Os múltiplos usos do óleo de melaleuca em sua rotina de beleza
Há muito tempo, os óleos vegetais são usados para fins medicinais, especialmente para cuidar da pele e dos cabelos. Nesse sentido, o óleo de coco é provavelmente o mais amplamente utilizado e reconhecido por seus muitos benefícios.
Entretanto, existe um que tende a passar despercebido, embora também tenha muitas propriedades benéficas para o corpo humano: o óleo de melaleuca. O óleo de melaleuca tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos graças às suas propriedades medicinais, à versatilidade de seu uso e, acima de tudo, à sua eficácia.
Qual é a origem do óleo de melaleuca?
Também conhecido como óleo da árvore do chá, o óleo de melaleuca é produzido a partir da destilação das folhas de uma árvore de origem australiana, a melaleuca alternifólia, de onde vem seu nome.
Ela é reconhecida principalmente por seu aroma fresco, que também pode ser combinado com sabores de ervas que lhe conferem um caráter penetrante ao olfato. Para adquirir propriedades curativas, ela é frequentemente misturada com outros compostos, como terpineno, cineol e pineno.
Quais são os benefícios do óleo de melaleuca?
Devido às suas propriedades antissépticas e antifúngicas, o óleo de melaleuca é amplamente recomendado para o tratamento de feridas na pele, cuidados com as unhas, cabelos, acne e candidíase.
■Tratamento de micose nas unhas
As unhas dos pés são expostas principalmente a fungos que causam uma mudança na cor das unhas, tornando-as mais brancas, amareladas ou marrons. Raramente esse fungo causa dor, portanto, é principalmente um problema estético.
Neste aspecto, o óleo de melaleuca, por ser um fungicida, sufoca a respiração do fungo até que ele morra após apenas algumas semanas de aplicação. Para isto, basta aplicar apenas uma gota de óleo de melaleuca duas vezes ao dia na unha em questão e, com o passar dos dias, ela voltará ao normal.
■Cuidados com o cabelo e o couro cabeludo
Devido às suas propriedades, o óleo de melaleuca é muito bom para combater o cabelo oleoso e a caspa.
Lavar a cabeça com esse óleo desobstruirá os folículos e, graças ao seu aspecto anti-inflamatório, reduzirá a coceira e a irritação na área
Para isso, é recomendável optar por xampus que contenham óleo de melaleuca entre seus ingredientes ou fazer um produto combinando cinco mililitros de óleo de abacate, três gotas de óleo de melaleuca e uma de óleo de lavanda, lavar a cabeça e deixar repousar por alguns minutos e, em seguida, enxaguar e lavar convencionalmente com xampu.
Melhorar a pele e combater a acne
Com suas propriedades antissépticas e antibacterianas, o óleo de melaleuca ajuda a combater as bactérias que causam a inflamação dos folículos da pele e até mesmo a acne. Ele também ajuda a acalmar as irritações da pele causadas por queimaduras, picadas de insetos ou pequenos ferimentos.
Uma forma de aplicar o óleo de melaleuca para obter benefícios neste sentido é com géis contendo 5% em sua preparação ou diluindo três gotas em 10 mililitros de óleo de jojoba. Recomenda-se consultar um dermatologista para avaliar e recomendar a dosagem necessária para o caso.
■Tratamento contra candidíase
Por ter propriedades fungicidas, muitos especialistas recomendam o uso do óleo de melaleuca para o tratamento da candidíase vaginal. O óleo de melaleuca ajuda a matar as cepas de fungos que causam aftas e mata os organismos minúsculos, impedindo que eles se fixem e se espalhem pela pele.
■Alívio do estresse e da tensão muscular
Seu aroma relaxante e reconfortante é frequentemente usado na aroma terapia, ajudando a aliviar o estresse e a promover uma sensação de bem-estar. A massagem com algumas gotas desse óleo ajudará a eliminar qualquer vestígio de dor ou tensão muscular.
■Repelente
Outra propriedade do óleo de melaleuca é que ele repele mosquitos e carrapatos. Além disso, muitos pais o utilizam para combater piolhos em seus filhos. Para isso, basta adicionar cinco gotas de óleo de melaleuca ao xampu e lavar normalmente. Outra forma de aplicação é colocar algumas gotas em um frasco de spray, borrifar no cabelo e depois pentear.
■Quais são as contraindicações?
Além dos inúmeros benefícios e contribuições do óleo de melaleuca, também deve ser observado que seu uso pode causar alguns efeitos indesejáveis em alguns organismos. Por esse motivo, é fundamental consultar um especialista antes de qualquer uso.
Entre as contraindicações do óleo de melaleuca, encontramos:
- Irritação da pele: no caso de pele atípica ou muito sensível, o óleo de melaleuca pode causar irritação na pele, gerando coceira ou reações alérgicas. Por esse motivo, é aconselhável fazer um teste de contato antes de usar;
- Mulheres grávidas e lactantes: os efeitos do óleo de melaleuca em fetos ou recém-nascidos por meio do leite materno ainda não foram demonstrados, portanto, recomenda-se uma consulta médica antes do uso;
- Toxicidade oral: em nenhuma circunstância o óleo de melaleuca deve ser ingerido, pois pode ser tóxico para o organismo. Todas as aplicações são externas.
Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.