Episcia cupreata: onde comprar, como cuidar e muito mais!

Episcia cupreata: onde comprar, como cuidar e muito mais!

Você já ouviu falar na Episcia cupreata? Clique para saber mais sobre essa famosa planta e aprenda também a cuidar dela.


Episcia cupreata: conheça a planta-tapete!

Planta Episcia cupreata

A Episcia cupreata conhecida popularmente como planta-tapete, é uma planta de casa muito famosa por sua impressionante variedade de cores.

Sua folhagem é atraente e aveludada, já as suas flores são semelhantes às da violeta africana, pois elas fazem parte da mesma família, no entanto, a Episcia cupreata pode apresentar tons mais intensos, como um vermelho chama, por isso ela também é conhecida como violeta flamejante.

Para você cuidar bem da sua Episcia não é preciso conceitos complicados, basta conhecer o básico. Apenas com o necessário você terá uma linda e elegante Episcia cupreata. Fique de olho a seguir em todas as informações sobre essa planta.

Informações básicas da Episcia cupreata

Planta Episcia cupreata


Nome científico:Episcia cupreata.
Outros nomes: 
Planta-tapete, Violeta-vermelha, Asa-da-barata, Epícia e Epíscia.
Origem:América do Sul, Colômbia, Venezuela e Brasil.
Porte:0.1 a 0.5 metros.
Ciclo de vida:Perene.
Floração:Primavera e verão.
Clima:Equatorial e tropical.


A planta-tapete é nativa das florestas tropicais da América do Sul, estando presente em países como Colômbia, Brasil e Venezuela. Seu nome científico é o Episcia cupreata, mas também é conhecida pelos nomes de Epíscia, Violeta-vermelha e Asa-da-barata.

Seu ciclo de vida é perene e é uma herbácea trepadeira. Foi difundida no mundo todo por jardineiros, colecionadores e apreciadores da sua beleza, justamente por ser de fácil cultivo e ter uma floração intensa.

Por ser trepadeira seus ramos podem subir em suportes e se estender em até 50 centímetros, ela apresenta uma ramagem mais prostrada, dando um visual parecido com uma moita e esta pode atingir até 15 centímetros de altura.

Suas folhas tem um aspecto suculento e de formato ovalado, em suas superfícies é possível visualizar uma fina penugem, que lhe dá uma textura diferente. A cor das folhas são acobreadas e de um verde escuro, apresenta nervuras em tom de verde claro e as vezes pode ter um reflexo metálico, dando um toque especial no visual.

As suas flores surgem no verão e são de um vermelho chamativo e flamejante, tendo o centro da flor com a coloração amarela e formato tubular.

Existem muitos híbridos da Episcia cupreata, principalmente híbridos com a espécie Episcia reptans, e o resultados destes cruzamentos são flores encantadores com um padrão diverso de cores e formas. As flores podem ser amarelas, rosas, lilases e brancas.

Como cuidar da Episcia cupreata

Ferramentas de jardinagem

Após entender sobre as características da Episcia cupreata, você irá aprender como cultivar a sua. Ela tem um comportamento trepador, mas pode ser conduzida para hábitos rasteiros ou pendentes, pois seu porte é pequeno.

Iluminação para Episcia cupreata

A maioria das plantas trepadeiras a Episcia cupreata prefere ficar protegida da luz, remetendo ao significado de seu nome que tem origem na palavra grega Epikios, que significa sombrio.

As folhas da planta-tapete são muito sensíveis, se ficarem em contato com a luz do Sol direta, elas sofrerão queimaduras e ficarão com aspecto opaco e descolorido, ficando com as bordas de uma coloração marrom escura.

Você pode tirar ela do Sol quando este estiver muito quente, ou elaborar uma proteção para que ela tenha sombra. Dentro de casa ela pode ficar em uma janela, desde que você fique de olho na intensidade da luminosidade.

Não é necessário luz natural para a Episcia cupreata crescer, ela se adapta bem à luz artificial, desde que fique de 12 a 14 horas sob ela.

Temperatura ideal para Episcia cupreata

A planta-tapete gosta de temperaturas mais baixas durante a noite, preferindo entre 12°C a 22°C. Durante o dia irá preferir temperaturas mais quentes que 25°C, pois se a temperatura for abaixo de 15°C durante o dia, as folhas ficam enroladas e as flores se deformam.

É uma planta que gosta tanto da primavera quanto do verão, pois são estações com as temperaturas ideais para o seu crescimento.

Umidade da Episcia cupreata

Para que sua Episcia cupreata tenha um bom desenvolvimento, os níveis de umidade devem ser acima de 50%. Caso sua casa tenha um ar seco, você pode colocá-la em um cômodo mais úmido, como na cozinha ou no banheiro. Uma opção também é colocar um umidificador perto da planta.

A Episcia cupreata se adapta bem quando posta junta de outras plantas, assim esta é uma opção para adquiri umidade e proteção para ela.

Para você saber se o ar está muito seco para sua planta, observe os botões das flores, pois se não se abrirem e ficarem murchos, ou as bordas das folhas começarem a ficar escuras, é sinal de que falta umidade no ar.

Solo ideal para Episcia cupreata

Para um bom cultivo da Episcia cupreata um solo saudável é necessário, ele precisa ser rico em húmus e matéria orgânica, assim como também deve ser bem drenado.

O indicado é que ele tenha partes de solo arenoso, partes de areia e partes de matéria orgânica. O que ajuda no processo é fazer alguns corredores no solo para obter bons brotos e deixá-los sair para fora do vaso.

Uma dica valiosa que ajuda muito com a drenagem é utilizar no solo cerca de um centímetro e meio de acelga e a mesma quantidade de carvão.

A rega da Episcia cupreata

A rega é outro fato extremamente importante para o crescimento saudável da Episcia cupreata. Muitas pessoas costumam molhar pouco a planta e ela acaba ressecando, portanto, para saber se está na hora de regar novamente, basta colocar o dedo na terra e verificar se ela está seca.

O solo precisa ficar úmido e não encharcado, pois se houver água demais as plantas e flores ficarão murchas. Uma dica valiosa para a hora da rega é aplicar o método de regar pelo fundo do vaso.

Coloque a água no pires e em cima dele o vaso com a planta, deixa ela absorver a água do pires por pelo menos trinta minutos. Observe e veja se a água foi absorvida totalmente ao longo dos trinta minutos, caso ela sugue toda a água antes do tempo, adicione um pouco mais de água, no entanto, não exceda esse tempo.

Para realizar a rega utilize água morna, pois a água fria pode causar manchas anelares, isto é, manchas em tons de verde claro nas folhas.

Adubos e substratos para Episcia cupreata

A Episcia cupreata precisa de fertilizantes principalmente durante o verão, mas as quantidades são pequenas. Você pode colocar o fertilizante solúvel na água e aplicar na planta cerca de duas vezes por mês, e durante o inverno isso não será necessário.

Quando for aplicar o fertilizante verifique se o solo está úmido, pois assim não irá danificar as raízes mais jovens, você irá precisar delas saudáveis para o nascimento de novos ramos.

Floração da Episcia cupreata

As estações quentes são a época de floração da maioria das plantas tropicais, pois as temperaturas mais amenas durante a noite e as quentes durante o dia, deixando o ambiente propício para que os brotos possam florescer no seu tempo e crescer de forma eficiente.

A floração da Episcia cupreata irá ocorrer nos meses mais quentes, sendo o verão a estação onde ocorrerá o auge de sua floração. Se você for cultivá-la, não é indicado realizar o plantio no inverno.

Manutenção da Episcia cupreata

Você já viu que a manutenção da Episcia cupreata é simples, basta deixar o solo bem drenado com uma umidade adequada, adicionar fertilizantes mensalmente e deixá-la com uma sombra agradável. Certamente seguindo esses caminhos a sua planta crescerá bela e saudável, podendo dar muitas mudas.

Não se esqueça de sempre ficar de olho nela, pois assim saberá quando ela precisar de algo ou se está realmente se desenvolvendo bem.

Vasos para Episcia cupreata

O vaso mais indicado para o cultivo da Episcia cupreata é o de plástico, pois ele possibilitará uma retenção adequada da umidade no substrato por um tempo maior, vasos de outros materiais, como gesso ou barro, não conseguem garantir as condições necessárias para o desenvolvimento dessa planta.

O vaso de plástico deve ter pelo menos quatro furos no fundo para ocorrer a drenagem recomendada, pois quando a rega ocorrer irá escoar a água que não foi absorvida.

Pragas e doenças da Episcia cupreata

A Episcia cupreata pode ser muito suscetível à doenças causadas por fungos, que são causadas devido ao baixo fluxo do ar gerando uma grande umidade nas folhas. Ainda, podem aparecer manchas nas folhas pela falta de alguns nutrientes ou pelo aparecimento de microrganismos.

Fique de olho nas folhas e flores da sua planta, fungos são muito comuns, mas é fácil de controlá-los. Caso sua planta aparente estar muito afetada por eles, antifúngicos são recomendados.

Propagação da Episcia cupreata

Planta Episcia cupreata

Para os amantes da jardinagem a propagação de uma planta é a parte mais gratificante, pois é onde você pode criar novas plantas a partir da sua. A seguir você verá como propagar com sucesso a Episcia cupreata.

Estaquia da Episcia cupreata

A estaquia é uma forma reprodução assexuada para a propagação das plantas, podendo utilizar folhas e flores mais velhas. Se a sua Episcia cupreta está velha e já perdeu algumas folhas, você pode primeiramente aparar estas folhas e raízes, após as coloque na areia ou vermiculita adicionando um pouco de água.

Para acelerar este processo, você pode mergulhá-las primeiro em um hormônio de enraizamento, depois é só cobri-las com a areia e aguardar.

Polinização da Episcia cupreata

No processo de polinização, há o estame, que é o órgão masculino, e o estigma, que é a parte responsável por receber o grão de pólen. Assim que a flor surge, os estames estão nítidos e cheios de pólen, no entanto, no dia seguinte se o pólen estiver levemente visível ele não será mais viável.

O que pode ser feito é recolher e guardar o pólen após o surgimento do primeiro estame, e colocá-lo em outra flor para realizar a polinização. Como opção caso não tenha outras flores abertas, é guardar o pólen e aplicar no estigma desta flor quando ele estiver receptivo.

A maturação após a polinização pode demorar, levando alguns meses para que se possa observar se já é possível recolher as sementes.

Germinação das sementes

A germinação das sementes da Episcia cupreata pode demorar de quatro a dez semanas. Elas precisam de um ambiente propício tendo calor e umidade equilibrados. Tenha paciência e você poderá apreciar as minúsculas mudinhas surgindo no seu vaso.

Devido ao processo demorado de germinação, muitas pessoas acabam desistindo da sua Episcia cupreata, mas deve-se entender que cada planta tem o seu tempo de desenvolvimento. A demora não significa que ela está morta ou doente, a preocupação deve surgir quando a germinação passar do tempo indicado.

Curiosidades da Episcia cupreata

Planta Episcia cupreata

Após aprender as características da Episcia cupreata e saber todas as dicas sobre como cultivá-la da forma correta, você verá algumas curiosidades sobre onde você pode adquirir a sua e como usá-la para trazer tranquilidade e paz no ambiente da sua casa.

Cores da Episcia cupreata

As cores da Episcia cupreata podem ser diversas, suas folhas sempre apresentarão os tons de verde claro e escuro, mas as suas flores geralmente são de um vermelho vivo e flamejante. Com as opções híbridas, as cores podem variar e ser de tons de amarelo, rosa, lilás e branco.

Por ter tons avermelhados tão chamativos e uma variedade de cores nas formas híbridas, a Episcia cupreata é perfeita para colorir qualquer ambiente.

Onde comprar a Episcia cupreata?

Você pode encontrar exemplares da Episcia cupreata em diversas floriculturas espalhadas pelo Brasil. Por ser uma planta muito popular e de grande distribuição, é fácil de encontrá-la. As mudas também podem ser compradas em lojas de jardinagem.

Ainda, em centros de paisagismo pode ser que você encontre mudas da Episcia cupreata, já que é muito utilizada para harmonizar jardins, pois suas cores são ótimas para acompanhar e embelezar outras plantas.

O que o feng shui diz sobre a Episcia cupreata?

As plantas domésticas além de melhorar a estética do ambiente, podem ajudar trazendo boas energias. Você cuidando bem da sua Episcia cupreata certamente ela emanará boas vibrações dentro da sua casa.

As cores também são muito apreciadas no feng shui, você pode avaliar quais energias quer para o seu ambiente com base nas cores, assim poderá escolher a cor da Episcia cupreata conforme a energia delas.

A Episcia cupreata da cor branca pode ser utilizada para emanar energias para o trabalho e amizade, ajudando a despertar a criatividade, pode trazer também a suavidade quando o tema é amor. A cor vermelha, que é a cor encontrada na maioria dos exemplares, é para assuntos relacionados com sucesso, prosperidade e também a relacionamentos amorosos.

A cor lilás também trará vibrações de prosperidade e, a cor verde, que será encontrada em vários tons, está relacionada com emanar energias de prosperidade e de muito sucesso.

Decore seu lar com a Episcia cupreata!

A Episcia cupreata é uma planta belíssima com flores delicadas de um vermelho flamejante. Você aprendeu que o seu cuidado é simples e prático, pois apenas com uma boa sombra, água morna e um solo saudável, a propagação da planta irá durar quase o ano inteiro.

Além disso, você ainda pode usá-la para decorar a sua casa, já que ela tem cores chamativas que irão trazer vida aos cômodos. Caso você vá adquirir as híbridas o leque de cores ficará mais diverso ainda. Elas podem ser colocadas na sala e até na cozinha, desde que não peguem muito sol.

Adquira a sua em qualquer floricultura e desfrute da beleza única da Episcia cupreata.

Autor deste artigo

Bióloga, professora e mestranda em Bioquímica. Apaixonada pela Biologia e pelo universo das letras.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos