O que fazer em São Paulo: com criança, à noite, nas férias e mais!

O que fazer em São Paulo: com criança, à noite, nas férias e mais!

Planeja viajar pra São Paulo? Veja aqui dicas de passeios, preços e o que você não pode perder na Terra da Garoa


Veja o que fazer em São Paulo!

Cidade de São Paulo à noite

Popularmente conhecida como a Terra da Garoa, a cidade de São Paulo é o centro financeiro do Brasil e é também a cidade mais populosa do continente americano, ficando em quarto lugar no ranking mundial. Sendo a cidade brasileira que mais recebe imigrantes, São Paulo possui uma cultura muito diversificada e valorosa.

Além disso, é uma cidade que milhões de turistas decidem como ponto de destino em suas viagens. Um dos pontos atrativos é que as atividades turísticas em São Paulo são variadas, seja caminhando pelo parque Ibirapuera, visitando o distinto bairro da Liberdade, frequentando os bares e baladas ou assistindo a um concerto na Sala São Paulo. Assim, pessoas de todas as idades e gostos conseguem aproveitar a cidade.

Há ainda o atrativo dos preços: boa parte das atividades turísticas em São Paulo são gratuitas ou a preços baixos, utilizando-se também os transportes públicos como ônibus e metrô. Quer saber mais sobre o que fazer em São Paulo? Continue lendo para conferir uma série de opções que selecionamos para você!

Lugares para conhecer perto da Avenida Paulista

Bonita de dia e linda de noite, a Avenida Paulista é uma das áreas mais movimentadas de São Paulo. Mas a beleza não é a única vantagem, pois as atividades culturais da região são de fácil acesso ao metrô, pontos de ônibus e de baixo custo. Veja a seguir nossas recomendações:

Rua Augusta

Placa da rua Augusta em São Paulo

Tradicionalmente conhecida por ser uma rua de baladas e bares, a Rua Augusta é muito frequentada não só por turistas mas também pelos moradores da cidade que procuram por um lazer mais agitado.

Para quem procura por uma atividade mais tranquila há também diversas galerias e restaurantes, como a Galeria De Tudo Um Pouco, conhecida por ter uma variedade de produtos e marcas; a Galeria Ouro Fino, característica pelo ambiente conceitual; e o clássico Athenas Restaurante, que serve uma diversidade de pratos da culinária contemporânea, com algumas receitas inspiradas na culinária grega.

Parque Trianon

Parque Trianon

Próximo a área urbana e movimentada que é a avenida paulista, há o parque Tenente Siqueira Campos, popularmente conhecido como Parque Trianon. É uma área de preservação da Mata Atlântica, onde também são desenvolvidas diversas pesquisas acadêmicas.

É possível também se exercitar no parque, pois dispõe de ferramentas para ginástica e possui a distinta Trilha do Fauno, que vai da Alameda Santos à Alameda Paulista. O local é muito bom para visitar com as crianças também, devido às áreas de lazer infantil. É uma ótima recomendação aos que querem fugir um pouco da correria dos centros urbanos e se reconectar com a natureza.

Horário de FuncionamentoDe segunda a domingo, das 6h às 18h
Telefone (11) 3253-4973 / 3289-2160
EndereçoRua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César - São Paulo/SP
ValorEntrada gratuita
Site

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_centrooeste/index.php?p=5773 

MASP

MASP visto da Avenida Paulista

Após a relaxante visita ao parque Trianon, por que não apreciar a arte do tradicional Museu das Artes de São Paulo? O MASP fica perto do parque Trianon, chegando em apenas três minutos de caminhada.

O museu é repleto de exposições de pinturas, esculturas e artesanatos. Contém um acervo com obras de renomados artistas como Van Gogh, Picasso, Candido Portinari e Anita Malfatti. Os ingressos são pagos, salvo algumas exceções. Devido aos protocolos de prevenção à COVID-19, é necessário o agendamento prévio para visitar as exposições, tanto para os ingressos pagos quanto para os ingressos gratuitos.

Horário de funcionamentoDe quarta a sexta-feira, das 12h às 18h. De finais de semana e feriados, das 10h às 18h. Fechado de segunda-feira
Telefone+55 11 3149-5959
EndereçoAvenida Paulista, 1578 - Bela Vista - São Paulo/SP
Valor
  • Entrada gratuita às terças-feiras, primeira quarta-feira do mês, para menores de 11 anos, para amigo MASP, e para pessoas com deficiência, com direito a um acompanhante.
  • Adultos: R$45,00
  • Estudantes, professores e idosos acima de 60 anos: R$22,00
  • Conferir outros benefícios no site oficial do MASP.
Sitehttps://masp.org.br/

Japan House

Japan House em São Paulo

Inaugurado em 2017, a Japan House vem conquistando bastante público com as inovadoras exposições de artes voltadas a cultura japonesa. A entrada é gratuita e é recomendado fazer o agendamento antecipado de forma online, para evitar aglomerações.

O local conta com lojas, exposições, livros, restaurante e cafeteria. A Japan House é um espaço muito contemporâneo e ótimo para visitar as exposições em cartaz, olhar os produtos das lojas Shin e Furoshiki e ler um bom livro enquanto saboreia o aromático café da Sabor Mirai.


Horário de funcionamentoDe terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos finais de semana e feriados, das 9h às 18h.
Telefone+55 11 3090-8900
EndereçoAvenida Paulista, 52 - Bela Vista - São Paulo/SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttps://www.japanhousesp.com.br/ 


Centro Cultural FIESP

Edifício do Centro Cultural FIESP

Com mais de 50 anos de presença, o Centro Cultural FIESP é conhecido por suas exposições interativas e futurísticas, com forte presença do audiovisual. Outro atrativo do espaço é o Teatro Popular do Sesi-SP, devido à qualidade das peças e outros eventos, ao conforto e ao fato de ser gratuito.

