Roupa para fazer trilha: para meia-estação, frio e muito mais!

Roupa para fazer trilha: para meia-estação, frio e muito mais!

Está se preparando para fazer trilha e não sabe qual é a melhor roupa para ir? Confira aqui uma seleção para os diferentes climas e veja as melhores marcas!


Conheça as roupas para fazer trilha!

Uma mulher de óculos de sol sentada em uma rocha em uma trilha

Para você que deseja iniciar no mundo das trilhas, ou até mesmo se você já é adepto desta modalidade, mas não sabe ou não tem certeza qual roupa usar, confira neste artigo as melhores dicas!

Geralmente as melhores roupas para fazer trilhas são as leves, nada de sair por aí vestindo calças jeans e blusas de malha, pois durante uma caminhada é necessário que o corpo transpire sem dificuldades. Nesse sentido, as melhores opções são calças de ginástica, calças tactel, tecidos sintéticos ou dry'fit, tops e acessórios como chapéu ou boné.

Além disso, é bom ficar atento aos calçados, apostar em um par de botas antiderrapante é fundamental e pode prevenir uma série de acidentes. Uma mochila leve também é importante, pois é importante que você transporte os seus objetos em segurança e obtenha as mãos livres. Mas atenção: leve somente o necessário, em uma trilha longa o peso pode ser um fator negativo.

Melhores roupas e equipamentos para meia-estação!

Para fazer trilhas é preciso usar roupas ideais para cada estação, pois para enfrentar as mudanças de temperatura ou enfrentar ventos fortes, as roupas que protegem o corpo todo são fundamentais. Veja a seguir algumas opções de roupas para usar durante trilhas em locais que a temperatura seja entre 15º e 22º Graus.

Blusa de manga longa com tecnologia

Duas pessoas correndo em um campo e usando blusas de mangas longas

A camisa de manga longa é um equipamento fundamental para proteção do corpo em uma trilha, pois ela tem uma função diferente das blusas tradicionais, que é manter a temperatura do corpo, além de absorver o suor.

Esse modelo de blusa mantém a temperatura corporal, como por exemplo no calor, evita o superaquecimento e no frio mantém o calor do corpo. Nesse sentido, prezar por blusas de alta tecnologia durante uma trilha vai te ajudar a manter o corpo mais com uma sensação de bem-estar prolongado.

Fleece

Jovem mulher correndo ao longo do rio congelado

Esse tipo de Jaquetas são ideais para manter a temperatura do corpo estável e te proteger contra o frio, pois são peças leves que conseguem manter seu corpo aquecido devido à sua composição de tecidos sintéticos.

O seu tecido também é “respirável” e durante a prática de atividades físicas ou trilhas tem um ótimo desempenho no quesito transpiração, isso porque os casacos fleece proporcionam equilíbrio térmico. Além disso, se adaptam muito bem aos movimentos e também secam muito rápido.

Calça Legging

Uma calça Legging feminina e preta

Essas são as queridinhas de todo mundo e o melhor de tudo: são ideais para trilhas, bem como para a prática da maioria dos esportes. De tecidos leves e que não atrapalham nem um pouco o movimento, elas são ótimas para te ajudar na agilidade em uma trilha, além de te manter confortável e seguro.

Seus modelos são variados, e o importante é que você escolha a que melhor se adapte ao seu corpo e ao tipo da trilha. Existem marcas que os modelos são impermeáveis, algumas têm compressão, filtro solar ou proteção térmica, dentre elas o modelo Dry Cell é super recomendado já que essa tecnologia minimiza a transpiração e deixa o bastante confortável e seco.

Tênis

Foto de perto de duas pernas, uma usando tênis rosa e outra tênis preto

Para percorrer trilhas com segurança, calçar o tênis ideal é fundamental. É muito importante ter atenção nesse quesito e não cometer erros de optar por um tênis que se utiliza no dia a dia, pois esse equívoco pode trazer muitos estresses, inclusive ocasionar acidentes.

Um tênis ideal para trilhas são aqueles capazes de percorrer terrenos montanhosos com tração e obstáculos e também aqueles que são antiderrapantes e impermeáveis, afinal no meio de uma trilha você pode se deparar com caminhos molhados ou chuvas.

Melhores roupas e equipamentos para o calor!

As roupas para trilha devem ser aquelas ideais para a sua prática, e isso inclui o seu material, tecido, composição e tecnologias. No verão os tecidos devem ser mais leves com alta respirabilidade e proteção solar para proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol. Veja a seguir algumas dicas.

Blusa com filtro solar

Roupas com filtro solar te deixam mais seguro e protegido, seja em qualquer espaço. Entretanto, em uma trilha feita em locais ou dias quentes é fundamental que se use esse tipo de proteção, ainda mais quando o percurso é longo, pois o calor do mormaço pode causar queimaduras na pele.

As blusas com filtro solar geralmente bloqueiam em torno de 98% dos raios solares UVA e UVB, nesse sentido, ao comprar uma blusa com essa tecnologia se certifique da sua qualidade e o seu grau de proteção.

Calça e bermuda para o calor

Homem em uma trilha usando uma bermuda preta e camisa cinza

Quem vai fazer uma trilha curta onde o clima é quente e não tem vegetação fechada, deve usar shorts ou bermudas. Mas se o seu trajeto incluir trechos de mata ou tem oscilações significativas de temperatura, deve optar pelo uso de calças

Mas atenção: no calor evite usar roupas de algodão, pois elas retêm a umidade provocada pela transpiração. Usar roupas de tecidos sintéticos, geralmente é a melhor alternativa para os dias quentes, já que estes favorecem a evaporação do suor.

Papetes e sandálias

As sandálias e papetes são ideais para os dias de verão. Elas ajudam no desempenho das caminhadas, permitem que os pés “respirem” e trazem o conforto e segurança que você precisa durante as trilhas, mesmo sendo de curto percurso. Afinal, a segurança não deve ser deixada de lado independente da durabilidade de uma trilha.

A praticidade das papetes e sandálias são ótimas, a maioria delas tem um fecho de velcro do qual facilita o seu uso e regulagem durante uma trilha. Atualmente no mercado existem muitas marcas e modelos, nesse caso é só você optar por aquele que melhor adeque ao seu perfil e ficar de olho na qualidade do produto.

Melhores roupas e equipamentos para o frio!

Com certeza as estações que fazem frio requerem mais atenção enquanto ao uso das roupas, e quando se planeja uma trilha em meio a temperaturas mais baixas, é essencial que se use as vestimentas adequadas com as tecnologias ideais. Veja a seguir algumas opções de roupas que você pode usar em trilhas de temperaturas mais frias.

Segunda Pele

As roupas utilizadas como segunda pele geralmente são térmicas e também conhecidas como roupas base layer. Esse tipo de roupa é fundamental para quem vai passar o inverno em locais com temperaturas frias ou negativas, nesse caso se a sua opção for fazer uma trilha em um local com essas características, o uso de uma peça segunda pele é indispensável.

Esse tipo de vestimenta é muito popular em países com climas rigorosos, e no Brasil ela é muito conhecida pelos amantes dos esportes radicais, montanhistas e trilheiros. Em sua grande maioria essas peças costumam ser confeccionadas nos modelos de calças e blusas, e devem ser utilizadas diretamente sobre o corpo.

Calça Outdoor

As calças outdoor são uma excelente opção para diminuir aquela sensação de frio, além disso, a sua tecnologia ajuda a proteger as pernas contra objetos pontiagudos e cortantes, ideal para trilhas com muitas vegetações ou obstáculos.

As calças para trekking buscam preferencialmente a eficiência, entretanto atualmente muitas marcam unem esse objetivo em conjunto com a beleza e designer da peça, mas é preciso ficar atento, pois nem sempre a beleza é o principal fator para se escolher uma peça de trekking, as calças para uma trilha deve principalmente ter conforto e proteção.

Parca

Um homem de braços cruzados usando uma parca com capuz

A parca é uma peça impermeável, tendo como semelhança um agasalho com capuz. Geralmente essa peça é usada por praticantes de trilhas e esportistas que fazem atividades ao ar livre em locais com temperaturas frias.

Nesse sentido, essa é uma peça indispensável para pessoas que desejam fazer trilhas em locais de temperaturas baixas, ou até mesmo em ambientes de chuva, já que essa é uma peça que tem alta tecnologia de proteção.

Botas para trilha

Alguém amarrando uma bota

Ao contrário das estações mais quentes, em temperaturas frias os pés devem ser protegidos. Uma bota para Trekking deve ter solados mais grossos e serem impermeáveis e transpiráveis. O solado ideal são aqueles em alto relevo, que tenham rachaduras ou cravo, para dessa forma aumentar o nível de aderência e tração da sola nas superfícies.

É muito importante também levar em consideração o seu destino, pois se for locais com superfícies de gelo é necessário que calce uma bota adequada para essa ocasião.

Se ficou com dúvidas sobre o tipo de bota adequada para a sua aventura, veja o nosso artigo sobre as melhores botas para trilha de 2021 e saiba como escolher!

Recomendados para todas as ocasiões

Alguns acessórios, independente da estação, são fundamentais em uma trilha e devem ser utilizados como forma de proteção, ou até mesmo para auxiliar no percurso de uma trekking, a exemplo das mochilas. Mas o ideal é que sejam acessórios leves, pois a longo prazo muitos itens ou objetos pesados podem atrapalhar o seu percurso.

Mochila

Alguém de costas com uma mochila

As mochilas utilizadas em uma trilha também podem ser consideradas como companheiras de viagem. Por isso, é importante escolher o modelo certo conforme o seu trajeto, pois cada um tem a sua finalidade. Nesse sentido, a primeira coisa que você precisa saber antes de escolher uma mochila é quantos dias vai durar a sua trilha.

Os modelos para trekking de um dia são chamadas mochilas de ataques, já os modelos para uma média de 4 dias são as semi cargueiras. Além disso, também existem modelos específicos para homens e mulheres de acordo com a sua anatomia, algumas também vem com alguns acessórios como capuz, e outras são impermeáveis. Agora é só preparar seu roteiro e escolher a mochila correta!

Para aprender um pouco mais sobre como escolher a mochila ideal para você e conhecer os principais tipos, confira nosso artigo sobre as 10 melhores mochilas de viagem e encontre o modelo perfeito para sua trilha!

Protetor solar

Um recipiente de protetor solar em um fundo amarelo

Esse é um dos itens mais importantes, e que você não deve deixar de lado! Quando realizamos atividades ao ar livre ficamos por muito tempo expostos às radiações do sol, como por exemplo, a ultravioleta.

Os efeitos causados pelo excesso dessa exposição sem proteção podem ser a longo prazo e até mesmo imediato, desse modo é muito importante se prevenir desses danos, mesmo quando utilizar roupas com proteção solar. Em uma trilha ficamos um longo período expostos à luz solar, por isso nada de deixar essa proteção de lado.

Boné/Chapéu

Um homem ajeitando o boné na cabeça

Outro acessório fundamental para uma trilha são os bonés e chapéu, afinal, não é sempre que sua atividade vai ter árvores em todo o percurso para te manter com a cabeça protegida. E uma coisa é fato: ninguém suporta aquele sol quente ou até mesmo uma chuva por um longo período.

Nesse sentido, você não deve abrir mão de um boné ou chapéu durante sua trilha, pois são eles que vão te ajudar a proteger sua cabeça e rosto durante uma caminhada. Seja contra os raios ultravioletas ou contra a chuva e o vento. Alguns modelos também protegem o pescoço e são acessórios que dão muito estilo a sua trekking.

Roupa de chuva

Um homem na chuva usando roupa de chuva

Mesmo em dias quentes é bom não contar com a sorte, pois durante o percurso de uma trekking o clima pode mudar de uma hora para outra, e nesse caso é bom estar prevenido. Atualmente existem muitos modelos de roupas para chuva, bem como capas impermeáveis muito leves. Nesse sentido, muitas marcas criaram vestimentas bastante compactas, com alta tecnologia, ideais para você levar na sua mochila sem ocupar muito espaço.

Conheça as melhores marcas de roupa de trilha

Conheça a seguir algumas das principais marcas de roupas para trekkings do mercado, afinal, muito já foi falado aqui sobre escolher modelos e marcas ideias, e esse quesito é fundamental. Pois, comprar um produto de uma marca especializada em trilhas é muito importante para que não tenha surpresas indesejáveis durante uma trilha.

The North Face

Uma blusa preta bem próxima e escrita The North Face

The North Face é uma empresa estadunidense que foi fundada no ano de 1968 em São Francisco, na Califórnia. A North Face produz calçados, roupas e variadas opções de acessórios e equipamentos ideais para utilizar em atividades ao ar livre e trilhas.

A ideologia da empresa é proporcionar a máxima proteção, conforto e mínimo impacto. Alguns dos itens que você pode adquirir através dessa marca são mochilas, roupas impermeáveis com a tecnologia corta-vento, botas, camisetas, e, além disso, peças com tecnologias como Thermoball, FlashDry, Heatseeker e WindWall.

Decathlon

Fundada no ano de 1976 por Michel Leclercq em Englos a Decathlon é umas das maiores empresas de artigos esportivos do mundo, no Brasil a primeira unidade chegou em 2001 e atualmente a marca tem mais de 1.500 lojas espalhadas em mais de 50 países.

Atualmente a Decathlon produz e gerencia uma média de 20 marcas de produtos esportivos para diversas modalidades e alguns dos itens que podem ser encontrados em suas lojas são roupas, mochilas, calçados e uma diversidade de acessórios e equipamentos. Além disso, a marca preza por valores como inspiração, energia, inovação e paixão.

Centauro

Fundada em abril de 1981 por Sebastião Bomfim Filho a Centauro faz parte de uma rede brasileira multicanal de artigos esportivos com o objetivo de democratizar a moda e o esporte no Brasil.

Atualmente a marca tem mais de 190 lojas espalhadas em 23 estados do Brasil e dispõe de um mundo de produtos relacionados aos esportes, e alguns desses itens vão de roupas a acessórios como a equipamentos para futebol, artes marciais e bicicletas.

Columbia Sportswear

A marca é um negócio familiar que se tornou popular no mundo após os pais da presidente Gert Boyle comprarem uma pequena empresa de chapéus em Portland após chegarem fugidos da Alemanha nazista no ano de 1938.

A primeiro instante, a marca foi nomeada como Hat Company e a mais de 70 anos cria equipamentos para que as pessoas possam desfrutar mais tempo ao ar livre. A empresa produz roupas e calçados de alta qualidade e tecnologia com objetivo de manter as pessoas secas, refrescadas, aquecidas, e protegidas, diante de qualquer situação.

Nike

Pernas de alguém usando o tênis da nike vermelho

A Nike é uma das maiores empresas do mundo e com certeza umas das mais procuradas por todos os esportistas e até mesmo por pessoas que gostam do seu estilo, conforto e designer. A Nike é uma empresa estadunidense fundada em 1972 por Bill Bowerman e Phillip Knight e tem uma diversidade de produtos comercializados, dentre os mais procurados são os calçados de alto impacto e conforto, ideais para trekkings longas, roupas com proteção solar e impermeáveis, além dos mais variados acessórios.

Aproveite as dicas e vá preparado para fazer trilha!

Amigos fazendo caminhada em uma trilha cheia de rochas

Agora que você já está por dentro das dicas e roupas ideais que precisa usar para uma trilha é só seguir à risca e preparar o seu roteiro. Tenho certeza que o seu trekking será incrível!

Autor deste artigo

Nômade digital.
Produz textos para blogs e outras ferramentas de marketing e conteúdo.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas