Antúrio gosta de sol? Veja os cuidados, características da planta e mais!

Antúrio gosta de sol? Veja os cuidados, características da planta e mais!

Você conhece o antúrio? Confira as características, dicas de plantio e cultivo, os cuidados a ter e muitas curiosidades!


Antúrio: planta de paisagismo exótica

Muda de antúrio

Um clássico nos mais diversos lares brasileiros, de beleza exótica e, ao mesmo tempo, apaixonante, o antúrio se destaca nos vasos das varandas, no terreno do jardim e no interior das casas. O belo coração vermelho sobre a sua longa haste é um símbolo além da beleza, assim como de hospitalidade e bem-estar.

Não à toa esta planta tem atraído cada vez mais admiradores que se surpreendem com a facilidade do cultivo, exótica beleza de suas folhas brilhantes e de sua exuberante flor vermelha. Bem, na verdade, aquele lindo coração vermelho não é sua flor, e ele pode ser de inúmeras cores diferentes, sabia?

Continue conosco e veja essa e muitas outras curiosidades sobre o antúrio, além de dicas essenciais para sua planta crescer cada vez mais linda. Confira!

Informações básicas do antúrio

Mudas de antúrio

Nome CientíficoAnthurium
Outros NomesAntúrio, Flor-verniz, Flor-de-jorge-tadeu
OrigemAmérica do Sul e América Central
PorteAté 1,5 metro
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoAno inteiro
ClimaTropical, subtropical, equatorial

Antúrio é a nomenclatura dada a todas as espécies do gênero Anthurium, que corresponde a mais de 600, são conhecidas também como flor-verniz devido a sua inflorescência de cores vivas e brilhosas. Elas são plantas de regiões quentes, de clima tropical, subtropical e equatorial, facilmente encontradas pela América Latina, desde o México até a Argentina.

Embora possua ampla variedade de espécies, raramente alcançam 1,5 metro de altura, o mais comum é que cheguem apenas a 1 metro. Elas são plantas perenes e sua intrigante, mas bela, floração ocorre durante o ano todo.

Sobre o antúrio

Brácteas de antúrios

O Antúrio não é apenas uma planta de flor vistosa e com bela inflorescência, ele também possui significados, curiosidades e características das quais muitas pessoas nem fazem ideia. Veja tudo isso a seguir!

O antúrio gosta de sol ou sombra?

Embora essa seja uma planta tropical e que goste do calor, o Antúrio prefere ficar a sombra, já que a exposição direta ao sol poderá prejudicar o seu desenvolvimento. Se a sua intenção é cultivar sua planta em casa, escolha um local que tenha boa ventilação e luminosidade, próximo às janelas e portas.

Embora o cultivo nas residências seja mais fácil, visto que é mais fácil controlar a incidência de luz solar, você também pode plantar esta planta em seu jardim. Nesse caso, procure deixá-lo próximo a árvores e plantas maiores que lhe forneçam sombra e proteção.

Curiosidade sobre a flor do antúrio

O grande destaque da Flor-verniz certamente está em sua inflorescência, caracterizada por sua grandiosa bráctea em forma de coração. Isso mesmo, aquela não é sua flor. A inflorescência do Antúrio é composta por toda a sua parte floral, isso inclui:

  • Flor;
  • espádice;
  • bráctea.

Mas onde fica a flor? Acima da bráctea, o coração característico da planta, há uma espiga, amarela e comprida, essa é a espádice e nela estão suas flores, O Antúrio possui inúmeras e minúsculas flores que ficam localizadas nos pequenos pontinhos salientes da espádice.

Outra curiosidade que poucos sabem é que, apesar de ser popularmente conhecida pelas suas brácteas vermelhas, as suas cores podem ser bem variadas, com brácteas brancas, rosas, salmão, marrom e o próprio vermelho.

Significado do antúrio

Além de muito linda, essa planta possui significados que atrai muitos dos seus admiradores, sendo um símbolo de bem-estar e hospitalidade presente em diversos lares que buscam mais iluminação em suas relações e feitos.

Contudo, para muitos ela também representa a confiança, autoridade, imponência e luxo, além de atrair fortunas. A flor, ou melhor, a inflorescência do antúrio igualmente se destaca nos buquês de noiva, como uma flor sensual que desperta paixão.

Origem e descoberta do antúrio

As mais de 600 espécies do gênero Anthurium, possuem origens distintas de regiões das Américas do Sul e Central, nativas de florestas tropicais, com temperaturas entre 18° e 32°C e umidade relativa do ar próxima a 70%. Em seu habitat natural, um fato que poucos sabem, é que assim como a maioria das orquídeas, os Antúrios são epífitas, ou seja, eles crescem agarrados em árvores e outras plantas.

Características do antúrio

O Antúrio são plantas que podem chegar até 1,5 metro, todavia, costumam alcançar apenas os 90 centímetros. Seu destaque se dá principalmente a sua bráctea que por muitos é confundido como sendo sua flor, e, assim como suas folhas, são carnudas, de cores fortes e brilhantes que fazem jus a alcunha adquirida, “flor-verniz”.

Antúrio é venenoso

Por mais que esta planta seja muito utilizada em decorações pelos paisagistas ou até mesmo nas diversas casas brasileiras, é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados com o antúrio. Assim como muitas outras espécies similares, ela possui algumas toxinas que podem causar irritação e inchaço na pele, como oxalato de cálcio.

A quantidade de toxina presente na estrutura da planta, embora seja pouca e não apresente um grande risco aos adultos, o mesmo não se pode afirmar quanto as crianças e os animais de estimação. Por isso é importante avaliar o local de exposição dessa planta, de modo a dificultar o acesso desse grupo de pequeninos.

Antúrio na decoração

Sinônimo de confiança e luxo, bem como um sinal de bem-estar e hospitalidade, o antúrio é uma planta que há muito tempo tem sido utilizada para decorar os mais diversos ambientes. Atualmente, para muitos, ele também remete a nostalgia da casa dos avós ou de seus pais.

Seja em vasos, ou jardineiras, ter alguns espécimes deste em sua varanda aumentará o brilho nos olhos daqueles que chegam e podem apreciar exuberância, ou ainda, em um arranjo sobre a mesa, acrescentando charme e beleza a sala de jantar. Na sala de estar ele chama a atenção, por acrescentar vida e classe ao ambiente.

Como cuidar do antúrio

Pessoa cuidando de antúrio

Embora seja uma planta fácil de cuidar, não é tão raro que algumas pessoas, pouco atenciosas e muito descuidadas, deixem-na em condições inapropriadas, que dificultam o seu desenvolvimento e até mesmo pode matá-la, mas não se desespere. As dicas a seguir foram separadas para você cuidar de forma simples e eficiente do seu antúrio, para ele crescer saudável e lindo. Confira!

Luminosidade para o antúrio

As plantas tropicais possuem uma grande necessidade de luz, todavia, ainda que este seja o caso do antúrio, não é recomendado que esta planta fique diretamente exposta ao sol. O ideal é que seu cultivo seja realizado a meia sombra, com luz indireta e sem muita exposição. Se ele estiver no jardim, é bom que esteja no meio de árvores e plantas maiores que lhe dê proteção contra os raios solares.

Para quem gosta de ter suas plantas no interior de sua residência, ela é uma excelente opção, contato que ele fique fora do alcance de crianças e pets, ela adorna muito bem as salas e cozinhas. Para isso é importante que haja uma boa iluminação no local, de preferência que ela esteja próxima às janelas e distante do ar-condicionado.

Temperatura para o antúrio

Mais do que luminosidade, as plantas tropicais necessitam de calor. A maioria não se desenvolve ou morre em temperaturas baixas, e o antúrio não é diferente. As florestas tropicais possuem temperatura média anual superior aos 20° C, a mesma em que sua planta terá um desenvolvimento melhor.

As temperaturas que o Antúrio suporta bem gira entre 18° e 32° C, ela até se desenvolve bem acima dessa temperatura, mas pode sofre com a seca e os raios solares, todavia, em temperatura inferior aos 18° ela costuma não se desenvolver bem, com folhas e inflorescência curta e sua evolução costuma demorar.

Substratos para o antúrio

Embora esta planta seja naturalmente epífita, cresce apoiada em outras plantas, quando cultivadas em casa elas se desenvolvem melhor diretamente na terra, em solo fértil e rico em matéria orgânica, além dos nutrientes essenciais encontrados nos fertilizantes mais comuns, como o NPK 10-10-10, além disso, é importante que haja boa umidade, luminosidade e calor para que o antúrio se desenvolva bem.

Replantando o antúrio

Seja porque o vaso ficou pequeno para sua planta, talvez ela tenha ficado doente ou alguma praga resolveu se instalar no vaso, poderá ser necessário fazer o replantio do seu antúrio. O procedimento é fácil, mas requer alguns cuidados para que as doenças e as pragas não voltem a atormentá-la novamente. Dito isso, enumeramos alguns passos para realizar o replantio corretamente:

  1. Separe todas as mudas, lave-as bem, mas sem agredi-las, e retire toda terra velha de sua raiz e do vaso;
  2. Corte os ramos doentes, danificados, contaminados por fungos ou outra praga, lembre-se sempre de esterilizar suas ferramentas antes da poda;
  3. Deixe suas mudas em um recipiente com um pouco de água sanitária bem diluída para desinfectar, depois de 30 minutos retire-as e as lave com água pura;
  4. Escolha um vaso, com furos para escoar a água, e forre ele com uma camada de pedriscos;
  5. Pegue o solo, já preparado, e faça uma camada para receber a planta;
  6. Escolha uma de suas mudas, ou várias se o vaso for grande o suficiente, posicione-a de forma que sua raiz e pelo menos 5 centímetros do seu caule fiquem no interior do vaso;
  7. Preencha o vaso, encobrindo a raiz da mudinha, com o solo;
  8. Irrigue bem o vaso de forma que todo o substrato fique úmido e, se possível, borrife água em toda a estrutura da planta.

Rega do antúrio

O antúrio é uma planta que gosta de solo úmido, com irrigação frequente, mas sem deixar encharcar à terra. Não existe um intervalo definitivo para efetuar a rega de uma planta, o tempo ideal para isso depende de cada espécie, da umidade do solo e do ar. Sendo assim, a maneira mais simples para saber se o seu Antúrio precisa ser irrigado é afundando o dedo no substrato e verificando se ele esta molhado.

Solo, adubo e fertilizantes do antúrio

A preparação do solo para cultivar o antúrio não tem segredo. Para tal, a terra deve ser fértil, porosa e rica em matéria orgânica, como húmus ou esterco animal curtido. Também é necessário que possua um eficiente sistema de drenagem para evitar o acumulo de água.

A fertilização da terra pode ser realizada com fertilizantes específicos para plantas com flor, todavia, o ideal para qualquer planta é que sua adubação seja orgânica, para isso, o Bokashi é a recomendação ideal, um adubo composto por matéria orgânica vegetal e animal fermentada.

Vasos para antúrio

Para escolher o melhor vaso para realizar o plantio do seu antúrio você deve primeiro ter em mente se deseja ter muitas plantas em um mesmo recipiente, nesse caso deverá ser um vaso grande, ou separá-las individualmente, nesse caso pode ser um recipiente que suficientemente comporte a raiz da planta.

Vasos de plástico tendem a ser prejudiciais às plantas, visto que em temperaturas elevadas eles podem soltar toxinas que contaminam o substrato, algumas boas alternativas são os de argila e os de fibra de coco.

Lembre-se ainda que o vaso deve possuir um sistema eficiente de drenagem. Você também deve evitar usar pratinhos em baixo deles, além de ser um berçário de mosquitos, ele também pode prejudicar as pontas das raízes que estejam mais baixas no solo.

Reprodução do antúrio

Existe duas alternativas para a reprodução dos antúrios. A primeira é por meio das sementes, com esse método não é possível transferir as características da planta para suas descendentes. A segunda é por meio da criação de mudas, sendo este o método mais fácil e ideal para quem deseja criar uma planta idêntica à matriz.

Pragas e doenças do antúrio

Seguindo os cuidados com a preparação do solo, escolha do vaso, drenagem, temperatura e luminosidade, o seu antúrio certamente crescerá saudável, com flores e inflorescência lindas, todavia, em algum momento algumas doenças podem surgir e os sinais serão evidentes em sua planta:

    • Folhas amareladas, isso acontece quando ela recebe pouca iluminação ou quando o solo está encharcado;
    • Folhas secas, murchas ou quebradiças, indicam que ela sofre com a seca ou que está em exposição direta ao sol por muito tempo;
    • Folhas com manchas marrons, é sinal de que sua plantinha está contaminada por fungos, isso acontece, geralmente, pelo excesso de água no solo e pouca iluminação.

    Além disso, o surgimento de pragas é comum na maioria das plantas, no antúrio as mais encontradas são: cochonilhas, pulgões, lesma e lagartas. Para combatê-las o uso de uma mistura de água, sabão e óleo vegetal borrifado sobre a planta tem demonstrado bastante eficiência.

    Como plantar antúrio

    Mudas de antúrio

    O plantio de uma planta pode ser um mistério para muita gente, envolvendo questões que vão desde a realização do corte de uma muda ou a saúde de uma semente, até o período para de fato realizar o plantio. Para esclarecer essas dúvidas, separamos e exemplificamos os dois processos para você plantar seus antúrios. Confira a seguir!

    Estaquia ou muda

    Sem dúvidas este é o método mais comum e prático para propagar sua plantinha, mas antes de colocar a mão na massa é bom lembrar de esterilizar suas ferramentas de poda para que doenças e bactérias não se espalhem pela planta. Outro aspecto importante é que, devido à temperatura, o ideal é que este procedimento seja realizado em período mais quente do ano.

    Dito isso, o passo-a-passo adiante demonstra como a estaquia do seu antúrio deverá ser feita.

    1. Escolha uma planta adulta e saudável, e dela você cortará alguns ramos, com cerca de 10 centímetros, escolha os que estejam mais próximos a sua haste principal;
    2. Coloque as mudas cortadas em um recipiente com água suficiente para submergir apenas a sua metade inferior;
    3. Mantenha o recipiente em um local com boa iluminação indireta e com boa ventilação, como no beiral da janela que não receba tanto sol, mas caso esteja frio em sua região, faça isso no interior da sua residência mesmo;
    4. Aguarde até que suas mudinhas formem raiz e acomode-a no vaso, que possua furos para escoamento da água, preenchido com pedriscos e substrato adequado;
    5. Nos primeiros dias você deve borrifar água diariamente para que a raiz se desenvolva por completo. 

    Sementes

    Fazer a propagação do antúrio por sementes é um pouco mais complicado do que por estaquia. Elas ficam localizadas na espiga da inflorescência da planta e para plantá-las é preciso que estejam frescas e siga os seguintes passos:

    1. Remova-as com cuidado e imediatamente as plante no vaso que já esteja preparado, com pedriscos e solo adequado;
    2. Cubra o vaso com um pano branco ou plástico filme de modo que fique um espaço entre o solo e a cobertura;
    3. Irrigue o vaso com frequência, mas sem encharcar. Certifique-se de mantê-lo em local aquecido e com boa luminosidade;
    4. A germinação acontece em cerca de 25 dias e após dar as primeiras folhas você já poderá realizar o transplante ou continuar a cultivá-la no próprio vaso.

    Veja também os melhores equipamentos para cuidar do antúrio

    Neste artigo apresentamos informações gerais, como cuidar, e se o antúrio gosta de sol. E já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

    As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

    https://portalvidalivre.com/articles/2088

    Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

    Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

    https://portalvidalivre.com/articles/1041

    Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

    As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

    https://portalvidalivre.com/articles/1523

    Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

    Tenha um antúrio em casa: uma planta exótica e moderna!

    Vaso com antúrio

    Como você pode ver durante o artigo, o antúrio é uma planta linda que atrai muita atenção e admiração principalmente pela sua bela inflorescência, comumente confundida com suas flores. Uma planta tropical de meia-sombra, perfeita para os ambientes internos ou para a varanda da sua casa.

    Embora seja uma planta venenosa, não apresenta muitos riscos aos adultos, quanto as crianças e os animais de estimação é melhor mantê-los afastados. Seu cultivo é relativamente simples, e por mais que o método de propagação por sementes não seja fácil, a estaquia é uma opção viável.

    Agora que você já conhece e sabe muito bem como cuidar dela, aproveite essas dicas e tenha a beleza exótica e moderna do antúrio em sua casa!

    Autor deste artigo

    Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

    Últimos posts


    Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

    Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

    Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


    Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

    Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

    Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


    Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

    Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

    Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


    Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

    Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

    Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


    As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

    As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

    Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


    Palavras do momento

    Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


    Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos