Você conhece o coentro?
Presente nas culinárias de diversos países, o coentro é bastante utilizado como tempero. Seu sabor único e marcante desperta sentimentos conflitantes entre os consumidores, que adoram ou odeiam o gosto da erva. No Brasil, o coentro é muito utilizado em receitas nordestinas e nortistas, incluso em pratos típicos como a Moqueca de Peixe e o Caldo de Mocotó.
Apesar das diferentes opiniões a respeito desta planta, qualquer brasileiro reconhece o quão distinto e o quão presente o coentro é para a culinária brasileira. Mas, você já pensou em cultivá-lo em sua casa?
Para a surpresa de alguns leitores, o coentro é altamente indicado para iniciantes da arte do cultivo, pois é um processo simples e acessível. Além disso, é uma erva conhecida por fazer bem à saúde desde os primórdios, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, dentre outros benefícios e usos que serão abordados com mais detalhes ao longo do artigo.
Informações básicas do coentro
Nome Científico | Coriandrum sativum |
Outros Nomes | Coentro, Erva-percevejo, Coriandro, Cilantro, Coriander, Salsa Chinesa |
Origem | Ásia, Norte da África |
Família | Apiaceae |
Porte | 15~30 centímetros de altura |
Floração | Anual |
Clima | Tropical e subtropical |
O coentro é uma planta conhecida há milhares de anos. Por isso, é difícil afirmar sua origem. Sabe-se que os antigos egípcios utilizavam o vegetal por suas propriedades medicinais, sendo mencionado até mesmo no Antigo Testamento.
Com ciclo de vida anual, o coentro é uma planta de pequeno porte, tendo entre 30cm a 1m de altura. Seu caule é fino e verde, e suas flores costumam ser brancas ou rosas de tom claro. O coentro tem afinidade com regiões de clima tropical e subtropical, então o ideal é plantar na primavera, para colher entre 30 a 70 dias do processo de germinação.
Quais são os benefícios do coentro?
Independente de quem ama ou odeia este tempero, há de se reconhecer que o coentro também trás muitos benefícios à saúde, como reduzir o açúcar no sangue, ser anti-inflamatório, auxiliar no tratamento do reumatismo, além de proteger a pele. Confira a seguir.
■Reduz o açúcar no sangue
Além de tratar doenças, o coentro ajuda a prevenir, como é o caso da Diabetes. Níveis de açúcar acima do normal podem causar a Diabetes tipo dois, e o coentro acelera as enzimas que são responsáveis por remover o açúcar no sangue.
Então, cuidado. O coentro é tão eficaz que seu consumo não é recomendado às pessoas que possuem níveis de açúcar abaixo do normal e às pessoas com Diabetes que já tomam medicamento. Se você pertencer a um desses grupos, consulte um médico ou nutricionista antes de consumir.
■Antioxidante
As sementes, os óleos e principalmente as folhas de coentro possuem propriedades antioxidantes, isto é, retardam o processo de oxidação e bloqueiam as células saudáveis de radicais livres. Por ter atividades antioxidantes, é uma erva anticancerígena e contribui para a prevenção de outras doenças crônicas como hipertensão e diabetes tipo dois.
Assim, as atividades antioxidantes promovem um bom funcionamento das células, retardam as marcas do envelhecimento e são anti-inflamatórias, que aliviam as dores causadas pelo reumatismo.
■Auxilia na saúde cerebral
Como as doenças cerebrais como Alzheimer e Parkinson estão ligadas à inflamação, o coentro também auxilia na prevenção delas, por possuir propriedades anti-inflamatórias.
Outro motivo que levam os estudiosos a pensarem no coentro não só como um meio preventivo em doenças como Alzheimer, mas também como um método de tratamento, é o fato da erva melhorar o desempenho das capacidades cognitivas, como a memória. No entanto, é importante levar em conta que são estudos em andamento.
■Ajuda na digestão e no intestino
Além disso, as sementes e os óleos de coentro possuem propriedades que aceleram o sistema digestivo e estimulam o apetite. Suas folhas ajudam a regular o sistema gastrointestinal, combatendo as infecções e bactérias, auxiliando também no sistema imunológico. E é eficaz no combate a doenças infecciosas, ajudando no tratamento de infecção urinária.
Logo, é uma erva que lida muito bem com efeitos adversos do aparelho gastrointestinal como vômito e diarreia. Lembrando que, caso esses sintomas persistam, procure um médico.
■Protege a pele
Por ser rica em vitamina C, elemento fundamental na composição de colágenos, a planta protege a pele dos danos causados pela exposição aos raios ultravioletas, que são responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento da pele. Desta forma, o consumo de coentro auxilia no retardo do envelhecimento e melhora o aspecto cutâneo.
O extrato de coentro também auxilia no tratamento de pessoas com doenças inflamatórias de pele, como é o caso das dermatites, por meio de suas propriedades anti-inflamatórias. E é uma erva que também tem influência no tratamento das acnes.
Quais são os malefícios e contra indicações do coentro?
"A diferença entre o remédio e o veneno está na dose". A frase tão popular, dita por um médico chamado Paracelso, no século XVI, também se aplica ao uso do coentro. Veja aqui algumas contraindicações de consumo da erva que possui tantas propriedades medicinais.
■Situações que o coentro não é recomendado
O coentro não deve ser consumido em quantidades exageradas para grávidas e puérperas que estão em seu período de amamentação, a fim de prevenir riscos de aborto ou efeitos adversos para a mãe e para o recém-nascido.
Outras contraindicações são para pessoas com asma, úlcera estomacal, trombose, gastrite aguda e alérgicos à planta, pois o consumo acima do ideal pode causar efeitos colaterais às pessoas com as condições mencionadas.
■Consumo de coentro em excesso
Praticamente todo alimento em excesso trás malefícios a saúde, no caso do consumo excessivo de coentro, pode causar sintomas como náuseas, vômitos, convulsões e ocasionar problemas renais. Já para pessoas alérgicas a coentro, seu consumo pode resultar em urticária, asma, inchaço na região abdominal e vômito.
Portanto, não abuse da quantidade para consumo. O ideal para quem não tem o costume de utilizar coentro no cotidiano é introduzir gradativamente a erva no cardápio, dessa forma, é possível se adaptar sem exageros.
■O uso de óleos essenciais ou semente de coentro em excesso
Os óleos essenciais de coentro, quando consumidos de modo excessivo, podem causar danos ao aparelho gastrointestinal e à pele. Por isso, não é recomendado ingerir o óleo sem consultar um médico ou nutricionista antes.
Em relação ao consumo excessivo das sementes de coentro, há o risco de ter problemas intestinais, dificuldade de respirar, problemas renais e irritações na pele. No caso das mulheres, a dosagem errada pode desregular a menstruação.
Como plantar e cuidar do coentro:
Agora que falamos sobre os benefícios e malefícios do coentro, que tal plantar um em sua casa? Como toda planta, o coentro precisa de cuidados e aqui será discutido cada detalhe sobre umidade, substrato, temperatura ideal, luminosidade e rega. Confira mais:
■Melhor luz e temperatura para o coentro
O coentro é uma planta que gosta de ambientes quentes, por isso tem grande afinidade com o clima subtropical. A temperatura ideal na sua fase de germinação é entre 20º a 30ºC. Ainda assim, o coentro é considerado uma planta adaptável ao clima, pois também se desenvolve em climas de temperaturas mais baixas.
No entanto, é um pouco exigente quando se trata da iluminação, pois não pode ficar exposta ao sol direto. Caso isso ocorra, corre o risco de queimar as suas folhas. Dessa forma, é recomendado deixar o vegetal na meia sombra, onde a luz do sol é filtrada.
■Umidade e água para o coentro
Esta erva gosta muito de água, especialmente em seu período de germinação, que dura cerca de duas a três semanas. Durante esse período, é importante regar de manhã e no fim da tarde, todos os dias. Quando chega na fase de desenvolvimento vegetativo, já pode diminuir a frequência de regas, podendo alternar os dias.
Apesar de ser uma planta que gosta muito de água, o coentro não se dá bem com a umidade excessiva, correndo o risco de cozinhar. Por isso, é recomendado nas regiões de clima subtropical e tropical, que seu plantio seja realizado na primavera, quando a temperatura e umidade estão moderadas.
■Solo mais adequado para o coentro
Um dos motivos pelo qual o coentro é de fácil cultivo está relacionado ao solo. A planta não é exigente quanto ao solo, podendo germinar em praticamente qualquer tipo de solo, sendo em hortas, garrafas pets ou em vasos. Mas atenção, sua raiz é espaçosa, então, caso plante em um vaso ou uma garrafa pet, é necessário que o recipiente tenha mais de 20 cm de altura.
Também é necessário ter atenção quanto a drenagem, por isso é importante misturar a terra normal com areia e esterco de boi. Caso prefira reforçar a drenagem, é recomendado forrar o recipiente com pedras, britas e areia antes de acrescentar a terra misturada.
■Fertilizante para coentro
Outro motivo que torna o cultivo prático é o fato do coentro não necessariamente precisar do uso de fertilizantes para se desenvolver. Mas é importante tratar o solo com frequência, uma vez por mês, principalmente durante o primeiro plantio.
Para isso, é importante adicionar matéria orgânica, como casca de banana ou casca de ovo, pois são nutrientes ricos em potássio e deixam a planta com um tom vívido de verde. Além de ser um processo orgânico, é um tratamento acessível e econômico.
■Quando e como colher o coentro
Varia de 30 a 70 dias, pois depende do clima em que o coentro desenvolve-se. Em regiões mais quentes, a planta cresce mais rápido, enquanto em regiões mais frias, é mais lento. Assim, o ideal é que a erva desenvolva-se aos poucos, para poder aproveitar bem a colheita, após 50 dias da germinação.
Com relação ao corte, pode-se iniciá-lo pelas laterais do recipiente ou da horta, quando o coentro chega a cerca de 20cm altura. Ou pode cortar com uma tesoura, deixando um espaço de 3cm a 5cm de altura em relação ao solo. Mas cuidado, é necessário realizar a colheita antes da floração, caso o contrário, não será mais possível colher a folhas do coentro.
Certifique-se de que tenha um corte preciso e utilize alicates de boa qualidade, pois caso contrário, pode danificar o seu coentro. Caso ainda não tenha ferramentas para esta atividade, veja a lista que separamos dos 10 melhores kits de jardinagem de 2021 e escolha o material mais adequado para a sua colheita!
O que se pode fazer com coentro?
Apesar de ser uma planta conhecida há milhares de anos por suas propriedades medicinais, atualmente o coentro é muito utilizado como tempero, com sua presença marcada na culinária brasileira, europeia e asiática. Mas ainda há outras utilidades da erva, onde aproveita-se também seus frutos, como veremos aqui neste campo.
■Tempero
Tanto as folhas como os frutos do coentro são utilizados como tempero. A erva é conhecida por ser polêmica exatamente pelo seu sabor marcante quando acrescentada nas receitas culinárias. As folhas da erva-percevejo formam uma boa combinação em pratos cítricos, como guacamole e frango cítrico.
Já o coriandro, as sementes do coentro, são bem aromáticas e possuem um sabor mais leve e cítrico em comparação às folhas verdes. Por isso, são incluídas tanto em receitas de doces como em pratos salgados, sendo utilizadas em pães e como aromatizadoras de café (moídas com grãos de café) e doce de laranja.
■Chá
Muito de suas propriedades medicinais são aproveitadas a partir das sementes do coentro, que também são utilizadas para fazer chá. Esta bebida é muito consumida para melhorar a digestão, como cólicas causadas em bebês. Mas atenção para a dosagem.
A proporção de preparo é de uma colher de sopa de sementes para um copo de água fervida (cerca de 250ml). Espere esfriar, coe o líquido das sementes e beba. Como é um chá que ajuda na digestão, o ideal é beber após a refeição.
■Óleo essencial
Quando aplicados junto com hidratantes, os óleos essenciais, provenientes de sementes do coentro, ajudam a hidratar e nutrir a pele. Além disso, ao aplicar o óleo habitualmente, auxilia no tratamento da acne, suaviza as linhas de expressão e diminui as rugas.
Outro benefício são as propriedades antioxidantes presente nos óleos essenciais, que protegem a pele dos efeitos colaterais causados pela exposição aos raios ultravioletas. E é muito utilizada na aromaterapia para estimular a concentração e aliviar as dores musculares.
■Remédio
Trazendo os mais diversos benefícios para a saúde, não é surpresa que a planta seja utilizada como remédio caseiro. Como mencionado anteriormente, o coentro é utilizado na aromaterapia para o estímulo do foco e alívio de dores musculares. E também é utilizado para tratar de infecções urinárias, diarreia, indigestão, conjuntivite, pedra nos rins etc.
Para aliviar as dores do reumatismo, as sementes são misturadas com mel e aplicadas como pomada. Já no tratamento de cortes e feridas, os grãos são triturados e espalhados na região danificada. O suco espremido das folhas de coentro também são utilizadas para estancar o sangramento.
■Cosmético
Por ser aromática, os óleos essenciais de coriandro são utilizados como perfumes e cosméticos. Ao serem aplicados junto com gel ou hidratante neutro, os óleos essenciais funcionam como cosméticos e antifúngicos, utilizado em tratamento de micoses do pé, por exemplo.
As folhas da planta também são aproveitadas para skincare (cuidados com a pele). Dependendo da combinação com outros ingredientes naturais e da forma como é aplicada, as máscaras feitas com as folhas ou sementes de coentro controlam a oleosidade facial, suavizam as linhas de expressão, deixam o rosto brilhoso e os lábios macios sem a pele morta.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar do coentro
Neste artigo apresentamos diversas informações sobre o coentro, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Plante coentro e aproveite seus benefícios!
O coentro, além de ser extremamente benéfico a saúde, também pode ser usado de diversas formas, como óleos, chás e até remédios. E é bem prático e econômico para cultivar. É possível achar sementes a partir de R$ 5,00 em sites de compras online, lojas de sementes, mercados grandes e até em feiras locais.
Cuidar de plantas já é benéfico a saúde mental, imagina cuidar de uma que faz tão bem para saúde. Além de se prevenir, você também cuida dos seus entes queridos e tempera a vida com saúde e alegria.
O que achou das dicas?
Estudante de Letras, com bacharelado em Português e Japonês pela FFLCH-USP. Nas minhas horas vagas, gosto de ler quadrinhos japoneses e ouvir música, além de tocar piano. Amo ter rotina e alimentação saudável, então fico muito feliz de conseguir compartilhar meus aprendizados por aqui.