Como acabar com caramujo: como proteger seu quintal ou horta?

Como acabar com caramujo: como proteger seu quintal ou horta?

Os caramujos são transmissores de doenças para os seres humanos e uma praga que danifica o seu jardim. Veja como eliminá-los e outras dicas.


O que são os caramujos?

Pequenos caramujos em cima de uma concha grande

Os caramujos são moluscos gastrópodes marinhos, frequentemente encontrados em diversas plantas ornamentais e alimentícias, no qual podem causar danos significativos em jardins e plantações. Os caramujos africanos, por exemplo, são portadoras de parasitas transmissores de doenças como, esquistossomose, meningite eosinofílica, fasciolose e angiostrongilíase abdominal. Essa espécie de caramujo é considerada a mais perigosa, causando grandes transtornos para agricultores e cultivadores de pequenas plantações.

Comumente, os moluscos vivem em locais sombreados e úmidos, escondem-se em vasos e debaixo de folhas grandes, dificultando a sua localização. Eles aparecem geralmente à noite, em dias frios e chuvosos, raspando as folhas, caules e brotos novos, com uma estrutura chamada rádula, provocando uma grave infestação nas plantações.

Embora sejam animais herbívoros, são devoradores e comem praticamente de tudo. Se reproduzem rapidamente, de modo que, um exemplar da espécie pode colocar em média mais de 200 ovos e se reproduzir até quatro vezes por ano. Seus ovos ficam semi enterrados e possui uma coloração branco-amarelados, portanto é preciso verificar se há vestígios de ovos no local e destruí-los.

Como acabar com os caramujos no quintal e na horta?

Casal cuidando de plantas no jardim

A aparição de “intrusos” em seu jardim ou horta é algo indesejável, pois podem danificar consideravelmente suas flores e hortaliças. Descubra a seguir algumas alternativas que irão te ajudar a eliminar esses invasores.

Use iscas para os caramujos

Existem no mercado, iscas tóxicas normalmente à base de metaldeído, seu uso deve ser distribuído 50 gramas por metro quadrado, no qual haverá uma redução de 80% dos invasores no local. Há ainda, iscas à base de fosfato férrico, que são menos tóxicas e de menor impacto ambiental. Seu uso deve ser utilizado seguindo a orientação do fabricante.

Porém, o uso das iscas só é recomendado em casos graves, onde ocorre uma infestação de danos significativos. Portanto, tenha cuidado ao manusear essas iscas, pois são extremamente tóxicas e prejudiciais a pessoas e animais domésticos.

Faça uso de armadilhas

Uma outra solução para eliminar os caramujos das hortaliças é preparando armadilhas com líquidos naturais, sendo possível utilizar ingredientes que os jardineiros possuem em suas casas. Além de serem de baixo custo, possibilita atrair os caramujos para eliminá-los. As armadilhas são feitas com estopas ou pedaços de pano embebidos em cervejas, leite, suco de uva ou solução de água e cebolinha. Outra opção muito eficaz é o fosfato de ferro líquido, pois atrai o caramujo e os mata.

Para utilizar esta tática, utilize uma tigela e encha com a isca, instale no final da tarde, pois os caramujos têm hábitos noturnos, assim que os moluscos saírem dos seus esconderijos, serão atraídos pela armadilha e se afogarão, então ao amanhecer, colha os animais e elimine-os.

Lembrando que, os caramujos se proliferam rapidamente, portanto, certifique-se de ter eliminado totalmente. Desse modo, para garantir a sua exterminação, algumas medidas preventivas podem ser realizadas, logo após recolher os caramujos, esmague-os, cubra com cal virgem e enterre-os.

Use barreiras e repelentes

Alguns materiais são utilizados como barreiras para caramujos, como por exemplo, o cobre que criam choques elétricos nos moluscos. A terra diatomácea, também é um material utilizado como barreira ou repelente de pragas, um produto atóxico, composto por pó de bordas afiadas que ao contato com o caramujo, cortam os seus corpos.

Você também poderá utilizar alguns repelentes naturais para eliminar essas pragas como, o café, gengibre, sálvia, hortelã, vinagre ou alho. Algumas dessas substâncias além de repelir, são capazes de matar os moluscos.

Coloque predadores de caramujos

Existem alguns predadores naturais de caramujo, o que pode ser uma opção para prevenir que esses animais dominem o seu jardim e acabe com toda a sua plantação. Animais como Galinha, pato, gansos, lagartixas, sapo, tartarugas, salamandras, ouriços, besouros, nematóides e até cobras, são exemplos de animais que se alimentam desses moluscos.

Dentre todos os predadores, a mais amigável é a lagartixa, que além de inofensiva, nos ajuda a eliminar dos caramujos, invasores do nosso quintal. Tornando uma ótima alternativa para acabar de vez com a infestação desse molusco.

Tenha plantas resistentes a gastrópodes

Os caramujos aparecem quando são atraídos por plantas que se alimentam, porém existem plantas que repelem a atração desses animais, como por exemplo, as plantas aromáticas sálvia, alho, gengibre, erva doce, alecrim, tomilho e salsinha. Assim também, algumas flores como a papoula, gerânio, begônia, fúcsia, capuchinha, lantana, impatiens e flor roxa

As algas marinhas também repelem a atração dos gastrópodes, pois são salgadas, algo que não agrada os caramujos. Todas essas plantas são repelentes naturais, que controlam a área de cultivo contra esses moluscos de forma natural, sem utilizar produtos químicos e tóxicos para sua planta.

Comece a usar produtos químicos e pesticidas

Alguns produtos químicos são capazes de eliminar as infestações. O sal é uma substância que absorve a água dos moluscos, desidratando e levando à morte, porém é preciso ter cuidado ao utilizar o sal, pois seu uso em excesso pode afetar o solo do plantio.

Assim como outros produtos químicos, alúmen, cloro e permanganato de potássio, também são eficazes para a eliminação dos indivíduos. O metaldeído, também é utilizado com pesticida, porém é um produto tóxico, não sendo indicado para pessoas que possuem animais domésticos e crianças.

Elimine os caramujos manualmente

Para eliminar manualmente os caramujos em seu quintal ou jardim, será necessário utilizar luvas de borracha ou saco plástico, para se proteger do contato direto com esses moluscos e evitar o contágio de doenças.

Realize a catação dos moluscos no período da manhã ou bem de tardezinha, capture-os em seu jardim e coloque em uma vasilha com água fervente para matá-los. Se preferir, você também poderá colocá-los em um saco plástico escuro, bem fechado e deixá-los no sol por algumas horas.

Troque o tempo de rega

Uma maneira de garantir que os moluscos não irão atacar seu jardim, é mudar o período em que realiza a rega. Os caramujos gostam de lugares escuros, úmidos e sombrios. Portanto, para evitar a aparição desses moluscos, evite regar no período da noite e comece a regar no período da manhã. Assim o local estará seco evitando a propagação dos caramujos em seu quintal.

Elimine os ovos do caramujo

Para evitar que a praga retorne a invadir o seu jardim é importante eliminar os ovos escondidos. Após o recolhimento dos caramujos, é necessário averiguar se os ovos estão semi-enterrados na superfície da terra, é importante fazer uma limpeza na área que foi infestada, protegendo-se evitando o contágio utilizando luvas ou sacos plásticos. Ao identificar os ovos, recolha-os e coloque em um recipiente submerso em uma solução de hipoclorito de sódio de um dia para o outro.

Nunca coma ou crie caramujos em sua horta

Os caramujos são animais invasoras que trazem impactos negativos para a natureza e portam parasitas que transmitem doenças aos seres humanos, no entanto, inicialmente a espécie do caramujo africano foi importada para o Brasil de modo ilegal para o consumo humano, com o objetivo de ser comercializado sendo uma opção mais barata de escargot, pois esses moluscos são muito consumido na África, por serem ricos em nutrientes e proteínas.

Porém aqui no Brasil os brasileiros não possuem o hábito de consumir esse tipo de alimento, dessa forma, os criadores soltaram os moluscos na natureza de maneira indevida, acarretando grandes estragos para a vegetação e transmitindo doenças para a população.

Portanto, o consumo desses animais é extremamente perigoso, por serem portadoras de parasitas transmissores de doenças que podem infectar e se tornar hospedeiros em seres humanos. Para se proteger do contágio, não consuma sua carne e lave bem os alimentos como, frutas e verduras e deixe de molho na água com 1 colher de água sanitária.

Nunca acumule lixo em seu quintal ou horta

O acúmulo de lixo, atrai insetos e pragas para o seu jardim, os caramujos por exemplo, procuram lugares úmidos em que possam se abrigar e proliferar. Por isso, evite acumular objetos, entulhos ou itens desnecessários em seu jardim. Feche bem a lixeira, para impedir o aparecimento de vermes e pragas, pois os caramujos, embora sejam herbívoros, procuram lugares como as lixeiras para se alimentar.

A falta de limpeza nesses locais favorece a multiplicação dos caramujos. Portanto, sempre mantenha o local limpo, para que esses invasores não tenham espaço para se alojar e se reproduzir.

Use serragem e palha de arroz na captura

Como os caramujos procuram lugares úmidos e sombrios para se esconder, um truque muito interessante que você poderá aplicar é a utilização de serragem, palha de arroz ou qualquer tipo de material secos e ásperos para cobrir a superfície do vaso, pois os caramujos não costumam andar neste tipo de material e acabam sendo imobilizados, provocando a desidratação e por fim morrem. Sendo assim, será possível removê-los logo pela manhã, mantendo as suas plantas livres e protegidas contra os ataques dessas pragas.

Capture os caramujos na hora certa

Escolher o melhor momento para capturar os moluscos, facilitará a exterminação dessas pragas. Comumente, a melhor hora é durante o anoitecer ou dias chuvosos com nuvens. Os moluscos se locomovem de seus esconderijos no período da noite, o que facilitará para colher os caramujos. Neste momento, aproveite e faça armadilhas para reunir o máximo de caramujos existente em seu quintal ou jardim. Certificando de ter eliminado todos eles, para que não voltem a atacar suas plantas e hortaliças.

Motivos para se livrar dos caramujos

Foto de perto de um caramujo na planta de folhas

Conforme vimos, os caramujos são invasores que arruínam hortas e jardins com impactos negativos na vegetação e áreas agrícolas. Veja a seguir alguns malefícios que esses moluscos provocam para os seres humanos e a natureza.

Não são nada bonitos

Para muitos, esses moluscos são muito desagradáveis, principalmente por seus corpos serem cobertos por mucos, deixando rastros de limo por onde passam, sendo algo bem repugnante e asqueroso.

Por isso, é importante manter a atenção para evitar a aparição desses animais indesejados, além de serem repulsivos, são pragas perigosas para os humanos e destruidoras de vegetação. Evite o acúmulo de água em seu jardim ou lugares que possam obter poças d’água, pois os caramujos se alojam e buscam locais úmidos para sobreviver.

Caramujos destroem plantas e frutos

Os caramujos são capazes de fazer grandes estragos, principalmente em bando que pode devorar e destruir plantações, e na falta de frutas e verduras atacam qualquer tipo de alimento que encontrarem, até mesmo o lixo. Por serem hermafroditas, se reproduzem rapidamente, o que pode acarretar grandes danos nas vegetações e áreas agrícolas.

Situações em que a infestação são extremas e geram danos significativos, é necessário o uso de iscas tóxicas para que possua uma eficácia na eliminação dessas pragas, porém é preciso muito cuidado ao manusear, pois são prejudiciais à saúde das pessoas e animais domésticos.

Causam estragos em recursos com água

Habitualmente, os caramujos buscam locais com bastante umidade, é comum a aparição desses intrusos em locais próximos a lugares que possuam recursos com água. Portanto, é necessário ficar atento, especialmente em locais úmidos, próximos de aquários, tanques de água, banheiros e hortas, para que esses moluscos não possam contaminar a água, devido a presença de parasitas que eles portam, que ao contato com os seres humanos podem gerar graves doenças e até levar à morte.

Eles portam parasitas

Os caramujos são moluscos extremamente perigosos quando infectados por parasitas, podendo acarretar várias doenças graves aos seres humanos. A esquistossomose, conhecida popularmente como doença do caramujo, é um parasita Schistosoma mansoni que necessita do caramujo para desenvolver seu ciclo de vida, de maneira que a infecção é liberada na água e infecciona a pessoa por meio da penetração na pele, causando vermelhidão e coceira e logo em seguida fraqueza e dor muscular.

Outro parasita que causa doença infecciosa aos seres humanos é o Angiostrongylus cantonensis, portadora da doença meningite eosinofílica, infectando pessoas através do consumo desses animais crus, mal cozidos ou o contato direto com o muco liberado pelos moluscos.

Esse parasita pode afetar o sistema nervoso central, causando dores fortes na cabeça, antes de se alojarem nos pulmões. Portanto, é preciso ter cuidado ao encontrar os caramujos livres nos ambientes, protegendo-se sempre para não ser infectado por esses moluscos.

Conheça também equipamentos voltados à jardinagem

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como acabar com os caramujos em sem quintal, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Fique livre dessa peste para sempre no seu quintal ou horta!

Caramujo na folha

A infestação desses moluscos causam grandes estragos e destroem hortas e jardins, gerando transtornos para os cultivadores das áreas afetadas. Os caramujos são invasores que se proliferam rapidamente e algumas vezes tornam incontroláveis, porém é possível eliminá-los tomando algumas medidas, garantindo a saúde das suas plantações e evitando o contágio de doenças transmitidas por essas pragas.

Neste artigo, apresentamos algumas providências eficazes para eliminar e controlar a infestação dos caramujos em seu jardim. Ao identificar o problema, utilize um dos métodos para proteger as suas flores e hortaliças e exterminá-los de vez das suas plantações!

Autor deste artigo

Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos