Pele de vidro: o que é, onde usar, tipos, vantagens e muito mais!

Pele de vidro: o que é, onde usar, tipos, vantagens e muito mais!

Já ouviu falar da pele de vidro? Conheça aqui este belo acabamento, veja vantagens e desvantagens, instalação, função, preço e muitas outras informações.


O que é pele de vidro?

Edifício com fachada de vidro

A princípio, a pele de vidro é um termo referente a aplicação de vidros em fachadas de prédios comerciais e residenciais. Tendo em vista que esse design é marcado por linhas retas e vidro reflexivo, ele é muito utilizado para oferecer um acabamento simples, moderno e elegante para essas construções.

Além do belo acabamento que a pele de vidro proporciona nas obras, ela possui muitas vantagens durante a sua construção e no seu uso, como: rapidez de instalação, conforto térmico, versatilidade, durabilidade, segurança e até economia de energia elétrica.

Porém, caso você tenha interesse em fazer este tipo de aplicação em sua casa ou prédio, é necessário entender um pouco mais sobre os tipos de aplicação, as vantagens e as desvantagens. Dessa forma, para saber mais sobre esse belíssimo acabamento, continue lendo o artigo.

Sobre a pele de vidro

Prédio comercial com fachada de vidro

A pele de vidro possui uma estrutura muito resistente e segura de ser utilizada, tanto em prédios comerciais, quanto em residências. Ainda pouco comum no Brasil, ela está se tornando cada vez mais presente pela simplicidade e elegância que a estrutura oferece.

Veja a seguir mais detalhes sobre: onde são utilizadas a pele de vidro, qual é a função dessa técnica, o preço e a composição do material.

Onde são utilizadas as peles de vidro?

A pele de vidro é muito utilizada em grandes fachadas de residências e estabelecimentos comerciais, por oferecer um acabamento bonito e moderno para a obra. No caso de prédios e escritórios, ela é amplamente utilizada em janelas proporcionando várias vantagens ao ambiente, tais como: iluminação, conforto térmico e amplitude ao local.

Em relação aos projetos residenciais, além de ficar ótima e dar um belo visual, há diversos ganhos e vantagens por se adotar esse tipo de aplicação, como: segurança, iluminação e economia energética para o lar. Ademais, ela é bastante adotada tanto no andar superior de casas duplex, quanto em casas térreas.

Função da pele de vidro

A mais aparente função da pele de vidro é substituir pinturas e acabamentos de fachadas, de forma simples e elegante. Como o vidro é um material que combina com diferentes estruturas, ele certamente irá se adaptar em casas, escritórios e prédios comerciais.

Todavia, muito mais do que uma bela fachada, a pele de vidro possui muitos outros benefícios, por exemplo: segurança do produto, durabilidade, conforto térmico, economia de energia elétrica e aproveitamento da iluminação natural. Além disso, sua instalação é simples e rápida de ser realizada.

Preço da pele de vidro

O preço da pele de vidro irá variar de acordo com o projeto e o tipo de instalação desejada. Em geral, a construção de uma fachada de vidro tende a ser mais cara que as tradicionais de alvenaria, chegando a custar até 40% a mais que o preço tradicional.

A considerar apenas a estrutura metálica com um vidro de 8 milímetros, o valor fica em torno de R$950 reais o metro quadrado. Porém, além de utilizar elementos de qualidade como vidro e alumínio, são necessários equipamentos e mão de obra qualificada. Por isso, eles acabam encarecendo o valor de construção da obra, como um todo.

Composição da pele de vidro

A pele de vidro é composta por folhas de vidro temperado com aplicação de películas especiais. Assim, ela se torna resistente para ser colocada em diversos tipos de fachadas e construções. Esses vidros são encaixados sobre estruturas de alumínio e sua construção é capaz de vedar completamente suas bordas.

Para a fachada ficar com um acabamento limpo e elegante, todo o suporte de alumínio é colocado de forma a ficar oculto na instalação. Por isso, no lado externo, a pele de vidro tem um acabamento liso, diferente de outros tipos de acabamentos.

Tipos de instalações da pele de vidro

A escolha da modalidade está diretamente ligada com a forma em que o vidro é encaixado, sendo os três diferentes tipos: stick ou grid, unitizado e híbrido. Para entender melhor a diferença entre cada um deles e decidir qual é a que melhor combina com seu projeto, veja adiante.

Stick ou grid

Instalando vidros durante a obra

O tipo de pele de vidro chamado de stick ou grid é quando a montagem da pele é toda realizada no canteiro de obras, junto com a construção onde será aplicada. Para tanto, inicialmente é feita a instalação da estrutura de alumínio, que servirá como base. Em seguida, é realizada a colagem e fixação dos vidros na estrutura.

Uma das principais vantagens de fazer dessa forma é pela possibilidade de ajustes que podem ser feitos na estrutura. Assim, com essa maior flexibilidade, será mais fácil adequar o projeto desejado com a execução da obra.

Unitizado

Instalação unitizada

Diferente do tipo anterior, o unitizado se refere a montagem dos painéis de vidro serem feitos diretamente na fábrica. Dessa forma, com os vidros já prontos, eles são levados até a obra e serão encaixados nas estruturas.

Como principais características do unitizado, este processo exige uma demanda maior de ferramentas, um mini-guindaste para instalar as peças e um custo um pouco maior que o do tipo anterior. No entanto, a velocidade de instalação é três vezes maior que o stick.

Híbrido

Obras cobrindo prédios com vidro

Com terceira forma de instalação, o modelo híbrido se refere a uma mistura dos dois tipos anteriores: o stick e o unitizado. Dessa forma, parte da construção é feita por vidros prontos e a outra parte, no próprio local da construção.

Essa forma é ideal para construções maiores, das quais nas partes onde há uma maior padronização das formas, pode-se utilizar o tipo unitizado. Em complemento, utilizar o stick para finalizar a fachada. Neste caso, o acabamento também é considerado muito bom e com a mesma qualidade que os outros.

Vantagens do uso da pele de vidro

Foto em preto e branco de pele de vidro em prédio

A pele de vidro oferece um belo acabamento para fachadas de diversos tipos de estruturas. Porém, muito mais do que isso, junto com sua instalação, é possível notar diversos outros benefícios ao fazer o uso dessa aplicação.

Adiante você encontrará mais detalhes sobre as sete principais vantagens de se usar a pele de vidro.

Segurança

A segurança da pele de vidro consiste na estrutura do próprio vidro. Como o material já é resistente por si só, seja ele temperado ou laminado, a peça ainda recebe uma aplicação de película protetora sobre o vidro. Dessa forma, irá garantir maior durabilidade e evitar acidentes na instalação e uso do produto.

Além da estrutura do vidro, também é possível escolher opções de películas refletivas espelhadas sobre sua estrutura. Assim, além de garantir maior proteção ao produto, irá dificultar a visão de quem estiver do lado de fora do ambiente.

Conforto térmico

A outra vantagem que o uso da pele de vidro proporciona é o conforto térmico gerado no lado interno do ambiente. Em outras palavras, pelo fato dos vidros permitirem a passagem de luz solar, eles permitem que a iluminação e o calor se dispersem dentro do local onde se encontra a aplicação.

De forma a gerar uma temperatura ambiente extremamente agradável, com o seu uso, pode ser até dispensada a necessidade de ar condicionado dentro da área. Por isso, a pele de vidro é muito indicada para ambientes grandes e espaçosos, como sala de estar, escritórios, refeitórios e até em quartos.

Versatilidade

A pele de vidro pode ser feita de diferentes formas para se adequar ao projeto e a construção onde será instalada. Desse modo, ela pode ter acabamentos diferentes dos tradicionais, feitos apenas com placas de vidro retangulares e lisas.

Assim, com distintos visuais, você poderá optar por modelos como: mosaicos, vitrais e jateamento. Essas formas oferecem um efeito especial no vidro e tem como principal função se adequar ao estilo que deseja complementar sua casa ou prédio.

Economia e luz natural

A economia de luz artificial é um dos maiores pontos positivos quando se coloca a pele de vidro. Isso ocorre porque a estrutura não bloqueia a entrada de luz solar, pelo contrário, ela facilita a iluminação natural do dia e permite um ambiente claro, com uma temperatura amena e mais aconchegante.

Depois de alguns meses utilizando a pele de vidro, você sentirá na conta de luz a economia feita por adotar essa aplicação. Por tal motivo, ela é utilizada até como um selo de certificação de sustentabilidade por diversas empresas. Assim, como estratégia de marketing, as companhias usam esse acabamento para divulgar sua preocupação com o meio ambiente.

Durabilidade

Como a base do material é feita de vidro e alumínio, ela possui uma longa durabilidade. Além disso, como o vidro é envolto por uma película protetora, ele pode durar até décadas que dificilmente terá rachaduras ou desgastes.

De forma complementar, para fazer com que a pele de vidro mantenha sua aparência limpa e em ótimo estado, é fundamental a realização de limpeza periódica na aplicação. E, caso necessário, a solicitação de uma manutenção.

Modernidade

Com uma fachada de vidro bem posicionada e usada com equilíbrio, ela é ideal para quem busca valorizar uma obra, seja ela para fins comerciais ou residenciais. Ademais, a aparência do vidro e reflexo do ambiente deixam uma atmosfera mais “clean”, sofisticada e deslumbrante.

Além da bela aparência que a pele de vidro proporciona, por ela ocupar uma grande área da estrutura, ela dispensa o uso de pinturas e revestimentos na construção. Fato que facilita a combinação e harmonização do vidro com qualquer estrutura que ela estiver próxima.

Tempo de instalação

A princípio, o tempo de instalação da pele de vidro irá depender do tamanho e nível de dificuldade do projeto. Porém, depois da fase de planejamento e medição do projeto, o tempo de instalação é relativamente rápido.

De forma resumida, a instalação da pele de vidro necessita de: posicionamento do esqueleto, produção e colagem dos vidros e vedação. Assim, quando comparado ao método tradicional de alvenaria, o vidro tem um tempo de até 5 vezes inferior, se tornando uma ótima opção para quem deseja uma obra mais dinâmica.

Desvantagens do uso da pele de vidro

Pele de vidro sendo instalada com auxilio de cabos

Embora a pele de vidro tenha vários benefícios e vantagens para sua construção, por ser uma tendência recente, ainda é escassa a quantidade de profissionais e empresas que oferecem esse tipo de instalação, serviço e manutenção.

Veja a seguir os detalhes de cada um dos problemas que você pode encontrar para o uso da pele de vidro em sua construção.

Custo

A primeira desvantagem da pele de vidro e que pesa na hora da decisão de colocar ou não este tipo de aplicação é o custo. Uma vez que o material e a instalação são feitos apenas por empresas especializadas e esta prática ainda é pouco comum, há uma baixa oferta desse tipo de serviço no mercado brasileiro. Dessa forma, acaba deixando a estrutura com valores caros.

Embora a parte metálica com o vidro de 8 milímetros custa em média R$950 reais o metro quadrado, esse valor não inclui a mão-de-obra e entrega do produto até a construção. Por isso, é válido ponderar o custo com a grande quantidade de benefícios que a pele de vidro oferece ao longo dos anos.

Dificuldade de achar profissional especializado

Como citado anteriormente, tendo em vista que essa prática ainda é pouco comum no Brasil, a estrutura demanda de bastante cautela no planejamento e organização. Por isso, de forma a não danificar a obra e não ter problemas futuros, é altamente recomendado fazer a contratação de profissionais especializados para construir esse tipo de serviço.

Para encontrar profissionais experientes nesse mercado, ainda é escasso e, por consequência, demorado para se encontrar. Dessa forma, esse fator acaba se tornando outro ponto negativo na escolha de aplicar a pele de vidro.

Limpeza

Por fim, como terceiro fator de desvantagem para esse tipo de serviço é a limpeza dos vidros. Neste caso, o problema principal é a altura em que os vidros se encontram, já que na maior parte dos casos eles estão em edificações com um tamanho elevado.

Para resolver esse problema, o ideal é fazer a contratação de uma empresa especializada na limpeza dos vidros. Além dos objetos de limpeza específicos para seu tipo de encapamento, eles terão suporte e equipamentos próprios para os locais mais altos e difíceis de se alcançar.

Use a pele de vidro em sua fachada residencial ou comercial!

Edifício residencial com pele de vidro

Como vimos, a pele de vidro é uma das mais belas formas de aplicação em fachadas. Sua versatilidade e sofisticação fazem com que qualquer obra fique com um aspecto muito mais chamativo e diferenciado das demais construções.

Além da beleza desse tipo de aplicação, o vidro possui muitos benefícios para o ambiente onde ele será colocado. Embora possua um custo elevado e dificuldade de encontrar profissionais adequados, vale a pena ponderar a colocação da pele de vidro visando o longo prazo.

Por isso, aproveite essas dicas e informações sobre a pele de vidro para escolher o tipo ideal para seu ambiente.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G23? Neste artigo, descubra especificações, prós e contras do celular da Motorola, vantagens, ficha técnica e indicações de usuário!


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Ar e ventilação Cuidados automotivos Moda Artigos Esportivos Suplementos