Ações sustentáveis: conheça ações sociais que melhoram o cotidiano!

Ações sustentáveis: conheça ações sociais que melhoram o cotidiano!

Neste artigo apresentamos algumas dicas de ações sustentáveis e suas vantagens para o nosso cotidiano. Confira a seguir!


Por que fazer ações sustentáveis?

Por que fazer ações sustentáveis?

Atitudes simples do cotidiano podem causar grandes impactos quando o assunto é ações sustentáveis. São elas as atitudes que reduzem o consumo de recursos naturais do nosso ecossistema e que promovem desenvolvimento consciente.

É por isso que devemos adotar as ações sustentáveis como o nosso modo de vida. A falta de consciência das pessoas em relação à sustentabilidade é a principal causa das mudanças climáticas e o aquecimento global, que provocam danos irreversíveis em nosso planeta, quando tudo isso é muito fácil de ser resolvido com pequenas atitudes.

Veja a seguir, exemplos de ações sociais simples que causam um impacto positivo no meio ambiente e também em nossas vidas.

Benefícios ao fazer ações sustentáveis:

Benefícios ao fazer ações sustentáveis

Existem diversos benefícios ao adotar ações sustentáveis no seu dia a dia: redução de lixos, poluição, economia de água e tudo mais. Veja a seguir, detalhadamente sobre cada benefício e como irão influenciar em diversos aspectos da sua vida e da sua saúde.

Melhora as condições do planeta

Com a existência do aquecimento global, extinção de recursos naturais e a destruição da camada de ozônio, percebemos que elas causarão um impacto extremamente negativo em nossas vidas e inclusive nas vidas animais. Vale ressaltar que inúmeras espécies e ecossistemas inteiros não existem mais devido à irresponsabilidade humana.

Sendo assim, quando adaptarmos ações sustentáveis em nosso dia a dia, e respeitarmos o equilíbrio natural do relacionamento entre a humanidade e a ecologia da Terra, alcançaremos condições melhores para nosso planeta. Veja mais sobre como pequenas atitudes podem mudar o mundo!

Melhora seu modo de vida

Um dos benefícios que melhoram a sua qualidade de vida com ações sustentáveis é a diminuição da emissão dos gases do efeito estufa, pois isso vai resultar em uma qualidade melhor do ar que nós todos respiramos.

Ter este tipo de benefício faz uma grande mudança na saúde das pessoas, já que muitos vivem em centros urbanos e, principalmente, aqueles que estão próximos a centros industriais. Vemos que muitas pessoas sofrem da consequência da poluição atualmente, pois doenças como sinusite, rinite e asma estão muito presentes na vida da população.

Ajuda a ter uma vida mais saudável

Um estilo de vida com ações sustentáveis prioriza ter uma alimentação mais saudável, baseando-a em produtos voltados à preservação do meio ambiente. Os mesmos não devem conter agrotóxicos, diferenciando-os de alimentos que, quando são produzidos, causam efeitos negativos ao planeta.

Resumindo, a sustentabilidade socioambiental colabora ao oferecer ótimos recursos, e com produção consciente. Isso é de extrema importância para as pessoas reduzirem o consumo e, principalmente, diminuir a produção de lixo desnecessário, que destrói ecossistemas e atmosferas, além de ocasionar adversidades em sua saúde e organismo.

Condições melhores para a próxima geração

Nossa sociedade evoluiu através da exploração excessiva do meio ambiente, sem isso a humanidade não estaria como está hoje. Porém, estamos num ponto em que consumimos mais do que o planeta tem e pode oferecer, sem contar com as diversas agressões humanas contra florestas, rios e mares.

É imprescindível que usemos a sustentabilidade para garantir uma condição de vida boa para as próximas gerações, pois com esse estilo de vida junto à educação ambiental, o futuro da humanidade será próspero e garantimos assim uma qualidade de vida superior a que temos atualmente às nossas próximas gerações. Praticar ações sustentáveis é ser consciente e pensar no outro, também.

Diminui seus gastos

Ações sustentáveis estão diretamente ligadas à economia de gastos. O uso consciente da água, evitando desperdício em sua casa, e optando por adotar um sistema de captação de água das chuvas para o uso em regas de plantas ou na limpeza de cômodos de sua residência, é um grande exemplo de sustentabilidade, tanto ao planeta quanto ao seu bolso.

Economizar energia também é uma outra forma de ação sustentável, que além de evitar gastos desnecessários da energia elétrica, estamos diminuindo possíveis impactos ambientais causados por uma hidrelétrica, por exemplo. Tudo isso é somado com o benefício da economia.

Ações sustentáveis que contribuem com seu dia a dia:

Ações sustentáveis

Como vemos no artigo, a sustentabilidade tem vários benefícios no decorrer da sua vida. Agora confira mais a seguir sobre os exemplos de ações sustentáveis e recomendações de como ter este estilo de vida!

Recicle o lixo que produz

A reciclagem começa na separação de lixo. É extremamente necessário que a população participe da separação dos orgânicos dos recicláveis. A tarefa é bastante simples e pode ser feita em sua casa, por qualquer pessoa. Então, começar a reciclar o seu lixo é crucial para ter uma sociedade sustentável. Ao reciclarmos, nós reaproveitamos ao máximo o lixo e transformamos-no em matéria-prima para a produção de novos produtos.

A nossa sociedade, com o passar dos anos, aumentou a produção de embalagens feitas de combustível, tal como o plástico. Com isso, como consequência, acabamos produzindo mais lixo, e não nos importamos com o seu descarte inapropriado que afeta o nosso meio ambiente. O lixo produzido diariamente por todos nós geralmente tem o seu descarte final em mares ou terrenos inadequados para o descarte. O que provoca, muitas vezes, mortes de espécies marinhas pelo consumo acidental desses lixos nas águas.

Economize água e luz

Há diversas formas de evitar o desperdício de água e energia elétrica, como diminuir o tempo no banho e usar a água de chuvas para lavagem de carros ou quintais. Para economizar eletricidade você pode usar aparelhos com índice de consumo menor e sempre apagar as luzes ao sair do ambiente.

Economizar energia elétrica e água contribui na preservação de recursos naturais do nosso planeta. Os recursos que temos disponíveis são finitos, principalmente a água, e com seu uso impróprio, a carência da mesma só vai aumentar.

Reutiliza água

Uma das formas de ações sustentáveis é reusar água da máquina de lavar para limpeza de calçada ou quintal. Podemos usar água de aquários na rega de plantas, pois ela tem bastante matéria orgânica. Também se pode usar água do banho para descargas ou limpeza do banheiro. As opções não acabam quando o assunto é reutilizar água.

Temos que formar um modo de uso racional de água, já que ela é tão importante nos dias de hoje e no futuro também. Nós temos hábitos ruins quando consumimos esse recurso, que precisam ser mudados para alcançar uma mudança considerável. Evite desperdício ao fazer faxina na sua casa ou lavar o carro, por exemplo. Se possível, tente acumular água da chuva e usá-la para estas atividades.

Usar transportes não poluentes

Andar de bicicleta ou ir andando para os lugares, como ao trabalho, são opções viáveis para aqueles que não moram longe dos seus destinos. Ela se tornou uma ótima opção de transporte barato e individual durante este mundo pandêmico também. O metrô é uma opção viável para longas viagens, pois não emite poluição.

Quando se tem a diminuição de veículos, consequentemente nós e o meio ambiente tiramos vantagem disso, pois há redução de poluição e consumo de combustível fóssil. O uso de transportes públicos é uma opção para pessoas que querem ajudar, já que emitem consideravelmente menos gás carbônico.

Tenha uma horta em casa

Fazendo esse tipo de ação, você também consegue cultivar diversos tipos de hortaliças, verduras e temperos que beneficiam sua saúde corporal e mental. Além do mais, é possível economizar seu dinheiro em compras de alimentos naturais, já que você vai ter em sua horta e, tendo um cultivo, você vai compor uma dieta alimentar melhor.

Uma horta sustentável representa um ciclo da vida, que deve sempre ser renovada, assim, permitindo mantê-la por um grande tempo. Com isso, percebemos a importância sobre os cuidados que devemos ter com a natureza.

Menos embalagens

Ao fazer compras no mercado, compre mercadorias que não tenham muitas embalagens, porque irão para seu lixo e depois para uma aterro sanitário. A existência desses aterros pioram as nossas condições de saúde e causam danos ao meio ambiente.

Outra parte importante é usar menos plástico. Ele demora um enorme tempo para começar a decompor-se, e este acaba indo aos oceanos afetando a vida marinha, pois muitos animais confundem o plástico com comida e morrem por o terem ingerido ou presos no mesmo.

Utilize menos produtos de uso único

Produtos de uso único estão presentes no cotidiano de todos. Como exemplo disso são papéis toalhas, canudos e talheres descartáveis que impactam negativamente o meio ambiente. Sacolas plásticas devem ser trocadas por reusáveis.

É sempre bom trocar os produtos que são descartáveis por reusáveis. Troque alguns itens de sua casa, como copos, pratos, filtros de café, sacolas plásticas e lâminas de barbear. Esses são alguns exemplos de objetos não sustentáveis que podem ser facilmente substituídos.

Faça ações sustentáveis para melhorar nosso planeta!

Faça ações sustentáveis para melhorar nosso planeta!

Vemos que fazer parte de ações sustentáveis é de extrema importância para o mundo contemporâneo e que nossos atos no presente interferirão na vida das gerações futuras.
Devemos realizar atitudes sustentáveis em áreas globais, pessoais e comunitárias, e só assim, será possível diminuir as agressões ao meio ambiente devido à sociedade humana.

Deste modo, nossas prioridades devem ser colocadas na educação sobre a importância do nosso ambiente e como fazer sua parte, assim conscientizando diversas pessoas sobre este tema. Com isso, promover soluções melhores nos aspectos socioeconômicos e ambientais do que temos na atualidade. E se cada um fizer sua parte, alcançaremos um futuro melhor!

Agora que você viu os benefícios das ações sustentáveis e dicas de como fazer, que tal adotar alguns deles para a sua vida? Pense no proveito coletivo e comece já a agir de forma consciente!

Autor deste artigo

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo