Pupunha: o que é, sobre o palmito e a fruta, benefícios e mais!

Pupunha: o que é, sobre o palmito e a fruta, benefícios e mais!

Você sabia que o palmito traz muitos benefícios para a nossa saúde? Saiba como plantar Pupunha, a palmeira que produz essa deliciosa iguaria!


Pupunha: planta nativa da amazônia

pupunha fruta

A Pupunha é uma palmeira de clima tropical com mais de 20 metros de altura e nativa da região Amazônica. Ela produz frutos, que são muito consumidos pelos habitantes da região Norte e o palmito, que faz muito sucesso no Sudeste e Centro-Oeste.

Além do palmito ser muito lucrativo para a economia de exportação do país e uma excelente alternativa de cultivo para a agricultura, ele é um dos alimentos que sempre está presente na casa dos brasileiros. Ele é considerado um alimento muito versátil na gastronomia, sendo capaz de agregar em diversos pratos do nosso dia a dia.

Confira o artigo abaixo que deixará você informado de tudo sobre a pupunheira, seja sobre os seus benefícios, as dicas fundamentais para o seu cultivo, suas características e muito mais.

O palmito da Pupunha

palmito de pupunha

O cultivo da pupunheira tem elevada importância econômica em razão de suas notáveis características, sendo uma delas a da não oxidação do palmito logo depois do corte, conferindo durabilidade. Confira mais informações a seguir.

Benefícios do palmito Pupunha

O palmito pupunha além de ser um alimento muito saboroso e versátil, traz muitos benefícios para a nossa saúde. É rico em nutrientes, minerais e pobre em gordura, ou seja, além de fornecer substâncias essenciais para o nosso corpo, é um ótima opção de alimento para quem quer perder peso e ter a sensação de saciedade.

Ademais, é um produto rico em antioxidantes, substâncias capazes de reduzir o risco de certas doenças como o câncer, diabetes, doenças de coração e muito mais. E falando na saúde do coração, as fibras do palmito ajudam a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Como o palmito da Pupunha é utilizado na culinária

O palmito está disponível para a compra de duas maneiras: em sua forma fresca e em conserva. De fato, o produto fresco é bem mais versátil e saudável, mas trabalhando a conserva da maneira adequada, como em refogados e recheios de tortas, é possível fazer refeições deliciosas.

Este produto de sabor suave e de textura delicada pode ser manejado de diversas maneiras: em fatias finas, meias-luas, cubos, fios tipo macarrão e entre outros. Mas, nunca que se esqueça que antes de qualquer prepara, seja ele assado ou grelhado, ele deve ser cozido previamente.

Época da colheita do palmito Pupunha

A época ideal para a colheita da pupunheira se inicia depois de três anos que foi cultivada, período o qual a palmeira inicia sua frutificação. De acordo com os cultivadores, esse período varia entre fevereiro e março e depende da distribuição de chuvas na época da floração e do estado nutricional do solo.

Levando em consideração que a Pupunha não escurece depois que o palmito é colhido e ela não morre, o produtor tem a possibilidade de utilizar a planta para outras formas de consumo além da tradicional, em salmoura acidificada.

A fruta da Pupunha

pupunha fruta

O cultivo da Pupunha sempre está mais associado à produção do palmito, mas o que muitos não sabem é que ela abriga uma fruta muito exótica. Continue o artigo para saber tudo sobre ela.

Benefícios da fruta da Pupunha

A fruta da pupunheira traz diversos benefícios para a saúde do nosso corpo. Pelo alto teor de vitaminas A e C em sua composição ela é capaz de ajudar na saúde dos olhos, principalmente na sua lubrificação. Além disso, ela dá assistência à nossa imunidade, estimulando a resistência do nosso corpo contra invasores.

Assim como o palmito, graças à sua grande quantidade de fibras, a fruta da Pupunha ajuda no combate ao câncer e na saúde do coração. E por último, ela é essencial para a saúde da nossa pele, pois auxilia na renovação das novas células.

Como a fruta da Pupunha é utilizada na culinária

A fruta da pupunha é um alimento tradicionalmente mais consumido pelas pessoas que habitam a região Amazônica. É um produto muito energético que agrega uma variedades de proteínas, carboidratos, óleos, vitaminas, ferro e muito mais.

Ao processar o fruto, é derivada uma farinha muito nutritiva e rica em vitamina A (muito similar à farinha de milho), capaz de ser utilizada na panificação, na confeitaria e na produção de massas em geral. Além disso, pode ser extraído um óleo que contém um alto teor de ácidos graxos e também, é comumente utilizado como ração para animais.

Época da colheita da fruta Pupunha

Caso o objetivo da colheita dos frutos seja para formar mudas priorize os frutos que já estão maduros. Mas, cuidado com os que já estão em um estágio avançado de maturação, pois nesta última etapa a polpa muito madura cria um ambiente ideal para o desenvolvimento de fungos que podem atrapalhar o processo de germinação das sementes.

A pupunheira rende muito na sua produção. Ela é capaz de fabricar cerca de 8 cachos por ano, possuindo cerca de 350 frutos em cada um. E para colhê-los na época ideal, fique atento nos meses de janeiro a abril.

Sobre a planta Pupunha

planta pupunha

No Brasil, se tem a ideia da existência de mais de 150 espécies dessas palmeiras, sendo a pupunheira a de maior sustentabilidade. Saiba mais a seguir sobre as características da Pupunha e suas dicas de cultivo.

O que é a Pupunha?

Pupunha é o nome dado a palmeira da espécie Bactris gasipaes que possui origem no sudoeste da região Amazônica, na bacia do Rio Ucayali, no sudeste do Peru e na bacia do alto Rio Madeira. Foi disseminada no Brasil graças ao trabalho dos indígenas, que possuíam um incrível conhecimento no manejo desta planta.

É considerada uma palmeira de rápido crescimento e se diferencia das demais pelo seu alto grau de produtividade, por emitir novos brotos abundantemente, ter boa palatividade e o fato de não oxidar, ou seja, o palmito não escurece depois da colheita.

Características da Pupunha

A Pupunha é uma palmeira multicaule (cuja raiz saem muitos caules), de tronco dividido por anéis com espinhos e anéis sem espinhos, e estes, que são geralmente largos e escuros estão presentes tanto no tronco como nas folhas. A palmeira é conhecida por ser produtiva e sustentável, visto que é possível utilizar todas as partes de sua estrutura.

Com as raízes, é possível fabricar um vermicida. Já o tronco, pode ser transformado em madeira para a produção de instrumentos musicais e móveis, e as folhas podem ser utilizadas no artesanato e na cobertura de casas rústicas. E por fim, o palmito e os frutos, utilizados para fins gastronômicos.

Onde encontrar a Pupunha

Sua distribuição geográfica revela as rotas de migração do comércio da época pré-colômbia, seja as regiões do Pacífico Norte da América do Sul (Equador e Colômbia), do Caribe (Colômbia e Venezuela), da região do alto Amazonas (Bolívia, Brasil e Peru) e da América Central (Panamá, Costa Rica e Nicarágua).

Atualmente, é cultivada desde a região da Vera Cruz no México e se estende até Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. No Brasil, as palmeiras são cultivadas principalmente em São Paulo, mas é possível encontrá-las nos estados do Espírito Santo, Rondônia, Pará, Bahia e entre outros.

O consumo da Pupunha no Brasil

Os produtos fabricados pela pupunheira são consumidos de diferentes formas nas diversas partes do Brasil. É na região Norte que a fruta faz mais sucesso, sendo consumida tanto cozida em água e sal como na forma de óleo e farinha. Entretanto, a indústria alimentícia vem dando um novo uso para esses frutos: a fabricação de geleias, sucos e compotas.

Já o palmito é consumido por todo o país, com foco na região central e sudeste. Esse produto que é retirado do caule da pupunheira é capaz de compor várias receitas, independentemente da cultura local. Seja em saladas, recheios, risotos e também, como uma opção vegetariana para o tradicional estrogonofe.

Lenda da Pupunha

De acordo com uma lenda indígena, a Pupunha foi uma linda bebê de cabelos dourados dada de presente para uma comunidade indígena pela Deusa da Natureza. A Pupunha tinha ali o objetivo de gerar fartura para aqueles povos, caso ela fosse sacrificada durante um ritual de oferenda.

Então, movidos pelo medo, os indígenas entregaram a Pupunha ao pajé para sacrificá-la. Durante o ritual, o chefe recebeu uma mensagem espiritual dizendo que a bebê devia ser enterrada em terra fértil a qual dali nasceria uma surpresa. Dito e feito, tempos depois nasceu uma linda palmeira de frutos dourados, que recebeu o nome de Pupunha.

Como cuidar da Pupunha

como cuidar da pupunha

Continue lendo o artigo para saber ainda mais sobre as etapas do seu cultivo, seja do seu local de plantio, a periodicidade das regas, sua adubação e muito mais.

Luminosidade para Pupunha

A Pupunha é uma planta que pode ser classificada em sua fase adulta como uma palmeira heliófila, ou seja, ela apresenta um rendimento mais alto quando cultivada em um local com alta incidência solar, tanto na produção quanto no crescimento.

Por outro lado, é preciso ficar atento à sua fase inicial de cultivo, já que precisa de cerca de 50% de sombreamento para iniciar a sua produtividade de maneira saudável. Mas de forma geral, é indicado cultivar a pupunheira em campos aberto a pleno sol.

Local ideal para o plantio da Pupunha

A Pupunha é adaptável é diversos solos, e mesmo precisando de muita água ela não tolera os que são muito encharcados ou muito argilosos e compactados. Nesses casos, é preciso que sejam corrigidos e adubados de acordo com as suas demandas.

As áreas do seu plantio devem ser aradas, gradeadas e ter regiões de sulcos, facilitando assim o desenvolvimento das mudas. Além disso, é necessário se ater ao espaçamento entre as palmeiras, cerca de 2 m x 1 m, com o intuito de não causar situações de competição de nutrientes entre elas e causar baixa produtividade.

Rega da Pupunha

A Pupunha pede uma rega periódica, mas não exagere, pois o alagamento no local das sementes pode causar o seu apodrecimento. Locais onde a precipitação pluviométrica média anual é inferior a 2.000 mm são essenciais para o cultivo da palmeira, desde que também sejam irrigadas artificialmente.

No caso dos sistemas de irrigação artificial são consideradas duas opções pelos especialistas: a de microaspersão e de gotejamento. Para escolher uma delas é preciso levar em conta muitas questões e por isso, recomendamos procurar uma assistência técnica especializada.

Adubação da Pupunha

O solo da palmeira Pupunha é exigente em nitrogênio, potássio e fósforo, e por isso, sua adubação química é uma etapa essencial para que ela possa crescer forte, saudável e produtiva. No entanto, é necessário incorporar uma adubação orgânica, composta por cama de aviário (maravalha, casca de arroz, sabugo de milho, capins e serragens) e biomassa foliar (adubação verde).

Após preparar a área, planta-se leguminosas selecionadas e espera-se quatro meses para a semeadura. Depois de roçar a área, deve ser posto no solo a biomassa e logo em seguida, dar início ao plantio da pupunheira.

Umidade e temperatura adequadas para Pupunha

Por ser uma palmeira de origem tropical necessita estar em um espaço que a umidade relativa do ar esteja entre 80% e 90% e ter uma temperatura mínima ideal em torno de 22 e 28ºC. Tanto a temperatura como a distribuição de chuvas no local determinam diretamente a taxa de crescimento e de produtividade de palmeira.

Mas observe que essa planta não suporta situações extremas, como estações muito secas e as geadas. Caso o plantio passe cerca de três meses sem chuvas, ele sofrerá redução na frutificação, porém não morrerá, já que suas raízes possuem alto poder de retenção de água.

Poda da Pupunha

Durante a poda, corte os ramos laterais que estiverem em excesso, deixe cerca de 4 a 6 ramos por planta com uma altura de 30 cm. Mas, aqueles que estiverem abaixo dessa medida, devem ser deixados como estão.

Agora, atenção: caso o seu intuito seja aumentar a produtividade das plantas e/ou das sementes, não realize a poda. É fundamental deixar os ramos laterais crescerem livremente e cortar somente alguns estirpes que estiverem crescendo em excesso na região de corte do palmito.

Propagação da Pupunha

No nível biológico, a propagação da Pupunha se dá pelas vias sexuada (sementes) e assexuada (partes vegetativas). Pela via assexuada, são utilizados os perfilhos (ramos que crescem lateralmente) e na sexuada, as sementes contidas nos frutos. Esta última é a forma mais comum e prática para o cultivo das mudas.

A semeadura deve ser feita em locais levemente inclinados e que recebam uma boa drenagem, mas sem que haja encharcamento. Deve-se espalhar as semestres pelo substrato e logo em seguida cobri-las com o mesmo, regá-las e tampá-las com folhas de palmeira ou bananeira para impedir a entrada de luz solar.

Pestes e doenças comuns da Pupunha

A praga mais comum da Pupunha é a abelha-de-cachorro ou arapuá, ela destrói as flores e os botões, acabando de vez com a produção. Outra, são as lagartas de cor esverdeada, que são capazes de enrolar as folhas da palmeira para se protegerem dos inimigos e se alimentarem.

As duas principais doenças atacam as folhas e os frutos. A primeira é chamada antracnose e a segunda a podridão-negra-dos-frutos, ambas causadas por fungos. Para controlar o aparecimento desses invasores é preciso pulverizar as mudas com produtos que contenham cobre em sua composição. Sua aplicação deve ser dada desde o plantio até o seu período de frutificação.

Quando replantar a Pupunha

O replante da palmeira deve acontecer quando sua parte aérea estiver de 5 a 10 cm de altura, ou ainda, antes da abertura das folhas. Não é indicado que seja feita a poda das raízes, pois isso pode danificar o crescimento da planta.

Logo que a planta estiver pronta, deve usar como substrato a terra presente na superfície de floresta (caracterizada por ser úmida e rica em nutrientes e minerais) ou, caso você queria fazer a sua própria mistura, utilize três partes de terra para uma parte de matéria orgânica.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da pupunha

Neste artigo apresentamos informações gerais sobre a pupunha, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Pupunha: a palmeira exótica!

palmeira pupunha

Em resumo, a pupunheira é uma ótima opção para você que é apaixonado pela arte da produção dos próprios alimentos, em especial o palmito, que diga-se de passagem, é uma iguaria que além de ser saborosa, traz muitos benefícios para a saúde. Sem esquecer das suas frutas exóticas, que são uma surpresa no quesito da diversidade no uso.

Ademais, caso você tenha interesse em cultivar a Pupunha não se esqueça de algumas dicas essenciais expostas neste artigo: atenção ao cultivo das sementes, na irrigação, no preparo das adubações químicas e orgânicas, no período correto da colheita e muito mais.

Autor deste artigo

Estudante de Letras, redatora e revisora freelancer. Amante assídua dos livros, da escrita e de um bom café pra acompanhar.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos