Cacto amendoim: como cuidar, dicas, curiosidades e muito mais!

Cacto amendoim: como cuidar, dicas, curiosidades e muito mais!

Você já ouviu falar do cacto amendoim? Veja suas caractetísticas, dicas de cuidados e suas curiosidades.


Você conhece o Cacto amendoim?

Cacto amendoim

O cacto amendoim é uma planta nativa da Argentina que se destaca devido ao seu período de floração, mostrando belas flores vermelhas. Seu nome popular vem justamente de sua aparência, já que os cactos, quando pequenos, se assemelham a amendoins.

Esse tipo de cacto pode ficar bem maior do que os demais, o que o torna ideal para enfeitar o seu jardim. O cacto amendoim é bem simples de plantar e sobrevive bem no verão, no entanto, não é muito resistente ao inverno.

Se você não conhecia o cacto amendoim, mas quer plantar o seu em casa, conheça mais sobre as características da planta e aprenda a cultivá-la.

Informações básicas do Cacto amendoim

Flor do cacto amendoim

Nome científicoEchinopsis chamaecereus
OrigemOeste da Argentina
PorteEntre 5 e 15 centímetros de altura
Ciclo de vidaPerene
FloraçãoNovembro a fevereiro
ClimaTropical

O cacto amendoim é uma planta que enfrenta bem mudanças climáticas, mas que não se desenvolve bem no clima frio extremo. Com ciclo de vida perene, sua floração ocorre no verão, entre novembro e fevereiro.

Por ser nativo da Argentina, esse cacto está adaptado a um clima semelhante ao de terras brasileiras. Em caso de geada, é necessário livrá-lo do frio para que ele continue a se desenvolver e a florescer.

Como cuidar do Cacto amendoim

Materiais de jardinagem

Cuidar do cacto amendoim é simples, desde que algumas instruções sejam seguidas, como a iluminação correta, a temperatura ideal e alguns cuidados com o solo.

A seguir, veja como cuidar do seu cacto amendoim seguindo dicas simples para que ele floresça e traga ainda mais beleza ao seu jardim.

Iluminação para o Cacto amendoim

O cacto amendoim é uma planta que vive bem sob o Sol pleno e, por isso, requer uma área bastante iluminada para se desenvolver. Deixar a planta próxima de sua janela, no quintal, na varanda ou no jardim é ideal para permitir que a planta absorva bastante luminosidade.

Se você deixar o cacto amendoim em um ambiente com pouca luminosidade, a planta não crescerá corretamente. Uma boa dica é cultivar o seu cacto nas bordas das suas janelas. Assim, ele irá receber sempre luz solar sem que você precise ficar mudando o vaso de lugar, já que isso também tende a atrapalhar o desenvolvimento da planta.

Temperatura ideal para Cacto amendoim

O cacto amendoim é bastante resistente a altas temperaturas e a variações climáticas, mas não se adapta bem ao frio extremo. O recomendado é recolher a planta caso ela fique em áreas externas quando a temperatura estiver abaixo de 15ºC ou 10ºC, ou em caso de geada.

A época ideal para o plantio do cacto amendoim é entre a primavera e o verão, quando as temperaturas estão mais altas e a variação climática é menor. Assim, quando o inverno chegar, a planta já estará bem desenvolvida.

Umidade do Cacto amendoim

Assim como o cacto amendoim resiste a altas temperaturas, ele também resiste ao ar seco. A umidade ideal para a planta é entre seca e normal, o que significa que, em épocas mais chuvosas, o cacto amendoim deve ser recolhido para longe do ar livre.

Épocas de grande volume de chuva podem ser realmente prejudiciais para o crescimento do cacto amendoim. Embora o ideal seja mantê-lo protegido nesses dias, ainda é necessário garantir que ele tenha acesso à luminosidade e ao calor.

Uma boa dica é considerar uma parte da casa que costume receber luz do Sol o dia inteiro, seja ela a janela do quarto, da sala ou até mesmo da cozinha.

Solo ideal para o Cacto amendoim

O cacto amendoim tende a preferir um solo drenado, arenoso e mineral. A umidade do solo tende a ser maior durante a época de plantio, mas ele deve ser bem drenado enquanto cresce, já que cactos tendem a preferir solos secos.

Uma boa mistura para plantar o seu cacto consiste em terra adubada, areia e pedriscos. Sem a areia, o desenvolvimento da planta é prejudicado. Você também pode comprar um substrato específico para suculentas pela internet ou em lojas especializadas em jardinagem.

A rega do Cacto amendoim

A rega do cacto amendoim deve ser mais frequente durante o seu crescimento e no verão. No entanto, não se deve jamais molhar o centro da planta. É também importante deixar o solo secar por completo entre uma rega e outra. Durante o inverno, você pode suspender a rega e, ao invés disso, nebulizar a planta com certa frequência.

Uma boa dica é deixar a terra do seu cacto amendoim secar completamente e, quando notar que ele murchou um pouco, regar profundamente o substrato. É necessário uma boa pausa entre uma rega e outra.

Adubos e substratos para Cacto amendoim

Não é necessário acrescentar matéria orgânica ao solo do cacto amendoim. Por isso, a adubação é básica e pode ser enriquecida com fósforo somente se houver interesse em uma floração mais robusta.

O substrato para o cacto amendoim não é diferente daquele necessário para o plantio das demais suculentas. É importante que ele se pareça com o solo arenoso que é encontrado em ambientes áridos. Você pode comprar um substrato já pronto em casas de jardinagem ou juntar um solo simples para jardinagem com uma boa parte de areia.

A ausência de matéria orgânica torna o plantio do cacto amendoim uma tarefa bem mais simples. O foco deve estar, sobretudo, na rega correta, não na quantidade de adubo.

Floração do Cacto amendoim

A floração do cacto amendoim ocorre no verão, quando a planta está recebendo mais luminosidade. Essa época dura de novembro a fevereiro e, como é propícia para o nascimento de flores, vale manter a rega durante esses meses.

O cacto amendoim chama bastante atenção devido às características de suas flores, que costumam nascer em grande quantidade e são bem vermelhas, transformando-o na planta ideal para o seu jardim ou até para a decoração das janelas e da sala de estar.

A melhor parte é que não é preciso ter uma rotina de cuidados intensa para manter a saúde das flores de seu cacto amendoim. Basta dar o que ele precisa: luz.

Manutenção do Cacto amendoim

A manutenção do cacto amendoim é muito simples, basta realizar regas com um intervalo de tempo bem espaçado e, quando houver o interesse por uma floração maior, adicionar matéria orgânica rica em fósforo no substrato.

Vale lembrar que os cuidados com o cacto amendoim são mais simples porque a planta cresce em solos muito pobres em nutrientes, já que é típica de regiões áridas, onde a matéria orgânica não se mantém. Por isso, lembre-se de dar um intervalo para que o substrato seque completamente entre uma rega e outra: o cacto precisa disso.

Vasos para o Cacto amendoim

O vaso para o cacto amendoim pode ser tanto de barro quanto de plástico, desde que ele permita que a terra fique bem drenada. É imprescindível que a água das regas possa escoar bem, já que manter o cacto úmido pode atrapalhar o seu desenvolvimento e até matar a planta.

Para deixar que a água escoe bem, evite manter pratinhos sob o vaso do seu cacto amendoim. Esse cuidado é suficiente para que a planta se adapte a qualquer vaso.

Propagação do Cacto amendoim

A propagação do cacto amendoim se realiza de dois jeitos: através de sementes e através dos artículos, quando esses se destacam da planta, o que costuma acontecer com frequência. Assim, basta replantar esses artículos em outro vaso.

Caso você não queria que o seu cacto se desmonte, liberando mais artículos do que deveria, tenha cuidado na hora de transportar a sua planta para outro vaso. O cacto amendoim pode ser bem mais frágil do que parece.

Pragas e doenças do Cacto amendoim

Quando regado em excesso, o cacto amendoim pode sofrer da podridão do caule preto, uma doença que é causada por um fungo, cujo crescimento é causado pelo excesso de água. Quando a planta já está muito afetada pelo fungo, é necessário retirá-la do vaso e guardar alguns artículos para replantá-la em um novo vaso.

O cacto amendoim também pode ser atacado pelos ácaros de aranha, apresentando manchas brancas ou amareladas, que se espalham por sua extensão.

Caso o seu cacto seja infectado com essa praga, basta pulverizar um pouco de água sobre sua superfície. No entanto, se os ácaros não morrerem, é importante tratar a planta com um miticida, substância que pode ser encontrada em lojas de jardinagem.

Dicas e curiosidades do Cacto amendoim

Cacto amendoim

Se você tem vontade de cultivar cactos, deve conhecer mais sobre eles. Existem diversas curiosidades que rodeiam essas plantas tão interessantes de se ter em casa, que deixam o ambiente mais bonito e que, além disso, são fáceis de cuidar.

Forma do Cacto amendoim

O cacto amendoim chama bastante atenção por conta de sua forma. Ele é um dos cactos mais bonitos, já que, durante o seu crescimento, se assemelha a pequenos amendoins amarronzados.

Quando crescido, no entanto, o cacto pode chegar até 15 cm, perdendo a aparência de amendoim. Ele não cresce na vertical, e pode tanto ficar mais inclinado quanto cair sobre o vaso nas extremidades. Por isso, ele tende a ser uma boa alternativa para cultivar em janelas.

Conheça a simbologia dos cactos

O cacto simboliza resistência, força e adaptação, já que se adapta bem a praticamente qualquer ambiente e temperatura. Além disso, a planta costuma crescer em ambientes áridos e nos quais nenhuma outra consegue se desenvolver, como os desertos, o que torna possível tê-lo como símbolo de persistência.

As flores do cacto amendoim representam resistência, já que nascem em um ambiente adverso e seco. Já, quando se tratam de outros cactos, as espécies também são capazes de produzir frutos, como a pitaya e o figo-da-índia.

Se você quer se rodear de plantas com um significado simbólico, vale a pena considerar o cacto como adorno para a sua residência.

Você sabia que todos os tipos de cactos florescem?

Todos os cactos são capazes de produzir flores, embora muitas pessoas pensem que não. Caso eles sejam cultivados adequadamente, eles podem tornar qualquer ambiente mais bonito com suas flores amarelas, rosas, vermelhas e brancas, que se distribuem sobre toda a superfície.

O segredo para que os cactos floresçam é controlar a frequência da rega. Existem espécies que são mais regadas durante o verão, outras que devem ser regadas cada vez menos. Saber quando e como molhar a planta é ideal para garantir que ela exiba belas flores quando já tiver crescido.

Além disso, todos os cactos precisam de bastante luminosidade para florescerem. Evite deixá-los em ambientes muito escuros, principalmente por muito tempo.

Saiba o ciclo de vida do Cacto amendoim

O ciclo de vida do cacto amendoim é perene, o que significa dizer que ele é permanente, incessante. Plantas com esse ciclo de vida tendem a durar muito mais do que as outras, levando mais de dois anos a partir de seu nascimento para morrer.

Enquanto estiver vivo, o cacto amendoim produzirá flores. Isso ocorre porque plantas perenes, quando bem cuidadas, não tendem a murchar e parar de produzir flores ou frutos com facilidade. Além disso, esse ciclo de vida as torna muito mais resistentes a mudanças climáticas.

A mesma nomenclatura é usada para plantas que se mantém verdes mesmo em períodos de mudanças climáticas que não são suportadas por plantas com outros ciclos de vida.

O que o feng shui diz sobre o Cacto amendoim?

Segundo o Feng Shui, o cacto representa aquele que protege a casa, livrando o ambiente de energias negativas e tóxicas.

No entanto, existem também adeptos do Feng Shui que não indicam ter cactos em casa. Isso porque, segundo eles, os cactos podem trazer pensamentos de obstáculos e conflito, isso devido aos espinhos da planta. Seguindo essa linha de pensamento, é recomendado manter os cactos na parte externa da casa.

Essa questão é bastante polêmica, e não há um consenso. Se você é adepto do Feng Shui, considere ambas perspectivas e decida com qual delas você concorda mais.

Híbridos de Chamaelobivia

O cacto amendoim também é uma planta que pode ser encontrada em sua forma híbrida com duas espécies de plantas diferentes: a Chamaecereus silvestrii e a Lobivia silvestris. Devido a essa característica, elas se tornaram sinônimos do cacto amendoim. Os híbridos são chamados de Chamaelobivia, e oferecem flores nas mais diferentes cores.

A Chamaecerus-Lobivia produz centenas de sementes e, por isso, é bem fácil plantar várias mudas em vasos diferentes. A maioria de suas flores nasce na cor laranja, mas também é possível encontrar outras cores.

Decore seu ambiente com o cacto amendoim e surpreenda-se com a época de floração!

Agora que você já conhece várias curiosidades sobre o cacto amendoim e também sabe como fazer o seu plantio e cultivar a planta, não hesite em ter o seu em casa. A planta é uma das mais fáceis de cuidar, o que pode ser útil para quem tem uma rotina corrida e não passa muito tempo em casa, mas não quer abrir mão de ter algo em seu jardim.

Basta seguir as dicas corretamente e se atentar à rega para fazer com que o seu cacto amendoim se desenvolva bem e produza flores muito belas. Você pode plantar quantos cactos achar necessário sem prejudicar o restante do seu jardim, desde que tome cuidado com pragas e fungos.

Ao plantar os seus cactos, você pode deixar o seu jardim muito mais colorido. As sementes podem ser compradas pela internet ou em lojas especializadas em produtos de jardinagem, por um preço bastante em conta.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


O Motorola Moto G13 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G13 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G13? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, desvantagens e indicações de uso!!


Avaliações do Samsung Galaxy S22+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S22+: Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Samsung Galaxy S22+? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G84 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G84 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G84? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, desvantagens e indicações de uso!


O Motorola Moto G72 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G72 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Motorola Moto G72 é bom? Neste artigo, confira todas as suas especificações técnicas, vantagens, desvantagens, indicações de uso e muito mais!


O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G73? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Suplementos Cuidados automotivos