Peixe xaréu: como pescar, curiosidades, receita e muito mais!

Peixe xaréu: como pescar, curiosidades, receita e muito mais!

Você sabia que o peixe xaréu emite um som muito alto quando é fisgado? A seguir, confira como pescá-lo, receitas, curiosidades e principais características.


Peixe xaréu: um tipo diferente de peixe, conheça aqui.

Peixes xaréu

O Caranx hippos, também conhecido popularmente como peixe xaréu ou xaréu-roncador, é muito famoso por ser uma espécie que possui uma coloração única, que muda conforme a fase da vida do animal. Ele costuma habitar águas mais quentes, em regiões mais rasas e apesar de sua carne não ser amplamente consumida aqui no Brasil, pode-se fazer receitas diversas e muito deliciosas a partir dele.

Além disso, por essa espécie não se deixar capturar facilmente, possui o apelido de “peixe brigão”. Assim, ela garante uma pescaria emocionante e devido a isso é bem famosa entre os que praticam a pesca esportiva. Confira mais detalhes a seguir.

Características do Peixe xaréu

Peixes xaréu

O peixe xaréu atrai a atenção de muitos pescadores por conta de suas características físicas únicas e muito bonitas. A seguir você encontra mais detalhes sobre onde encontrar essa espécie, sua coloração variável, hábitos e muito mais.

Principais características do peixe xaréu

O Caranx hippos, apesar de não ser tão valorizado na pesca comercial, é um dos favoritos para a pesca esportiva. Isso acontece devido às suas características marcantes: possui escamas, tem o corpo ovalado e longo. Seu focinho é arredondado, possui olhos grandes e sua nadadeira peitoral é maior do que a nadadeira anal.

O tamanho dessa espécie pode variar de 24cm até 150cm, podendo alcançar até 25kg. Em geral, a média de tamanho do peixe xaréu fica em torno de 80cm e sua reprodução ocorre via desova.

Coloração do peixe xaréu

A coloração do peixe xaréu é algo que atrai muita atenção, principalmente porque ela varia durante o ciclo de vida do animal. Os filhotes costumam possuir 5 listras pretas em ambos os lados do corpo e uma coloração verde-azulada em cima e prateada-amarelada em baixo. Já o adulto possui apenas uma mancha preta oval em suas barbatanas do peito.

As cores chamativas dessa espécie além de serem bonitas também são uma forma muito útil dela se camuflar e escapar de seus predadores, tanto se vista de cima quanto de baixo.

Onde encontrar peixe xaréu

O Caranx hippos suporta muitas variações de salinidade e temperatura da água. Ele é encontrado tanto no Oceano Pacífico quanto no Atlântico Ocidental. Em ambas as áreas, o xaréu é mais visto em regiões costeiras e em águas salobras (onde a água salgada se mistura com a doce).

Assim, alguns exemplos de locais onde ele habita são: Portugal, Angola, Canadá e o Brasil. No território brasileiro, esse peixe é encontrado desde o Rio Grande do Sul até o Amapá. Além disso, essa é uma espécie que quando maior, geralmente fica em regiões mais profundas, sendo que seu habitat favorito são os recifes de corais.

Hábitos do peixe xaréu

Apesar de não ser algo muito comum, o peixe xaréu adulto pode ter o hábito de ficar em regiões mais profundas de até 100 metros. Estes geralmente costumam ser maiores e mais solitários dos que vivem em águas mais rasas, frequentemente em cardume. Entretanto, sua forma larval e os filhotes sempre estão em regiões salobras e perto da costa.

Outro hábito que essa espécie possui é a migração: eles costumam migrar do sul para o norte durante a época reprodutiva. Assim, as fêmeas buscam águas que tenham a temperatura entre 18ºC e 30ºC para botarem seus ovos, que depois serão fertilizados pelo macho. Após a fertilização, tanto o macho quanto a fêmea não têm interesse em cuidar dos filhotes.

Alimentação do peixe xaréu

O peixe xaréu é um predador que tem costumes diurnos. Os adultos geralmente escolhem presas menores como, por exemplo, a sardinha ou anchova e também podem comer camarões e invertebrados. Já os filhotes, apesar de conseguirem seguir uma dieta semelhante à dos pais, costumam preferir zooplâncton e crustáceos.

Em todas as fases da vida o Caranx hippos caça em grupo. São raras as vezes em que um deles é encontrado caçando sozinho.

Dicas para pescar o peixe xaréu

Peixes xaréu na água

Saber os hábitos da espécie e suas características é algo fundamental na hora de tentar fisgá-la. Por isso, nos tópicos abaixo você encontra tudo que precisa saber antes de tentar pescar esse peixe brigão.

Conhecendo a espécie

Conhecer mais sobre a espécie a qual você planeja pescar é algo fundamental, pois cada uma possui seus próprios hábitos. O peixe xaréu adulto gosta de águas mais quentes; assim, geralmente habita mares de temperatura entre 18ºC e 34ºC. Portanto, isso influencia, por exemplo, em qual época do ano você conseguirá pesá-lo dependendo da região onde mora.

Além disso, tanto os adultos quanto os mais jovens são encontrados nadando em cardume perto da costa. Os que vivem em águas mais profundas, em recifes e são maiores costumam ser solitários.

Busque o lugar ideal para a pesca

Além de buscar águas que estejam dentro da temperatura ideal para o Caranx hippos, lugares onde geralmente eles são encontrados são baías e canais profundos, recifes de corais, enseadas e locais onde há quebra-mar.

Uma dica importante na hora de perceber se você está perto dele é observar a superfície da água: se ela estiver borbulhando, como se fosse água quente, isso pode indicar que há cardumes por perto. Isso acontece pois como eles são predadores vorazes, ao alimentarem-se perto da superfície fazem com que essas bolhas apareçam.

Utilize os equipamentos corretos

Utilizar os equipamentos corretos na hora da pesca é algo fundamental: além de tornar a experiência mais agradável, ainda faz com que seja mais difícil o peixe escapar. Essa espécie é conhecida por brigar e não se deixar capturar facilmente, sendo que alguns resistem por até 1 hora.

Por isso, o mais recomendável é que equipamentos do tipo médio a pesado sejam utilizados (principalmente para os maiores) e varas de ação rápida entre 20lb e 30lb. A linha deve ser preferencialmente de monofilamento de nylon, de até 0,32 milímetros. O anzol tem que ser de aço, resistente à água do mar, entre 2/0 e 6/0.

Teste diferentes tipos de isca

Na hora de tentar fisgar o peixe xaréu, testar diferentes tipos de isca pode fazer uma grande diferença, principalmente porque na hora de pescá-lo pode-se utilizar tanto iscas naturais quanto artificiais. Por isso, você deve observar por qual o peixe está tendo mais interesse.

O recomendado é que se comece pelas naturais: sardinhas, lulas e tainhas são uma boa opção, ainda mais se estiverem vivas (pois ao moverem-se podem chamar a atenção do peixe com mais facilidade). Em relação às iscas artificiais, você pode usar as de superfície (como, por exemplo, as poppers), as de meia água ou Jigs, que podem ser tanto de metal ou quanto com penas.

Saiba as melhores técnicas

Para capturar esse peixe brigão, a melhor técnica a ser usada é uma conhecida como aviãozinho. Nela, você vai precisar usar um anzol que esteja encastoado, ou seja, com um tipo de nó que evita que a linha quebre. Assim, primeiro lance a chumbada e depois junte com a pernada e a linha de monofilamento.

Em seguida, use um snap (tipo de presilha de pesca) para ajudar o chicote (conjunto de peças terminais e anzóis presos na linha principal) a capturar o peixe. Por fim, é importante jogar a isca e engatar o snap junto com o chicote na linha principal e esperar até que ele seja atraído para o local.

Utilize luvas e botas

As botas e luvas também podem ser consideradas parte do equipamento durante a pesca, pois sem elas fisgar o peixe pode ficar mais difícil. As luvas exercem papel importante pois, como dito anteriormente, pescar o xaréu pode levar um tempo e a fricção do nylon com o fluorcarbono pode causar queimaduras e outros machucados nas mãos.

Já as botas são importantes principalmente para quem pesca na costa: geralmente estes são lugares rochosos e essas rochas podem acabar machucando os pés. Além disso, elas também podem ser usadas por quem pesca usando o barco pois dão mais equilíbrio e não escorregam com facilidade. Assim, na hora de comprá-las, as borrachas impermeáveis e mais resistentes são as melhores.

Receitas e dicas para o preparo do peixe

Peixe assado

Além de muito divertido de pescar, a carne do peixe xaréu, apesar de um pouco subestimada, também serve para fazer diversas receitas deliciosas. A seguir, dicas de como limpá-lo e muito mais.

Sangrar o peixe

Sangrar o peixe xaréu é algo muito importante, pois ele possui muito sangue devido ao fato de ser um nadador muito ágil e forte. Portanto, é preciso que você sangre ele (caso contrário, seu gosto pode ser prejudicado e ficar ruim) preferencialmente logo após pegá-lo, quando ele ainda está fresco. Para fazer isso, basta cortar na altura de suas guelras.

Melhor parte do peixe

Caso você queira experimentar o melhor sabor que a carne desse animal pode oferecer, é muito importante que se evite comer a parte do lombo pois esse local, além de possuir uma carne mais escura se comparado às outras partes dele, também possui um sabor não tão gostoso quanto o resto.

Como limpar o peixe?

Antes de começar a limpar o peixe xaréu, será necessário afiar a melhor faca que você possuir, para facilitar o processo. Após afiar ela, o ideal é que se comece cortando a parte dos flancos (o local amarelado do peixe) em linha reta, até remover a barbatana anal. Em seguida, faça um corte em linha reta na parte de cima do peixe, para remover sua barbatana dorsal.

Adiante, vire o peixe e remova as nadadeiras de ambos os lados e a que fica embaixo delas. Logo depois, com a faca, será necessário tirar as escamas do peixe, principalmente as mais duras, que ficam próximas ao rabo.

Tendo finalizado essa parte, é hora de cortar o rabo do xaréu e depois sua a cabeça: a dica é começar cortando pelo opérculo (onde ficam as guelras do peixe, que “incha” quando ele respira fora da água). Por fim, depois desses processos é hora de abrir toda a barriga do peixe para tirar suas vísceras.

Receita de crispy de xaréu

Para essa receita, é preciso limpar o xaréu e em seguida cortá-lo em tiras finas. Depois as regue com azeite de oliva e tempere do jeito que preferir (geralmente usa-se pimenta, limão, sal ou algum tempero pronto específico para frutos do mar).

Em seguida, frite as tiras por cerca de 5 minutos de cada lado (até elas dourarem), numa panela média em fogo alto ou médio. Depois de fritá-las, forre um recipiente com papel toalha, pois ele irá absorver o excesso de óleo. Por fim, é só saborear!

Receita de xaréu assado e recheado

Você vai precisar de: 1 peixe xaréu grande, suco de 4 limões, sal, orégano e pimenta do reino à gosto, 4 colheres de sopa de manteiga, 4 ovos cozidos, 2 cebolas picadas, 500 gramas de camarão, 2 dentes de alho amassados, 1 xícara de chá de azeitonas picadas, 1 xícara de chá e cheiro verde picado, 2 xícaras de chá de farinha de mandioca e folhas de alface, caso você queira decorar.

O modo de fazer é muito simples: primeiramente, você vai precisar abrir a barriga do peixe e limpá-lo bem. Depois coloque ele numa vasilha funda e tempere com o limão, sal, pimenta do reino e orégano. Após isso, é preciso deixar ele descansando no tempero por, no mínimo, 3 horas.

Enquanto isso, em uma panela grande, você precisará refogar na manteiga os camarões, junto com os ovos cozidos picados, a cebola, o alho e as azeitonas picadas. Depois de refogados, adicione farinha de mandioca e mexa bem. Em seguida, coloque ela dentro da barriga do xaréu e costure com uma linha grossa.

Por fim, coloque-o numa assadeira e passe manteiga por ele todo. Depois, cubra-o com papel alumínio e leve ao forno médio, pré-aquecido, de 30 a 40 minutos. Após ele corar bem, é só colocá-lo numa travessa e servir.

Receita de cajun de peixe xaréu

Essa é outra receita muito simples e deliciosa que podemos fazer com o peixe xaréu. Será necessário: 1 peixe xaréu (pode ser pequeno ou grande) cortado em pedaços pequenos, suco de 1 limão, sal à gosto, 1 colher de sopa de tempero de cajun, 1 colher de sopa de óleo de coco e meia colher se sopa de alho em pó.

Para fazê-lo, basta misturar todos os ingredientes em um recipiente fundo e deixar descansar por cerca de 10 minutos. Em seguida, pegue uma panela, coloque óleo e ligue o fogo na intensidade média. Depois, despeje o peixe e o suco que está no fundo do recipiente onde ele ficou descansando. Por fim, tampe a panela e deixe cozinhar de 5 a 10 minutos.

Curiosidades sobre o peixe xaréu

Peixes xaréu

Você sabia que além de render muitas receitas deliciosas e diversão na hora de capturá-lo, o peixe xaréu também tem muitos apelidos e pode possuir nadadeiras e escamas pretas? A seguir, leia algumas curiosidades sobre a espécie.

Som do peixe xaréu

O Caranx hippos é muito conhecido entre os amantes da pescaria esportiva. Isso se deve pois, além de suas características físicas marcantes como, por exemplo, sua variação de cor, ele é um peixe brigão, o que faz com que seja emocionante pescá-lo.

Além de todas essas características, algo muito curioso dessa espécie é o som que ela faz ao ser capturada: ele costuma a ser muito alto e é produzido pela traquéia do animal, sendo que é por essa causa que ele também é conhecido como xaréu-roncador.

Conheça os apelidos do peixe xaréu

Por estar presente em muitas partes do mundo, essa espécie possui muitos apelidos populares além do seu nome científico, sejam eles em português ou em outros idiomas. Aqui no Brasil ele pode também ser chamado de: xarelete, papa-terra, xaréu-roncador, cabeçudo, corimbamba, xaréu-vaqueiro, entre outros.

Já na Angola, ele é popularmente conhecido como mocoa ou xaréu-mocoa, enquanto que em inglês é chamado de jack crevalle, trevally blacktailed, jack cavalli e muitos outros.

Peixe xaréu preto

Cientificamente, o xaréu preto é chamado de Caranx lugubris e geralmente é encontrado em ilhas do Caribe, ilhas da Polinésia Francesa, Havaí e Maldivas, lugares diferentes de onde se pode encontrar o Caranx hippos. Essa variação da espécie não é encontrada em águas rasas, ela prefere recifes mais profundos.

Além disso, ele também pode ser identificado por meio de suas barbatanas de cor preta ou cinza, sendo que suas escamas seguem essa mesma tonalidade. Essa espécie é menor que o xáreu branco, chegando a medir 1 metro e pesar até 20kg.

Tenha paciência para pescar um peixe xaréu

Peixe xaréu

Enfim, o xaréu é um animal que exige paciência e dedicação na hora de pescá-lo, mas que compensa muito o esforço, pois seja de forma comercial ou esportiva, essa atividade, além de muito divertida, também pode ser algo gratificante, relaxante e um jeito de se divertir com a família e amigos.

O Caranx hippos, além de ter uma coloração verde-azulada muito bonita, ainda rende muitas receitas fáceis que podem ser feitas no dia a dia ou em ocasiões especiais. Ele ainda possui inúmeros nutrientes que fazem bem à saúde, tais como: ômega 3, vitamina B16 e B12, fósforo, entre outros. Portanto, não perca a chance de fisgar o xaréu.

Boa pescaria!

Autor deste artigo

Curso Letras, gosto muito de ler sobre assuntos diversos e de descobrir novos lugares para viajar.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas