejar. Seus aspectos que lembram uma mini árvore são uma graça quando decoram ambientes internos ou externos. Diferentes dos outros bonsais, seu cultivo é bem simples e não exige muita manutenção.

Agora que você já sabe dos cuidados que devem ser tomados com o cultivo da Crassula ovata, que tal plantar a sua própria planta-jade? Não se esqueça de compartilhar essas dicas com os amantes da jardinagem que você conhece!

Autor deste artigo

Sou estudante de Letras e amo caminhar ao ar livre e cultivar plantinhas.

Últimos posts


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Procurando o melhor PC gamer completo? Neste artigo confira muitas informações desse produto para escolher o ideal e veja um ranking com os 10 melhores!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Decoração Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos