Crisântemo: saiba como cuidar, os diversos tipos dessa flor e mais!

Crisântemo: saiba como cuidar, os diversos tipos dessa flor e mais!

Com uma variedade de cores, o crisântemo é ideal para decoração, mas é usado até na culinária. Veja aqui mais informações, suas variedades e como cultivá-lo!


Conheça mais sobre o Crisântemo!

Muitas flores de crisântemo rosa claro com centro amarelo

O Crisântemo é uma flor que tem sua origem na Eurásia, em locais como a China, o Japão e o Nordeste da Europa. O significado do seu nome é flor de ouro e ele costuma ser muito usada como planta ornamental devido às suas flores coloridas.

São mais de 100 espécies e 800 variações do Crisântemo existentes e as suas primeiras flores aparecem no outono. Devido à sua beleza, as pessoas costumam utilizar essa flor de forma ornamental para enfeitar as suas casas, mas existem muitas dúvidas quanto a melhor forma de realizar o seu plantio.

Você também quer cultivar o seu em casa e não sabe como começar? Veja mais detalhes e aprenda como plantar e cuidar do Crisântemo a seguir!

Como cuidar de um Crisântemo

Jardineira cuidando de crisântemos altos e grandes

Como se trata de uma bela planta que conta com uso ornamental, muitas pessoas desejam ter um Crisântemo em casa mas não sabem a forma correta de cuidar da planta quanto a preferências de substrato, em relação à luminosidade e/ou outros fatores. Abaixo te explicaremos os cuidados essenciais com um Crisântemo:

Quando plantar o Crisântemo?

Como a floração do Crisântemo se inicia no mês de outubro, quando as primeiras flores passam a surgir e desabrochar, o indicado é que ele seja plantado ao longo do verão, para que possa ter o seu tempo de desenvolvimento e venha a florir no mês de outubro.

No período do verão, é indicado que se plante os talos das raízes em um vaso, mas tomando todo cuidado necessário para que as raízes não fiquem muito profundas na terra porque isso pode atrapalhar o desenvolvimento da planta. Assim, as flores aparecerão ao longo do mês de outubro.

Melhor solo para Crisântemo

O melhor solo para que o Crisântemo consiga se desenvolver de forma correta é o arenoso e o ideal é que este tenha um pH de 6 a 7, pois dessa forma a planta tende a crescer muito mais viçosa. Outro fator importante é que este solo deve ser fértil.

Portanto, uma exigência da planta que outras podem não ter da mesma forma é a necessidade de uma adubação correta. Esse processo garante que o solo se torne mais fértil, saudável e garante para a planta os nutrientes necessários para o seu crescimento. Sem isso, o Crisântemo pode nem mesmo nascer.

Quantidade de luz solar ideal para Crisântemo

A luminosidade e luz solar para a maioria das plantas é uma necessidade básica para o seu desenvolvimento, pois através disso elas se alimentam e se desenvolvem muito melhor. Entretanto, algumas plantas não suportam uma luz solar com incidência direta - esse é o caso do Crisântemo.

Para o seu desenvolvimento, a planta precisa de luz solar, mas não suporta que esta seja direta nas suas folhas e flores. Caso você deixe a planta em um local que tem uma forte incidência de raios solares, ela pode acabar morrendo pelo excesso. Assim, o indicado é que ela seja colocada em um local com luz indireta.

Frequência de regas do Crisântemo

O desenvolvimento do Crisântemo depende de alguns pontos essenciais e um deles é a quantidade de regas que são feitas. Por mais que seja uma planta que depende de fato de água para seu crescimento, o excesso não é indicado porque pode acabar matando a planta.

É preferível que a rega seja feita todos os dias pela manhã e que se tenha cuidado com o volume de água que é colocado no vaso do Crisântemo, de acordo com a quantidade de substrato e espaço para não alagar a planta, dificultando a absorção. É indicado que a rega seja feita de 2 a 3 vezes na semana.

Poda do Crisântemo

Após a floração, as plantas podem acabar perdendo a força e o viço, pois esse processo exige muito das suas estruturas. Para que o Crisântemo continue se desenvolvendo da melhor forma, então, é indicado que seja feita uma poda nesses períodos, de forma que ele tenha força para florescer.

Assim, após a planta ter passado pelo seu período de maior floração, é preciso que seja feita a poda dos seus ramos e folhas para dar mais força a ela. Para isso, corte alguns ramos deixando cerca de 4 centímetros apenas, pois ele vai se desenvolver novamente com muito mais força.

Fertilização do Crisântemo

O Crisântemo é uma planta que exige um solo bem cuidado e não consegue se desenvolver e crescer em locais que não sejam totalmente favoráveis. Uma das maiores exigências dessa flor é que o solo seja fértil e cheio de nutrientes que favoreçam a sua floração e a sua saúde.

Portanto, é preciso que a adubação seja feita de forma constante para assegurar que o solo estará entregando todos os nutrientes necessário para o crescimento do Crisântemo. Para garantir que isso esteja sendo feito da forma correta, adube a terra dos vasos pelo menos uma vez por mês.

Como aumentar a resistência do Crisântemo no inverno

Algumas espécies de Crisântemo podem ter menos resistência nos períodos de inverno e não suportam geadas muito fortes. Por isso, são necessários alguns cuidados na escolha do local e da forma que se deseja plantar esta flor.

Se você vive em uma região que nesse período do ano conta com geadas e temperaturas muito baixas, o ideal é que a área de plantio escolhida não seja afetada pelas geadas. Isso porque a principal causa da morte de Crisântemos no inverno é o acumulo de água, visto que alguns locais afetados por geadas podem favorecer essa questão devido aos degelos. Dessa forma, procure plantá-lo em local protegido ou em um vaso que possa ser movido para um local coberto durante essa estação.

Crisântemos devem ser divididos

O processo de plantio dos Crisântemos deve ser feito respeitando as particularidades da planta. Como podem ser plantados tanto através de sementes como de mudas, é indicado que sejam divididos em mais vasos para que haja garantia de que receberão os nutrientes necessários.

Com todos os cuidados tomados em relação ao substrato nos vasos, em alguns períodos os Crisântemos são plantados primeiramente em estufas e posteriormente divididos em vasos para que possam se desenvolver e o processo ocorrer de forma positiva. Por isso é importante a divisão entre vasos, ela garantirá que a planta receba do solo os nutrientes adequados.

Propagação por sementes do Crisântemo

O plantio feito com as sementes do Crisântemo pode ser realizado tanto em um local definitivo, como um jardim, por exemplo, quanto também pode ser executado através de sementeiras, que posteriormente serão deixadas quando a planta se desenvolver e for devidamente transplantada para vasos.

As mudas só devem ser retiradas das sementeiras após o crescimento de 4 a 6 folhas verdadeiras. As sementes de Crisântemo são muito pequenas e, portanto, não precisam ser inseridas profundamente na terra, devendo ser semeadas superficialmente, fazendo uma leve camada por cima da terra escolhida para o plantio. A germinação ocorre totalmente em cerca de três semanas.

Como cultivar o Crisântemo em vaso

Para cultivar o Crisântemo diretamente em vasos, o recomendado é que se respeite a necessidade de espaço para o crescimento da planta. Dessa forma, o melhor para garantir que a flor se desenvolverá é que seja respeitado o espaçamento de 12,5 por 12,5 (cm) entre as mudas escolhidas para plantio.

Outro ponto importante para garantir que os Crisântemos se desenvolverão de forma correta em um vaso é que não haja o plantio de muitas plantas no mesmo vaso. É indicado que cada vaso tenha apenas quatro plantas, a depender do tamanho, com o espaçamento correto para o Crisântemo crescer saudável.

Tipos de Crisântemos

São várias as espécies de Crisântemo registradas até o momento e estas ainda podem contar com algumas pequenas variações, como suas cores vibrantes e diferenciadas. Com uma variedade tão grande, existem espécies de apenas 30 cm de altura e outras que chegam a ter mais 1 metro. Confira alguns exemplos a seguir!

Single blooms

Flores de crisântemo single bloom

Os Crisântemos dessa espécie são muito semelhantes em sua aparência com as margaridas, pois suas pétalas são na cor branca enquanto possuem o centro amarelo. Nesse caso, a maior diferença entre eles é o tamanho, porque as flores dos Crisântemos são bem maiores e contam com pétalas espaçadas.

Chegam a uma altura de cerca de 60 centímetros e podem ser uma das maiores espécies, enquanto outras acabam atingindo cerca da metade dessa altura. Dentro dessa espécie existem algumas variações que podem mostrar detalhes específicos quanto às suas pétalas e cores, visto que algumas podem contar com listras vermelhas.

Quilled blooms

Crisântemo quilled blooms roxo

As Quilled blooms contam com um diferencial em relação às suas pétalas porque elas aparecem de forma pontiaguda e podem se assemelhar até mesmo com penas de pássaros no seu formato, já que são bastante estreitas.

Algumas das espécies contidas dentro dessa classificação, como a Lola, são bastante grandes e contam com pétalas na cor lavanda. Outras, como a King Delight, são de porte grande, mas possuem um tom de rosa nas suas pétalas que as difere. Entre as Quilled Blooms, existe a variedade Toffee, que cresce bem menos em relação às outras, atingindo apenas 15 cm de altura.

Spider blooms

Flores de crisântemo spider blooms amarelo alaranjado

Essa classificação de Crisântemos conta com alguns diferenciais muito interessantes, pois as suas pétalas são muito longas e bastante finas, parecem de fato com pernas de aranha e por isso elas recebem esse nome. Além disso, elas são muito longas e tubulares, o que dá ainda mais essa impressão.

As pétalas dessas espécies, em geral, crescem para direções variadas e a disposição delas se assemelha até mesmo a rendas. Algumas das variedades contidas nessa classificação, como a Evening Glow, possuem pétalas entre rosa a bronze que se destacam. A Chesapeake é uma das menores, com cerca de 15 cm de altura.

Pompons

Flores de crisântemo pompom rosa com centro amarelado

Essas espécies de Crisântemos são chamadas de pompons e o motivo para isso está logo na aparência delas, pois crescem de forma bem fechada se assemelhando muito ao objeto que lhes dá o nome. O formato dessas espécies é em um globo e as suas pétalas são bastante curtas.

Uma das espécies contidas nessa classificação é a Moonbeam, que conta com flores maiores de cor branca. Outra, a Yoko Ono, conta com flores bem menores e possui a cor verde. As flores se desenvolvem em pequenos pompons arredondados e ao atingirem a maturidade podem ter certa de 10 cm de largura.

Reflex and Incurve blooms

Close up em crisântemo incurve, com as pétalas pequenas formando um espiral em relação ao centro da flor

Essa espécie de Crisântemo recebe esse tipo de classificação devido às suas pétalas, que se curvam para dentro ou para fora a depender da flor, justificando o nome dado a elas. As que se curvam contam com pétalas em formato irregular, um exemplo é a Goldfield, de cor amarelo dourado.

Por outro lado, as que recebem a classificação de reflexas são as que possuem pétalas que saem do centro da planta e um exemplo é a Joyce. Essa variedade tem pétalas na cor vermelha e ao centro tem pequenos tons de amarelo que se misturam a cor principal da planta.

Reflex mums

Flores de crisântemo reflex, com as pétalas bem abertas pendendo para baixo

Os Crisântemos dessa espécie possuem a região central da flor mais achatada e contam com pétalas sobrepostas que se curvam para baixo, o que é um diferencial das espécies. As flores são formadas por um globo de cerca de 12 cm de largura.

As flores dessa espécie contam com uma cor que pode variar entre tons de laranja mais claros ou mais escuros. Podem crescer até 15 cm de altura em alguns casos. Por mais que as cores mais comuns sejam tons de laranja, também podem existir outras cores, mas, nesse caso, são bem menos vistas do que essas tonalidades.

Thistle Chrysanthemums

Flor de crisântemo thistle roxa

Essa é uma variedade bastante curiosa de Crisântemo devido à forma que as suas pétalas apresentam. Nesse caso, as espécies contidas na classificação Thistle contam com pétalas em formatos tubulares muito finas e que se assemelham a fios, tanto pela aparência quanto pela forma que estão dispostas.

Assim, essas flores não atingem mais do que 5 centímetros de diâmetro e as suas pétalas aparecem distribuídas de forma quase que aleatória porque são caídas. Algumas variações podem ser comparadas até mesmo com a ponta de um pincel pelo formato das suas pétalas. São também espécies mais baixas porque não crescem muito nesse sentido.

Spoon mums

Crisântemo spoon mum com centro amarelo e pétalas branco com pontas vermelhas

A variação Spoon mums dos Crisântemos são semelhantes a algumas outras espécies devido à sua forma. Isso porque as suas pétalas contam com um aspecto de colher na ponta e por isso elas recebem esse nome.

Possuem um disco central visível e muitas variações, como a Kimie, que chegam a atingir cerca de 10 cm de altura. Essas flores são vistas em tons de roxo ou até mesmo um vermelho mais escuro, com o centro em amarelo, podendo refletir algumas linhas em branco. Suas flores não crescem muito, assim como as Quilled blooms, que se assemelham pelo formato das pétalas.

Cushion mums

Arbusto de crisântemos cushion mums com algumas flores desabrochando e muitos botões

Essa variação de Crisântemos é semelhante a arbustos na forma de crescer, pois as folhas são bem fechadas e forma flores únicas. Podem ser vistas em diversas cores, como amarelo, roxo e até mesmo em branco. Devido a essa semelhança com arbustos, elas também são bem rasteiras e não crescem muito em altura.

Assim, a variação costuma ser plantada em ambientes nos quais ela pode permanecer próxima ao solo porque forma aglomerados de flores. O tamanho dessas flores pode ser considerado médio, apesar de formarem arbustos. Alguns exemplos que fazem parte da variedade são a Chiffon, a Ruby Mound e a Valor.

Os usos do Crisântemo

Crisântemos cor de rosa em vaso branco e espalhados ao lado dele

Os Crisântemos podem ser utilizados em diversas aplicações. Por serem flores muito viçosas e de cores atrativas, o primeiro pensamento para seu uso é de fato a decoração. Mas eles também podem ser usados para outras finalidades devido às suas propriedades, como inseticidas, por exemplo. Conheça seus usos abaixo:

Uso ornamental

Devido às suas flores viçosas e cheias de cores diferenciadas e alegres, os Crisântemos são muito usados para fins ornamentais e também pelo fato de que eles não precisam de luz solar direta. Portanto, podem ficar em ambientes que têm baixa mas constante incidência de luz.

Por serem plantas que se adaptam facilmente a vasos, também são ideais para essas finalidades porque podem ser colocados tanto em vasos menores quanto maiores, a depender da espécie e da forma como é plantado. Por isso, são plantas ideais para serem usadas de forma ornamental, pois garantem beleza e praticidade no cultivo.

Uso na culinária

Além de seus usos para fins estéticos, algumas espécies de Crisântemo também são usadas na culinária. Conhecidas como shungiku, em japonês, ou tong hao, em chinês, estas flores são uma variedade comestível dos Crisântemos e podem ser usadas em vários pratos, além de contar com propriedades bem específicas.

Essa variedade possui muita vitamina B2 na sua composição, além de cálcio e vitamina C. Sendo assim, na culinária, principalmente na leste asiática, a planta é usada para o preparo de sopas e também pode aparecer como ingrediente em refogados ou cozidos, como o sukiyaki e o shabu-shabu, que utilizam o Crisântemo como base.

Uso como inseticida

Devido às suas propriedades únicas, os Crisântemos também podem ser usados como base para preparo de inseticidas naturais. Isso ocorre porque a piretrina, uma substância encontrada nessa planta, é excelente para combater a invasão de alguns insetos como, por exemplo, as baratas.

As piretrinas que podem ser retiradas dos Crisântemo têm uma ação muito eficiente contra insetos e por isso são encontradas na composição de inseticidas naturais. Os motivos para utilizar a planta para esses fins são diversos, mas, pelo fato de ser algo natural, não é necessário que se esvazie um ambiente para usar, não sendo um inseticida tóxico.

Aproveite as dicas e cultive os variados tipos de Crisântemo em seu jardim!

Crisântemos e botões de crisântemos vermelho

Os Crisântemos são plantas cultivadas ao redor do mundo todo, especialmente devido à sua beleza e às suas várias aplicações. A espécie se destaca por contar com muitas variedades, que se diferenciam pelos seus formatos e cores distintos.

Como o cultivo dessas espécies é muito fácil e prático, contando com apenas alguns pequenos detalhes que devem ser considerados para que haja sucesso, elas são ideais para se ter em casa porque não exigem cuidados extremos e são bastante resistentes se cuidadas de forma correta. Portanto, vale a pena investir no plantio destas belas espécies para garantir mais cor e alegria para a sua casa! Utilize nossas dicas e plante Crisântemos você também!

Autor deste artigo

Últimos posts


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Acessórios para moto