Salas de jantar: pequenas, modernas, dicas para decoração e muito mais!

Salas de jantar: pequenas, modernas, dicas para decoração e muito mais!

Ter uma sala de jantar bonita pode ser mais simples do que parece. Neste artigo, confira dicas de decoração, inspirações e tons para o ambiente.


Salas de jantar: dicas para deixar o ambiente ainda melhor!

Uma sala de jantar com cadeiras pretas, mesa marrom e pratos sobre a mesa

A sala de jantar é um ambiente muito importante na maioria das casas, já que é nela que costuma-se unir os amigos e a família para as refeições, momentos em que todos costumam ficar mais próximos e compartilham ideias, conversas e até desabafos. Não por acaso, uma boa decoração para esse cômodo tão importante é sempre buscada por todos que querem reformar a sua casa.

Usando as dicas certas, é possível decorar a sua sala de jantar de modo harmônico e de acordo com o seu estilo, tudo sem precisar gastar rios de dinheiro para tal. Desde as cores usadas na parede até os tons escolhidos para os acessórios, tudo faz muita diferença na hora de escolher a decoração ideal. A seguir, veja dicas para decorar a sua sala de jantar para obter o resultado desejado.

Como montar uma sala de jantar moderna

O interior de uma sala com mesa, cadeiras azuis e um sofá mais à frente

Uma decoração moderna para a sala de jantar tem sido o objetivo da maioria das pessoas na hora de pensar na decoração dessa parte da casa. Veja dicas que podem fazer toda a diferença na hora de decorar a sua.

Utilize tons mais neutros

Tons neutros são ótimos para qualquer cômodo, mas podem ter um charme extra na sala de jantar. Cores como bege, ocre e marrom claro trazem uma sensação de conforto para as visitas, o que é ideal para promover momentos memoráveis.

Cores mais impessoais, como o cinza, que remete a uma sensação de rigidez e é muito usado em escritórios, devem ser usadas com cautela. Prefira harmonizar tons neutros com o branco ou areia, cores bem claras e que contrastam bem com o bege.

O estilo do projeto vai determinar a decoração

O estilo inicial adotado para o projeto de reforma da sua sala de jantar determina a decoração que será seguida. Por isso, se desde o início o estilo adotado for moderno, com paredes e pisos que reforcem essa escolha, definir os itens da decoração e as cores usadas será ainda mais fácil.

Escolha itens que, além de trazer um ar moderno para seu jantar, promovem a sensação de conforto. Não se esqueça que as refeições são momentos importantes do dia - e devem ser feitas, quando possível, com calma e em um ambiente aconchegante.

Inspirações mais clássicas

Algumas inspirações clássicas para a sala de jantar, além de cores mais neutras, consistem no uso de um belo lustre posicionado logo acima da mesa de jantar, que fica no centro do cômodo. Em uma das paredes, vale posicionar um bar ou uma cristaleira. O uso de espelhos também é frequente nas salas de jantar.

Por isso, caso queira, vale usar uma das paredes para posicionar um espelho grande. Para os enfeites, alguns quadrinhos em uma das paredes e vasos de flores sobre a mesa ou sobre a estante ajudam a trazer um ar mais clássico ao ambiente.

Mesas retangulares são ideais para espaços mais retos

Se a sua sala de jantar é reta e retangular, vale usar uma mesa que tenha o mesmo formato. Além de clássico, esse tipo de mesa traz um ar luxuoso ao cômodo - e é ideal para quem tem uma família grande, já que possui mais lugares. A dica é posicionar a mesa no centro da sala de estar. Para evitar acidentes, use protetores em cada uma das quatro quinas.

Escolha o revestimento adequado ao seu estilo

Existem vários tipos de revestimento, sendo os principais azulejos, cerâmica, pastilhas e pedras. Escolher o tipo certo para a sua sala de jantar consiste em combinar um deles com o estilo do restante do cômodo.

Se você quer trazer um ar mais aconchegante, por exemplo, pode investir em um revestimento de porcelanato esmaltado, que se parece muito com madeira, em uma das paredes. Brincar com as texturas dos revestimentos é um ótimo jeito de deixar a sua sala de jantar mais bonita.

Decoração para salas de jantar pequenas

Uma sala de jantar com cadeiras marrons claras, mesa e um divisor de vidro

Salas de jantar pequenas, assim como os demais cômodos, exigem uma decoração diferenciada. Isso porque decorá-las usando as mesmas técnicas empregadas em cômodos maiores pode fazer com que o cômodo pareça apertado ou com muita informação. Confira dicas para decorar sua sala de jantar pequena, logo a seguir.

Integre os ambientes

Integrar o ambiente da sala de jantar com outro cômodo da casa pode ser uma boa maneira de fazer com que ambos pareçam mais espaçosos. Uma boa dica é colocar a mesa de jantar encostada na parede integrada à sala de estar, por exemplo. Nesse caso, não há necessidade de separar os cômodos.

Para evitar que o ambiente fique confuso, coloque a mesa de jantar de modo que o sofá fique de costas para ela. Esse tipo de integração é bastante usado em apartamentos pequenos.

Utilize aparador

Para integrar melhor a sua sala de jantar e fazer com que ela pareça ainda maior, prefira usar um aparador ao invés de uma estante muito grande. Uma boa dica é colocar o aparador logo abaixo do espelho em uma das paredes. Esse tipo de móvel pode comportar enfeites, taças, bandejas e o que mais for necessário. Assim, você garante espaço e guarda os objetos sem deixar o ambiente visualmente poluído.

Aposte em espelhos para alongar a sala de jantar

Os espelhos promovem o efeito quase mágico de deixar qualquer cômodo maior, o que não seria diferente com a sala de jantar. Para garantir o efeito basta que um espelho seja colocado na parede. No entanto, você também pode usar mais de um em uma mesma parede, promovendo um efeito mais moderno e, mesmo assim, fazendo com que o cômodo pareça maior.

Os espelhos trazem um ar mais caprichado e moderno ao ambiente, além de melhorar a sua iluminação caso sejam posicionados próximos a pontos de luz, já que eles a refletem.

Não exagere na decoração

A dica para decorar uma sala de jantar pequena é garantir que ela não seja poluída visualmente. Por isso, tenha controle na hora de decorar o cômodo. Evite usar muitos enfeites nas paredes, sobre os móveis ou em prateleiras. Escolha uma das paredes para colocar alguns quadrinhos ou um papel de parede bem caprichado, e não se esqueça do aparador para outros objetos.

Evite um lustre muito grande em uma sala de jantar pequena. Dê preferência a modelos mais discretos. Além disso, caso o cômodo seja muito pequeno, evite colocar a mesa de jantar no centro, a não ser que seja necessário que todos ocupem as cadeiras.

Paredes limpas ou usar decorações?

Usar um papel de parede na sala de jantar não diminui necessariamente o ambiente, desde que ele seja usado de forma correta. Evite papéis de parede com cores escuras e excesso de desenhos. Uma boa dica é investir em tons claros, como o bege. A combinação pode ser feita com outras cores, desde que elas não sejam muito escuras.

Paredes claras fazem qualquer ambiente parecer maior. Você pode deixar os tons mais escuros para o estofado das cadeiras e outros detalhes menores, que não afetam diretamente a percepção de quem adentra o cômodo.

Dicas para salas de jantar que atendem a todos os gostos

Uma sala de jantar moderna com mesa marrom e cadeiras brancas

Existem dicas gerais que valem para a decoração de qualquer sala de jantar, independente do estilo escolhido. Respeitar o espaço disponível na hora da escolha dos móveis, por exemplo, é uma regra para qualquer ambiente. A seguir, veja como valorizar o espaço, escolher os móveis e garantir que a sua sala de jantar fique do jeito que você planejou.

Valorize o espaço com funcionalidade

Valorizar o espaço é ideal para que a sua sala de jantar fique confortável e atenda as necessidades das pessoas de casa e, também, das visitas. Lembre-se: quando se trata de decoração, algumas vezes menos é mais. Por isso, prefira ter itens em sua sala de jantar que realmente possam ser utilizados.

Você pode investir em um jogo de jantar mais bonito e deixar alguns pratos expostos sobre o aparador, por exemplo, ou usar belas taças para ajudar na decoração. Evite o excesso de informação. A decoração contribui muito para a beleza da sala de jantar, mas não deve ser o único fator que chama atenção dos presentes.

O que precisa nas salas de jantar

As salas de jantar precisam de menos itens que as cozinhas, por exemplo. O ideal para garantir a funcionalidade do cômodo é uma mesa, cadeiras, um aparador, um bar ou uma estante, espelhos (caso queira) e enfeites para a parede. A sala de jantar geralmente contém itens que são frequentemente solicitados durante as refeições e que, por isso, podem ficar mais próximos, como alguns talheres, guardanapos de papel e taças.

Caso queira, você também pode garantir o conforto com um belo tapete, complementando a decoração. Complemente a decoração com um vaso de flores na mesa, que é retirado durante as refeições. Prefira toalhas de mesa discretas, mas bem trabalhadas - você também pode usar um sousplat.

Como escolher a mesa e as cadeiras ideais para salas de jantar

A escolha das mesas e cadeiras ideais para a sua sala de jantar vai depender do tamanho do cômodo, da quantidade de pessoas que costumam fazer as refeições em casa, da altura dessas pessoas e, também, do seu gosto. O tamanho do cômodo deve sempre ser considerado antes de adquirir a sua mesa para a sala de jantar.

Famílias menores podem usar formatos quadrados sem qualquer problema, bem como os redondos, que trazem um ar moderno. Já, se sua família é grande e a sala de jantar é espaçosa, vale optar por um modelo retangular. Prefira cadeiras que sejam, sobretudo, confortáveis. Modelos estofados são ótimos para evitar dores após algum tempo à mesa.

Iluminação de arrasar

A iluminação é um dos principais fatores na hora de garantir uma boa decoração para a sua sala de jantar. É necessário ter em mente que o jantar é uma parte do dia em que já estamos cansados devido à rotina corrida e, por isso, queremos relaxar um pouco. A iluminação ideal deve respeitar essa necessidade, mas sem dificultar a visualização das refeições.

Por isso, prefira usar várias luzes fracas do que uma forte em sua sala de jantar. Use uma luminária ou um lustre sobre a mesa (no caso de mesas retangulares, talvez seja necessário usar mais de uma). Para complementar, vale usar abajures de canto ou luzes no teto.

Usar ou não usar tapete na sala de jantar

O uso ou não de um tapete da sala de jantar depende de dois fatores: o clima da região e a vontade de quem mora na casa. Não existe uma regra pré-estabelecida quando o assunto é o uso desse item decorativo.

Geralmente, um tapete de cor neutra pode ser harmonizado com a decoração do resto do ambiente sem qualquer problema. Assim como em outros cômodos, o tapete contribui para trazer a sensação de conforto para quem está no cômodo.

Mesas para sala de jantar

Como já foi mostrado, existem vários tipos diferentes de mesas para sala de jantar. Na hora de escolher a sua, o único fator ao qual é necessário se atentar é o tamanho do cômodo. Se a sua sala de jantar for pequena e quadrada, por exemplo, de nada adianta comprar uma mesa grande e retangular.

Na hora de escolher o formato ideal, é importante medir e considerar a distância necessária entre a mesa e os demais móveis do cômodo. A cor da mesa também depende do restante da decoração e, no geral, é sempre possível usar uma boa toalha de mesa caso a cor escolhida não agrade tanto.

Cadeiras para sala de jantar

As cadeiras para a sala de jantar devem ser confortáveis. Ao adquirir as suas, sente-se nelas e verifique se o estofado é aconchegante o suficiente. Além disso, também é importante verificar a altura das cadeiras, já que elas não devem ser nem muito altas, nem muito baixas, o que pode prejudicar a postura de quem está sentado à mesa.

Observar esses fatores é importante para garantir o seu conforto e o das demais pessoas na casa. Uma boa dica é já comprar as cadeiras na hora que adquirir a mesa. Algumas pessoas optam por comprar esses itens separados, mas há menos chance de errar as medidas caso eles sejam comprados em conjunto.

Sala de jantar integrada

Integrar a sala de jantar e a de estar pode ser uma boa maneira de garantir um ambiente harmônico e agradável. Isso pode ser feito posicionando o sofá de costas para a mesa de jantar. Essa separação costuma ser suficiente (sobretudo se o sofá é grande) para garantir que os dois ambientes se destacam.

Você pode, também, pintar as paredes da sala de estar de uma cor diferente da sala de jantar, contrastando ainda mais ambos. Esse tipo de tática é muito usado para apartamentos e casas menores, já que permite aproveitar o espaço. Quando aliada a uma decoração harmônica, essa integração traz um ar bastante moderno e aconchegante.

Aparador x cristaleira x carrinho de chá

Não existem grandes regras na hora de escolher entre um aparador, uma cristaleira ou um carrinho de chá, mas é importante se atentar ao estilo de decoração escolhido por você. Isso porque as cristaleiras e carrinhos de chá trazem um ar mais clássico e até um pouco retrô para a sala de jantar.

Por outro lado, os aparadores tendem a ser escolhidos por quem quer uma decoração mais moderna. Antes de escolher definitivamente, tente imaginar cada um desses móveis em sua sala de estar e escolha o que mais se adapta ao restante da decoração.

Descubra seu estilo de decoração

Descobrir o seu estilo de decoração é mais fácil do que parece: basta procurar saber mais sobre os itens que mais costumam chamar sua atenção em lojas, por exemplo. Se você costuma gostar de móveis que são usados em casas mais novas, com linhas mais retas e sem muitos detalhes, talvez você seja mais moderno.

Já quem gosta de móveis com entalhes, várias prateleiras e que costumam ocupar mais espaço na parede, talvez opte por um estilo mais clássico. O estilo consiste basicamente em seu gosto pessoal, aliado a algumas regras que, quando seguidas, contribuem para um bom conjunto na decoração de sua casa.

Planeje seu ambiente

Planejar o ambiente é ideal para evitar contratempos na hora de sua decoração. Por isso, tente sempre imaginar o resultado final e, se possível, use um software de decoração ou até mesmo uma folha de papel para visualizar melhor as suas escolhas. Esse tipo de planejamento é ideal para garantir a beleza e a harmonia do lugar. Por isso, não hesite em repensar quantas vezes for necessário os itens que você escolheu.

Salas de jantar: tenha um ambiente moderno com uma decoração maravilhosa!

Um casal na sala de jantar com o cachorro

Agora que você já recebeu dicas para decorar a sua sala de jantar, que tal colocá-las em prática e garantir que o ambiente fique de acordo com seu estilo, além de garantir que ele seja bem harmonizado e aconchegante? Ao montar um cômodo, a disposição dos móveis é ideal para garantir o equilíbrio do conjunto.

Por isso, ao adquirir um móvel, considere os demais, além das cores usadas nas paredes, cadeiras e no restante dos acessórios. Sempre que necessário, não hesite em pedir a opinião de seus familiares e amigos. Acesse também páginas nas principais redes sociais para receber fotos como inspiração – o que ajuda muito na hora de analisar possibilidades para a decoração de sua sala de jantar.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo