Molho vermelho para churrasco: como fazer, ingredientes e mais!

Molho vermelho para churrasco: como fazer, ingredientes e mais!

Gosta de churrascos? Confira nossa lista e conheça dezenas de opções de molhos para deixar esse momento mais saboroso.


Você sabia que existem diversas opções de molho vermelho para churrasco?

molho vermelho para churrasco com lombo

Não é segredo para ninguém que nós, brasileiros, adoramos carnes e um bom churrasco. Para quem está desejando complementar esses eventos, hoje iremos trazer um artigo completo citando diversas dicas para fazer um molho delicioso.

O churrasco fica ainda mais saboroso quando é acompanhado de outros pratos, e os molhos também fazem parte do conjunto. Acontece que os mesmos permitem que a carne ganhe ainda mais sabor, sendo utilizados também na construção de sanduíches de churrasco, como também no clássico prato de arroz, farofa e vinagrete.

Sendo assim, é importante oferecer uma ou mais opções aos seus familiares e convidados. Mesmo que você não goste de molhos clássicos, a nossa lista irá trazer possibilidades que garantem muita variedade, o que facilita sua escolha. Vale a pena conferir. Aprenda a transformar seus churrascos com os tópicos abaixo:

Como fazer molho vermelho para churrasco?

O molho de churrasco vermelho pode ser feito de diversas formas. Geralmente, o que vai variar são os componentes e alguns temperos. Abaixo você vai conferir uma lista repleta de ideias, o que garante mais opções para suas carnes e acompanhamentos. Vamos conferir?

Molho de churrasco vermelho com maionese

molho vermelho com maionese

Esse molho geralmente é simples e clássico. Sua composição leva ingredientes que são a base para diversos molhos. Confira a lista a seguir:

2 tomates;
2 colheres de sopa de maionese;
2 colheres de vinagre;
1 cebola grande;
Alho, pimenta e sal a gosto.

É importante bater tudo no liquidificador e dosar o tempo. Para as pessoas que querem provar um molho mais grosso, o ideal é bater menos tempo, pois assim os tomates vão ficar triturados, mas sem perder a textura. Por ser de fácil execução, todo o processo leva em média 15 minutos, facilitando assim, os churrascos de última hora.

Molho de churrasco vermelho com shoyu

molho vermelho com shoyu no churrasco

Quem gosta de molhos agridoce e bem temperados vai gostar dessa variação. A mistura é perfeita também para as pessoas que gostam de comida asiática, já que o shoyu representa muito essa culinária. Confira os ingredientes a seguir:

1 copo de 250 ml de shoyu;
1 colher de sopa de gengibre triturado;
3 dentes de alho picado;
1 colher de pimenta calabresa;
Cebolinha, salsinha e sal a gosto.

Comece picando o alho e o gengibre, depois coloque-os em um socador e amasse bem, deixando-os com textura de pasta. Acrescente o restante dos ingredientes e finalize provando o sal e os temperos. O processo leva em média 20 a 25 min para ser finalizado.

Molho de churrasco vermelho com vinagre

molho de tomate com vinagre para churrasco

Esse molho tem uma acidez que fica muito harmoniosa com o churrasco vermelho. Os ingredientes têm basicamente a mesma base, mas o que irá mudar vai ser os temperos e alguns outros componentes. Confira a lista a seguir:

150 ml de vinagre toscano;
150 ml de azeite toscano;
3 tomates picados;
1 dente de alho;
1 folha de louro;
Cebola e sal a gosto.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo pelo tempo que desejar, considerando a textura final. Leve à geladeira, pois geralmente o mesmo fica mais saboroso gelado. O processo dura em média 15 minutos.

Molho de churrasco vermelho com chá de colorau

costela com molho de colorau

Esse molho tem uma tonalidade vermelha intensa, que contrasta super bem com as carnes de churrasco. Geralmente seus ingredientes são básicos e simples. Mas isso não o torna menos saboroso. Confira a lista a seguir:

4 tomates maduros;
150 ml de óleo;
150 ml de ketchup;
2 colheres de vinagre;
1 cebola;
2 dentes de alho;
Orégano, sal e pimenta a gosto.

Bata todos os ingredientes no liquidificador por cerca de 4 minutos. O ideal é que a textura fique lisa e homogênea. Depois disso é só provar e acertar o sabor com sal. O processo dura em média 20 minutos.

Molho de churrasco vermelho com noz moscada

noz moscada

O molho de churrasco vermelho com noz-moscada tem um sabor único e remete bem à culinária da Índia. É uma ótima opção para quem quer inovar nos ingredientes e conquistar paladares específicos. Confira a lista de ingredientes:

200 ml de óleo;
100 ml de água;
100 ml de vinagre;
1 tomate
3 dentes de alho;
1 cebola média picada;
½ noz-moscada ralada;
Extrato de tomate a gosto;
Cheiro verde, sal e pimenta a gosto.

É uma receita simples. Comece colocando os ingredientes líquidos no liquidificador, e após isso acrescente o restante dos produtos. Se você deseja um molho mais grosso e encorpado, acrescente mais extrato de tomate. O tempo do processo leva em média 15 minutos.

Molho de churrasco vermelho com pimenta

molho vermelho com pimenta para espeto de churrasco

O clássico molho de churrasco vermelho com pimenta é uma ótima opção para as pessoas que amam pimenta e querem levar isso de formas diferentes às carnes. Os ingredientes são simples, confira a lista a seguir:

3 pimentas dedo-de-moça (1 com semente);
1 pimentão vermelho;
100 ml de azeite;
50 ml de vinagre;
1 dente de alho;
Sal e cebola a gosto.

O processo é bem simples. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e após isso acertar o sal e os temperos. É essencial levar o molho à geladeira antes de servir por no mínimo 30 minutos. O processo todo leva cerca de 40 minutos.

Molho de churrasco vermelho com queijo

queijo coalho com molho vermelho para churrasco

O molho de churrasco com queijo remete muito a nossa culinária brasileira, afinal, em nossas refeições é comum combinarmos o queijo com as carnes. Vamos conferir a lista de ingredientes?

200 ml de creme de leite;
150 ml de azeite;
1 colher de sopa de mostarda;
500 gramas de queijo coalho;
Orégano, sal e pimenta a gosto.

O queijo deve ser cortado em cubos pequenos e deixado no freezer por cerca de 30 minutos. Após isso, é necessário bater todos os ingredientes no liquidificador, adicionando o queijo aos poucos. Caso o molho ficar muito grosso, pode-se acrescentar também um pouco de leite. Não se esqueça de provar o sal e deixar na geladeira antes de servir. Todo o processo leva média 1 hora.

Molho de churrasco vermelho com mel

Molho de churrasco vermelho com mel

O molho de churrasco com mel traz um contraste perfeito para os paladares que apreciam molhos agridoces. Vamos conferir a receita?

6 colheres de mostarda escura;
2 colheres de ketchup;
2 colheres de mel;
½ limão;
1 colher de molho de pimenta forte;
Sal e orégano a gosto.

Esse molho é simples e prático. Você pode bater o mesmo com a colher, já que a sua textura normalmente já é bem grossa devido ao mel. O processo todo leva em média 10 minutos para ser finalizado.

Molho de churrasco vermelho com óleo

molho vermelho com oleo

O molho de churrasco com óleo serve de base para muitos outros molhos, basta acrescentar outros temperos. Hoje iremos ensinar um molho tradicional vermelho. Confira a lista de ingredientes:

1 pimentão vermelho;
1 colher de páprica defumada;
1 xícara de leite bem gelado;
2 dentes de alho;
350 a 400 ml de óleo;
Sal e pimenta a gosto.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando o óleo por último e aos poucos. Observe a textura do molho, termine de acrescentar o óleo quando estiver do seu agrado. O processo leva em média 15 minutos para ser finalizado.

Molho de churrasco vermelho com manjericão e salsinha

 Molho de churrasco vermelho com manjericão e salsinha

O molho de churrasco com manjericão e salsinha é muito clássico e remete à culinária brasileira, já que este é baseado em ervas e temperos. Aprenda a fazer esse acompanhamento:

1 xícara de maionese;
50 ml de azeite;
½ maço de salsinha picada;
½ maço de manjericão fresco;
1 dente de alho;
1 limão;
1 colher de páprica;
Sal e pimenta a gosto.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e experimente os temperos. Se caso for necessário, você pode acrescentar mais salsinha e manjericão de acordo com seu gosto. Quando levado a geladeira a textura fica ainda melhor. O processo todo dura em média 15 minutos.

Molho de churrasco vermelho com pimenta do reino

mohlo de pimenta do reino

O molho de churrasco com pimenta-do-reino permite que as pessoas façam o acompanhamento mesmo com poucos ingredientes de casa, afinal, quase todos possuem pimenta-do-reino no armário. Vamos conferir a lista?

1 xícara de leite gelado;
200 ml de óleo;
2 dentes de alho;
2 limões;
1 colher de sopa de pimenta-do-reino em pó;
¼ do maço de salsinha;
Orégano e sal a gosto.

O processo é simples. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador, adicionando o óleo por último e aos poucos. Caso necessário, acerte o ponto da pimenta após a finalização do processo. Em 15 minutos já é possível experimentar e provar esse delicioso molho.

Molho de churrasco vermelho rose

molho ketchup com maionese para churrasco

O molho de churrasco vermelho rosê é muito conhecido aqui no Brasil. Seu sabor fica perfeitamente bem com pães e, principalmente, carnes. Hoje iremos apresentar a receita clássica. Vamos aprender?

1 xícara de maionese gelada;
1 colher de sopa de mostarda;
3 colheres de sopa de ketchup;
1 colher de shoyu;
1 limão;
1 dente de alho;
Sal e pimenta a gosto.

Coloque os ingredientes em um recipiente e bata tudo até ficar homogêneo. Se precisar, coloque na geladeira até sentir que o molho está bem gelado. O processo todo dura em média 20 minutos.

Molho de churrasco vermelho com louros

molho com folha de louro

O molho de churrasco com louro é bem simples e utiliza apenas ingredientes básicos. Sabemos que o louro é um tempero utilizado em muitas receitas brasileiras, inclusive nas carnes. Acompanhe a lista de ingredientes a seguir:

2 cebolas cortadas;
2 tomates picados;
3 folhas grandes de louro;
150 ml de vinagre;
150 ml de óleo;
2 dentes de alho;
Salsinha, cebolinha, orégano e sal a gosto.

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata tudo até a mistura ficar homogênea. Caso queira um molho mais grosso e vermelho, basta acrescentar duas colheres de extrato de tomate. O processo todo dura em média 15 minutos.

Molho de churrasco vermelho russo

churrasco russo

O molho de churrasco russo é um acompanhamento diferente e saboroso. É uma ótima opção para quem deseja saborear carnes agridoces. Acompanhe a receita:

3 colheres de açúcar;
1 xícara de ketchup;
1 xícara de maionese;
2 limões;
Pimenta-do-reino e sal a gosto.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe a mistura ficar homogênea. Servir o molho gelado fica ainda melhor, por isso, reserve tempo para isso. Todo o processo dura em média 40 minutos.

Molho de churrasco vermelho indiano

churrasco indiano

O molho de churrasco indiano é muito utilizado aqui no Brasil. Isso acontece porque o mesmo tem um sabor intenso, que agrada a muitos paladares. Que tal aprender na prática essa receita?

200 ml de leite de coco;
1 colher de chá de curry;
1 colher de sopa de amido de milho;
1 xícara de suco de laranja;
Sal e pimenta a gosto.

Em uma panela, acrescente primeiro o leite de coco e o amido de milho. Mexa tudo até que se dissolva o amido. Após isso, coloque o restante dos ingredientes e deixe em fogo médio até a mistura começar a engrossar. Desligue o fogo e leve à geladeira por 30 minutos. O processo todo dura em média 1 hora.

Outros tipos de molhos para churrasco

Além dos molhos citados acima, ainda existe uma vasta gama de opções para as pessoas que querem aproveitar sabores mais inusitados, usando temperos e ingredientes diferentes. Confira as possibilidades a seguir:

Molho de churrasco verde

molho verde para churrasco

O molho de churrasco verde já é muito apreciado por nós, brasileiros. A mistura leva ingredientes e ervas comuns em nossa culinária, sendo uma ótima opção para os churrascos entre amigos. Confira a receita:

200 ml de leite bem gelado;
350 ml a 400 de óleo;
½ maço de cheiro verde picado;
¼ de cebolinha;
1 dente de alho;
Sal, pimenta e manjericão a gosto.

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar o óleo por último e aos poucos. Espere a textura engrossar e dê preferência para servir o molho gelado. O processo todo pode durar em média 45 minutos.

Molho barbecue

molho barbecue para churrasco

O molho barbecue é muito conhecido nos churrascos brasileiros, sendo um dos principais. Hoje iremos aprender uma receita bem simples e clássica para agradar nós próximos churrascos. Confira:

¼ xícara de vinagre;
¼ de ketchup;
2 colheres de açúcar;
3 colheres de sopa de shoyu;
3 colheres de azeite;
1 dente de alho;
1 cebola pequena picada;
1 limão;
Sal e pimenta a gosto.

Coloque em uma panela o alho e a cebola, deixando-os dourar. Em seguida, acrescente o restante dos ingredientes aos poucos. Deixe no fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Sirva gelado. O processo todo dura em média 1 hora.

Molho de alho

molho de alho para churrasco

O famoso molho de alho. Quem nunca provou não sabe o que está perdendo, pois de fato esse é um dos favoritos nos churrascos. Confira a lista de ingredientes:

1 xícara de leite gelado;
350 a 400 ml de óleo;
3 dentes de alho grandes;
1 colher de chá de orégano;
Sal e pimenta a gosto.

Acrescente todos os ingredientes no liquidificador, colocando o óleo por último e aos poucos, até obter o ponto do molho. Sirva bem gelado. O processo pode durar em média 45 minutos.

Molho de cebola

molho de cebola

A cebola é um ingrediente muito amado e apreciado em território brasileiro. O molho é muito saboroso e case perfeitamente bem com as carnes de churrasco. Aprenda a seguir essa receita:

1 cebola grande;
1 colher de manteiga sem sal;
2 colheres de azeite;
1 xícara de maionese;
1 colher de chá de açúcar mascavo;
1 colher de sopa de vinagre;
1 colher de sopa de mostarda;
1 colher de mel;
Sal e pimenta a gosto.

Refogue a cebola com a manteiga e o azeite em fogo baixo. Transfira a mistura para o liquidificador e adicione o restante dos ingredientes. Bata tudo por cerca de 5 minutos. O processo todo dura em média 20 minutos.

Molho de mostarda

Molho de mostarda

O molho de mostarda é bastante tradicional e também pode ser acrescentado nos dias de churrasco. Sua receita é bem simples e leva apenas ingredientes básicos. Acompanhe a lista a seguir:

200g de creme de leite;
2 colheres de limão;
5 a 6 colheres de sopa mostarda;
Pimenta e sal a gosto.

Misture todos os ingredientes e após isso tempere com sal e pimenta. O ideal é levar até a geladeira para que o molho fique com uma textura melhor. O processo todo dura cerca de 35 minutos.

Molho pesto

molho vermelho com manjericao

O molho pesto é muito conhecido em algumas culinárias. Para o churrasco, essa opção combina super bem e pode ser o diferencial que falta nos seus eventos com a família e amigos. Vamos aprender essa receita?

1 xícara de folhas de manjericão;
3 colheres de chá de nozes sem casca;
100g de parmesão ralado;
½ xícara de azeite;
4 dentes de alho;
Pimenta e sal a gosto.

Amasse os dentes de alho e adicione o sal à mistura. Triture as nozes, pique o manjericão e acrescente no recipiente. Coloque o queijo e o azeite e mexa tudo até ficar homogêneo. Tempere com pimenta e ajuste o sal. O processo todo leva em média 15 minutos para ser finalizado.

Molho barbecue com curry

curry

O molho barbecue já é muito conhecido por todos, porém, nessa versão iremos acrescentar o curry, o que irá deixar o sabor mais intenso e marcante. Vamos conferir a lista de ingredientes?

200 g de ketchup;
½ xícara de salsinha fresca;
½ xícara de açúcar mascavo;
1 colher de sopa de curry;
2 colheres de salsão fresco;
Salsinha e sal a gosto.

Pique bem o salsão e a salsinha, coloque em um recipiente juntamente com o açúcar mascavo e o curry. Após isso acrescente o ketchup e leve a mistura a fogo baixo até o molho engrossar. Deixe dar o ponto parecido com o de brigadeiro de panela. Leve à geladeira por cerca de 30 minutos. O processo todo dura em média 45 minutos.

Molho chipotle

molho chipotle

O molho chipotle agrada os paladares mais exigentes e, geralmente, seu sabor apimentado é um grande contraste para as mais variadas carnes. Os ingredientes são baseados em muitos temperos. Confira a lista a seguir:

1 xícara de maionese;
1 colher de chá de páprica doce;
1 colher de sopa de açúcar;
2 dentes de alho;
½ de chá de limão;
½ de chá de molho de pimenta chipotle;
1 colher de chá de água;
Cominho, tomilho, sal e cebola a gosto.

Triture o alho e tempere a maionese com todos os temperos citados acima. Por último coloque os líquidos, como o limão, a pimenta e a água. Coloque na geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos antes de servir. O processo todo dura em média 45 minutos.

Experimente os molhos vermelhos para churrasco!

carne de porco no churrasco com molho vermelho

A variedade de molhos vermelhos para churrasco é imensa, mas como você pode notar, existem também outras opções que contrastam muito bem com o sabor do nosso churrasco brasileiro. O mais interessante é que, no geral, os ingredientes são muito acessíveis e, muitas vezes, não precisamos nem sair de casa para comprar os itens necessários.

Vale a pena provar, pois sabemos o quanto nosso churrasco pode parecer repetitivo com o passar do tempo. Inovar no molho é uma forma de conquistar paladares mais exigentes, além de garantir mais opções para as pessoas que curtem experimentar novos sabores.

Dependendo dos seus acompanhamentos, os molhos que citamos podem ser acrescentados até mesmo em conjunto com o prato, levando ainda mais sabor para a refeição.

Espero que você tenha gostado do artigo e tenha se inspirado para o próximo churrasco!

Autor deste artigo

Estudante de marketing e apaixonada pela escrita.
Adoro falar sobre a natureza e os mais diversos hobbies.
Quero melhorar o mundo através das palavras, e o aprendizado é o melhor caminho para isso!

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos