Como tirar papel de parede: formas de tirar a cola, dicas e muito mais!

Como tirar papel de parede: formas de tirar a cola, dicas e muito mais!

Você sabe como remover papel de parede? Clique e confira nossas dicas para renovar a decoração de sua casa.


Quer remover o seu papel de parede antigo? Saiba como!

Pessoa removendo papel de parede

Se você quer remover o seu papel de parede antigo, existem algumas dicas que devem ser seguidas antes e depois de iniciar o processo. Isso porque esse tipo de remoção é complexa e exige alguns cuidados com a parede, antes de cobri-la com um novo ou substitui-lo por uma pintura.

A longo prazo, papéis de parede podem se deteriorar, tornando necessário fazer uma troca por um novo, o que pode também acontecer caso você simplesmente tenha enjoado do visual do seu ambiente. Além do papel também é importante remover todos os resquícios de cola de sua parede. Para isso, é possível usar produtos muitos simples, que a maioria das pessoas já tem em casa.

A seguir, veja dicas para remover o seu papel de parede de maneira simples.

Como tirar a cola do papel de parede

Remover completamente um papel de sua parede implica também em remover a cola que o unia à superfície. Caso isso não seja feito, o novo papel ou a tinta usada para o novo design pode ficar marcada com os relevos da cola antiga.

Veja abaixo como remover toda a cola do papel de sua parede com produtos baratos e fáceis de encontrar.

De azulejo

Mulher loira com os braços erguidos perto de uma parede de azulejos

Para tirar o papel de parede de um azulejo você pode utilizar tanto água morna com sabão em pó quanto vinagre.

Se você optar por sabão em pó, faça uma mistura em uma quantidade generosa de água morna e esfregue por toda a extensão do papel de parede. Isso será suficiente para amolecer o material e facilitar a sua retirada.

Para tirar o papel de parede do azulejo com vinagre, escolha um recipiente e misture 4 partes de água para 1 de vinagre. Passe por todo o papel de parede. Não se esqueça de usar um pano ou outro objeto que não danifique o azulejo.

De vinílico lavável

Rolo de papel de parede vinílico

Para remover o papel de parede de vinílico, a solução é bem diferente da descrita acima. Evite usar água e opte por uma alternativa que amolecerá a cola usando altas temperaturas. Um secador de cabelo é ideal nesses casos.

Para auxiliar na remoção do papel de parede de vinílico, use o secador por toda a extensão da superfície, na temperatura mais alta. Você irá perceber que a cola se soltará com muito mais facilidade. Você também pode usar um objeto mais afiado para ir forçando as pontas do papel, até que elas descolem, mas tome cuidado para não estragar a parede.

Com secador de cabelo

Secador de cabelo preto

O secador de cabelo não é usado somente para retirar papeis de parede de vinílico, mas também papéis que cobrem paredes de alvenaria e outros materiais. A técnica é a mesma: basta colocar o secador na temperatura mais alta e deixar que o ar quente afete toda a superfície do papel de parede.

Depois, tente ir removendo o papel pelas extremidades, que devem ainda estar quentes. A alta temperatura é uma forte aliada nesses casos, já que amolece muito a cola, por isso o papel de parede não é recomendado para áreas externas.

Com água e espátula

Pessoa removendo papel de parede antigo com espátula

Papéis de parede adesivos podem ser removidos facilmente com água. Para isso, basta encher um balde com água quente e, usando um rolo de tinta ou um pincel, espalhar toda a água pela superfície do papel.

Depois, usando uma espátula, comece forçando as extremidades do papel de parede. A cola se desprenderá facilmente da superfície. Se a remoção for mais difícil em algumas partes, basta forçar um pouco mais usando a espátula.

Com ferro de passar

Ferro de passar roupa azul

Temperaturas altas são sempre ideais para remover a cola dos papéis de parede. Por isso, se você não tiver um secador de cabelos em casa, vale usar um ferro de passar bem quente. No entanto, esse método requer mais cuidado do que os outros, já que pode causar queimaduras.

O método é bem simples: basta passar o ferro levemente por toda a extensão do papel de parede, quantas vezes for necessário. Enquanto o papel ainda estiver quente, é só forçar a cola aos poucos. Ela estará bem quente e, por isso, bem mais mole. Se desejar, você pode usar luvas para evitar acidentes.

