Aeonium arboreum: saiba como cuidar, plantar e muito mais!

Aeonium arboreum: saiba como cuidar, plantar e muito mais!

Você sabia que a Aeonium arboreum é uma das suculentas mais resistentes? Entre aqui e saiba como cultivar essa planta em seu jardim.


Aeonium arboreum: uma das suculentas mais resistentes!

Aeonium arboreum negra

A suculenta Aeonium arboreum é uma planta resistente e bem fácil de cuidar, um ótimo exemplo para ter dentro de casa, em vasos ou em jardins com pedras, ao lado de outros cactos e suculentas.

O seu nome latim Aeonium foi colocado por Dioscórides a uma planta bruta, possivelmente de origem grega aionion, que significa “sempre viva”. Arboreum é um epíteto que deriva do latim arboreus, significando “com forma de árvore”, retratando o tamanho dessa suculenta, já que é a maior de todas as outras espécies do gênero.

A Aeonium arboreum são plantas herbáceas e contém em torno de 40 espécies diferentes, com uma folhagem além do verde comum, essa planta se destaca no meio das outras e cria um contraste bem bonito. Nesse artigo veremos todas as informações e características da suculenta Aeonium arboreum.

Informações básicas da Aeonium arboreum

Aeonium arboreum


Nome CientíficoAeonium arboreum 
Outros nomesárvore-abacaxi, rosa negra, beleza negra, pinya-groga, bejeque-arboreo
FamíliaCrassulaceae
OrigemIlhas Canárias e costa Atlântica de Marrocos
Porte1,20 m
Ciclo de vidaPerene
ClimaSubtropical, Mediterrâneo e Oceânico
LuminosidadeMeia sombra, sol pleno

A Aeonium Arboreum é um arbusto suculento, também conhecido como rosa negra e beleza negra, da família Crassulaceae. A planta tem origem principalmente nas Ilhas Canárias, mas também pode ser encontrada em Marrocos, Madeira e na África Oriental.

Possui um ciclo de vida perene, com um porte arbustivo e com crescimento bem rápido, consegue atingir uma altura maior que 1m quando é cultivada de forma livre. Com diversas longas hastes robustas e eretas, a Aeonium é muito ramificada. Suas folhas se juntam em formato de roseta no topo dos ramos, com variedades de cores purpura e verde.

Como cuidar da Aeonium arboreum?

materiais de jardinagem para Aeonium arboreum

A Aeonium arboreum é uma suculenta linda com rosetas escuras e folhas magras, possui várias ramificações e um caule bem robusto, com cerca de 1 a 4cm de diâmetro. As folhas são finas e verde-arroxeadas, durante o verão é normal que elas curvem para dentro para diminuir a perda de água. Confira tudo a seguir sobre como cuidar dessa suculenta tão bonita e resistente.

Iluminação para Aeonium arboreum

É possível cultivar a suculenta Aeonium arboreum em meia sombra ou em sol pleno. Quando é plantada em meia sombra, as suas folhas podem obter tonalidades mais roxas e um esverdeado bem bonito. Se caso for cultivada em sol pleno, a sua folhagem fica bem mais escura e brilhante, quase negra. Ou seja, o ideal é muita luminosidade natural e algumas horas de sol diárias.

Temperatura ideal para Aeonium arboreum

A Aeonium arboreum é uma planta que não gosta muito do frio, a temporada ideal deve ser em torno dos 15º e os 24º C. Apesar disso, ela é bem resistente e consegue suportar limites térmicos em cerca dos 5º C, costuma também aguentar temperaturas abaixo de 0º C por períodos muito curtos, causando alguns riscos a suculenta.

A rega da Aeonium arboreum

A planta Aeonium arboreum é capaz de tolerar períodos de seca e se manter resistente, então, é uma suculenta que consegue viver com pouca água, mas não é por essa razão que deve regar o mínimo.

A rega precisa ser de forma consistente, mas sem encharcar muito o solo. Quando notar que o substrato secou, já é hora de regar de novo. Portanto, não há um número certo, mas duas regas por semana em climas quentes pode ser o suficiente. Durante o inverno, apenas uma rega por semana é o bastante.

Adubos e substratos para Aeonium arboreum

A adubação da Aeonium arboreum precisa ser uma vez no início da primavera e uma vez no inverno, geralmente se usa adubo orgânico, fertilizante para cactos ou NPK 10-10-10 dilúido em água. É indicado diluir o dobro de água que foi recomendado na embalagem.

O substrato dessa suculenta necessita ter uma boa drenagem e uma ótima retenção de umidade. Então, o ideal é usar uma terra de qualidade e areia média para ter uma melhor drenagem. No entanto, essa planta também consegue se adaptar em terras com poucos nutrientes, se apenas tiver um solo fértil, ela cresce muito bem.

Floração da Aeonium arboreum

A Aeonium arboreum é uma planta monocárpica, ou seja, que floresce apenas uma vez no decorrer de toda a sua vida, e em seguida ela morre. No entanto, sua floração costumar acontecer depois de muitos anos, além disso, algumas pessoas geralmente cortam a cabeça da flor quando notam o desenvolvimento, assim evitando a floração.

Do Outono até o Inverno, essa suculenta apresenta inflorescências em formato de pirâmides, com flores pequenas amarelas brilhantes na forma de uma estrela. Apesar de florir apenas uma vez, as suas rosetas não chegam a florescer todas ao mesmo tempo.

Propagação da Aeonium arboreum

A propagação da suculenta Aeonium arboreum se faz através de novas rosetas durante a primavera, nas quais enraízam muito fácil em um substrato mais arenoso. No entanto, também podem se multiplicar por sementes e pelos brotos laterais que nascem na planta principal.

A multiplicação por estacas é bem fácil e a que garante mais sucesso, apenas faça um corte no caule e deixe secando por um ou dois dias. Se caso sua região for muito úmida, costuma durar mais de dois dias, dependendo da grossura do caule. Quanto maior for a grossura, mais tempo dura na hora de secar.

Quando as hastes secarem, coloque-as em um solo bem drenado e regue a cada poucos dias ou quando estiver seco, mas não o coloque na luz do sol direto enquanto não ficar totalmente enraizado. Conforme a suculenta amadurece, você pode aumentar a quantidade de luz. Depois de algumas semanas, as suas raízes já devem estar em desenvolvimento.

Para verificar se a planta está enraizada é só puxar, se caso ela não deslizar para fora do solo facilmente, as raízes estão em formação e logo uma nova planta irá se desenvolver e se ramificará de forma saudável.

Como cuidar de folhas caindo?

É bem comum que as plantas Aeonium arboreum soltem algumas folhas velhas conforme as novas vão crescendo, geralmente vão estar murchas, secas e marrons. Nesse caso, apenas puxe essas folhas inferiores ou deixem que caem sozinhas. Porém, se as folhas caem em um ritmo rápido e incomum, é preciso ficar atento pois deve haver um problema com a sua planta.

Esse problema acontece em razão a subaquática ou ao superaquecimento, já que essa suculenta costuma jogar fora as suas folhas para economizar água e energia. Para resolver, apenas regue-a muito bem que deve se recuperar rapidamente, em torno de um dia ou mais.

Essa suculenta também perde as folhas no período da dormência ou quando sofre muito estresse. Elas ficam dormentes durante o verão ou no calor extremo, mas é temporário, as plantas se recuperam assim que o tempo esfria e sua estação de desenvolvimento se inicia de novo.

Como cuidar do ramo principal morrendo?

Um dos maiores problemas que podem causar a morte da Aeonium arboreum é o excesso de água. O caule pode ficar doente e ter uma aparência muito úmida e encharcada, se a terra estiver sempre molhada, as suas raízes irão apodrecer. Para fugir disso, retire a suculenta do solo úmido e deixe secando por alguns dias.

Replante a planta em uma mistura bem drenante, removendo todas as partes que apodreceram. Salve a parte da haste que não ficou doente, o caule saudável precisa ser bem firme, só assim você poderá enraizar e multiplica-lo para começar uma nova planta.

Como plantar a Aeonium arboreum?

cuidar de Aeonium arboreum

Se escolher plantar a Aeonium arboreum direto no solo, essa suculenta consegue chegar até mais de 1m de altura, porém, se a plantar dentro de um vaso, sua altura costuma cair pela metade. Veja abaixo tudo o que precisa saber sobre como cultivar essa planta.

Solo ideal para Aeonium arboreum

O solo mais indicado para a Aeonium arboreum precisa ser bem drenado, principalmente misturado com areia. Um solo muito encharcado pode levar ao apodrecimento de suas raízes e resulta em sua morte. Apesar disso, essa suculenta não é exigente quando se trata do solo, se adaptando a vários tipos, contando que sua drenagem seja boa.

Essa planta possui raízes rasas, já que acumulam muita água em seu caule e em suas folhas. Normalmente, as suculentas preferem um solo seco, mas a Aeonium prefere um pouco mais úmido, mas nunca encharcado.

Como replantar a Aeonium arboreum?

Se for cultivar a Aeonium arboreum diretamente no solo, tenha certeza de que ele é fértil e possui uma ótima drenagem de água. No entanto, se preferir plantar em um vaso médio, use o substrato indicado, com areia e pedras de brita no fundo, em seguida é só completar com uma terra de boa qualidade.

É possível plantar através de estaquias ou sementes. Se for com sementes, coloque-as no vaso preparado, com uma profundidade de cerca de 6cm, e depois regue bastante até o solo ficar úmido. Sempre mantenha a planta em meia sombra até que ela se desenvolva bem.

Para fazer uma muda da Aeonium arboreum é bem simples, apenas corte algumas folhas e as coloque sobre a terra, não é necessário enterrar as pontas, deita-as na terra e regue depois de sete dias. Logo após esse tempo, dá para notar as pequenas raízes nascendo na base das folhas, quando as raízes crescerem de tamanho é só plantar a folha no solo.

Vasos para Aeonium arboreum

O adequado para a Aeonium arboreum é cultiva-la em vasos com furos no meio, já que assim ajuda na hora de drenar o excesso de água, deixando o solo na umidade necessária que a planta precisa.

Os vasos de plásticos não costumam ser indicados para o desenvolvimento dessas suculentas, pois limita muito a força das raízes, portanto, devem ser uma escolha apenas temporária. O ideal é replantar em recipientes cerâmicos ou em algum outro apropriado no momento em que você perceber que ela está crescendo.

Aeonium arboreum: cultive essa suculenta e traga vida ao seu ambiente!

Aeonium arboreum

A Aeonium arboreum é uma suculenta bem simples de cultivar e não precisa de muitos cuidados, geralmente só uma poda de limpeza se for necessário. Adicione fertilizante líquido a cada duas semanas em sua época de crescimento, normalmente no verão.

É uma planta maravilhosa para usar isolada ou em conjunto para decorar jardins de pedras, jardins mediterrânicos e jardins de suculentas. Além disso, ficam muito lindas ao longo de cercas e muros. É possível também colocar dentro de casa, em vasos isolados ou criando o seu próprio arranjo de suculentas.

Por fim, essa suculenta é perfeita para quem não tem muito tempo disponível para cuidados em excessos, e uma ótima escolha para deixar qualquer ambiente mais bonito com as suas folhas em formato de rosa de diferentes tons e tamanhos.

Autor deste artigo

Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.

Últimos posts


Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Está em busca de um bom alarme para sua moto? Aprenda a como escolher o melhor alarme e também confira quais são os 10 melhores alarmes para moto de 2022!


As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

Quer adquirir uma cafeteira expresso para fazer um café delicioso e não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cafeteiras e como escolher a sua!


As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor bicicleta aro 16? Veja dicas de como escolher o modelo ideal para seu filho e uma seleção com 10 melhores bicicletas do mercado!


Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Saiba como escolher o melhor mouse HyperX por meio das dicas e do ranking com os 6 melhores modelos do mercado. No fim, faça um investimento que compensa!


Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Procurando o melhor cobertor de 2022? Confira neste artigo dicas imperdíveis sobre como escolher o ideal e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Treinos Alimentação