Aloe aristata: como cuidar da suculenta, suas características e mais!

Aloe aristata: como cuidar da suculenta, suas características e mais!

A aloe aristata é uma suculenta que promove o bem estar no lar e purifica o ambiente. Confira neste artigo algumas curiosidades e como cultivá-las.


Você já ouviu falar da suculenta Aloe aristata?

Várias Aloe aristata com flores vermelhas

A Suculenta originária de regiões desérticas, é uma espécie de Aloe no qual o seu nome aristata significa “barba” ou “ponta longa” que é algo característico das espécies Aloe, pois suas folhas apresentam pontas finas. Embora essa planta seja semelhante a Aloe vera e ambas as espécies apresentam folhas suculentas, triangulares e dispostas em forma de rosetas, a Aloe aristata é uma versão menor, pois seu porte é mais compacto, tornando uma suculenta muito interessante para o cultivo em lares.

É uma espécie que aprecia a meia-sombra e requer luminosidade para o seu desenvolvimento. Se for cultivado em ambientes internos, o ideal é colocá-la próximo a uma janela que possua uma boa iluminação. Leia a seguir e conheça as principais características da Aloe aristata e algumas dicas de como cultivá-las.

Informações básicas da suculenta Aloe aristata

Aloe aristata bem de perto

Nome científico
Aristaloe aristata
Nomes populares
Planta tocha, Aloe aristata, Aloes de Galinha d’angola, Aloes de renda
Origem
África do Sul
Porte
De 20 a 30 cm
Ciclo de Vida
Perene
Floração
Primavera e começo do verão
Clima
Árido e altas temperaturas

Aloe aristata é composta de mais de 500 espécies de plantas suculentas da África do Sul, Madagascar e Oriente Médio. É uma espécie da família Asphodelaceae, pertencente ao gênero botânico Aloe. Seu ciclo de vida é perene e de fácil cultivo, uma excelente opção para jardineiros principiantes começarem no mundo da jardinagem.

Indicados para ambientes internos, pois além de serem decorativas, filtram e purificam o ar. A planta cresce em forma de roseta, que pode chegar até 15 centímetros de comprimento, suas folhas são carnudas, triangulares, serrilhadas, pontiagudas e de cor verde escuro, com espinhos brancos e macias.

Como cuidar de sua suculenta Aloe aristata

Jardineira em uma estufa cuidando das plantas

O Aloe aristata é uma suculenta muito versátil e se adapta facilmente em diversos ambientes, tanto externo como interno. Nos próximos tópicos iremos apresentar alguns cuidados básicos e necessários para o cultivo da sua suculenta, tipo de solo ideal, iluminação, irrigação e muito mais. Confira a seguir!

Iluminação ideal para Aloe aristata

São plantas de meia sombra e calor, se optar cultivar em ambientes externos, escolha um lugar que não receba incidência solar direto, apenas 3 a 4 horas de luz solar por dia, no período da manhã ou de tardezinha será o suficiente.

Se adapta muito bem em ambientes fechados, porém quando cultivados em sombra, a Aloe aristata não irá obter uma coloração tão intensa em suas folhas e não será capaz de se desenvolver totalmente, portanto é necessário obter uma boa luminosidade para que a planta consiga crescer e se desenvolver.

Temperatura ideal para Aloe aristata

Por ser nativa de regiões de clima árido, é considerada uma planta rústica, muito resistente ao calor tropical. Uma característica muito interessante dessa planta é que, dependendo da quantidade de sol recebida e a temperatura do ambiente onde são cultivadas a coloração de suas folhas mudam, adquirindo uma tonalidade arroxeada.

Embora seja uma espécie que se adapta muito bem em ambientes internos, é importante que a planta seja cultivada com bastante luminosidade, de preferência próximo a uma janela. Crescem em temperatura ambiente e sobrevivem em climas quentes e secos. Se você deseja que a sua suculenta produza flores, é recomendado mantê-la sempre em temperatura acima dos 10°C.

Rega da Aloe aristata

Um dos fatores importantes para o desenvolvimento da planta é a quantidade de água e a frequência da irrigação. Quando a suculenta estiver na fase de crescimento é essencial fazer uma irrigação frequente, caso contrário ela poderá secar e morrer, portanto é indispensável manter o solo sempre úmido.

Após o seu crescimento, você deverá diminuir a frequência das regas, porém sempre certificando a umidade no solo para que não fique completamente seco. À medida em que a planta amadurece, não há necessidade de efetuar regas regulares, pois os caules e as folhas são carnudas e suculentas, onde acumulam e armazenam água.

Solo ideal paras Aloe aristata

Se você deseja prolongar o ciclo de vida da sua planta é fundamental manter o cuidado com o tipo de solo utilizado. Um dos maiores problemas que levam à morte das suculentas é o excesso de água, que causam o apodrecimento das suas raízes e caule.

O ideal para o plantio é utilizar uma mistura pronta de envasamento para cactos , no qual é formulado especialmente para solos desérticos, garantindo que o solo não fique encharcado. Se você preferir, poderá preparar esta mistura para cactos em casa, utilizando terra vegetal com a mesma proporção de areia ou perlita.

Adubos e substratos para Aloe aristata

A Aloe aristata é uma planta muito resistente, assim como a maioria das suculentas, ela não precisa necessariamente de adubos e fertilizantes para crescer e serem saudáveis, mas para acelerar o seu crescimento e a floração, você poderá aplicar a cada duas semanas um fertilizante diluído em água durante o período de crescimento da planta, vá diminuindo as aplicações aos poucos durante as estações do outono e inverno.

Floração da Aloe aristata

A floração da Aloe aristata começa no final da primavera e início do verão. Nascem uma longa haste, onde dispõe a inflorescência da planta, produzindo flores oblongas que contém sementes, por onde é possível reproduzir mudas a partir dessas sementes, porém o processo é bem mais complicado. A coloração das flores poderá ser amarela, escarlate ou alaranjada.

Manutenção da Aloe aristata

É uma planta muito simples que requer pouca manutenção. Embora seja uma planta típica de climas quentes, sempre observe a umidade no solo durante o verão, nunca deixe o substrato secar por completo e procure manter sua planta em lugares bem iluminados e protegidos contra chuvas, ventos e geadas. Apenas praticando os cuidados básicos, será o suficiente para que a planta prospere e permaneça por longos anos.

Poda da Aloe aristata

A Aloe aristata é uma planta que não necessita de poda, somente em casos de folhas secas na parte inferior da planta ou flores que começam a secar. Remova essas partes mortas com uma faca ou tesoura previamente esterilizada e desinfetada, sempre mantendo o cuidado para não quebrar as outras folhas que ainda estão saudáveis. Caso identifique a infestação de pragas ou doenças, corte as partes que foram afetadas para evitar a contaminação e proliferação em toda a planta.

Pragas e doenças da Aloe aristata

As suculentas Aristata são plantas muito sensíveis que podem atrair pragas e doenças, como por exemplo, os percevejos que são insetos que escondem nas folhas e enterram nas raízes e causam grandes estragos e danos à planta.

Outra praga muito comum são as cochonilhas, elas podem infectar sua suculenta nos caules e flores durante o inverno e aparecem como manchas marrons ou brancas nas folhas. Para acabar com a infestação desta praga, você poderá utilizar spray para insetos ou limpar os caules e folhas manualmente com um pano úmido utilizando álcool isopropílico 70% ou óleo de nim.

Propagação da Aloe aristata

A melhor época para replantar a suculenta é durante a primavera, o vaso deverá ser raso e maior que o antigo. Caso você replante e ela começar a apodrecer, mude a mistura do substrato, prepare o solo com misto de terra e areia e faça uma boa drenagem, preparando o vaso com uma camada de argila expandida ou uma manta de drenagem, para garantir o escoamento da água e evitar o excesso de umidade.

Verifique se as folhas foram enterradas muito fundo, evitando o contato direto com o solo. Uma maneira muito simples para evitar esse tipo de problema é espalhar areia na superfície para que as folhas não toquem na terra e apodreça. Caso você identifique que as raízes são muito pequenas, tenha o cuidado para não tirá-la da planta ou ela não conseguirá se desenvolver e crescer.

Como mudar de vaso

Após o seu desenvolvimento, é importante realizar a mudança de vaso, para garantir a saúde da planta. Durante a época do verão, mude sua planta para um vaso raso e de tamanho maior que o anterior. Prepare o vaso com uma camada de drenagem e coloque o substrato.

Retire a planta do vaso antigo e com cuidado remova o excesso de terra presa nas raízes, replante e cubra-o com mais substrato, suas raízes devem estar enterradas, porém nunca enterre mais profundo do que o vaso anterior, caso contrário poderá ocorrer a podridão e mofo em suas raízes.

Como fazer mudas de Aloe aristata

Plantas são seres vivos e estão sujeitas a serem infectadas ou ficarem doentes, no qual consequentemente acabam morrendo, portanto é muito interessante obter outros exemplares da espécie aumentando a propagação da planta. As suculentas são plantas muito queridas por serem de fácil cultivo, uma ótima opção para decoração de lares, jardins e compor arranjos. Porém existem algumas dicas na hora de fazer as mudas.

No caso da Aloe aristata ela produz suas mudas ao redor da planta, é muito importante retirar essas mudas para não deixar excesso de brotações. Faça a divisão das mudas retirando os pequenos brotos da planta, destacando-os com muito cuidado. Antes de realizar o plantio, faça uma limpeza em torno dos brotos liberando o excesso de folhas, de maneira que a raíz consiga obter o contato direto com o substrato, facilitando assim o enraizamento da planta.

Como recuperar sua aloe aristata

Se você reparar que as folhas da suculenta estão ficando amareladas, é sinal de que a planta está com excesso de água, acarretando a podridão no caule e levando a uma morte precoce. Mas não se preocupe, caso isso ocorra e você consiga identificar este problema cedo, pare de regar imediatamente e remova todas as partes podres.

Por outro lado, poderá ocorrer a desidratação da sua planta e começar a ficar murchas, geralmente ocorre em climas quentes, durante o verão, época em que as suculentas necessitam de mais água devido ao aumento de transpiração. Verifique se há sinal de murchamento e regue até que a sua planta reviva, certifique-se sempre de ter uma boa drenagem no solo, para evitar o excesso de umidade.

Características e curiosidades da Aloe aristata

Várias plantas em vasos de tamanhos diferentes

O Aloe aristata é uma suculenta semelhante a Aloe vera, porém existem algumas particularidades que diferenciam as duas espécies. Leia a seguir as principais características e algumas outras curiosidades dessa planta.

Suculenta ou um tipo de Aloe vera?


Apesar da espécie Aloe aristata pertencer ao gênero botânico Aloe, não é o mesmo que a planta Aloe vera, embora sejam muito semelhantes e ambas apresentarem folhas carnudas e suculentas, a espécie Aristata tem mais em comum com as plantas haworthia do que a Aloe vera.

A Aristata são suculentas que possuem folhas venenosas que podem causar sérios danos ao serem consumidas, ao contrário da Aloe vera que são plantas comestíveis. Portanto mantenha distância de crianças e animais domésticos que podem ingerir as folhas da planta.

Aloe aristata não aguenta climas frios

Embora a planta consiga suportar geadas por um curto período, é muito sensível a baixas temperaturas e a umidade do inverno. Ao chegar nas estações de climas mais baixos é importante cultivar sua planta em ambientes internos, protegendo do frio, chuvas e geadas. Dentre as espécies do seu gênero, a Aloe aristata é a mais resistente, porém não sobrevivem a climas extremamente baixos, pois são plantas que apreciam o calor.

Sua Aloe aristata está fechada? Descubra o motivo!

Uma característica muito peculiar desta suculenta é quando a sua roseta começa a fechar, isto acontece quando a planta está desidratada e necessita de mais água. Quando a suculenta está bem hidratada suas folhas se abrem e ficam bem vivas.

Portanto, é importante observar e manter a umidade no solo sem encharcar suas raízes, ao identificar que a Aristata está se fechando faça a irrigação e mantenha em local bem iluminado, em poucos dias sua planta irá se abrir e ficar com aspecto vivo e saudável.

Ideal para ambientes pequenos

Esta é uma planta ideal para ser cultivada em apartamento ou ambientes que não dispõe de muito espaço, pois seu tamanho pode chegar a cresce até 45 centímetros, apesar de possuir um porte relativamente pequeno, ela é uma planta muito resistente e resiliente, sendo possível cultivá-las em quase todos os tipos de climas, portanto conseguem sobreviver e crescer em diversos ambientes.

Para preservar a saúde da sua planta, é importante manter a atenção sobre os cuidados necessários, apesar da sua rusticidade, procure sempre observar se a planta está saudável ou pedindo socorro.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da Aloe aristata

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar da Aloe aristata, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Aloe aristata: decore seu ambiente com essa bela planta!

Uma Aloe aristata em uma vaso

É uma planta muito simples, ideal para jardineiros de primeira viagem que não possuem experiência com suculentas, pois são de fácil cultivo. Se adapta muito bem em climas quentes e áridos, tornando uma ótima alternativa para quem busca uma suculenta para a decoração do seu lar ou jardim. É uma planta muito versátil utilizada em terrenos abertos e composta de arranjos de suculentas.

Apesar de possuir um porte pequeno, ela é muito resistente em relação às outras espécies do seu gênero, no entanto, não conseguem sobreviver em climas extremamente baixos. São plantas indicadas para o cultivo em ambientes internos, uma ótima opção para ter em seu lar! Se você é fã de suculentas, com certeza é uma excelente escolha! Aproveite todas as dicas apresentadas e cultive a Aloe aristata.

Autor deste artigo

Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.

Últimos posts


Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Pensando em adquirir um forno para pizza? Confira no artigo a seguir seus tipos, preços, funções extras, onde comprar e como limpá-los.


Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Quem não ama ter a casa sempre perfumada? Veja neste artigo as melhores opções de aromatizadores de ambiente disponíveis no mercado, seus preços e onde comprar!


As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

Quer comprar uma arara de roupas? Confira neste artigo uma lista com as 10 melhores de 2024, além de dicas para escolher o modelo ideal para você!


As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

Pensando em comprar uma pipoqueira elétrica? Confira neste artigo os melhores modelos de pipoqueiras de 2024 e veja como escolher qual combina mais com você!


Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Está em busca de um excelente licor? Confira a lista com os 10 melhores licores do mundo que separamos para você e como escolher o licor ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Treinos