Com amaciante

Amaciante com fundo azul

O amaciante é um ótimo aliado para remover papéis de parede, desde que eles não sejam de vinílico. Para fazer isso, é só encher um balde com água quente e uma boa quantidade do produto.

Depois, com a ajuda de um pano - que pode ser uma flanela - ou de uma esponja, passe a água com amaciante por toda a parede e vá removendo a cola aos poucos. Ela se desprenderá sem grande esforço.

A parte de cima da esponja de lavar louças, por ser abrasiva, pode ser mais eficiente, mas tome cuidado para não estragar o azulejo!

Com vinagre

Recipiente transparente com vinagre

A mistura de água e vinagre também pode ser bem útil para remover a cola do papel de parede, seja ela de alvenaria, azulejo ou outro material.

Para isso, vale misturar uma parte de vinagre com quatro de água bem morna. Use uma espátula, um pano ou uma esponja para ajudar na remoção. Depois, para remover o cheiro de vinagre, vale usar água morna e sabão ou detergente, em boa quantidade. Seque bem a superfície.

Com detergente

Garrafas de detergente

Outro grande aliado para remover papéis de parede junto com a cola é o detergente, que já é conhecido por ser um produto versátil e eficaz para remover sujeiras de várias superfícies diferentes.

Para aumentar a eficácia do detergente, vale misturá-lo com água quente. Depois, esfregue toda a extensão do papel de parede com uma esponja ou um pano. Quanto mais você passar a mistura, mais fácil a cola irá se soltar da parede.

Essa alternativa tende a ser melhor do que o vinagre, já que o cheiro após a remoção do papel de parede não fica forte.

Dicas do que fazer antes de remover o papel de parede

aplicar papel de parede

Existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de fazer a remoção de seu papel de parede. Eles incluem desligar a energia e proteger o piso contra manchas e outros danos.

A seguir, confira dicas para tornar o processo ainda mais fácil.

Desligue toda a energia da casa

A remoção completa do papel de parede requer, na maioria das vezes, o uso de água. Por isso, é importante desligar toda a energia de sua casa para evitar choques elétricos provenientes do contato da água com a fiação.

Mesmo depois que a energia for desligada, vale usar chinelos nos pés e uma luva de borracha para garantir uma proteção completa contra choques. Não ignore essa etapa, ela é muito importante para garantir a sua segurança.

De preferência, trabalhe em um local iluminado

Trabalhar na remoção de seu papel de parede em um local iluminado pode ajudá-lo a enxergar melhor o que você está fazendo, o que torna o acabamento muito mais bem feito e evita que alguns pedaços de cola ainda fiquem grudados na parede.

Já que as luzes estarão desligadas, vale remover o seu papel de parede durante um dia ensolarado. Assim, você pode abrir bem as portas e as janelas, o que o ajudará a enxergar melhor. Se você usa óculos, não esqueça de colocá-los antes de iniciar o processo.

Remova as molduras de tomadas e interruptores

É importante remover as molduras de todas as tomadas e interruptores, já que elas podem atrapalhar durante a retirada de seu papel de parede e também caso você queira colocar um novo.

As molduras podem reter pedaços do papel de parede antigo e também parte da cola usada para mantê-lo seguro. Por isso, a remoção de todos eles pode ajudá-lo a ter um melhor resultado, tanto durante a remoção quanto na nova aparência de sua parede.

Use uma lona ou capa no chão

Proteger o piso de sua casa também é um cuidado importante a ser tomado antes de começar a retirar o papel de sua parede. Isso porque a remoção, na maioria das vezes, envolve água. Forrar bem o piso ajuda a mantê-lo intacto, além de prevenir acidentes, como escorregões.

É importante usar uma lona ou capa no chão e, de preferência, optar por um material antiderrapante caso seja possível encontrá-lo sem dificuldade. Isso vale também para a pintura de sua parede após a remoção do papel, caso essa seja a opção escolhida por você.

O que fazer depois de tirar o papel de parede

Mulher removendo papel de parede

Assim como existem alguns cuidados a serem tomados antes da remoção do papel de parede, também existem alguns para depois da remoção.

A seguir, confira dicas importantes para garantir o acabamento após a remoção do papel de parede antigo, que com certeza irão contribuir para um melhor acabamento.

Limpe sua parede

Limpar bem a parede após retirar o papel dela ajuda a remover todos os resquícios de cola. Essa dica é válida caso você não queira mais colocar nenhum outro papel, mas também caso a pintura precise ser renovada ou um novo papel for posicionado sobre a superfície.

Sujeiras na parede podem deixar o novo design com um aspecto feio. Por isso, antes de escolher a nova tinta, lembre-se de lavar bem a parede com água e detergente, seja ela de alvenaria ou de azulejo. Use a parte de trás da bucha de lavar louças ou um pano macio para remover a sujeira.

Lixe a parede

Lixe bem a parede após a remoção do papel. Isso deve contribuir para que ela não fique com muitos relevos causados pela cola, o que atrapalha na hora de uma nova pintura ou de um novo papel.

Use uma lixa fina e macia para relevos menores e uma mais grossa para remover pedaços de cola mais difíceis. Lixe quantas vezes for necessário, até que a parede fique bem nivelada. É importante que o ambiente esteja bem iluminado para que os relevos apareçam.

Faça a aplicação de massa

Use massa corrida para tampar eventuais buracos antes de pintar a sua parede ou colocar um novo papel. Caso existam buracos nela, isso pode atrapalhar a estética do resultado final.

Após a limpeza, algumas cascas de tinta antiga podem se soltar de sua parede, o que também torna a aplicação da massa necessária em alguns casos. Não se esqueça de usar uma boa espátula para deixar todos os relevos bem nivelados e espere algumas horas até que a massa seque completamente antes de colocar um novo papel ou aplicar tinta em seu azulejo ou alvenaria.

Espere um tempo antes de pintar ou aplicar um novo papel

Esperar um tempo antes de fazer uma nova pintura ou aplicar um novo papel de parede pode ser interessante para garantir um bom resultado final.

Mesmo se você não tiver aplicado massa corrida por não achar necessário, a limpeza da parede envolve água e, por isso, vale esperar até que ela seque bem antes de aplicar qualquer outro material nela - principalmente no caso de papéis de parede de vinílico.

O ideal é esperar cerca de 24 horas antes de iniciar um novo processo de pintura ou aplicação do novo papel de parede.

Organize o cômodo novamente

Organize o seu cômodo novamente após remover o papel de parede e renovar o design. Você também pode mudar os móveis de lugar de acordo com o seu gosto, bem como colocar novos acessórios sobre o novo papel de parede ou sobre a pintura.

O design das paredes é imprescindível para garantir o estilo de seu cômodo. No entanto, paredes lisas pintadas em cores neutras também podem garantir um bom visual para o seu quarto, sala ou cozinha. Uma vez que você já tenha escolhido a aparência das paredes, pode colocar prateleiras com enfeites conforme achar necessário ou de acordo com seu gosto.

Remova o papel de parede da sua residência e redecore seus cômodos!

Cômodo com papel de parede de folhas

O processo de redecoração de um cômodo dá certo trabalho, mas também pode ser bem divertido, além de “renovar os ares” de sua residência. Por isso, não hesite em remover o papel de parede caso ache necessário. Como já foi possível perceber, a remoção não é difícil.

Seguindo as dicas acima, você garante que a remoção do seu papel de parede ocorra de maneira simples e sem deixar defeitos no chão ou nas paredes. Realize o processo com bastante cuidado para evitar que o cômodo estrague ou até mesmo impedir que algum acidente ocorra ao longo do processo.

Evite colar um papel de parede sobre o outro. Ao longo do tempo, isso pode fazer com que o novo papel solte da parede, já que não terá muita aderência.

Não hesite em pedir ajuda para algum familiar ou amigo, garantindo assim que tudo seja feito de maneira muito mais simples e rápida. Você também pode contratar um profissional caso considere necessário.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


O Motorola Moto G13 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G13 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G13? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, desvantagens e indicações de uso!!


Avaliações do Samsung Galaxy S22+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S22+: Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Samsung Galaxy S22+? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G84 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G84 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G84? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, desvantagens e indicações de uso!


O Motorola Moto G72 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G72 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Motorola Moto G72 é bom? Neste artigo, confira todas as suas especificações técnicas, vantagens, desvantagens, indicações de uso e muito mais!


O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G73? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Cabelo