Como tirar chiclete do sofá: de tecido, veludo, camurça e mais!

Como tirar chiclete do sofá: de tecido, veludo, camurça e mais!

Chiclete grudado no sofá? Não se desespere! Veja aqui técnicas simples com produtos comuns para remover chiclete com facilidade e mais dicas de limpeza de sofá.


Como tirar chiclete do sofá?

Chiclete mastigado e chiclete inteiro

Um chiclete grudado, seja no sofá, na roupa ou no cabelo, sempre traz dor de cabeça. Quem tem crianças em casa muito provavelmente passa por essas situações com certa frequência e as tentativas de se livrar dessa guloseima grudenta podem ser bem irritante.

Mas se um chiclete grudou no seu sofá, não se desespere! Existem diversas dicas que ajudam a remover completamente o doce do tecido. No entanto, vale lembrar que nem todas são indicadas para qualquer tecido, por isso use sempre o método mais apropriado para o material do qual o seu sofá é feito.

Assim, confira a seguir dicas para tirar chiclete de sofás dos mais diferentes materiais sem grandes prejuízos e garanta que o seu móvel fique novinho novamente!

Técnicas para tirar chicletes do sofá

Existem diversos modos de tirar chiclete do sofá, já que a quantidade de tecidos dos quais o móvel é feito é bem diversa. Pensando nisso, separamos para você algumas técnicas para remover por completo essa guloseima dos assentos de seu sofá, garantindo que ela não deixe rastros - mas não se esqueça de verificar o tipo de tecido de seu sofá antes de usar qualquer técnica, evitando manchas. Veja tudo logo abaixo:

Com gelo

Cubos de gelo

O método mais conhecido para tirar chiclete do sofá ou da roupa é usando um cubo de gelo para endurecê-lo, o que facilita sua remoção. Para isso, passe delicadamente o cubo de gelo sobre o chiclete e, quando ele estiver duro, comece a removê-lo pelas bordas.

Caso isso não seja suficiente, você pode usar um secador para esquentar o restante e terminar de remover o que sobrou, mas sempre lembrando que a temperatura não pode estar muito quente e nem ficar muito tempo aquecendo diretamente o tecido para não danificá-lo. Por fim, é só concluir a limpeza com uma esponja macia e água com detergente neutro ou amaciante.

Removendo com vinagre

Pote com vinagre branco

Outra dica interessante é usar vinagre branco para tirar o chiclete grudado no sofá, já que o produto se mostra bastante eficaz na remoção de manchas em roupas coloridas. Além disso, o vinagre é um ingrediente presente na maioria das casas e costuma ser bem barato.

Para usar esse produto, basta aquecer um copo de vinagre no micro-ondas, sem deixar ferver! Depois, é só esfregar o líquido morno sobre o chiclete, usando uma escova de dentes. Esse método é indicado para sofás de tecido, desde que eles sejam bem limpos após a remoção do chiclete. Caso contrário, o cheiro do vinagre pode ficar bem forte.

Com calor

Secador de cabelo

O calor do secador de cabelos pode ajudar a amolecer o chiclete e facilitar a sua remoção. Para isso, basta ligar o secador quente e posicioná-lo sobre o chiclete até que ele fique bem mole.

Não é recomendado manter o secador de cabelo sobre o tecido por muito tempo - use o utensílio na temperatura morna, jamais na mais quente, e tente remover o chiclete da superfície aos poucos. Use somente suas mãos, já que objetos pontiagudos ou cortantes podem rasgar o tecido do sofá. Caso queira, você pode finalizar a limpeza usando água morna, detergente neutro e amaciante.

Tirando chiclete com álcool

Dois borrifadores, um com álcool 70

O álcool também é uma boa opção de ingrediente para remover o chiclete das superfícies. Para isso, molhe bastante o chiclete com o produto e, usando uma esponja delicada, esfregue até que ele comece a soltar.

É necessário tomar bastante cuidado para usar álcool na hora de remover o chiclete de qualquer tecido, já que ele é um produto químico e, como tal, pode manchar o seu sofá. Por isso, reserve esse método caso nenhum outro funcione e caso o seu sofá seja feito de um tecido que não possa ser muito afetado pelo álcool. Para evitar manchas, vale também lavar o sofá com água e detergente neutro até remover todo o álcool.

Laquê de cabelo

Pessoa apertando frasco de aerossol

O laquê de cabelo é um método mais seguro para tirar o chiclete de seu sofá, já que ele não tende a manchar o tecido e pode ser eficaz para se livrar da guloseima. Para a remoção, espirre o laquê sobre todo o chiclete, até que ele endureça. Depois, é só usar as unhas ou uma colher para raspar o chiclete até que ele saia. Lembre-se: não use objetos cortantes.

Se você tem medo de manchar o sofá, espirre o laquê somente em um pedaço pequeno do tecido, preferencialmente escondido: assim, você pode verificar antes de usá-lo em uma extensão maior. Essa dica vale para qualquer produto.

Acetona

Pessoa segurando frasco com líquido azul (acetona)

A acetona é um produto químico bem forte e, por isso, pode servir para remover o chiclete de superfícies. No entanto, ela é a menos indicada da lista, já que pode manchar tecidos com muita facilidade.

Caso o seu sofá seja feito de um tecido que não seja facilmente manchado, vale mergulhar uma escova de dentes na acetona e esfregar levemente o chiclete, até que ele comece a se soltar da superfície. Finalize esfregando essa parte do tecido com água e detergente neutro.

Óleo de eucalipto

Dois vidrinhos âmbar com óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto também pode ser bastante eficaz para remover chicletes de superfícies. Para isso, é só umedecer um pano limpo com ele e esfregar o chiclete até que ele comece a se soltar do sofá.

Você pode usar uma colher ou uma espátula para ir removendo o chiclete gentilmente de seu sofá. Não coloque muita força, já que isso pode estragar o tecido. Lembre-se de testar o óleo de eucalipto em uma parte pequena do sofá antes.

Silver tape

Pedaço de fita silver tape

A silver tape, aquela versão prateada de fita adesiva, é uma fita bem resistente, que costuma ser usada para colar partes de objetos quebrados. Ela também pode ser bastante útil para tirar chiclete do seu sofá!

Para isso, vale esperar até que o chiclete fique endurecido - se ele estiver muito pegajoso, a técnica pode não funcionar. Depois, é só pegar um pedaço da silver tape e colar bem sobre o chiclete, removendo em seguida. Repita a operação caso seja necessário. Esse é um dos melhores métodos para remover chiclete do sofá, já que não envolve produtos químicos e não mancha o tecido.

Dicas para tirar chiclete e limpeza do sofá

Se você ainda quer mais dicas para remover completamente o chiclete de seu sofá e quer saber mais sobre como remover sujeiras difíceis dele, confira a seguir outras dicas e métodos de limpeza que podem te ajudar!

Não esfregue ou puxe o chiclete do sofá

Pessoa puxando chiclete grudado em tecido

Esfregar demais o chiclete do sofá ou puxá-lo com muita força pode rasgar o tecido. Assim, prefira usar métodos menos agressivos, como o cubo de gelo ou o secador de cabelo, bem como a silver tape. Caso seja necessário esfregar um pouco, jamais use objetos cortantes e não faça muitas vezes o mesmo movimento para remover o chiclete: isso pode rasgar ou danificar o tecido.

Lembre-se: quanto mais delicados seus movimentos forem, menos o sofá correrá o risco de estragar. Ao invés de objetos de metal ou ferro, tente remover o chiclete usando um pano ou a parte de trás da esponja de lavar louças, por exemplo.

Remova o mais rápido possível

Relógio preto e branco

Quanto mais o chiclete envelhecer grudado no sofá, mais difícil será para removê-lo da superfície. Por isso, espere no máximo até que ele endureça, mas não o deixe grudado por muitas horas ou dias. Remover o chiclete o mais rápido possível torna o processo muito mais simples, desde que as ferramentas certas de acordo com o tipo de tecido do sofá sejam utilizadas.

Caso necessário, peça ajuda a alguém para remover o chiclete adequadamente, mas jamais use produtos demasiadamente agressivos e que tenham que ficar por muito tempo na superfície dos assentos, especialmente se seu sofá for de tecidos mais delicados como veludo ou camurça.

Aspire o sofá

Pessoa aspirando sofá com aspirador de mão

Aspirar o sofá pode ajudar a remover os restos do chiclete que ainda ficaram após a sua remoção e, além disso, contribuir para que os assentos fiquem sempre limpos e livres de poeira. Prefira usar um aspirador pequeno, próprio para esse tipo de superfície.

Aspire quantas vezes for necessário e sempre que fizer uma limpeza mais detalhada em sua sala de estar, isso ajuda a evitar o acúmulo de sujeira, principalmente nas divisões das almofadas do sofá e nos assentos. Quanto mais poeira, mais difícil de limpar.

Como eliminar os odores do sofá

Pessoa borrifando produto no sofá e passando um paninho em seguida

Eliminar os maus odores do seu sofá não precisa ser uma tarefa impossível, desde que ela seja bem feita. Você pode utilizar alguns métodos de limpeza específicos ou a impermeabilização, caso veja que é necessário, mas no geral uma rotina de limpeza constante impede que o sofá fique com mau cheiro a longo prazo.

Se mesmo assim seu sofá estiver com muito mau cheiro, faça uma limpeza completa com aspiração, água morna e detergente, amaciante e quem sabe até mesmo um desinfetante, se possuir um que não manche seu sofá (vale novamente a dica de testar um pouco numa parte escondida dele). Colocar sachês aromatizadores ou sílica pode ajudar a manter o cheirinho bom, mas atenção se tiver crianças ou pets em casa.

Considere impermeabilizar o sofá

Profissional utilizando máquina em sofá para impermeabilizá-lo

A impermeabilização do sofá impede que líquidos, poeira, pelos de animais e até restos de comida (como aquela pipoca que comemos enquanto vemos um filme) grudem na superfície e nas brechas do móvel. A longo prazo, essa impermeabilização pode ajudar a remover e prevenir maus odores.

Além disso, ela é responsável pela manutenção do bom estado do sofá, fazendo com que ele dure bem mais tempo e livrando-o de mofo, por exemplo. Você pode impermeabilizar o seu sofá seguindo dicas em tutoriais de DYI ou com a ajuda de um profissional, que pode garantir um resultado mais preciso e duradouro.

Deixe a limpeza em dia

Homem limpando almofada do encosto de sofá

Mantenha a limpeza de seu sofá em dia. Sempre que possível, aspire toda a superfície e, com a ajuda de um pano, remova a poeira de partes que o aspirador não alcança. Não se esqueça também de usar produtos específicos de acordo com o material do seu sofá, pois o uso de um material errado pode danificá-lo.

Para couro, vale passar periodicamente um pano umedecido em uma água com condicionador ou amaciante, fazendo movimentos leves. Isso ajuda a manter o material hidratado. Uma dica que vale tanto para sofás de couro quanto de tecido consiste em misturar um pouco de amaciante com água em um recipiente com spray e depois só espirrar nas superfícies para deixar tudo com um cheirinho bem agradável.

Aproveite as dicas e não sofra mais com chiclete grudado no sofá!

Pessoa descansando com os braços cruzados embaixo da cabeça em sofá limpíssimo

Agora que você já conhece vários métodos diferentes para fazer a limpeza de seu sofá e remover o chiclete grudado na superfície, basta fazer bom uso deles para garantir tanto o seu conforto quanto o das visitas.

Evite consumir alimentos ou doces ao sentar-se no sofá, pois isso ajuda a manter os assentos sempre limpos e perfumados. Caso seja necessário comer no sofá, vale adquirir uma mesa dobrável individual para colocar no seu colo ou usar uma bandeja, o que impede que os farelos de alimentos caiam no sofá durante as refeições.

Caso o chiclete não saia de jeito nenhum do tecido de seu sofá, vale contratar os serviços de um profissional especializado em lavagem e reforma de estofados para garantir um resultado rápido e preciso. Você também pode procurar uma capa para o seu sofá, especialmente se tem crianças em casa. Isso impedirá que o tecido fique manchado ou rasgue com o uso prolongado.

Então se grudou um chiclete por aí, repare em qual o tecido do seu sofá, escolha o método correto, pegue seus utensílios de limpeza e mãos à obra! Seu sofá ficará novinho e cheiroso rapidamente!

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo