Pé de limão: os tipos como siciliano, taiti, caviar, cravo e muito mais!

Pé de limão: os tipos como siciliano, taiti, caviar, cravo e muito mais!

Você sabia que é possível ter um pé de limão crescendo bem no jardim da sua casa? Conheça aqui os tipos de limão e veja como cultivá-los em casa.


Quer plantar um pé de limão? Veja como!

Limões sicilianos em pé de limão

Ter um pé de limão em casa pode ser um incrível benefício para quem adora essa fruta que, apesar de não ser muito cara no mercado, vive com oscilações tem preço. Além disso, existem variedades do limão que nem sempre estão disponíveis no mercado, e dispor delas em seu jardim será um atrativo imenso, além de ajudar a manter uma vida saudável, com todo os benefícios terapêuticos de se cuidar de uma planta em casa.

O limão e suas variedades são frutas ricas em diversos nutrientes essenciais à saúde, e ainda podem ser utilizados em diversas receitas, seja em doces, sucos ou no tempero de saladas e carnes. Por isso, não deixe para depois a oportunidade de plantar hoje e colher em breve os frutos, direto da horta, para sua dieta e de sua família.

Confira a seguir dicas para cultivar limão em casa.

Tipos de limão

As muitas variedades que o limão apresenta é outro fator muito importante que corrobora a intenção de ter essa planta em casa. Isso porque, além de extremamente útil, conhecer cada tipo de limão pode ajudar a escolher exatamente o que você precisa, de acordo com as suas demandas específicas.

Como você mais gosta de utilizar o limão na sua cozinha? Se for em doces, tortas e merengues, temos um tipo ideal para você. Se for como tempero de saladas, indicamos outra variedade. O importante é plantar o limão e aproveitar dos seus benefícios.

Limão siciliano

 Limão siciliano

Uma das variedades mais desejadas e, portanto, de maior valor. Esse é o limão siciliano. Isso porque sua origem não se dá no Brasil, e portanto sua produção nacional é restrita para lugares em que o clima é propício. Porém, isso diz respeito à produção em larga escala. Caso você deseje plantar em casa, é possível regular uma temperatura mais amena na sua horta com uma irrigação mais frequente e uma tela protetora contra a luz solar.

Originário do Sul da Itália, essa variedade do limão é muito presente em pratos doces e salgados. Isso se dá por conta do limão siciliano concentrar menos líquido em si do que em comparação às variedades nacionais. Dotado de uma casca grossa, essa parte do limão sicialino é muito apreciada em raspas decorativas de doces e tortas, além de que podem ser também utilizadas no famoso licor limoncello, também do Sul da Itália.

Limão taiti

Limão taiti

Essa variedade é tão comum no Brasil que por vezes nem mesmo a chamamos de "taiti", sendo conhecida apenas por "limão" em diversos mercados de todas as regiões do país. Isso porque a sua produção no Brasil é extremamente propícia, devido ao seu amor por temperaturas mais quentes e por água em abundância. De sabor ácido e muito presente, esse limão é apreciado em doces e principalmente em sucos.

Sendo a principal variedade de limão do Brasil, o taiti é muito versátil. Com ele, fazemos doces, salgados, temperamos a salada e as carnes, e ainda aproveitamos sua alta concentração de água interior para sucos.

Além disso, sua casca fina e pouco amarga ainda torna essa variedade perfeita para a famosa receita de limonada suiça, uma receita de suco de limão coado em que, além das fibras e do suco, se tritura junto a casca do limão taiti, a fim de adquirir uma coloração acentuada e um gosto marcante, ideal para acompanhar carnes durante um almoço em um dia quente de verão.

Limão cravo

Limão cravo

O limão cravo é muito conhecido nas regiões rurais do Brasil como "limão da roça". Isso se dá porque sua produção em larga escala por grandes agricultores é pouco presente no país, sendo uma variedade encontrada em plantações familiares e em pequenos produtores, que colhem esse fruto para um grupo seleto de consumidores.

De coloração avermelhada, o limão cravo é um fruto redondo, mas de aparência irregular e detém o gosto mais marcante dentre todas as variedades. Isso porque a concentração de vitamina C em seu interior é acentuada, e seu nível de acidez também. Por isso, além de sucos, essa variedade é perfeita para marinar carnes e temperar saladas.

Limão caviar

Limão caviar

O limão caviar, como o próprio nome já diz, é uma fruta extremamente rara e de alto valor comercial no Brasil. Isso porque seu manejo deve ser cuidadoso, sua colheita é um pouco mais demorada e, o mais importante, os frutos da sua árvore tendem a cair em chuvas fortes, diminuindo muito a produção. Porém, ainda que o cultivo em larga escala seja mais dificultoso, esses cuidados são muitos mais simples de se ter em casa, fazendo essa variedade ainda mais atrativa para o agricultor familiar.

De aparência alongada, o limão caviar parece por vezes um pepino. Porém, quando aberto, seus gomos são de uma beleza ímpar. Esses gomos têm uma aparência arredondada semelhante às gemas do caviar, tornando essa variedade muito desejada para a decoração de pratos da alta gastronomia.

Limão galego

Limão galego

Assim como o limão cravo, o limão galego é um pouco menos visto em mercados e sua produção também se dá prioritariamente em regiões rurais e com agricultores familiares. Isso porque, sendo de uma variedade um pouco menor, mas de valor comercial sem muitas discrepâncias em relação aos demais, muitos agricultores em larga escala optam por cultivar o limão taiti, que é mais conhecido e desejado.

Porém, o limão galego fornece uma quantidade maior de antioxidantes, tornando-o uma opção muito saudável para se plantar em casa. Ele cresce bem em regiões de calor e precisa de uma rega frequente para se desenvolver ao máximo.

Como plantar um pé de limão

Árvore de limão

Agora que você já conhece as principais variedades do limão e já deve ter decidido qual plantar em casa, reservamos para você as informações essenciais para manter todos os cuidados necessários de um pé de limão na sua horta, seja em vasos ou diretamente no solo.

Confira abaixo o jeito mais simples e efetivo de se plantar limão.

Luminosidade ideal para o pé de limão

As árvores frutíferas num geral necessitam de muito sol, e com o pé de limão não é diferente. Isso porque, a fim de criar raízes sólidas, essa árvore precisa de muita fotossíntese, a fim de desenvolvê-las. Por isso, não deixe seu pé de limão em uma região pouco iluminada.

O ideal é manter seu limoeiro em sol pleno, isto é, numa região da sua casa em que haja incidência de luz solar tanto de manhã, quanto no período da tarde. O limão não se desenvolverá bem caso esteja na sombra. Por isso, observe bem onde bate sol na sua horta para definir o melhor local para plantar o limão.

Temperatura para o pé de limão

Cada variedade tem sua temperatura ideal, sendo cultivada de forma mais proeminente em diferentes regiões do Brasil. Porém, novamente, isso é para a produção em grande escala. No caso do pequeno agricultor, apenas o limão siciliano pode apresentar problemas com o clima majoritariamente quente do Brasil.

Assim, caso você deseje plantar a variedade siciliana, opte por um local em que haja iluminação indireta, mas durante todo o dia. É possível ainda plantá-lo com uma tela protetora por cima, de modo a receber iluminação frequente, mas abaixando a temperatura da região em que a planta estiver.

Fora o limão siciliano, todos os outros se dão muito bem na iluminação natural das regiões do país. Isso faz do limão uma planta tão querida e presente na dieta brasileira. Seja taiti, cravo ou galego, plante em uma região muito ensolarada. O limão suporta desde um frio de 18ºC até temperaturas que beiram os 32ºC. Portanto, a temperatura tende a não ser o problema no crescimento dessa planta.

Rega do pé de limão

Sendo uma planta muito conhecida pelo suco que dela pode ser extraído, o limão é muito suculento e necessita de água para crescer forte e vistoso. Isso porque, ainda que suporte altas temperaturas, o limão necessita constantemente alimentar com sua seiva as folhas e os frutos que produz. Além disso, sua árvore é conhecida pela quantidade imensa de folhas e pela alta produção de frutos durante o ano.

Assim, a rega do limão deve ser feita todos os dias, principalmente nos primeiros meses de cultivo. Despeje uma boa quantidade de água sempre que notar o solo mais seco. Porém, quando a árvore estiver adulta, é possível regar apenas quando houver um longo período sem chuvas.

Solo ideal para o pé de limão

Novamente, por ser uma planta muito conhecida no Brasil, o limão tende a se adaptar bem no solo desse país. Ainda sim, existem alguns cuidados importantes para aumentar a produtividade da sua planta, e que podem ser ainda mais fáceis de serem tomados com a produção caseira.

O solo perfeito para o limão é uma terra rica em humus de minhoca, de aparência porosa e principalmente com um pH ácido, acompanhando a acidez dos frutos que dela surgirão. Por isso, busque essas especificidades no mercado de agricultores para ter a maior produtividade do seu limoeiro.

Adubos e substratos para o pé de limão

A adubagem do limoeiro é também uma adubagem bastante comum nas árvores frutíferas produzidas no Brasil. Porém, o limão necessita de uma porção a mais de calcário para corrigir o pH da terra em que ele será plantado.

Fora isso, mantenha uma porção de um balde de esterco bovino curtido por ao menos 2 meses, além de um pouco de esterco de galinha para garantir o fosfato que a planta necessita. Misture bem na terra rica em humus e deixe por dois dias. Agora, você já tem um substrato perfeito para o plantio do seu limão em casa.

Semente ou muda?

A semente pode ser uma alternativa muito viável para se plantar a maioria das variedades do limão, principalmente os limões siciliano, cravo e galego. Isso porque sua baixa produção nacional faz essas variedades serem pouco presentes nos mercados agrícolas que comercializam mudas da planta. Assim, basta comprar uma dessas frutas no mercado e guardar as sementes, secando-as por uma semana na sombra, e depois plantar em vasos.

Já o limão taiti apresenta uma especificidade que muitos já conhecem: ele não tem sementes. Isso ocorre por uma mutação natural dessa espécie, sendo suas mudas produzidas através de enxerto de outras árvores. Assim, caso procure essa variedade, adquira suas mudas nos mercados. Por ser comum, essa espécie é muito presente para eventuais compras.

Manutenção do pé de limão

A manutenção do pé de limão é feita sem muitos problemas durante o período de crescimento da planta, e dificilmente apresenta alguma complicação no período adulto, salvo em caso de infestação por algum agente externo.

Ainda sim, mantenha sempre uma atenção sobre a sua planta, regando-a com frequência e notando se o sol não está queimando as folhas. Caso isso ocorra, aumente a frequência da irrigação.

Qual o melhor lugar para plantar?

A manutenção do pé de limão é feita sem muitos problemas durante o período de crescimento da planta, e dificilmente apresenta alguma complicação no período adulto, salvo em caso de infestação por algum agente externo.

Ainda sim, mantenha sempre uma atenção sobre a sua planta, regando-a com frequência e notando se o sol não está queimando as folhas. Caso isso ocorra, aumente a frequência da irrigação.

Poda do pé de limão

A poda do pé de limão é feita no período de dormência da planta, que no Brasil corresponde aos meses entre junho e agosto, quando o inverno chega no país. Nesse momento, o limoeiro diminui sua produção e cessa seu crescimento, aguardando o período de chuva e deixando sua seiva apenas para alimentar suas raízes, galhos e folhas.

Você pode auxiliar o limão nessa tarefa podando os galhos menores e laterais que essa planta constantemente produz. Isso fará com que o pé de limão utilize cada vez mais sua seiva apenas para alimentar as partes mais essenciais para o crescimento dos frutos.

Pragas e doenças comuns no pé de limão

As principais pragas e doenças que podem acometer o seu limoeiro são os ácaros e a cochonilha. Isso porque, apesar de ser uma planta que se adapta bem ao solo do Brasil, esses invasores são também muito acostumados às plantas e árvores dessa região, criando resistência às suas defesas.

Porém, a boa notícia é que ambos os invasores podem ser controlados com o uso de enxofre. Assim, caso perceba pontos brancos ou a queima de folhas no topo do limoeiro, despeje um pouco de enxofre nessa área. Caso perceba o aparecimento um pouco depois, será necessário um pouco de enxofre em toda a árvore, inclusive nas raízes.

Vasos para plantar limão

O vaso para o seu limoeiro deve ser largo e profundo. Ele deverá acomodar as fortes raízes do limão, então necessitará também de ser revestido de um material forte, sendo recomendado vasos de argila, a despeito dos de plástico.

Além disso, opte por vasos altos e arredondados, de modo que o formato do vaso acompanhe o formato que as raízes tendem a ter.

Como proteger o pé de limão do frio

No frio, essa árvore pode ficar um pouco desprotegida em razão da solta de sol e das temperaturas mais baixas, inclusive entrando em estado de dormência.

Por isso, caso você viva em regiões de inverno rigoroso, retire o seu vaso de limão de locais muito expostos, principalmente de noite, mas retorne-o para a luminosidade pela manhã. Isso irá proteger os galhos e as folhas das geadas que podem prejudicar a produção do limão.

Propagação do pé de limão

A propagação do limão se dá tanto pelas sementes quanto pela prática de enxerto, que requer um conhecimento aprofundado de botânica para ser feita com qualidade. Por isso, os especialistas recomendam que se plante especialmente a variedade taiti por meio de mudas.

Já as variedades de limão cravo e galego são propagadas pelos próprios pássaros que levam suas sementes, provocando o crescimento dessa árvore de forma natural em áreas rurais.

Como fazer mudas do pé de limão

Para fazer mudas do pé de limão, plante uma ou duas sementes da variedade de sua escolha em uma terra porosa e rica em humus de minhoca. Como você plantará sementes, não é necessário adubar a terra logo de início, podendo deixar essa etapa para o segundo mês de crescimento da planta.

Não afunde muito as sementes na terra e espere germinar em luz indireta. Depois, deixe as mudas no sol da manhã, regando sempre que o solo estiver seco.

Como é a colheita do limão

A produção do limão demora entre 120 e 150 dias, sendo necessário aguardar cerca de 4 meses em média para ter novamente os limões. Assim, é extremamente indicado que se plante ao menos 4 pés de limão, de modo a ter todos os meses uma safra para aproveitar em sua casa.

Como armazenar o limão

Com tantos limões, é necessário armazená-los em um local adequado, principalmente nos meses de verão, em que o calor e a umidade tendem a apodrecer os alimentos mais suculentos e providos de água.

Por isso, mantenha os limões lado a lado, não deixando que se amontoem. Além disso, reserve uma região pouco iluminada, mas que seja arejada.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de seu pé de limão

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar de pés de limão, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Plante um pé de limão e tenha sempre limões frescos direto do jardim!

Vaso de limão

Agora que você já conhece as principais variedades dessa planta, além dos cuidados essenciais para o cultivo de tantos tipos de limões em casa, que tal começar hoje mesmo o plantio dessa árvore também bonita? As folhas e os frutos do limão deixarão seu jardim com um cheiro cítrico muito marcante.

Além disso, as regiões do país são muito propícias para o plantio do limão, e tenho certeza que você dispõe de ao menos um cantinho ensolarado em casa para o cultivo. Pode ser até mesmo em uma janela, o limão se dá bem em qualquer lugar! Plante hoje mesmo e tenha limão fresco na sua casa.

Autor deste artigo

Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos