O que é pele de vidro?
A princípio, a pele de vidro é um termo referente a aplicação de vidros em fachadas de prédios comerciais e residenciais. Tendo em vista que esse design é marcado por linhas retas e vidro reflexivo, ele é muito utilizado para oferecer um acabamento simples, moderno e elegante para essas construções.
Além do belo acabamento que a pele de vidro proporciona nas obras, ela possui muitas vantagens durante a sua construção e no seu uso, como: rapidez de instalação, conforto térmico, versatilidade, durabilidade, segurança e até economia de energia elétrica.
Porém, caso você tenha interesse em fazer este tipo de aplicação em sua casa ou prédio, é necessário entender um pouco mais sobre os tipos de aplicação, as vantagens e as desvantagens. Dessa forma, para saber mais sobre esse belíssimo acabamento, continue lendo o artigo.
Sobre a pele de vidro
A pele de vidro possui uma estrutura muito resistente e segura de ser utilizada, tanto em prédios comerciais, quanto em residências. Ainda pouco comum no Brasil, ela está se tornando cada vez mais presente pela simplicidade e elegância que a estrutura oferece.
Veja a seguir mais detalhes sobre: onde são utilizadas a pele de vidro, qual é a função dessa técnica, o preço e a composição do material.
■Onde são utilizadas as peles de vidro?
A pele de vidro é muito utilizada em grandes fachadas de residências e estabelecimentos comerciais, por oferecer um acabamento bonito e moderno para a obra. No caso de prédios e escritórios, ela é amplamente utilizada em janelas proporcionando várias vantagens ao ambiente, tais como: iluminação, conforto térmico e amplitude ao local.
Em relação aos projetos residenciais, além de ficar ótima e dar um belo visual, há diversos ganhos e vantagens por se adotar esse tipo de aplicação, como: segurança, iluminação e economia energética para o lar. Ademais, ela é bastante adotada tanto no andar superior de casas duplex, quanto em casas térreas.
■Função da pele de vidro
A mais aparente função da pele de vidro é substituir pinturas e acabamentos de fachadas, de forma simples e elegante. Como o vidro é um material que combina com diferentes estruturas, ele certamente irá se adaptar em casas, escritórios e prédios comerciais.
Todavia, muito mais do que uma bela fachada, a pele de vidro possui muitos outros benefícios, por exemplo: segurança do produto, durabilidade, conforto térmico, economia de energia elétrica e aproveitamento da iluminação natural. Além disso, sua instalação é simples e rápida de ser realizada.
■Preço da pele de vidro
O preço da pele de vidro irá variar de acordo com o projeto e o tipo de instalação desejada. Em geral, a construção de uma fachada de vidro tende a ser mais cara que as tradicionais de alvenaria, chegando a custar até 40% a mais que o preço tradicional.
A considerar apenas a estrutura metálica com um vidro de 8 milímetros, o valor fica em torno de R$950 reais o metro quadrado. Porém, além de utilizar elementos de qualidade como vidro e alumínio, são necessários equipamentos e mão de obra qualificada. Por isso, eles acabam encarecendo o valor de construção da obra, como um todo.
■Composição da pele de vidro
A pele de vidro é composta por folhas de vidro temperado com aplicação de películas especiais. Assim, ela se torna resistente para ser colocada em diversos tipos de fachadas e construções. Esses vidros são encaixados sobre estruturas de alumínio e sua construção é capaz de vedar completamente suas bordas.
Para a fachada ficar com um acabamento limpo e elegante, todo o suporte de alumínio é colocado de forma a ficar oculto na instalação. Por isso, no lado externo, a pele de vidro tem um acabamento liso, diferente de outros tipos de acabamentos.
Tipos de instalações da pele de vidro
A escolha da modalidade está diretamente ligada com a forma em que o vidro é encaixado, sendo os três diferentes tipos: stick ou grid, unitizado e híbrido. Para entender melhor a diferença entre cada um deles e decidir qual é a que melhor combina com seu projeto, veja adiante.
■Stick ou grid
O tipo de pele de vidro chamado de stick ou grid é quando a montagem da pele é toda realizada no canteiro de obras, junto com a construção onde será aplicada. Para tanto, inicialmente é feita a instalação da estrutura de alumínio, que servirá como base. Em seguida, é realizada a colagem e fixação dos vidros na estrutura.
Uma das principais vantagens de fazer dessa forma é pela possibilidade de ajustes que podem ser feitos na estrutura. Assim, com essa maior flexibilidade, será mais fácil adequar o projeto desejado com a execução da obra.
■Unitizado
Diferente do tipo anterior, o unitizado se refere a montagem dos painéis de vidro serem feitos diretamente na fábrica. Dessa forma, com os vidros já prontos, eles são levados até a obra e serão encaixados nas estruturas.
Como principais características do unitizado, este processo exige uma demanda maior de ferramentas, um mini-guindaste para instalar as peças e um custo um pouco maior que o do tipo anterior. No entanto, a velocidade de instalação é três vezes maior que o stick.
■Híbrido
Com terceira forma de instalação, o modelo híbrido se refere a uma mistura dos dois tipos anteriores: o stick e o unitizado. Dessa forma, parte da construção é feita por vidros prontos e a outra parte, no próprio local da construção.
Essa forma é ideal para construções maiores, das quais nas partes onde há uma maior padronização das formas, pode-se utilizar o tipo unitizado. Em complemento, utilizar o stick para finalizar a fachada. Neste caso, o acabamento também é considerado muito bom e com a mesma qualidade que os outros.
Vantagens do uso da pele de vidro
A pele de vidro oferece um belo acabamento para fachadas de diversos tipos de estruturas. Porém, muito mais do que isso, junto com sua instalação, é possível notar diversos outros benefícios ao fazer o uso dessa aplicação.
Adiante você encontrará mais detalhes sobre as sete principais vantagens de se usar a pele de vidro.
■Segurança
A segurança da pele de vidro consiste na estrutura do próprio vidro. Como o material já é resistente por si só, seja ele temperado ou laminado, a peça ainda recebe uma aplicação de película protetora sobre o vidro. Dessa forma, irá garantir maior durabilidade e evitar acidentes na instalação e uso do produto.
Além da estrutura do vidro, também é possível escolher opções de películas refletivas espelhadas sobre sua estrutura. Assim, além de garantir maior proteção ao produto, irá dificultar a visão de quem estiver do lado de fora do ambiente.
■Conforto térmico
A outra vantagem que o uso da pele de vidro proporciona é o conforto térmico gerado no lado interno do ambiente. Em outras palavras, pelo fato dos vidros permitirem a passagem de luz solar, eles permitem que a iluminação e o calor se dispersem dentro do local onde se encontra a aplicação.
De forma a gerar uma temperatura ambiente extremamente agradável, com o seu uso, pode ser até dispensada a necessidade de ar condicionado dentro da área. Por isso, a pele de vidro é muito indicada para ambientes grandes e espaçosos, como sala de estar, escritórios, refeitórios e até em quartos.
■Versatilidade
A pele de vidro pode ser feita de diferentes formas para se adequar ao projeto e a construção onde será instalada. Desse modo, ela pode ter acabamentos diferentes dos tradicionais, feitos apenas com placas de vidro retangulares e lisas.
Assim, com distintos visuais, você poderá optar por modelos como: mosaicos, vitrais e jateamento. Essas formas oferecem um efeito especial no vidro e tem como principal função se adequar ao estilo que deseja complementar sua casa ou prédio.
■Economia e luz natural
A economia de luz artificial é um dos maiores pontos positivos quando se coloca a pele de vidro. Isso ocorre porque a estrutura não bloqueia a entrada de luz solar, pelo contrário, ela facilita a iluminação natural do dia e permite um ambiente claro, com uma temperatura amena e mais aconchegante.
Depois de alguns meses utilizando a pele de vidro, você sentirá na conta de luz a economia feita por adotar essa aplicação. Por tal motivo, ela é utilizada até como um selo de certificação de sustentabilidade por diversas empresas. Assim, como estratégia de marketing, as companhias usam esse acabamento para divulgar sua preocupação com o meio ambiente.
■Durabilidade
Como a base do material é feita de vidro e alumínio, ela possui uma longa durabilidade. Além disso, como o vidro é envolto por uma película protetora, ele pode durar até décadas que dificilmente terá rachaduras ou desgastes.
De forma complementar, para fazer com que a pele de vidro mantenha sua aparência limpa e em ótimo estado, é fundamental a realização de limpeza periódica na aplicação. E, caso necessário, a solicitação de uma manutenção.
■Modernidade
Com uma fachada de vidro bem posicionada e usada com equilíbrio, ela é ideal para quem busca valorizar uma obra, seja ela para fins comerciais ou residenciais. Ademais, a aparência do vidro e reflexo do ambiente deixam uma atmosfera mais “clean”, sofisticada e deslumbrante.
Além da bela aparência que a pele de vidro proporciona, por ela ocupar uma grande área da estrutura, ela dispensa o uso de pinturas e revestimentos na construção. Fato que facilita a combinação e harmonização do vidro com qualquer estrutura que ela estiver próxima.
■Tempo de instalação
A princípio, o tempo de instalação da pele de vidro irá depender do tamanho e nível de dificuldade do projeto. Porém, depois da fase de planejamento e medição do projeto, o tempo de instalação é relativamente rápido.
De forma resumida, a instalação da pele de vidro necessita de: posicionamento do esqueleto, produção e colagem dos vidros e vedação. Assim, quando comparado ao método tradicional de alvenaria, o vidro tem um tempo de até 5 vezes inferior, se tornando uma ótima opção para quem deseja uma obra mais dinâmica.
Desvantagens do uso da pele de vidro
Embora a pele de vidro tenha vários benefícios e vantagens para sua construção, por ser uma tendência recente, ainda é escassa a quantidade de profissionais e empresas que oferecem esse tipo de instalação, serviço e manutenção.
Veja a seguir os detalhes de cada um dos problemas que você pode encontrar para o uso da pele de vidro em sua construção.
■Custo
A primeira desvantagem da pele de vidro e que pesa na hora da decisão de colocar ou não este tipo de aplicação é o custo. Uma vez que o material e a instalação são feitos apenas por empresas especializadas e esta prática ainda é pouco comum, há uma baixa oferta desse tipo de serviço no mercado brasileiro. Dessa forma, acaba deixando a estrutura com valores caros.
Embora a parte metálica com o vidro de 8 milímetros custa em média R$950 reais o metro quadrado, esse valor não inclui a mão-de-obra e entrega do produto até a construção. Por isso, é válido ponderar o custo com a grande quantidade de benefícios que a pele de vidro oferece ao longo dos anos.
■Dificuldade de achar profissional especializado
Como citado anteriormente, tendo em vista que essa prática ainda é pouco comum no Brasil, a estrutura demanda de bastante cautela no planejamento e organização. Por isso, de forma a não danificar a obra e não ter problemas futuros, é altamente recomendado fazer a contratação de profissionais especializados para construir esse tipo de serviço.
Para encontrar profissionais experientes nesse mercado, ainda é escasso e, por consequência, demorado para se encontrar. Dessa forma, esse fator acaba se tornando outro ponto negativo na escolha de aplicar a pele de vidro.
■Limpeza
Por fim, como terceiro fator de desvantagem para esse tipo de serviço é a limpeza dos vidros. Neste caso, o problema principal é a altura em que os vidros se encontram, já que na maior parte dos casos eles estão em edificações com um tamanho elevado.
Para resolver esse problema, o ideal é fazer a contratação de uma empresa especializada na limpeza dos vidros. Além dos objetos de limpeza específicos para seu tipo de encapamento, eles terão suporte e equipamentos próprios para os locais mais altos e difíceis de se alcançar.
Use a pele de vidro em sua fachada residencial ou comercial!
Como vimos, a pele de vidro é uma das mais belas formas de aplicação em fachadas. Sua versatilidade e sofisticação fazem com que qualquer obra fique com um aspecto muito mais chamativo e diferenciado das demais construções.
Além da beleza desse tipo de aplicação, o vidro possui muitos benefícios para o ambiente onde ele será colocado. Embora possua um custo elevado e dificuldade de encontrar profissionais adequados, vale a pena ponderar a colocação da pele de vidro visando o longo prazo.
Por isso, aproveite essas dicas e informações sobre a pele de vidro para escolher o tipo ideal para seu ambiente.
Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.