Frutíferas em vaso: onde comprar, quais árvores plantar e mais!

Frutíferas em vaso: onde comprar, quais árvores plantar e mais!

Quer saber como ter suas próprias árvores frutíferas em vasos na sua casa? Confira a seguir dicas de plantio, tipos e onde comprar.


Aprenda como cultivar plantas frutíferas em vaso:

Plantas frutíferas em vasos

Cultivar plantas em casas e apartamentos, no quintal ou na varanda, é sempre um fenômeno decorativo que aproxima as pessoas da natureza. Imagine então se essas plantas em vasos forem além da decoração e começarem a fazer parte da sua alimentação, com o cultivo de árvores frutíferas? Isso mesmo, tenha frutas mais saudáveis do que as que costuma comprar, direto da sacada de sua própria casa.

Pode assustar de início, pensar em árvores de grande porte crescendo em um local controlado, dentro de apenas um vaso, ao invés de um campo aberto. Mas leia a seguir como isso é possível e mais fácil do que você imagina. Neste artigo, você verá quais as plantas dão os frutos mais populares, como obtê-las, cultivá-las e mantê-las, e outras dicas.

Conheça algumas árvores frutíferas que podem ser cultivadas em vaso:

Nem todos os tipos de árvores frutíferas são adequados para o plantio em vasos, seja pelo tamanho atingido ao crescer ou pelo espaço necessário para suas raízes. Veja abaixo, quais podem ser cultivadas e te fazer se apaixonar por suas flores e frutos.

Acerola

Acerola

Rica em vitamina C, a Malpighia emarginata, conhecida popularmente como acerola, é fruto da aceroleira, originária do norte da América do Sul, América Central e das Antilhas, onde é conhecida como cerejeira-das-antilhas. No Brasil, a acerola é uma fruta popular em todo o país, principalmente na região nordeste.

De aspecto vermelho ou alaranjado, é uma ótima fruta para sucos ou sobremesas geladas. Essas árvores frutíferas necessitam de calor e água abundantes, sua temperatura favorita gira em torno dos 26ºc, mas se adaptam muito bem também acima dos 30ºc.

Pitanga

Pitanga

Conhecida pelo seu show de multicores temos a Eugenia uniflora L. — a pitanga. Suas cores diversas, verde, amarela, alaranjada e vermelha podem ser vistas conforme os frutos vão crescendo e amadurecendo um a um. Nativa do Brasil, a pitanga é um fruto apreciado por todos visualmente, com o formato de um pequeno balão arredondado, e por seu sabor acentuado.

Consumida geralmente diretamente do pé, a pitanga é muito frágil e por isso de difícil comercialização por questões de logística, o que torna esta árvore frutífera ainda mais adequada para se plantar em casa. A pitangueira aprecia longos períodos de iluminação direta e não se dá bem com climas frios.

Amora

Amora

Sendo uma das árvores frutíferas mais populares, além de deliciosa, a amora, fruto da amoreira, também pode ser usada para fins medicinais devido à suas propriedades cicatrizantes e até anti-inflamatórias, por exemplo. As amoras podem ser brancas, verdes, vermelhas ou roxas/pretas e são originárias da Ásia.

E embora as amoras tenham origem na China e no Japão, no Brasil, temos a nativa Maclura tinctoria (amora branca), conhecida também como taiúva, a Rubus erythrocladus que é a amora-do-mato (amora verde), a Rubus sellowii (amora preta) e a Rubus rosifolius (amora vermelha). Para essa árvore frutífera, temperaturas amenas são ideais.

Jabuticaba

Jabuticaba

Com seus frutos escuros e redondos, a jabuticabeira, árvore da Plinia cauliflora ou jabuticaba, se destaca visualmente entre as árvores frutíferas, pois sua florada e fruto nascem diretamente grudados no tronco, além de ser muito saborosa. A jabuticaba tem propriedades que ajudam na digestão e, também, pode agir como um antioxidante.

Nativa da Mata Atlântica, essa árvore frutífera tipicamente brasileira é capaz de aguentar temperaturas elevadas e longa exposição ao sol, e pode dar frutos durante o ano inteiro, com maior colheita entre os meses de agosto e setembro.

Limão

Limão

Citrus limonum, o limão ou limão-siciliano para o resto do mundo, é a fruta cítrica do limoeiro. Apesar de muito antigos, e não nativos do Brasil, temos uma boa variedade de limões: o limão-galego (pequeno e verde claro), o limão-taiti (casca fina e verde escuro) e o limão-rosa (alaranjado).

O limão tem uso medicinal fitoterápico, como chás para gripes, febre e dores de garganta. Utilizado para fazer limonadas, licores, temperar saladas, acentuar sabores em algumas comidas e até mesmo o ingrediente principal nas famosas caipirinhas, o limoeiro é uma ótima árvore frutífera para se cultivar em um vaso na sua residência cercado por luz solar.

Romã

Romã

Seja em sobremesas, em chás ou até mesmo como um símbolo religioso representante da fecundidade, ou presente na mitologia grega associado à imagem da deusa Afrodite, a romã (Punica granatum), vem da árvore romãzeira, que tem origem em Chipre, na Grécia e na Síria.

Um símbolo exótico e mítico, a romã é redonda e vermelha em seu interior. Sua polpa, que se assemelha a sementes, também possui cor vermelha. É uma árvore frutífera que, apesar de não ter origem brasileira, pode ser cultivada em casa desde que seja protegida de fortes ventos, mas ainda receba a luz do sol.

Como cultivar as plantas frutíferas em vaso e dicas:

Cultivando plantas em vasos

Agora que você conheceu alguns tipos de árvores frutíferas, suas origens e curiosidades, aprenda na sequência o necessário para começar a cultivá-las de maneira saudável com dicas de rega, iluminação, clima, poda, adubação, escolha dos vasos e mais.

Rega das plantas frutíferas em vaso

Plantas frutíferas necessitam de rega regular, a depender do tipo, umas mais que outras, porém todas não devem ser “afogadas” e sim mantidas úmidas. Sempre fique atento aos períodos de muito vento e seca: diferente das árvores plantadas diretamente no solo, é preciso atenção e cuidado para evitar o apodrecimento ou ressecamento das raízes.

Por esse motivo, é importante que nos vasos sejam usados terra, adubo, areia ou argila, substratos e pedrinhas no fundo para garantir uma boa drenagem e manutenção da umidade (cascas de coco ou cascalhos ajudam a reter umidade). Se certifique de que o vaso escolhido tenha furos no fundo para o escoamento da água.

Iluminação para plantas frutíferas em vaso

Como podemos observar na natureza, para que as plantas cresçam de maneira plena e deem frutos, é essencial e indispensável a exposição à luz do sol direta para a realização da fotossíntese, processo em que ocorre a conversão da energia solar para energia química, que produzirá a glicose responsável pelo desenvolvimento da sua planta frutífera.

É importante que, ao escolher o local onde o vaso da sua planta frutífera irá permanecer, você leve em consideração a quantidade de iluminação que atingirá a planta durante todo o dia. Evite locais de muita sombra, e certifique-se de que sua árvore receba pelo menos até 6 horas de luz solar.

Clima para plantas frutíferas em vaso

O clima tropical e subtropical é ideal para muitos tipos de plantas frutíferas. O calor e temperaturas amenas são os climas favoritos de algumas plantas. Árvores como a jabuticabeira, aceroleira e pitangueira, se dão muito bem com o calor e períodos quentes. A amoreira e a romãzeira, preferem climas amenos, já o limoeiro não suporta o frio intenso.

Nos períodos de maior calor, fique atento a cor das folhagens e saúde dos galhos de suas árvores frutíferas: é nessa época em que as regas se tornaram mais frequentes.

Cuidado com as pragas

Cuidar de plantas frutíferas em vasos requer muita atenção, desde a cor da folhagem da muda à textura da terra.

As plantas atraem visitantes, principalmente as frutíferas, como pássaros e insetos polinizadores, mas também são um grande atrativo para as pragas. Ao identificar alguns dos sinais abaixo, realize a poda de sua planta, retirando as partes danificadas, troca de vaso, ou outras contramedidas necessárias.

Sinais que podem indicar se há ou não pragas em sua planta: manchas escuras ou furos na superfície das folhas; pequenos pontos pretos embaixo das folhas; galhos e folhas fracas que caem com muita facilidade; presença de fungos nos caules, raiz ou na terra.

Poda das árvores frutíferas em vaso

Em geral, as podas devem ser regulares, de 6 em 6 meses. É com essa etapa que você administrará o tamanho da sua árvore frutífera, mas não a faça em excesso, foque em sempre observar a necessidade de retirar as folhas secas e galhos frágeis.

No caso das jabuticabeiras, que podem crescer até 10 metros de altura, podá-la é imprescindível para que fique de um tamanho adequado. A poda pode ser feita uma vez por ano antes da floração. Um bom tamanho para sua árvore frutífera pode ser em torno de 4 metros: deve-se procurar um equilíbrio entre o porte da raiz e da parte superior da planta.

Adubação das árvores frutíferas em vaso

A adubação apropriada para árvores frutíferas é a orgânica, com uso de húmus e outros substratos. Por exemplo, a aceroleira pode ser adubada com restos de verduras e/ou frutas batidas. É importante que nos vasos seja usado terra, adubo, areia ou argila, e pedrinhas no fundo para garantir uma boa drenagem e manutenção da umidade.

Adubar não será a única coisa que nutrirá a sua planta: a maioria das árvores frutíferas necessitam de polinização. Ou seja, sempre cultive duas ou mais espécies, uma próxima a outra.

Manutenção das árvores frutíferas em vaso

A manutenção deve ser frequente. Você deve checar periodicamente o tamanho dos galhos, a saúde das raízes, cor das folhas; verificar se a terra, folhas, frutos ou flores contém pragas. Realize a troca de terra da sua planta frutífera de acordo com o tempo necessário para cada tipo específico de árvore.

Seguir um bom cronograma de adubação, rega e poda, observar se sua planta está recebendo boa iluminação (através da coloração forte e brilhosa da folha) e se o clima está ideal. São pequenos cuidados diários que farão toda diferença na vida de sua plantinha.

Paciência para obter frutos

Árvores frutíferas levam muito tempo para crescerem e darem frutos. Mesmo no clima perfeito e com todos os cuidados em dia, o processo leva anos para a floração e frutificação. Usando como exemplo a pitangueira: essa árvore leva cerca de 3 anos para começar a florescer e depois frutificar.

Isso afetará a compra da sua árvore frutífera. Para os mais ansiosos, é aconselhável a compra de mudas maiores no lugar de sementes.

Escolha de vasos

Depois de escolher os tipos de árvores frutíferas que você deseja cultivar, a escolha do vaso é a mais importante decisão que você terá de tomar. Opte por vasos de terracota, cerâmica, barro ou galvanizados, que são resistentes e espaçosos. Vasos de plástico são pouco recomendados por serem mais sensíveis ao calor.

Seus vasos devem ter o tamanho de 20L até 50L, quanto maior e mais largo, melhor. Esses tamanhos também serão ditados pelo tipo de muda e/ou semente de árvore frutífera que será plantada. Vasos bojudos costumam atender melhor às necessidades das árvores frutíferas.

Como obter plantas frutíferas ou comprá-las:

Limoeiro com limões verdes e amarelos

E agora, em mais um passo importante que não poderia faltar: com a fruta desejada em mente, saiba como ou onde adquirir uma planta frutífera, seja a partir de sementes ou mudas.

Por meio de sementes

Um dos meios para se obter sua árvore frutífera é o plantio a partir de sementes. Algumas delas, você poderá já ter ao alcance: se você comprou algumas das frutas que deseja cultivar, como o limão, por exemplo, pode retirar as sementes do interior delas. Certifique-se de que a terra esteja úmida e bem nutrida antes de plantar suas sementes.

Após retirada as sementes da fruta, lave com água e deixe de molho por um tempo, depois é só secá-las antes de plantar. Faça pequenos buracos na terra de até 1cm, cubra suas sementes e realize a primeira rega com abundância.

Por meio de mudas

Outro método simples de obter plantas frutíferas é por meio de estaquia ou mudas. Basta cortar uma estaca de 25 a 30 cm do caule saudável da planta matriz e regenerar o seu sistema radicular por meio de hormônios enraizadores, por exemplo. Após alguns dias, a sua muda deverá ficar bem enraizada e estará pronta para ser plantada.

No plantio, encha o vaso com uma camada de brita, seixos ou argila expandida para que tenha uma boa drenagem do excesso de água da terra, pois um encharcamento de raízes pode matar facilmente a sua muda de árvores frutíferas. Depois, posicione a sua estaca ao centro e preencha o vaso de substrato deixando um espaço entre o nível da terra e a borda do recipiente. Este espaço, você deverá cobrir com casca de pinus, para ajudar a manter a umidade do solo.

Algumas árvores frutíferas que podem ser plantadas em vasos por meio de mudas são a jabuticabeira, o limoeiro e de romã.

Locais de compra

Você pode comprar vasos, terra, adubo, substratos, suas sementes ou mudas já crescidas de árvores frutíferas e outras ferramentas que necessitar para plantio em casas de jardinagem, casas grandes de materiais de construção, lojas especializadas em paisagismo, seja em lojas físicas ou online.

Você também pode encontrar algumas sementes ou mudas em floriculturas ou feiras de exibição de plantas. A loja Jardim Exótico, por exemplo, é uma loja brasileira especializada no comércio de mudas e sementes de vários tipos de plantas, incluindo árvores frutíferas.

É possível plantar árvores frutíferas em vasos!

Vaso com amoras

Agora que você já sabe fazer do que era impossível, possível, está pronto para começar a plantar suas suculentas árvores frutíferas em vasos. Além da beleza e satisfação de ter o seu próprio “pomar” particular, cultivar árvores frutíferas trará grandes benefícios a sua saúde e de sua família, aumentando o consumo de alimentos naturais no seu dia a dia.

Não esqueça de adequar a sua escolha ao seu espaço disponível e ao clima da cidade onde mora: dê uma volta pela sua varanda ou quintal, sinta o ar e a iluminação natural do ambiente, e reserve o espaço para suas novas companheiras. Abra o seu navegador do celular ou computador, ou vá até a loja de jardinagem mais próxima de sua casa e faça acontecer!

Autor deste artigo

Formada em Letras Português-Inglês, uma Geek autora de ficção não publicada, sempre fui ligada a natureza, a história e ao mundo pop das artes, do cinema aos livros, busco observar e sentir o mundo ao meu redor para transmiti-lo em minhas palavras. A escrita e a leitura são umas das melhores formas para a busca de uma vida livre. Nas palavras de Paulo Freire: Linguagem e realidade se prendem.

Últimos posts


Plantas com significado espiritual: veja quais são e sua simbologia!

Plantas com significado espiritual: veja quais são e sua simbologia!

Veja aqui as opções de plantas para purificar o ar, recarregar energias e evitar o mau-olhado! Conheça ainda, dicas de cuidados com as plantas espirituais.


Os 10 Melhores Hidratantes Corporais de 2022: Neutrogena, Nivea muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Corporais de 2022: Neutrogena, Nivea muito mais!

Em busca do produto ideal para hidratar seu corpo? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores hidratantes corporais de 2022, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Marcas de TV de 2022: LG, Samsung, Philips e mais!

As 10 Melhores Marcas de TV de 2022: LG, Samsung, Philips e mais!

Escolher a melhor televisão para a sua casa pode não ser uma tarefa fácil. Então confira aqui dicas de como escolher e veja as 10 melhores marcas de TV de 2022!


Os 10 Melhores Cursos de Trader de 2022!

Os 10 Melhores Cursos de Trader de 2022!

Procurando o melhor curso de trader de 2022? Confira neste artigo as 10 melhores opções do ano e dicas imperdíveis para fazer a melhor escolha para você!


Como desentupir pia de cozinha de maneira fácil: com arame, sal e mais!

Como desentupir pia de cozinha de maneira fácil: com arame, sal e mais!

Pia da cozinha entupida? Aprenda a resolver com dicas e técnicas bem simples e também como evitar que aconteça de novo.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Ar e ventilação Internet e Conexão Treinos