Sobre a cebola
Conhecida por todo o mundo como uma forma excelente de se temperar diversos alimentos, a cebola é por si só um alimento muito rico em nutrientes e que pode ser servida não apenas como acompanhamento, mas ainda como prato principal, como em saladas ou até mesmo em conserva. Por isso, era de se esperar que ela fosse considerada um alimento básico das culinárias de quase todos os países do mundo.
Portanto, separamos esse artigo para você que deseja dispor desse alimento todos os dias, saindo da sua horta direto para a mesa do almoço. Veja abaixo como cultivar a cebola e tê-la sempre em mãos.
Informações básicas da cebola
Nome Científico | Allium cepa |
Nomes Populares | cebola, cebolo, cepa |
Origem | Ásia Central |
Porte | 0,4 cm ~ 0,6 cm |
Ciclo de Vida | Bienal |
Colheita | Depois de 85 dias |
Clima | Continental, Mediterrâeno, Subtropical, Temperado, Tropical |
Antes de iniciarmos com as informações sobre o cultivo, existem ainda algumas informações básicas sobre esse alimento que servem tanto como curiosidade quanto também podem nos auxiliar a entender as formas de cultivo da cebola aqui no Brasil.
Como plantar cebola
Vamos ao que interessa: plantar a cebola. Você verá que não há nenhum segredo para esse cultivo, apesar de necessitar de alguma atenção principalmente nos momentos de extremo calor. A cebola cresce muito bem no Brasil e pode ser parte da sua horta sem nenhum problema.
■Plantio da cebola com sementes
O principal meio de propagação da cebola é via sementes, isso porque essa técnica permite a plantação em larga escala, ideal para grandes agricultores que têm nessa prática um meio de subsistência. Para adquirir as sementes da cebola, vá a algum mercado de hortaliças e escolha o pacote de sementes da sua preferência. Por ser um alimento de alta demanda, é também muito fácil de encontrar.
Para o cultivo, coloque as sementes 20 centímetros uma da outra e não as afunde muito na terra. As sementes são bem pequenas e podem ter dificuldade em germinar se ficarem muito abaixo. Apenas 2 centímetros é o suficiente. Depois, regue com abundância e espere, e em breve as primeiras folhas já serão visíveis.
■Como plantar cebola com pequenos bulbos
Plantar a cebola com bulbos também é possível, e essa técnica é ainda mais indicada para o agricultor em pequena escala, como você que deseja apenas plantar em casa para sua família e seus amigos. Isso porque os bulbos são nada mais que a parte inferior da cebola, isso é, aquela parte que ainda apresenta alguns fiapos de raízes secas.
Para germinar uma nova cebola dessa parte, deixe a parte inferior da cebola envolta em um copo com água, com a parte das raízes tocando essa água. Após isso, em ao menos uma semana crescerá do meio uma haste verde, parecida com uma cebolinha. Quando essa haste adquirir 15 centímetros, já é possível levar essa cebola para o solo, enterrando toda a cebola antiga e deixando apenas o bulbo para fora.
Regue com abundância e mantenha fora do sol muito quente para não queimar esse novo broto de cebola.
■Qual solo usar para plantar cebola
Lembra que as informações básicas sobre a cebola podem nos ajudam a entender melhor seu cultivo no Brasil? Pois é, chegou o momento. Isso porque, por não se tratar de uma planta originária, é preciso preparar o seu solo com cuidado, a fim de retirar os melhores resultados das suas sementes. Mas não se preocupe, não é nada muito difícil de se fazer.
O solo da cebola deve ser de terra porosa e de boa drenagem, pois ela crescerá embaixo da terra. Assim, o acúmulo de água pode fazer com que a cebola apodreça antes mesmo da sua colheita. Além disso, utilize uma terra rica em humus de minhoca para garantir que ela terá todos os nutrientes necessários para crescer grande e com um sabor marcante, que é o mais importante e desejado.
■Melhor clima para cebola
Novamente, as informações básicas nos auxiliam aqui. O clima da Ásia Central é mais ameno que o brasileiro, com temperaturas que não chegam a ultrapassar 30º C, com raras exceções. Por isso, proteja seus brotos de cebola dos raios solares muito quentes, principalmente no verão.
O clima ideal para a cebola é entre 10ºC e 22ºC, havendo uma ampla região no Brasil na qual ela pode ser plantada sem problemas. Além disso, existem algumas dicas, como uma irrigação mais constante, ou mesmo a utilização de uma tela protetora acima, a fim de diminuir a temperatura na sua horta. Utilize desses meios caso seja necessário diminuir a temperatura do ambiente na sua região.
■Luz solar para cebola
A cebola é uma planta de característica meia-sombra ou meia-luz. Isso significa que, para crescer saudável, ela deve tomar ao menos 4 horas de sol por dia. A incidência solar sobre ela não pode ultrapassar 6 horas diárias, principalmente nos meses de verão, portanto, opte por plantá-la em um ambiente que pegue sobretudo o sol da manhã, que é menos intenso e protegerá seu broto de queimaduras nas folhas.
■Como são as regas da cebola
A rega da cebola também varia de acordo com o clima do local. Porém, a cebola é um alimento que, mesmo que climas mais frios, necessita de ser regado constantemente, até mesmo duas vezes ao dia.
Em momentos de inverno, é importante regar com menor abundância, enquanto que em tempos de calor, o ideal é regar com maior frequência. Uma vez ao dia é o suficiente. Caso você note que a cebola continua úmida no outro dia, comece a regar dia sim, dia não. O ideal é regar um pouco quando o solo estiver seco, para que ele se mantenha sempre úmido, mas não encharcado.
■A colheita da cebola
Em condições ideais de temperatura e umidade, a cebola levará no mínimo três meses para se desenvolver a ponto de poder ser colhida. Na extração, é necessário retirar toda a planta do solo, e replantar caso queira manter uma nova horta de cebola.
Em locais em que não se tem o clima e a umidade ideal para o plantio, ainda é possível realizar o cultivo, mas a colheita demorará um pouco mais, podendo levar até 1 ano para se desenvolver completamente.
Uma boa dica é observar as folhas, que serão parecidas com cebolinhas, e notar o seu tamanho. Quando elas começarem a queimar as pontas ou caírem, é sinal de que a cebola está pronta para ser colhida.
■Maneira de guardar as cebolas
Para guardar as cebolas, é necessário um local arejado e que não junte umidade. Isso porque, sendo uma planta que necessita de rega constante, a cebola acumula muita água, e é suscetível a apodrecer caso seja guardada em locais fechados.
Assim que retirar do solo, deixe as cebolas secarem na sombra por ao menos 3 dias, e depois já pode armazenar no seu local devido. Nunca guarde cebola junto ou próximo às batatas, pois elas apodrecem uma a outra.
■Como é a colheita da cebola em horta?
A especificidade de plantar em casa as suas cebolas faz com que se possa trabalhar melhor as condições climáticas em que ela crescerá, proporcionando maior produtividade, ainda que em baixa escala. Isso faz com que o tempo de colheita da cebola possa girar em torno de 3 meses, ou no máximo 4.
Não deixe de cuidar das condições climáticas e da rega necessárias para que isso ocorra.
■Melhor época para se plantar cebola
Lembre-se que a cebola é proveniente de locais de clima mais frio, como a China. Isso faz com que seu período ideal de cultivo seja entre os meses mais frios, de outono e inverno.
Observe também que levará entre 3 a 4 meses até a colheita, e se você plantá-la muito ao final do inverno, ela pode se desenvolver durante os meses de primavera e pegar um pouco do calor típico do verão, fazendo-a alongar seu desenvolvimento e o tempo de colheita.
Por isso, plante suas cebolas preferivelmente nos meses de maio. No Brasil, os períodos do meio do ano, entre junho e agosto, são ideais para a colheita da cebola.
Os tipos de cebolas
Existem diversos tipos de cebola, alguns mais comuns na mesa do brasileiro, outros menos, no entanto, todas elas têm características muito similares de ardência, tempero e é claro, muito sabor. Algumas têm uma característica mais adocicada, tornando-as próprias para serem servidas em conserva ou em pratos principais. Outras, de maior ardência, são mais utilizadas como complementos de carnes ou mesmo de legumes refogados.
Enfim, conheça agora quais os tipos de cebola e decida qual a variedade que você deseja ter na sua horta.
■Cebola amarela
A queridinha da mesa dos brasileiros, a cebola amarela é amplamente conhecida por todo o território brasileiro, sendo a base do prato típico que comemos por aqui: o arroz e o feijão. Não é raro que nas famílias, se utilize um pouco de cebola amarela em todas as refeições, não como prato principal, mas como o tempero de carnes e legumes.
Ela é muito difundida no país pois suas características a permitem serem submetidas a um pouco mais de calor que as demais, sendo seu trato menos cuidadoso que as demais. Além disso, essa variedade chega a um ótimo tamanho e tem uma ardência bastante elevada, tornando-a um ingrediente marcante em todos os pratos que compõe.
■Cebola roxa
De aparência elegante e sabor característico, a cebola roxa tem sido cada vez mais utilizada pela alta gastronomia brasileira, especialmente em pratos decorativos ou em que ela possa ser vista no empratamento, proporcionando uma beleza especial à comida.
A alta demanda e a dificuldade do cultivo em larga escala no Brasil faz desse alimento um pouco mais caro nas prateleiras dos mercados. Seu cultivo em menor escala pode ser muito produtivo, caso você consiga diminuir ainda mais a temperatura da sua horta com uma irrigação mais frequente e telas protetoras para o sol da tarde.
Assim, recomendamos essa variedade para ser cultivada na sua horta.
■Cebola branca
A cebola branca é outra variedade muito comum no Brasil, e sua diferenciação para a cebola amarela não é percebida por muitos. Essa variedade é também muito bem produzida nas terras e no clima brasileiro, fazendo uma bela opção de horta sobretudo para quem dispõe de menor espaço e maior dificuldade em regular a temperatura da sua horta, ou ainda para quem dispõe de casas com maior incidência solar.
Com uma aparência muito elegante e uma ardência um pouco diminuta quando comparada à cebola amarela, essa variedade se faz mais presente em pratos de salada, servida crua. Isso porque seu sabor cru é muito agradável quando misturada em uma salada de tomates, por exemplo.
■Cebola doce
A cebola doce é uma variedade da cebola que conhecemos bem pelo Brasil, ainda que sobretudo nas regiões mais ao sul do país. Ela é assim chamada por dispor de uma ardência muito abaixo das demais, proveniente do seu baixo teor de enxofre.
Seu plantio é recomendado em regiões frias e seu sabor menos ardente é também explicado pois essa variedade gosta muito de água, favorecendo uma diluição no sabor geral do alimento. A rega da cebola doce pode ser feita em abundância apenas uma vez ao dia, e a sua resistência à incidência solar é menor, sendo preferível locais que dispõe somente do sol matinal.
■Chalota
Muito conhecida também como cebola bolinha, esse tipo de cebola é extremamente comum nas prateleiras do Brasil em todo o território, e seu plantio é feito em abundância, sendo colhida em menos tempo que as demais cebolas de tamanho maior.
Com uma ardência um pouco menor que a cebola amarela, essa variedade é utilizada como prato principal de diversas conversas ou mesmo da famosa cebola temperada, uma receita que azeite e pimenta em um belo refogado de cebola chalota.
■Cebolinha
A cebolinha é uma espécie um pouco mais variada de tempero que por vezes se confunde com a parte de cima dos bulbos da cebola, porém, abaixo da cebolinha convencional que comemos, não há uma cebola crescendo, mas apenas raízes.
Sendo a mais diferente delas, a cebolinha apresenta o grande benefício de não necessitar de ser replantada quando colhida. Isso porque, quando tiramos algumas hastes de cebolinha do pé, outros permanecem crescendo, não sendo necessário arrancar toda a planta para o consumo. Isso favorece muito o seu cultivo e é possível tê-la sempre em mãos quando cultivada em horta.
Use as dicas para ter um bom cultivo de cebolas na sua casa!
Seja a cebola amarela, roxa ou chalota, você acaba de conhecer as principais características e dicas para o plantio de cebola na sua casa, e assim pode dispor desse alimento tão especial e presente nas nossas mesas sempre que quiser. Por isso, não deixe de colocar em práticas as informações que trouxemos nesse artigo para tornar essa prática realidade.
Além disso, por ser um alimento de rápido cultivo e colheita, os resultados serão vistos de uma forma ainda mais satisfatória, aumentando o estado terapêutico que é cultivar alimentos em casa e levá-los diretamente para a dieta da sua família.
Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.