Além disso, o Centro Cultural FIESP possui uma livraria e uma das cafeterias mais renomadas de São Paulo, a Patisserie Douce France. É um ambiente confortável, com doces deliciosos e um ótimo lugar para estudo. Vale lembrar que é necessário reservar os ingressos por agendamento online.

Horário de funcionamentoDe quarta a domingo, das 13h às 20h. Fechado segunda e terça-feira.
Telefone+55 11 3284-9787
EndereçoAvenida Paulista, 1313 - Cerqueira César - São Paulo/SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttp://centroculturalfiesp.com.br/ 

Mirante do Sesc

SESC Paulista visto de baixo

Caminhar pela Avenida Paulista é uma atividade muito proveitosa, enquanto admiramos os altos edifícios. Mas também é possível olhar a Avenida Paulista de cima, em um desses altos edifícios - o SESC da Avenida Paulista contém 17 andares e o mirante fica no terraço do prédio. A entrada é gratuita e é recomendado visitar o mirante no final da tarde, para poder assistir ao pôr-do-sol magnífico e tirar fotos inesquecíveis.

O prédio também conta com biblioteca, cafeteria, recreação infantil e andares de exposição de arte. No entanto, devido à pandemia, é necessário o agendamento online para visitas e alguns serviços podem estar com horários de funcionamento afetados.

Horário de funcionamentoDe terça a quinta feira, das 7h às 21h. De sexta-feira, das 10h às 21h. Fechado aos finais de semana.
Telefone+55 11 3170-0800
EndereçoAvenida Paulista, 119 - Bela Vista - São Paulo/SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttps://www.sescsp.org.br/unidades/9_AVENIDA+PAULISTA/#/uaba=programacao#/fdata=id%3D9

Itaú Cultural

Criado em 1986, o Itaú Cultural também é um dos pontos turísticos bem estabelecido e a entrada é gratuita. Com exposições de artes inspiradoras que promovem a inclusão e a diversidade, a organização visa difundir a arte e produção cultural para seus visitantes e também incentivam a pesquisa acadêmica.

A área possui uma biblioteca, restaurante e o Espaço Olavo Setubal, onde são exibidas permanentemente pinturas, quadros, moedas, mapas e objetos organizadas de acordo com cada contexto histórico do brasil.

Horário de funcionamentoDe terça a domingo, das 11h às 19h. Fechado de segunda-feira. 
Telefone+55 11 2168-1777
EndereçoAvenida Paulista, 149 - Bela Vista - São Paulo/SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttps://www.itaucultural.org.br/

Casa das Rosas

Casa das Rosas vista da Avenida Paulista

Tradicionalmente estabelecida, a Casa das Rosas acompanhou as transições históricas e atualmente é oficialmente nomeada como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, focada na difusão e incentivo às produções literárias, por meio de palestras, cursos e oficinas acessíveis ao público.

As exposições são voltadas à poesia e a obras de artistas literários para todos os públicos. A arquitetura inspirada nas mansões francesas e o jardim de rosas também atraem muitos estrangeiros e moradores locais. A entrada é gratuita e é necessário o agendamento online.

Horário de funcionamentoDe terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado de segunda-feira. 
Telefone+55 11 3285-6986
EndereçoAvenida Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo/SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttp://www.casadasrosas.org.br/  

Livraria Martins Fontes Paulista

A 500m da Casa das Rosas há a livraria Martins Fontes, uma das maiores do Brasil. A entrada ao local é gratuita e é uma parada obrigatória aos leitores de plantão, pois a livraria conta com uma variedade enorme de títulos de livros do mundo inteiro, separadas por categorias.

O lugar possui espaços confortáveis e tranquilos para a leitura, ideal para quem prefere folhear o livro com mais calma. Há também uma área reservada para a cafeteria, com um ambiente ideal para comer um lanche enquanto bate um bom papo.

Horário de funcionamentoDe segunda a sábado, das 9h às 22h. De domingo, das 10h às 20h.
Telefone+55 11 2167-9900
EndereçoAvenida Paulista, 509 - Bela Vista - São Paulo/SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttps://www.martinsfontespaulista.com.br/

O que fazer em São Paulo com criança?

São Paulo também é uma cidade muito boa para se visitar em família. Caso tenha crianças na família, não é um motivo de preocupação, pois há diversas atividades de lazer que se pode realizar na cidade. Confira a seguir cinco recomendações de locais para curtir com as crianças.

Conhecer o Planetário do Ibirapuera

Planetário do Ibirapuera em São Paulo

Inaugurado em 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, popularmente conhecido como Planetário do Ibirapuera, é um dos patrimônios históricos e culturais da cidade de São Paulo. A entrada é gratuita, no entanto é necessário consultar o site, pois alguns eventos são pagos.

Com anos de história e tradição, o Planetário do Ibirapuera encantou e encanta as gerações. As observações noturnas e as poltronas confortáveis proporcionam uma experiência inesquecível, além de ser educativa e acessível. É um ambiente perfeito para visitar com as crianças e apreciar o céu de São Paulo como nunca antes visto.

Horário de funcionamentoDe sábado a terça-feira, aberto às 14h e às 17h.
Telefone
+55 11 3889-61000
EndereçoAv. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 10 - Ibirapuera, São Paulo/ SP
Valor
Entrada gratuita
Sitehttps://urbiaparques.com.br/planetarioibirapuera/

Andar de bicicleta no Parque Villa Lobos

Bicicletas de crianças deixadas em gramado do Parque Villa-Lobos

Um dos problemas da cidade de São Paulo é a dificuldade de ensinar as crianças a andar de bicicleta, devido às ruas movimentadas e à falta de espaço para praticar. Por isso, muitos pais levam seus filhos aos parques e os ensinam lá.

Sendo próximo à estação Villa-Lobos da linha Esmeralda, é prático chegar ao Parque Villa-Lobos via transporte público, mas ele também conta com estacionamento. A entrada para o local é gratuita e há várias locadoras de bicicleta e outros aparelhos. É um ótimo passeio para se fazer com as crianças e aproveitar para ensiná-las a andar de bicicleta.

Horário de funcionamentoDe segunda a domingo, das 7h às 17h.
Telefone+55 11  3021-3287
EndereçoAv. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros - São Paulo/ SP
ValorAluguel de bicicletas: R$10,00 a hora.
Sitehttps://bikego.com.br/ 

Ver programações gratuitas no Theatro Municipal

Fachada do Theatro Municipal de São Paulo

Tradição e história são as características que marcam o Teatro Municipal de São Paulo, existente há mais de um século. O edifício sediou a Semana da Arte Moderna, evento que completará 100 anos em fevereiro de 2022. A arquitetura, inspirada nos modelos renascentistas e barrocos, atrai turistas do mundo inteiro.

O teatro possui programações variadas, como o quarteto de cordas, apresentações de orquestras, corais e óperas. Para quem quer visitar o local com as crianças, a Semana das Crianças, com programações infantis e educativas, é uma época ideal.

Horário de funcionamentoDe segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. Em alguns casos, como em eventos noturnos, até a hora do início do evento. 

Telefone

+55 11  3053-2190
Endereço
Praça Ramos de Azevedo, s/n - República - São Paulo/ SP
Valor
A depender do evento. A meia-entrada é valida para pessoas com deficiência, estudantes, jovens de 15 a 29 referentes a famílias com baixa renda e idosos acima de 60 anos.  
Sitehttps://theatromunicipal.org.br/pt-br/

Visitar a Pinacoteca

Fachada da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Nas proximidades do Teatro Municipal de São Paulo há outro tradicional ponto turístico da cidade, a Pinacoteca. Fundada em 1905, é um museu de artes que preza pela diversidade e cultura. As exposições possuem conceitos e estéticas variadas, valorizando a experiência do público com a arte.

Ao adquirir o ingresso no site oficial, cada um tem direito a assistir todas as exposições do edifício. Como há varias unidades da Pinacoteca, preste atenção às exposições disponíveis na hora de comprar ou adquirir os ingressos. As crianças menores de 10 anos têm direito à entrada franca, sendo um passeio recomendado por ser econômico e educativo.

Horário de funcionamentoDe quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. Fechado de terça-feira. 
Telefone+55 11  3324-1000
EndereçoPraça da Luz, 2 - Luz - São Paulo/ SP
Valor
  • Inteira: R$25,00
  • Meia-Entrada: R$12,50
  • Entrada gratuita aos sábados 
Sitehttps://pinacoteca.org.br/

Visitar o Museu Catavento

Fachada do Museu Catavento

Apesar de ser um museu que costuma ser visitado em passeios escolares, o museu Catavento é uma opção muito interessante para famílias com crianças. Dividida em quatro seções (vida, engenho, sociedade e universo), o museu de ciência mantém as crianças entretidas o passeio inteiro, com exposições, experiências interativas e explicações didáticas.

Os ingressos de entrada são baratos e dá para chegar ao local com o transporte público, economizando mais o passeio. As crianças menores de 7 têm direito a entrada franca. É uma atividade que promove o conhecimento, a ciência, diversão e conscientização às crianças e também aos adultos, aconselhada à todas as idades.

Horário de funcionamentoDe quarta a domingo, das 11h às 16h. Fechado de segunda e terça-feira. 
Telefone+55 11  3246-4067
EndereçoAv. Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II - São Paulo/ SP
Valor
  • Inteira: R$10,00
  • Meia-Entrada: R$5,00. Para idosos acima de 60 anos, estudantes, pessoas com deficiência com direito a um acompanhante e portadores de ID Jovem.
  • Isenção: crianças menores de sete anos. (para mais informações, consulte o site oficial)
Site

https://museucatavento.org.br/

O que fazer em São Paulo à noite?

A cidade é atrativa de dia e charmosa de noite. Um dos apelidos de São Paulo, além da Terra da Garoa, é a Cidade que Não Dorme Nunca. O motivo é autoexplicativo: São Paulo não para e as atividades turísticas só começaram. Conheça abaixo algumas atrações para curtir à noite.

Aproveitar os bares e restaurantes da cidade

Pessoas brindando com cerveja

Em contraposição à maioria dos passeios econômicos, serão nos restaurantes e bares paulistanos que o dinheiro não será poupado. São Paulo possui uma culinária muito diversa e mesclada, reflexo de ser a cidade que mais recebe imigrantes. Por isso, a gastronomia paulistana cativa muitos turistas e locais, além de ter inúmeros restaurantes que abrem à noite.

Os bares são outros atrativos, espalhados pela cidade inteira. Lotados às sextas, nos finais de semana e feriados, é um lugar onde muitos jovens e adultos se reúnem para conversar enquanto bebem uma cerveja, escutam música e comem uns petiscos. É um programa ideal para fugir um pouco da rotina estressante do trabalho ou faculdade.

Ver o espetáculo das luzes no Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera enfeitado com árvore e luzes de natal

Para quem visitar a cidade nas férias de fim de ano, há o imperdível espetáculo de luzes no Ibirapuera. O evento acontece durante a época do natal e do aniversário de São Paulo, com dois a três horários diários.

Cada show de luzes têm duração de 25 minutos e tudo isso de graça, pois a entrada ao parque é gratuita. É uma ótima atração para ir com a família e curtir o contraste das luzes com a beleza noturna da cidade. Mas lembre-se, é essencial tomar os devidos cuidados por conta da pandemia de Covid-19.

Horário de funcionamentoDe terça a domingo, das 5h às 00h.
Telefone+55 11 3889-3000
EndereçoAv. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana - São Paulo/ SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttps://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/index.php?p=14062  

Conhecer a vida boêmia na rua Avanhandava

Localizado no centro de São Paulo, perto da Av. Nove de Julho, a Rua Avanhandava é inspirada nas construções italianas e possui muitos estabelecimentos administrados pelo empresário Walter Mancini. As luzes que iluminam a noite da Rua Avanhandava dão um charme e um clima aconchegante para quem visita.

Com restaurantes, pizzarias, teatro e até galerias de artes, a rua se tornou um polo gastronômico e artístico da cidade, atraindo muitos turistas anualmente. É um lugar agradável e vale a pena visitar com a família.

Ir às baladas de São Paulo

Mulher sentada em bar de balada à noite

Outra atração noturna muito procurada por turistas em São Paulo são as baladas. A variedade de estilos musicais, ambientes e conceitos chamam a atenção não só de turistas, mas dos próprios moradores da cidade que querem aliviar o estresse causado pela rotina do trabalho ou da universidade.

Há baladas que tocam música eletrônica, sertanejo, funk, rock, pop e até mesmo K-pop. Em relação aos ambientes, há baladas que ocorrem próxima aos trilhos de uma ferrovia, casarões e em centros culturais, por exemplo. É uma ótima atividade noturna para quem quer buscar mais agitação após a pandemia acabar.

Haunted Tour

Muitos turistas embarcam em ônibus expressos onde um guia apresenta os principais pontos turísticos da cidade e explica um pouco da história paulistana. A SP Haunted Tour é uma dessas atividades, só que diferenciada: os pontos turísticos são apresentados por um guia fantasiado de fantasma que conta lendas urbanas e acontecimentos sombrios por trás de cada construção.

O tour costuma ter duração de duas horas e acontecem de noite, às 19h e às 21h:30. É uma maneira bem distinta e estimulante de conhecer a história da cidade de São Paulo.

Horário de atendimentoDe segunda a sexta, das 9h às 18h. De sábado, das 9h às 14h. Fechado de domingo.
Telefone+55 11 95651-2412
EndereçoR. Mato Grosso, nº400 - Consolação - São Paulo/ SP
Valor
  • Ingresso individual: R$85,00
  • 1 passageiro e 3 acompanhantes ou mais: R$65,00 cada (preços sujeito a alterações, para mais informações, consultar pelo site oficial)


Sitehttp://www.sphtour.com/ 

O que fazer em São Paulo nas férias?

Durante o ano inteiro, São Paulo não para, mas nas férias o turismo é ainda mais movimentado. Desde visitar museus a viagens de trem expresso, quase tudo é possível. Veja dicas de lugares para visitar durante as férias em São Paulo.

Visitar o Cinesala

Conhecido como o clássico "cinema de rua" desde 1962, o Cinesala traz uma programação seleta de filmes estrangeiros e conceituados. O espaço possui um ambiente aconchegante, com área para comprar pipocas, doces e bebidas e sala de cinema com poltronas confortáveis.

É recomendado ir em duas pessoas, para aproveitar o sofá duplo enquanto assiste ao filme com ótima qualidade de imagem e som. Além disso, é um local mais prático de chegar por meio de transporte público, por ser bem próximo à estação de metrô Fradique Coutinho.

Horário de funcionamentoDe terça à domingo, das 14h às 23h:30.
Telefone+55 11 5096-0585
EndereçoRua Fradique Coutinho, 361 - São Paulo/ SP
ValorA depender da sessão e assento. (Para mais informações, consultar o site oficial). 
Sitehttp://www.cinesala.com.br/

Escalar na Casa de Pedra

Já pensou em escalar em São Paulo? Na cidade, essa atividade pode ser realizada na Casa de Pedra, que possui uma unidade em Perdizes e outra localizada em Moema. O local é de fácil acesso em ambas as unidades, sendo a unidade de Perdizes um pouco mais afastada do metrô. O espaço conta com equipamentos de segurança, vestiários, estacionamento e lanchonete.

As escaladas são divididas em níveis, do iniciante ao avançado, com monitores que dão instruções e dicas de como escalar. É uma ótima atividade física, além de ser recomendado ir em família ou amigos para garantir ainda mais a diversão.

Horário de funcionamentoDe segunda à sexta-feira, das 7h às 22h. De sábado, domingo e feriados, das 12h às 20h
Telefone
  • +55 11 3879-6800 (Casa de Pedra -Perdizes)
  • +55 11 4563-2903 (Casa de Pedra - Moema)
Endereço
  • R. Venâncio Aires, 31 - Pompeia - São Paulo/ SP (Perdizes)
  • Alameda dos Guaramomis, 256 - Moema - São Paulo/ SP (Moema)
ValorA depender da escolha do plano. (Para mais informações, consultar o site oficial) 
Site

https://casadepedra.com.br/

Viajar de trem da Luz até Paranapiacaba

Trilhos de trem em Paranapiacaba, São Paulo

Considerado um patrimônio histórico, a Vila de Paranapiacaba atrai diversos turistas do mundo inteiro, seja pela história local, pelas trilhas e pela arquitetura, inspirada nas construções inglesas. É possível chegar ao local de outros modos, porém nada é comparado ao expresso turístico, que parte da estação luz e vai até Paranapiacaba.

O trem parte aos domingos, às 8h30, da estação Luz e tem uma hora e meia de duração. É recomendado programar a viagem com alguns meses de antecedência, pois há muita procura. O trajeto realizado e a vista da vila fazem o passageiro se sentir como se voltasse para 1950, época em que o trem turístico foi fabricado.

Horário de funcionamentoDe segunda a sábado, a bilheteria para comprar a passagem está aberta das 9h às 18h. Aos domingos, está aberta a partir das 7h. 
Telefone
+55 11 99767 7030
EndereçoCentro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP
Valor
  • Individual: R$50,00
  • 1 passageiro e 1 acompanhante: R$82,00
  • 1 passageiro e 2 acompanhantes: R$115,00
  • 1 passageiro e 3 acompanhantes: R$148,00
Sitehttps://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Tarifas.aspx 

Visitar o Museu da Imigração

Um pouco mais afastado do centro da cidade, há o Museu da Imigração, próximo ao metro Bresser-Mooca, na zona leste de São Paulo. O museu, que costumava ser o abrigo temporário de muitos imigrantes e moradores de outras regiões do Brasil, é um dos patrimônios históricos da cidade.

O espaço possui um auditório, cantina, loja e objetos antigos que pertenciam aos imigrantes da época. O ambiente externo conta com um lindo jardim, onde é possível tirar fotos e fazer piqueniques em dias ensolarados. Ao entrar no museu, além de conhecer a história da imigração em São Paulo, também há maior entendimento sobre os atuais processos de imigração.

Horário de funcionamentoDe terça a sábado, das 9h às 17h. De domingo, das 10h às 17h. Fechado de segunda-feira. 
Telefone+55 11 2692-1866
EndereçoR. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca - São Paulo/ SP
Valor
  • Inteira: R$10,00
  • Meia-Entrada: R$5,00
  • Entrada gratuita aos sábados (sem adição de eventos especiais)
Sitehttp://museudaimigracao.org.br/ 

Conhecer o Beco do Batman

Localizado na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, o Beco do Batman é um ponto turístico que atrai jovens do mundo inteiro. O local é cercado por murais de grafites das mais variadas temáticas, e, dentre elas, a principal que deu o nome ao local: o super-herói Batman.

O recomendado é ir de transporte público, para economizar e aproveitar as cafeterias, lojas e galerias de artes próximas da região. Outra dica é não esquecer de levar uma câmera ou celular para tirar fotos conceituais, divertidas e contemporâneas.

Passear pela Rua dos Pinheiros

Definitivamente, um dos charmes paulistanos está na culinária. A Rua dos Pinheiros, a mesma do metrô Fradique Coutinho, é conhecida por ser um centro gastronômico muito importante em São Paulo. Há bares, pizzarias e restaurantes com os cardápios mais variados, onde é possível encontrar cardápios da culinária árabe, japonesa, italiana, mexicana, peruana, nordestina e mais.

Além de ser uma região de fácil acesso ao metrô, há opções de restaurantes, docerias e bares com preços acessíveis, então é uma rua que vale a pena pesquisar sobre os preços para poder ter uma experiência gastronômica incrível.

Fazer piquenique na Praça Pôr do Sol

Às vezes, na correria da rotina urbana de São Paulo, nos esquecemos de apreciar e nos conectar com a natureza. Na popular Praça Pôr do Sol, é possível assistir ao espetáculo solar enquanto faz um piquenique com a família ou com os amigos. O local conta com playground, espaço para caminhadas e área para os pets se divertirem.

A praça, que antes ficava aberta 24h, atualmente possui horário de funcionamento e foi cercada por grades, devido a aglomerações que aconteceram na pandemia. Apesar disso, ainda é possível assistir ao magnífico pôr do sol, tomando os devidos cuidados.

Horário de funcionamentoTodos os dias, das 8h às 18h
TelefoneNão disponível
EndereçoPraça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334 - Alto de Pinheiros, São Paulo/ SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttps://www.pracapordosol.com/ 

Visitar o Parque da Independência

Vista aérea do Parque da Independência

Apesar do museu estar fechado para reformas há alguns anos, há muito o que aproveitar no Parque da Independência. A entrada é gratuita e a vista bonita do local continua atraindo muitos visitantes, principalmente para praticar esportes como ciclismo e skate.

Há também pessoas que fazem caminhadas e outras atividades físicas no parque. Em dias ensolarados, é um ótimo local para fazer piqueniques, ler, levar crianças para brincar no parque e passear com os cachorros. E o principal: conhecer mais sobre a história do Brasil.

Horário de funcionamentoTodos os dias, das 5h às 20h
Telefone+55 11 2273-7250
EndereçoAv. Nazaré, s/n - Ipiranga - São Paulo/ SP
Valor
Entrada gratuita
Sitehttps://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/index.php?p=5747

Visitar o Memorial da América Latina

Memorial da América Latina

Inaugurada em 1989 e projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina é um centro cultural importante da cidade. Além de entender um pouco mais sobre a história e cultura de outros países da América Latina, o local também incentiva as produções acadêmicas relacionadas à temática do memorial.

O local possui um auditório, praças, biblioteca e um pavilhão onde estão as mostras de esculturas, objetos e ferramentas dos diferentes povos dos países da América Latina. O ambiente é bem estruturado, limpo e certamente é uma recomendação para visitar nas férias.

Horário de funcionamentoDe terça a domingo, das 9h às 18h. De segunda-feira, das 9h às 20h.
Telefone+55 11 3823-4600
EndereçoAv. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo/ SP
ValorA depender da exposição
Sitehttp://memorial.org.br/ 

Ver um concerto na Sala São Paulo

No coração de São Paulo, o centro histórico da cidade, está a Sala São Paulo, a casa dos concertos inesquecíveis. A arquitetura neoclássica e a acústica de alta qualidade proporcionam aos espectadores uma experiência incrível. O preço varia dependendo da programação, mas o nível da apresentação se mantém alto.

Uma ótima dica é visitar os Concertos Matinais, que ocorrem aos domingo às 11h, pois a entrada é gratuita. O local também oferece serviço de visitas monitoradas, onde é possível conhecer a história e a estruturação do edifício. Aos finais de semana, esse serviço é gratuito, sendo uma programação acessível e de grandes aprendizados.

Horário de funcionamentoBilheteria aberta de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h ( aberta apenas em dias de concerto). 
Telefone+55 11 3367-9500
EndereçoPraça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos - São Paulo/ SP
Valor
  • A depender dos concertos
  • Entrada gratuita: Concertos matinais, de domingo às 11h
Sitehttp://www.salasaopaulo.art.br/home.aspx

Jardim Botânico

Lago e área verde no Jardim Botânico de São Paulo

Com uma extensa variedade de plantas, o Jardim Botânico de São Paulo é uma ótima pedida para aqueles que preferem um passeio mais calmo, com ar fresco e em contato com a natureza. Próximo ao Zoológico de São Paulo, o Jardim Botânico é longe de estações de metrô, mas é possível chegar ao local por meio de ônibus (públicos e particulares), carros e motos.

É um ambiente perfeito para fazer piqueniques em família ou com amigos, enquanto aprecia a flora e fauna brasileira. É necessário pagar uma taxa para entrar e realizar o agendamento online.

Horário de funcionamentoDe terça a domingo, das 9h às 17h. Fechado de segunda-feira. 
Telefone+55 11 5067-6000
EndereçoAvenida Miguel Estéfno, 3031 - Vila Água Funda - São Paulo/ SP
Valor
  • Entrada comum: R$10,00
  • Meia-Entrada: R$5,00
  • Isenção: crianças menores de quatro anos, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência.
Sitehttps://jardimbotanico.sp.gov.br/ 

Bairros para conhecer em São Paulo

Além desses locais incríveis de São Paulo, há também muitos bairros que são por si só um ponto turístico, cheio de coisas interessantes para ver e conhecer. Confira a seguir uma lista com os principais bairros turísticos da cidade.

Liberdade

Rua movimentada do bairro da Liberdade

Inicialmente habitado pela comunidade africana e seus descendentes, o Bairro da Liberdade faz parte do centro histórico de São Paulo. Posteriormente, o bairro foi ocupado pela comunidade japonesa, coreana, chinesa e taiwanesa. Ainda com forte influência da cultura japonesa, a região atrai muitos turistas e moradores locais pela sua diversidade cultural e comercial.

De fácil acesso ao metrô, a Liberdade é uma área movimentada, com cafeterias, restaurantes, bares e karaokê. É um local muito procurado devido aos produtos diferenciados e importados de mercados, livrarias e lojas de utensílios. Aos finais de semana, acontece a Feira da Liberdade, onde são comercializados artesanatos, raspadinha e pratos como yakisoba, tempurá e pastel.

Bom Retiro

Vista aérea do bairro Bom Retiro

Nomeado pela Time Out como o bairro mais maneiro do país devido a diversidade cultural e étnica, o Bom Retiro vem ganhando cada vez mais destaque no cenário atual. O local possui forte presença das comunidades bolivianas e coreanas e é tradicionalmente conhecido por ser uma área cercada por lojas de roupas a preços acessíveis.

No entanto, há também diversos bares e restaurantes que servem comida sul-coreana e lojas de cosméticos, muito requisitados pelos frequentadores. Além disso, a diversidade de cafeterias é um grande atrativo, possuindo espaços confortáveis e ideais para estudar.

Vila Madalena

Bairro Vila Madalena em São Paulo

Além do Beco do Batman, a Vila Madalena possui variadas opções de bares e restaurantes que atendem a todos os gostos. Os bares costumam ficar tão cheios que, nos finais de semana e feriados, as passagens de carro são mais complicadas.

E para quem gosta de um bom café, é o que não faltará. Há cafeterias simples distribuídas pela região que são visitadas tanto por turistas que passeiam pelo Beco do Batman como por moradores locais. É uma ótima parada entre o caminho da galeria de artes e o Beco do Batman.

Jardins

Bairro Jardins visto de cima ao entardecer

Apesar de estar localizada no centro financeiro de São Paulo, uma das principais características do bairro Jardins é a região arborizada. A acessibilidade ao local, a variedade de comércios, restaurantes, cafeterias e mercados são fatores que tornam o bairro tão charmoso.

Outra vantagem é a fácil localização dos arredores, como o acesso à Paulista, Ibirapuera e outras regiões populares da cidade. Pela praticidade e variedade de atividades que se podem realizar no bairro, é aconselhado, a quem tiver planos de visitar a cidade, reservar um hotel no Jardins.

Luz

Estação da Luz iluminada à noite

A arquitetura das construções, a história e cultura formam um conjunto que tornam o bairro da Luz tão distinto. Passear por este bairro é conhecer a história e a arte da cidade enquanto assiste a um concerto ou visita o museu da Pinacoteca, por exemplo. É com certeza um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo.

Desde as igrejas e jardins centenários, cada estrutura conta sua história, ou melhor, o processo até os dias atuais. O bairro conta com restaurantes, fácil acessibilidade e principalmente, muitos aprendizados.

Bixiga

Constituído por imigrantes italianos, o bairro do Bixiga carrega as influências da cultura italiana até os dias atuais. O bairro, que antes era frequentado pelos moradores locais, tornou-se uma área turística pela preservação dos locais, costumes, produtos antigos e produções musicais.

O bairro do Bixiga possui restaurantes italianos e até árabes, padarias tradicionais, galerias de artes, teatros e museus singulares, como o Museu dos Óculos. Há também as apresentações nas casas de show da região, que encantam jovens de todos os cantos.

O que mais fazer em São Paulo

E a lista de atividades para fazer em Sampa não para por aí. Veja a seguir outros pontos turísticos gratuitos que não são tão visitados, mas que valem a pena conhecer!

Visitar a Galeria do Rock

Galeria do Rock vista pelas sacadas

Para os que planejam fazer compras em São Paulo, a Galeria do Rock é uma parada que não pode faltar na programação. Fundada em 1962, o edifício comercial era focado em objetos, instrumentos e artigos relacionados ao rock. Atualmente, é conhecida por seus mais variados produtos disponíveis nas lojas distribuídas pelo local.

É possível comprar roupas, discos, skates, tênis, chaveiros, cortar o cabelo e até fazer tatuagens e perfurações corporais. A arquitetura da Galeria do Rock é classificada como eclética, bem alinhada com o perfil de seus visitantes.

Horário de funcionamentoDe segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. De sábado, das 9h às 18h. Fechado de domingo.
Telefone+55 11 3331-1530
EndereçoAv. São João, 439 - República - São Paulo/ SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttps://www.galeriadorock.com.br/

Visitar o mirante do Edifício Martinelli

Mirante do Edifício Martinelli

Considerado o primeiro arranha-céu da cidade, o Edifício Martinelli cativou gerações com a vista espetacular do mirante. Situado no centro histórico de São Paulo, o edifício de arquitetura clássica foi inaugurado em 1929, acompanhando quase um século de transformações da cidade.

As diferentes arquiteturas dos arredores constituem um diálogo entre o passado e o presente, proporcionando uma vista única no centro da cidade. O local, que já acomodou uma casa noturna, hotel e cinema, tem uma história distinta que vale a pena conhecer. A entrada é gratuita, mas devido a pandemia é necessário conferir o acesso ao mirante por meio do site oficial.

     
Horário de funcionamentoTodos os dias, das 11h às 19h:30
Telefone+55 11 3116-2777
EndereçoR. São Bento, 405 - Centro Histórico de São Paulo - São Paulo/ SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttp://www.prediomartinelli.com.br/

Conhecer o Parque Estadual Alberto Löfgren

Caminho calçado em meio a área verde no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal)

Apesar de ser afastado do centro, o Parque Estadual Alberto Löfgren, popularmente conhecido como Horto Florestal, conquista visitantes pelo espaço amplo, ar puro e contato direto com a natureza. O parque conta com trilhas, playgrounds, sanitários, equipamentos de ginástica, dentre outros.

O contato com animais do local como capivaras, macacos e gansos torna a experiência do passeio ainda mais divertida. Em dias livres e ensolarados, é uma programação perfeita para levar a família e fazer um piquenique. O Horto Florestal também possui um museu, o Museu Florestal Octávio Vecchi, que reúne pesquisas acadêmicas e objetos relacionados a madeira.

Horário de funcionamentoTodos os dias, das 6h às 18h
Telefone+55 11 2231-8555
EndereçoR. do Horto, 931 - Horto Florestal - São Paulo/ SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttps://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/areas-protegidas/parques-estaduais/alberto-lofgren/

Andar de skate no Jardim do Museu do Ipiranga

Museu da Independência

Uma modalidade esportiva que vem ganhando atenção do público brasileiro é o skate. Nas olimpíadas de Tóquio, o Brasil foi um dos países que mais se destacou, apresentando novos talentos e medalhistas olímpicos. Em São Paulo, muitos jovens se reúnem para andar de skate no Jardim do Museu do Ipiranga.

As pistas inclinadas e o espaço amplo do Parque Independência tornam o local ideal para a prática de skate. Aos finais de semana e feriados e em dias ensolarados, é comum ver muitas pessoas andando de skate pelo parque e executando manobras admiráveis.

Fazer compras na 25 de Março

Rua 25 de Março no centro de São Paulo com muito movimento

Próximo ao metrô São Bento da linha azul está a Rua 25 de Março, um dos pontos mais movimentos da cidade de São Paulo. Os preços baixos e a variedade de produtos trazem pessoas de todos os lugares, tornando a rua o maior polo comercial da América Latina.

Fazer compras na 25 de Março faz parte do roteiro de muitos brasileiros e estrangeiros. Os estabelecimentos oferecem promoções de tecidos, roupas, acessórios, utensílios de cozinha, produtos de papelaria, lembrancinhas, entre outros. Como é uma região muito movimentada, uma dica é evitar ir em dias muito próximos aos feriados, para poder conhecer melhor as lojas e os preços.

Subir no mirante do Pico do Jaraguá

Mirante no Pico do Jaraguá

Para quem gosta das alturas, situado no Parque Estadual do Jaraguá há o mirante com uma vista de tirar o fôlego. Apesar de ser afastado do centro da cidade e de difícil acesso ao metrô, há alguns pontos de ônibus próximos ao parque. O charme deste mirante está justamente no contato com a natureza, apresentando uma vista exclusiva de São Paulo, a 1127m de altura.

A entrada ao local é franca. Recomenda-se usar roupas confortáveis e levar garrafa de água. A subida de escada é demorada e a trilha até chegar ao mirante pode ser bem cansativa, mas a vista revigorante compensa o esforço.

Horário de AtendimentoDe terça a domingo, das 8h às 16h
Telefone+55 11 3943-5222
EndereçoR. Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luisa - São Paulo/ SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttps://www.picodojaragua.com.br/mirante-do-pico-do-jaragua/

Conhecer o Parque do Carmo

Caminho de pedra e árvores no Parque do Carmo

Situado na zona leste de São Paulo, o Parque do Carmo é conhecido por sediar o Festival das Cerejeiras, organizada anualmente pela comunidade nipo-brasileira da região. A área, que tem entrada franca e abre diariamente, possui pistas de caminhadas, sanitários, playground e recepciona shows em dias pontuais.

O parque acomoda o Museu do Meio Ambiente, com exposições de objetos variados, como fósseis, ferramentas e objetos antigos. Também conta com o Planetário Parque do Carmo, conhecido por ser um dos mais modernos do mundo, apresentando a ciência de maneira didática. É um ótimo lugar para levar as crianças.

Horário de AtendimentoTodos os dias, das 5h:40 às 20h
Telefone+55 11 2748-0010
EndereçoAv. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera - São Paulo/ SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttps://www.parquedocarmo.net/

Conhecer o Solo Sagrado de Guarapiranga

Situado à beira da represa de Guarapiranga, o Solo Sagrado é o refúgio espiritual de messiânicos e visitantes no geral desde 1995, quando foi inaugurado. A entrada é gratuita, porém de acesso demorado via transporte público, por isso é ideal reservar algumas horas na agenda caso for visitar o local.

O Solo Sagrado abriga um templo, praça, lago, sanitários, espaço para fazer piqueniques e um centro cultural, onde são realizadas oficinas de cerimônia do chá. É um lugar interessante para curtir em família e fugir um pouco da rotina do trabalho.

Horário de AtendimentoTemporariamente fechado devido à pandemia
Telefone+55 11 5970-1000
EndereçoAvenida Prof. Hermann Von Ihering - Parelheiros - São Paulo/ SP
ValorEntrada gratuita
Sitehttps://solosagrado.messianica.org.br/

Fazer compras na feirinha da Praça Benedito Calixto

Ir à Feira Benedito Calixto é fazer uma viagem no tempo. O comércio, que acontece aos sábados a partir das 9h, fica no bairro Jardim Paulista, próximo à estação de metrô Sumaré da linha verde. Os artigos diferenciados, com boa parte de utensílios antigos, são um dos principais motivos que chamam a atenção de frequentadores.

O local comercializa produtos de artesanato, ferramenta e objetos antigos, semijoias, instrumentos musicais e roupas. Outro ponto interessante do evento semanal é a Feira de Adoção de cachorros e gatos. Há também apresentações de músicas em dias pontuais, barracas de comida e lugares para sentar. Vale ressaltar que, devido a pandemia de Covid-19, as programações podem estar alteradas.

Conhecer o metrô e o monotrilho

Estação de trem no monotrilho

A acessibilidade de visitar a grande maioria dos pontos turísticos se deve principalmente ao uso dos transportes públicos como metrô, ônibus e monotrilho. Muitos lugares, especialmente os pontos turísticos localizados nos centros financeiros e históricos de São Paulo, são até mais práticos de se chegar pelo metrô ou ônibus do que de carro, devido à intensa circulação de automóveis nessas regiões.

Além de tornar a viagem mais econômica, andar de metrô permite vivenciar o ambiente paulistano na prática, sendo essa a própria atividade turística. Outro transporte público recentemente implantado em São Paulo é o monotrilho, que vai da estação Vila Prudente ao Jardim Planalto. Realizar um percurso enquanto observa a vista de cima da cidade é uma experiência instigante.

Aproveite a cidade São Paulo ao máximo!

Copam e outros edifícios do centro de São Paulo vistos de cima

Andar pela cidade de São Paulo é uma atividade muito valiosa, cada ponto turístico explora um lado urbano que até os habitantes desconhecem. E a programação é ampla, para todas as idades e gostos, desde frequentar as baladas a até mesmo embarcar em trem expresso com destino a Paranapiacaba.

Os charmes do turismo em São Paulo estão na diversidade de atividades turísticas, gastronômicas e econômicas (em boa parte dos casos). Por meio de histórias bonitas (ou histórias horrorosas) a respeito das construções e exposições, os visitantes têm a experiência de compreender para além das salas de aula, que também são essenciais na educação.

Utilize nossas dicas e visite a Terra da Garoa, conhecendo esses maravilhosos pontos turísticos que marcam a vida de cada paulistano!

Autor deste artigo

Estudante de Letras, com bacharelado em Português e Japonês pela FFLCH-USP. Nas minhas horas vagas, gosto de ler quadrinhos japoneses e ouvir música, além de tocar piano. Amo ter rotina e alimentação saudável, então fico muito feliz de conseguir compartilhar meus aprendizados por aqui.

Últimos posts


O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G23? Neste artigo, descubra especificações, prós e contras do celular da Motorola, vantagens, ficha técnica e indicações de usuário!


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Ar e ventilação Cuidados automotivos Moda Artigos Esportivos Suplementos