Carnes magras: vermelhas, brancas, para dieta, o que são e mais!

Carnes magras: vermelhas, brancas, para dieta, o que são e mais!

Quer fazer dieta sem perder o churrasco? Confira aqui as carnes magras mais saborosas, dicas de como prepará-las e benefícios de consumi-las.


O que são as carnes magras?

Carne crua com ervas, limão, alho, sal

Consideradas as mais saudáveis, as carnes magras são uma ótima opção para quem está começando uma dieta e não quer abrir mão de muito sabor no seu prato. Por definição, essas carnes são aquelas que possuem menos de 10% de gordura em 100g. Ou seja, são muito menos prejudiciais por oferecerem menos riscos como o aumento de colesterol LDL, o famoso mau colesterol.

Para auxiliar na montagem da sua dieta, separamos uma lista com diversas carnes magras muito suculentas e que não vão causar danos à saúde ou engordar. Desde carnes bovinas até carnes mais exóticas, como a de búfalo, são várias opções que você não pode deixar de conferir.

Carnes magras vermelhas

Ao se falar em carne magra, costumeiramente associamos com frango e outras aves, mas engana-se quem acha que essa categoria se restringe apenas a elas. Existem diversos cortes bovinos que também são considerados carnes magras e preservam todo o sabor da carne vermelha. Por isso, separamos 9 cortes do boi imperdíveis para você que está começando a mudar seus hábitos alimentares.

Patinho

O patinho é uma peça da parte traseira do boi, com pouca gordura e fibras macias. Geralmente seus cortes são vendidos em pesos de 1 a 2 kg. É uma carne ideal para bifes e receitas à milanesa, assim como carne moída. Patinho em cubos na panela de pressão é uma ótima opção para comer com purê de batata e uma bela salada verde, por exemplo.

Esse corte, apesar de não ser tão popular, também vai muito bem na churrasqueira, desde que bem temperado com uma boa crosta de alho. No entanto, se atente ao ponto do patinho, por se tratar de um corte mais fino e com pouca gordura, pode ficar muito ressecado se chegar ao ponto mais.

Maminha

A maminha é outro corte suculento do boi e também muito saudável. Ela vem junto da alcatra - caso compre a peça inteira -, mas cuidado pois outros cortes da alcatra podem ser mais gordurosos. Seu peso fica em torno de 2 kg e apresenta uma maciez perfeita para o churrasco. Esse corte se trata de uma carne magra, mas ainda assim não é uma carne que fica ressecada na grelha.

Na churrasqueira, é importante se atentar na hora de cortar a maminha. É preciso cortar os pedaços no sentido contrário ao das fibras para evitar que a carne perca sua maciez. Também é interessante manter o ponto da carne para não acabar ressecando a peça.

Coxão duro

O coxão duro fica na face externa da parte traseira do boi, é um corte com fibras mais duras e necessita de cozimento mais longo. Esse corte é costumeiramente confundido com a picanha, pois ele vem logo após a terceira veia do corte nobre. Porém, o coxão duro não é recomendado para churrasco, mas sim para receitas feitas na panela de pressão ou até uma carne recheada com queijos ou outros acompanhamentos.

Vale lembrar que apesar da carne em si se tratar de uma carne magra, ela vem acompanhada de uma capa de gordura que deve ser retirada para de fato ser uma refeição saudável.

Filé mignon

Duas fatias de Filé mignon cru

Um dos cortes mais procurados do boi, o filé mignon é um exemplo de carne saudável, mas muito macia. Sua maciez se deve ao fato de estar localizado na parte traseira do animal em uma região que não contém músculos e não é submetido à esforços. A peça inteira pesa em torno de 2 kg e é caracterizada por ser bem comprida. Pode ser incluída na sua dieta sem peso na consciência.

O filé mignon é mais utilizado para a culinária convencional, como medalhões na frigideira, picadinhos no estrogonofe e outros assados. No entanto, essa peça também pode ser feita na churrasqueira em qualquer ponto preservando sua maciez. Uma dica para fazer seu filé mignon na brasa é preparar um molho gostoso, como o chimichurri para regar a carne antes de comer.

Alcatra

A alcatra é um dos grandes cortes do boi e por isso nem toda ela é um corte magro, a picanha, por exemplo, é muito gordurosa. O miolo da alcatra, parte saudável, vem da traseira do animal. Se trata de uma peça saborosa, mas pouco gordurosa. A alcatra abrange uma série de cortes que compõem a peça, como a maminha, que também é uma carne magra.

Para o churrasco, o ideal é fazê-la sempre ao ponto ou mal passada. Isso porque por se tratar de uma peça pouco gordurosa, caso seja feita ao ponto mais ou bem passada pode acabar ressecando a carne. Outra boa dica para o preparo da alcatra é cozinhá-la na panela de pressão com um bom tempero de ervas e servi-la com uma salada.

Lagarto

O lagarto é um corte proveniente da parte traseira do boi. Também é conhecido como tatu e paulista. Apesar de ser uma carne saudável, é uma peça naturalmente mais rígida e por isso exige um longo tempo de cozimento para ser consumida. É um corte mais indicado para fazer carne de panela e algumas outras receitas, como ragu, que pode acompanhar um macarrão integral. Além de ser uma carne magra, o lagarto também é uma peça mais barata por ser uma carne de segunda.

Coxão mole

O coxão mole, como o próprio nome diz, apresenta uma textura macia, mesmo se tratando de uma peça com pouca gordura. Com fibras mais curtas, essa peça também é conhecida como chã de dentro. Localizado na parte interna da coxa do boi, o coxão mole é um corte ideal para picadinhos, bifes à milanesa, entre outras receitas mais rápidas. Sendo assim, um ótimo substituto para as carnes gordurosas no dia a dia.

Lombo

Fatias de lombo bovino cru

O lombo bovino, também conhecido como acém, é a maior peça da parte dianteira do boi, pode pesar até 14 kg, de acordo com o peso do animal. Se trata de uma carne com pouquíssima gordura, mas bem macia e com um ótimo sabor. Por isso, é considerado um corte magro e ideal para cozidos ou ensopados.

Sua falta de gordura é uma vantagem no quesito saúde, mas também deve ser levada em conta na hora de seu preparo. Cozinhar o acém em calor úmido é o mais indicado para não obter uma carne ressecada.

Carnes magras brancas

Carne magra e carne branca normalmente andam lado a lado no pensamento dos consumidores. Esse imaginário tem um bom fundo de verdade. Em sua grande maioria, as carnes brancas são as maiores representantes das proteínas pouco gordurosas. As aves e os peixes são classificados de forma geral como carnes magras. Por isso, separamos algumas dicas maravilhosas para você que pretende conciliar sabor com saúde.

Carpa

Uma carpa na água

Podendo medir até 1 metro de comprimento, a carpa é um peixe de água doce muito popular no formato de símbolos asiáticos e comumente aparecem em tatuagens. No entanto, seu gosto também é de se destacar. O peixe é macio e suculento, no entanto deve-se tomar cuidado com as muitas espinhas. A carpa fica muito boa tanto na grelha assada, quanto frita em óleo.

Para preparar a carpa inteira na churrasqueira, retire todas as vísceras do peixe, mas mantenha suas escamas. Abra o animal no meio e tempere com limão, sal, pimenta, cebola, azeite e mais temperos que achar gostosos. Forre a carpa com papel alumínio e leve para a grelha em braseiro forte. O tempo de cozimento é de cerca de 50 minutos.

Dourado

Um dos peixes de água doce mais saborosos, o dourado chega a pesar até 25 kg e alcança até 1 metro de comprimento. Esse animal é muito abundante na Bacia do rio da Prata, que fica entre o Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Por ser muito saboroso e com pouco teor de gordura, o dourado é ótimo em diversos tipos diferentes de preparo, seja frito, na moqueca ou assado.

Corvina

Vários peixes corvinas em um prato

Com uma carne muito saborosa e pouco gordurosa, a corvina é muito popular entre os brasileiros. Se trata de um animal com um alto índice de proteínas, além de ser fonte de cálcio, ferro e vitaminas B, D e K. Podendo atingir até 70 centímetros de comprimento e 7 kg, esse é um peixe com um sabor bem leve, mas que consegue absorver muito bem temperos. Por isso, é uma ótima carne para ser preparada com molhos e até um bom ceviche.

Pescada

Pescada cozida em um prato com molho e acompanhamentos

Um dos peixes mais consumidos no Brasil, a pescada possui pouca gordura e muitas proteínas. Esse animal pode chegar até 1,3 metro de comprimento e um total de 30 kg de peso. Além de se tratar de um peixe saudável, ele também é bastante atrativo por possuir poucas espinhas e ter um sabor bem delicado. É uma ótima opção para preparar grelhados com limão e uma boa salada.

Frango

Um frango inteiro cru em uma mesa com azeite e pimentões ao lado

O frango é a opção mais tradicional quando falamos em carne magra. Seu preço acessível e sua tradição no mercado brasileiro acaba tornando ele a carne mais consumida no Brasil. A versatilidade da carne de frango é um grande atrativo para quem pretende se alimentar saudável. Desde o clássico frango assado, até um frango cremoso mais elaborado, são diversas receitas que combinam com essa carne e não te deixam enjoar de comê-la ao longo da semana.

Carnes magras para dieta

Além das carnes bovinas, dos peixes e das aves mais clássicas, como o frango, existem carnes magras que são consideradas mais exóticas e são ideais para variar um pouco no dia a dia. Se você está procurando ter novas experiências gastronômicas sem sair da dieta, separamos algumas opções que podem cumprir esse papel perfeitamente.

Carne de búfalo

Um alimento pouquíssimo consumido aqui no Brasil, a carne de búfalo é muito mais saudável que a maioria das carnes bovinas. Para se ter uma dimensão, o teor de gordura do búfalo pode ser 12 vezes menor, com 40% menos colesterol e 10% mais proteínas. Ou seja, perfeita para quem quer manter uma alimentação mais regrada. Por ser uma carne menos gordurosa, ela ganhou fama de ser mais dura também, mas isso não é uma verdade absoluta.

A carne de búfalo de marcas mais famosas pode preservar um ótimo grau de maciez, principalmente por adotar uma estratégia de realizar o abate do animal quando ainda possui no máximo 24 meses de idade. Dessa forma, se torna um corte que pode inclusive ser levado à churrasqueira. O preparo ideal dessa carne é ao ponto ou ao ponto menos para manter a maciez e o sabor.

Carne de avestruz

Três pedaços crus de carne do avestruz com tomate e azeitona

A carne de avestruz pode surpreender boa parte de quem consome pela primeira vez. Isso porque, apesar de se tratar de uma ave, sua carne é vermelha e muito saborosa. É um alimento rico em proteínas e com um teor de gordura baixíssimo, sendo inferior inclusive ao da carne de frango. Esse animal também apresenta diversos cortes com sabores e texturas únicas como o filé mignon, o bife de filé, a asa e a coxa da asa, entre outros.

Para preparar a carne de avestruz existem diversas formas e técnicas diferentes, que podem conferir experiências completamente distintas. Uma dica interessante é prepará-la na churrasqueira, onde fica pronta bem rápido. Deve-se atentar ao ponto da carne, que por não possuir muita gordura deve ser servida de preferência mal passada. Um molho chimichurri também casa muito bem com os cortes.

Carne de cervo

Um pedaço de carne de cervo em um prato com purê e amora

Muito popular nos Estados Unidos, a carne de cervo é uma opção considerada exótica aqui no Brasil, mas muito saudável. Trata-se de uma carne vermelha, mas com baixíssimo teor de gordura, rica em proteína, ferro e vitaminas do complexo B. Apesar de ser um alimento pouco gorduroso, suas fibras curtas contribuem para manter a maciez da carne.

Por se tratar de uma carne macia e com um sabor muito acentuado, o cervo combina muito bem com tipos de preparos variados. A forma mais clássica para se comer é em um bom ensopado bem temperado com ervas finas e legumes variados. No entanto, também é perfeitamente possível fazer bifes de cervo na grelha ou na frigideira.

Carne de cavalo

Pedaços fatiados e cru de carne do cavalo

Este tópico pode surpreender alguns, mas a carne de cavalo é amplamente consumida no mundo. Inclusive, o Brasil é um grande exportador dela. Muito semelhante à carne bovina, a equina apresenta um tom de vermelho mais escuro e é muito mais nutritiva, com menos gordura e mais proteínas e ferro. Seu sabor é de um ligeiro adocicado.

A forma de comer a carne de cavalo pode variar muito. Em alguns restaurantes no Japão - país onde essa carne é a segunda mais consumida - esse alimento é servido cru em forma de sushi e sashimi, por exemplo. Os cortes do cavalo podem ser preparados na grelha, na frigideira ou até mesmo no forno, como carne recheada.

Benefícios de consumir a carne magra

Mulher comendo carne e salada

Para quem está buscando uma alimentação mais saudável e com pouca gordura, as carnes magras são o ideal. Além de preservar o sabor desses alimentos no seu prato, esses cortes também contribuem com uma série de benefícios para sua saúde. Para ficar por dentro de todas essas vantagens das carnes magras, confira nossa lista logo abaixo.

Carne magra não tem açúcar

O consumo excessivo de açúcar pode levar a diversos problemas de saúde, como a diabetes. Porém, uma ótima notícia para os apaixonados por carne é que as carnes magras simplesmente possuem zero açúcar em sua composição. Por isso, mesmo que você já possua algum tipo de restrição nesse sentido, pode comer as carnes deste artigo sem culpa.

Carne magra é rica em fibras

As fibras são as grandes parceiras na hora da digestão. Problemas relacionados à flora intestinal são muito comuns no Brasil, por isso consumir alimentos que ajudam nesse sentido é essencial. Uma grande vantagem das carnes magras é que elas são ricas em fibras e quando conciliadas com folhas formam uma perfeita combinação para regular a digestão.

Baixo teor de gordura

A definição de carne magra é possuir um baixo teor de gordura. Por isso, elas são ideais para dietas, tanto as que visam uma alimentação mais saudável, quanto as que buscam apenas perder peso. Conciliar o sabor de um churrasco com uma dieta é uma tarefa que muitos pensam ser complicada, porém é uma questão de estratégia e substituir as carnes gordas pelas magras é uma grande jogada.

Carne magra tem várias vitaminas

Além de possuírem menos gordura, as carnes magras contêm uma grande quantidade de vitaminas variadas. É muito comum, por exemplo, a presença de vitaminas do complexo B, D e K. Dessa forma, são alimentos que podem ser considerados saudáveis em todos os sentidos, não apenas como aqueles que não engordam.

Comece a incluir a carne magra em sua dieta!

Mãos de uma mulher cortando um pedaço de carne

O processo de estabelecer uma dieta não precisa ser um sacrifício, nem uma sequência de perdas, mas sim uma roteirização de um plano. Trocar as carnes gordurosas por carnes magras é uma tática que pode tornar uma alimentação saudável em um momento prazeroso. Por isso, não encare essa troca como um obstáculo, mas como uma experiência gastronômica diferente.

Tendo todas essas dicas na mão, planeje sua dieta incluindo as carnes magras que mais te atraem. Experimente as mais exóticas, crie receitas diferentes e se divirta enquanto come um prato saudável e saboroso.

Autor deste artigo

Tenho 26 anos e nasci no interior de Minas Gerais, em uma pequena cidade chamada Pirapora. Porém, moro no Rio de Janeiro desde os 6 anos. Sou formado em comunicação social pela UFRJ e um atleticano que espera ansiosamente nosso bi da Libertadores este ano. Também sou um grande fã da escrita em geral e de aprender sobre assuntos novos. Por isso, poderão me ver escrevendo acerca dos tópicos mais variados aqui no site.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas