Agave attenuata: como cuidar da suculenta, curiosidades e muito mais!

Agave attenuata: como cuidar da suculenta, curiosidades e muito mais!

Já ouviu falar da suculenta Agave-dragão? Conheça aqui as principais informações sobre esta planta, como cultivá-la e suas curiosidades.


Agave attenuata: conheça esse tipo de suculenta!

Mudas de Agave attenuata

Se você costuma cultivar suculentas e gosta da aparência delas, bem como de seu fácil cuidado, conhecer mais sobre a Agave attenuata pode ser bem interessante. Também conhecida como Agave dragão, a planta pode chegar até 1,5m de altura e torna o seu jardim bem mais bonito.

A Agave attenuata não é uma planta complicada de manter. Seguindo as dicas corretamente, você consegue garantir que a planta cresça adequadamente e floresça quando for o tempo. Esse tipo de planta é ideal para quem tem uma vida corrida e, por isso, não pode dispor de muito tempo para cuidar de suas plantas.

A seguir, confira curiosidades sobre a Agave attenuata e saiba quais cuidados tomar para garantir a melhor iluminação, um bom substrato e realizar a rega correta. Todas essas são dicas bem simples, mas que podem fazer toda a diferença na hora do cultivo de sua suculenta.

Informações básicas da Agave attenuata

Mudas de Agave attenuata


Nome científicoAgave attenuata
Outros nomesAgave-dragão, pescoço-de-cisne
OrigemMéxico
PorteEntre 1 e 1,5 m
CicloPerene
FloraçãoMonocárpica
ClimaTropical, subtropical, oceânico


A Agave attenuata é uma planta de clima tropical e, por isso, já esta adaptada ao clima brasileiro. Por ser monocárpica, ela floresce apenas uma vez, no período que precede a sua morte. A planta recebe o nome Agave-dragão devido às "espigas" que crescem a partir de seu centro - e que acabam se curvando quanto maiores ficam.

O ciclo de vida da Agave é perene e a planta não se desenvolve bem em climas excessivamente frios.

Como cuidar da Agave attenuata

Pessoas cuidando de plantas

Os cuidados tomados para que a Agave attenuata se desenvolva adequadamente não diferem muito dos das demais suculentas. Fatores como a iluminação, temperatura, solo, clima e regas devem ser observados.

A seguir, saiba mais sobre os cuidados corretos com a sua Agave.

Iluminação ideal para Agave attenuata

A Agave attenuata, como a maioria das suculentas, se desenvolve em sua melhor forma quando cresce sob o Sol pleno. No entanto, ela também tolera bem a meia sombra, mas não se desenvolve e tende a murchar - ou até morrer - caso seja colocada na sombra total.

Isso acontece porque a Agave attenuata é uma planta que requer bastante iluminação para se desenvolver. Por isso, caso você queira cultivar a suculenta dentro de casa, escolha lugares próximos às janelas, já que elas recebem a luz do Sol, sem a qual as Agaves não se desenvolvem.

Temperatura ideal para Agave attenuata

O clima ideal para que a Agave attenuata se desenvolva é o calor. Nativa do México, a suculenta está acostumada com altas temperaturas, mas também cresce bem em regiões oceânicas.

O único clima não tolerado pela Agave attenuata é o frio, principalmente caso ele esteja extremo. Durante o inverno é necessário redobrar os cuidados com a sua suculenta e mantê-la protegida do vento forte e das geadas.

O ideal é manter a sua Agave attenuata em um local quente que recebe bastante luminosidade durante o dia.

Rega da Agave attenuata

A rega da Agave-dragão costuma ser mais frequente durante o período de desenvolvimento da suculenta, mas não pode ocorrer com uma frequência que impeça que a terra sob ela seque completamente. É necessário ter um intervalo de ao menos 1 semana entre uma rega e outra, mas vale sempre observar se a terra já está completamente seca. O excesso de regas pode matar a planta.

Já, quando está completamente desenvolvida, a Agave não precisa mais de regas frequentes, exceto em períodos de altas temperaturas, quando o seu crescimento pode se beneficiar de um pouco de água de vez em quando.

Melhor solo para Agave attenuata

O principal para que a Agave attenuata se desenvolva bem é um solo arenoso, que não deve necessariamente possuir muitos nutrientes.

No entanto, caso ache necessário, você pode colocar um pouco de matéria orgânica no solo, principalmente logo após plantar a suculenta. Os minerais, sobretudo o fósforo, podem ajudá-la a se desenvolver bem.

O mais importante, no entanto, é que o solo seja fértil e, ao mesmo tempo, bem arenoso. Você pode usar substratos específicos para o plantio de suculentas, que são encontrados em lojas de materiais de jardinagem. Isso facilita o processo.

Adubação e substratos da Agave attenuata

O adubo para a Agave attenuata é um dos mais simples, já que não precisa de muita matéria orgânica. Basta comprar o seu já pronto, em uma loja de jardinagem, ou fazê-lo usando os ingredientes de sempre, mas sem exagerar na matéria orgânica: não há necessidade de acrescentar cascas de fruta, por exemplo.

O substrato ideal para essa suculenta é aquele que mais se assemelha ao seu habitat natural, ou seja, rico em areia e que passa por períodos de seca. Jamais exagere na rega de uma Agave attenuata se você quer que ela cresça bem e que se mantenha viva.

Manutenção da Agave attenuata

A manutenção da Agave attenuata é uma das mais simples: basta regar vez ou outra durante períodos de altas temperaturas e evitar que a planta fique exposta ao frio. Fazendo isso, você garante que a sua Agave-dragão se desenvolva e floresça quando estiver próxima do fim de seu ciclo de vida.

Como toda suculenta, a Agave não requer replantio constante, e sua poda não precisa ser feita com frequência – somente caso você ache que ela é necessária.

Vasos para plantar Agave attenuata

A Agave-dragão se adapta muito bem tanto ao solo quanto a vasos. Porém, caso você escolha a segunda opção, deve ficar atento ao tipo de vaso adequado para que a planta se desenvolva bem.

Os vasos ideais para a Agave attenuata são aqueles que permitem uma boa drenagem do solo. Essa planta não pode acumular muita água, por isso, evite coloca pratos sob o vaso. Quanto ao material, o vaso utilizado pode ser tanto feito de barro quanto de plástico, sem nenhum prejuízo.

Você pode adquirir o vaso para a sua suculenta tanto pela internet quanto em lojas voltadas para materiais de jardinagem.

Pragas e doenças da Agave attenuata

A Agave attenuata não costuma ser afetada por pragas. De vez em quando, porém, podem surgir lesmas ou caracóis. Nesse caso, um pouco de sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó perto do vaso já pode resolver o problema.

Outra boa notícia, além da fácil resolução para o problema dos caracóis e lesmas, é que a Agave attenuata não costuma ser suscetível a doenças. Por isso, basta observar a cor da folhagem e tomar precauções somente caso encontre alguma mancha. Caso contrário, não precisa se preocupar.

Poda da Agave attenuata

A Agave attenuata não requer podas para se desenvolver bem. Geralmente, elas são feitas somente caso o dono ache necessário - e somente para fins estéticos.

Evite podar as folhas inferiores: isso pode fazer com que a Agave perca a sua aparência natural. Vale lembrar que a planta, durante o seu crescimento, se adapta bem a diferentes tamanhos de vaso. Por si só, isso deixa de tornar a poda necessária.

Caso queira poder a sua Agave, isso deve ser feito bem rente à raiz da planta. Use um facão ou uma tesoura de jardinagem para realizar a poda, já que tesouras comuns podem ser pouco eficazes devido à espessura das folhas da suculenta.

Propagação da Agave attenuata

A Agave-dragão pode se propagar rapidamente das mais diferentes maneiras. A maneira mais comum é retirar os brotos que surgirem próximos à planta-mãe e plantá-los em outro vaso ou em outra parte do jardim.

Você também pode propagar a Agave attenuata usando os bulbilhos que nascem na planta em suas fases de inflorescência e plantá-los em outro local. O procedimento para que eles cresçam satisfatoriamente é sempre o mesmo: basta regar com maior frequência durante o crescimento e deixar a planta bem exposta ao Sol.

Lugares da casa para decorar com Agave attenuata

Você pode decorar qualquer lugar de sua casa usando a Agave attenuata, desde que ela receba Sol. Corredores, portas de entrada, quintal dos fundos e sala de estar são os lugares mais comuns.

Uma boa maneira de decorar a sua casa e ainda garantir o bem-estar da Agave attenuata é plantar a suculenta em um vaso grande, próximo da janela. Isso pode deixar a sua sala muito mais bonita e, além disso, fazer a planta crescer. Quanto mais bonito o vaso, mais legal ficará a decoração, que pode ser complementada com outras suculentas.

Sobre a Agave attenuata

Mudas de Agave attenuata

Você já pode perceber que a Agave attenuata é uma planta de cuidados simples, mas ainda existem outras curiosidades que vale a pena conhecer caso você queira plantar a sua.

A seguir, confira como usar a suculenta na decoração, o que o Feng Shui diz sobre ela, entre outras informações.

Como usar a Agave attenuata na decoração

O aspecto da Agave attenuata ajuda muito a complementar qualquer decoração, especialmente aquelas que buscam trazer para a casa um ar mais moderno.

A melhor área para deixar a Agave-dragão é na parte externa de sua casa, seja na fachada ou no jardim. Você pode colocar pedras próximas dos locais onde ela está plantada, trazendo uma estética rústica para a decoração.

Já, se você quer ter a Agave dentro de casa, vale usar um vaso grande e colocá-la no cômodo que preferir. Evite pendurar o vaso na parede, já que a planta pode ficar bem grande na época de floração.

O que o Feng Shui diz sobre a Agave attenuata

Os adeptos do Feng Shui tendem a divergirem quando o assunto é a Agave attenuata, assim como as demais suculentas ou os cactos. Enquanto alguns argumentam que elas podem ser boas, outros dizem que trazem más energias ao ambiente.

A primeira opinião - que defende a Agave - diz que ela, assim como os cactos, cresce em ambientes adversos, e por isso simboliza a resistência diante das adversidades. Já aqueles que são contra a Agave dizem que, devido ao seu formato pontiagudo, ela dissipa uma energia no ambiente que estimula brigas e desprezo entre os moradores.

Agave attenuata e sua folhagem

A folhagem da Agave attenuata é bastante exótica. Ela exibe uma cor verde-acinzentada e folhas pontudas que crescem bem próximas umas das outras, em um formato que torna a suculenta propícia para usos ornamentais.

Quando na época de floração, a agave exibe uma espécie de "espiga", que acaba se curvando por ser muito pesada: daí o nome Agave-dragão, ou Agave-pescoço-de-cisne. Essa parte da planta pode ser bem grande, chegando a 2 metros de altura. No entanto, ela não se desenvolve muito caso a planta esteja em um vaso.

Se você pretende cultivar a Agave em seu jardim, pode sem dúvida contar com a beleza de suas folhas – e de sua flor – para trazer um toque extra à decoração da área externa de sua casa.

Ciclo de vida da Agave attenuata

O ciclo de vida da Agave attenuata é perene, o que quer dizer que as suas folhas mantém o seu aspecto em todas as épocas do ano, mesmo em estações como o outono. Caso os devidos cuidados sejam tomados durante o inverno, a planta pode ser bastante resiste à diversidade das épocas do ano.

Assim como as demais plantas perenes, a Agave pode durar bastante: no mínimo, dois anos. Por isso, se você não quer ter que ficar removendo as plantas do jardim com frequência e plantando outras no lugar, a suculenta pode ser uma ótima opção, assim como outras plantas que têm o mesmo ciclo de vida.

Agave attenuata, a planta de uma única florada

A Agave attenuata chama atenção devido à sua característica monocárpica: a planta floresce apenas uma vez. A floração ocorre no período em que a planta se encontra próxima de sua morte. Por isso, quando você vir alguma flor em sua Agave, isso significa que, em breve, terá que substituí-la por uma nova muda.

A sua flor é, sem dúvidas, uma das mais exóticas existentes. Ela cresce na vertical e, devido ao seu próprio peso, tende a pender para frente, formando uma espécie de gancho. A flor é única. Por isso, se você quer ter várias, é necessário plantar várias mudas da Agave ao mesmo tempo – e cultivá-las da mesma maneira.

A Agave attenuata é venenosa?

A seiva da Agave attenuata é venenosa, principalmente para animais domésticos. Ela pode causar inflamações na garanta, inchaço nos lábios, na língua e até no palato, além de náuseas, vômitos e irritações nas mucosas da boca, do nariz e dos olhos.

É importante manter a Agave longe de seus animais domésticos e evitar ter qualquer contato com os olhos, boca ou nariz após tocar em sua seiva. Caso haja a ingestão acidental da planta por seus animais domésticos, leve-os até o veterinário mais próximo. Já, no caso de crianças - ou até adultos - vale buscar recomendação médica para lidar com o possível mal estar, sobretudo em casos de alergia.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua agave attenuata

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar das agaves attenuatas, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Agave attenuata: embeleze seu ambiente com essa suculenta!

Mudas de Agave attenuata

Agora que você já conhece mais sobre a Agave attenuata, já pode cultivar a sua muda em casa, decorando o ambiente interno ou externo com as suas folhas e a sua flor exótica. Você pode encontrar mudas da Agave em lojas específicas para jardinagem, ou até mesmo pedindo uma folha recém nascida para um parente ou amigo.

Para um efeito ainda mais interessante, vale plantar mais de uma muda da Agave attenuata em seu jardim. Não é necessário manter muito espaço entre uma muda e outra, já que a planta não é facilmente suscetível a pragas e doenças.

Complemente a decoração com outras suculentas, cactos e plantas de sua preferência. No jardim, opte por plantas que se desenvolvam melhor sob o Sol pleno. Cuide bem delas para que se mantenham sempre saudáveis.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G73? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Melhores Celulares Gamers Baratos de 2024: Xiaomi, Asus, Samsung e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares Gamers Baratos de 2024: Xiaomi, Asus, Samsung e muito mais!

Está à procura de um smartphone para jogar muito gastando pouco? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores celulares gamers baratos e dicas de como escolher!


Os 10 Melhores Carrinhos Guarda-Chuva de 2024: Multikids Baby, Chicco e Muito Mais!

Os 10 Melhores Carrinhos Guarda-Chuva de 2024: Multikids Baby, Chicco e Muito Mais!

Tem um bebê a caminho? Neste artigo, confira muitas dicas para escolher um bom carrinho guarda-chuva e informações sobre os 10 melhores carrinhos do mercado!


Os 10 Melhores Repetidores de Sinal WiFi de 2024: da Intelbras, Xiaomi, TP-Link e muito mais!

Os 10 Melhores Repetidores de Sinal WiFi de 2024: da Intelbras, Xiaomi, TP-Link e muito mais!

Veja aqui um guia básico para encontrar um bom repetidor de sinal Wi-Fi, uma seleção de ótimos modelos para todos os orçamentos e onde comprar!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos