Planta amor agarradinho: como cuidar, em vaso e muito mais!

Planta amor agarradinho: como cuidar, em vaso e muito mais!

Conhece a planta amor agarradinho? Veja neste artigo algumas informações sobre ela, como cuidar da planta e curiosidades!


Planta amor agarradinho: linda e fácil de cuidar!

Close em flor de amor agarradinho

A planta amor agarradinho (Antigonon leptopus) é ideal para decorações, já que exibe lindas flores em um tom de rosa fúcsia intenso. Ela é uma planta nativa do México, mas costuma ser cultivada em vários lugares diferentes ao redor do mundo.

Os cuidados com a amor agarradinho costumam ser bem simples, o que é mais um motivo para que as pessoas busquem cultivar essa flor em casa. Ela costuma ser muito usada em pergolados, formando cercas vivas - e trazendo vida a qualquer fachada. Você pode cultivar a planta tanto na área externa quanto na parte interna de casa - e ela também fica bem bonita no parapeito da janela.

A seguir, saiba mais sobre a planta amor agarradinho, confira curiosidades e aprenda a cuidar da sua em casa de maneira bem simples, seja no jardim de sua casa ou em um vaso de sua preferência.

Informações básicas da planta amor agarradinho

Planta amor agarradinho em foco


Nome científicoAntigonon leptopus
Outros nomesVideira de coral, arbusto de abela, Coralita, videira de San Miguelito
OrigemMéxico
PorteGrande (pode atingir até 10 metros)
CicloPerene
FloraçãoAno todo
ClimaTropical, subtropical, equatorial, mediterrâneo


A amor agarradinho é ideal para decorar o seu jardim, já que floresce o ano todo e ainda mais intensamente quando é bem cuidada. Originária do México, a planta vive bem em climas tropicais - como é o caso do Brasil.

Seu tamanho é outro fator que ajuda na hora de usá-la para dar vida ao seu jardim ou fachada: ela pode chegar a até 10 metros e também cresce muito quando o assunto é sua largura, o que facilita seu uso como cerca viva.

Cuidados com a planta amor agarradinho

Flor de amor agarradinho em formato de coração

A amor agarradinho é uma planta de fácil cuidado. Como todas as demais plantas, ela requer uma iluminação adequada, regas frequentes e uma boa terra para se desenvolver. Se você quer cultivar a amor agarradinho em sua casa ou no jardim, confira dicas para que ela cresça bastante e viva o máximo possível.

Vasos para amor agarradinho

Se você quer cultivar a sua muda de amor agarradinho em um vaso, é necessário escolher um que seja bem grande, já que ela não costuma se adaptar tão bem a esse tipo de recipiente.

Usar um vaso jardineira é uma boa maneira de garantir que a sua amor agarradinho não rejeite o local em que foi plantada. Por ser uma planta de porte grande, ela precisa de bastante espaço para se desenvolver, assim como um substrato bem fértil. De qualquer maneira, se você não quer correr nenhum risco, a melhor opção é cultivar essa flor em locais abertos.

Luz para amor agarradinho

Um dos fatores que tornam a amor agarradinho ideal para ser cultivada em jardins e como cerca viva é justamente o fato de que ela não se desenvolve bem a não ser que esteja sob o Sol pleno. Evite plantar a sua muda em um local onde ela terá que crescer na sombra – isso pode impedir que ela se desenvolva e, principalmente, que floresça.

A luz do Sol é essencial para a amor agarradinho. Se você quer usá-la para decorar a parte interna de sua casa, o ideal é fazer isso nas janelas.

Solo do amor agarradinho

A amor agarradinho não é uma planta muito exigente, mas seu solo precisa ser fértil para garantir que ela cresça bem. Para o preparo do substrato, vale usar um composto orgânico simples e, caso ache necessário, suplementar com cascas de fruta e de ovo.

O solo deve ser úmido, mas não encharcado. Por isso, evite plantar a amor agarradinho em um local muito seco ou em um solo arenoso. Isso pode atrapalhar o seu desenvolvimento.

A rega do amor agarradinho

A rega da amor agarradinho deve ser frequente, mas não em excesso, o que pode deixar a terra muito encharcada. O ideal é regar a planta em uma frequência média de 2 vezes por semana, mas não se esqueça de checar bem se a terra está muito molhada. Caso esteja, suspenda as regas por alguns dias.

Durante o verão, vale regar a sua muda de amor agarradinho todos os dias. Isso ajuda a planta a se manter saudável sob o Sol intenso, além de potencializar a sua floração.

Substratos e adubo para amor agarradinho

O substrato para a amor agarradinho deve ser rico em matéria orgânica, mas não além do que já é recomendado para outras plantas semelhantes. Adubo animal e cascas de frutas já são suficientes para garantir que a fertilização da terra e as vitaminas e minerais necessários para o desenvolvimento da planta.

Você pode adquirir um substrato específico para essa planta em lojas voltadas para materiais de jardinagem ou até pela internet, por um preço bastante em conta. Tentar combinações diferentes de componentes animais e vegetais também é uma boa forma de descobrir a qual delas a planta se adapta melhor.

Temperatura para amor agarradinho

A melhor temperatura para a amor agarradinho varia entre 17ºC e 29ºC. Ela é uma planta que suporta temperaturas mais frias, mas não o frio extremo. Durante o inverno, é importante redobrar os cuidados com ela.

Evite que a planta fique exposta a geadas ou redobre os cuidados caso isso aconteça. A amor agarradinho é uma planta que está bastante exposta às mudanças climáticas, por isso, é comum que vez ou outra ela seja mais exposta ao frio. Nesse caso, pode as flores mais prejudicadas e aumente os cuidados, verificando sempre a terra e o estado das folhas.

Poda do amor agarradinho

A poda da amor agarradinho é recomendada sempre que for necessário fazer uma limpeza na planta. Ela ajuda a remover galhos velho e partes secas ou doentes da planta.

A manutenção da amor agarradinho requer podas frequentes, já que ela é uma planta que costuma crescer bastante. Verifique sempre se existem folhas velhas, secas ou podres, bem como manchadas. Nesses casos, retire todas as partes ruins para que elas não prejudiquem o restante da planta.

Você também pode podar a sua amor agarradinho por motivos estéticos, caso você queira encaixar melhor a planta nos pergolados para usá-la como cerca viva.

Propagação do amor agarradinho

A propagação da amor agarradinho é bem simples e pode ser feita sempre que houver necessidade. Para plantá-la em outro lugar, basta enterrar uma parte de um dos ramos no solo. Os ramos dessa planta enraízam facilmente quando o solo é propício para plantação.

A propagação pode ser feita ao longo de várias épocas do ano, mas vale evitar realizá-la no inverno, quando a planta fica mais frágil e, inclusive, requer mais composto orgânico em seu substrato.

Doenças e pragas do amor agarradinho

As pragas que podem afetar a amor agarradinho são também comuns a outras trepadeiras e são detectáveis através do aspecto das folhas e das flores. Se você perceber uma folhagem mais amarelada ou flores cuja cor muda ao crescerem, pode ser que a sua muda tenha sido infestada por algum fungo.


A melhor solução nesse caso é usar um fungicida a base de cobre, que ajudará a combater qualquer fungo sem prejudicar a saúde de sua amor agarradinho. Fazer uma poda das folhas e flores já prejudicadas também é um bom jeito de garantir que a sua saúde se mantenha.

Problemas comuns com o amor agarradinho

O principal problema que a acomete a amor agarradinho ocorre devido à sua difícil adaptação a vasos, o que pode ser facilmente solucionado plantando a sua muda em um vaso maior ou no jardim.

Além disso, a amor agarradinho costuma atrair muitas abelhas, o que pode ser considerado um problema para algumas pessoas. Isso ocorre devido ao néctar produzido por seus frutos, que é bem docinho e também pode atrair borboletas e pássaros.

Fora isso, não existem problemas relacionados ao plantio da amor agarradinho, que pode inclusive ser utilizada em diversas receitar de chás naturais para combater doenças.

Manutenção do amor agarradinho

A manutenção da amor agarradinho é facilmente realizada através da irrigação frequente, de podas periódicas e, além disso, acrescentando mais matéria orgânica quando a planta adquirir um aspecto fraco, envelhecido e não estiver se desenvolvendo como deveria.

Os cuidados com essa planta não são complexos, o que a torna ideal para ser usada como ornamento por quem não dispõe de uma grande parte de seu dia para se dedicar ao jardim. Como qualquer outra planta com várias flores, ela não suporta ser abandonada sem cuidados por muito tempo. Por isso, vale prestar bastante atenção ao aspecto de suas folhas e flores.

Sobre a planta amor agarradinho

Flor de amor agarradinho e abelha

Existem algumas curiosidades sobre a planta amor agarradinho que valem a pena conhecer, especialmente se você planeja cultivá-la em sua fachada ou jardim.

Esse tipo de planta é muito usado na decoração. Além disso, existem outros aspectos que podem valorizar o cultivo dessa planta. Confira mais informações sobre ela logo a seguir.

Planta amor agarradinho na decoração

A amor agarradinho é ideal para ser usada na fachada de sua casa, como uma cerca viva. Além de sua beleza, o seu tamanho e o espaço que pode ser ocupado por ela são fatores que contribuem para que ela seja usada dessa maneira.

No entanto, você também pode usar a sua amor agarradinho no jardim e na porta de entrada de sua casa, por exemplo, ou até mesmo escolher uma das paredes do seu quintal para ser exclusivamente ocupada pela planta, garantindo com isso um belo design sem ter que pintar a parede - e, de quebra, dando à planta o ambiente necessário para que ela se desenvolva.

Descrição do amor agarradinho

A amor agarradinho exibe flores em tom de rosa fúcsia, com folhas em um tom verde escuro ou do tradicional verde folha. A planta é de porte grande e, por isso, pode atingir até 3 metros de altura, além de uma grande extensão na horizontal.

A planta também produz frutos cujo tamanho varia entre 8 e 12 mm, na forma de pequenos cones. Esses pequenos frutos costumam manter-se escondidos até começarem o seu desenvolvimento, quando adquirem um tom rosa escuro. Quando estão maduros, eles se tornam marrons e tendem a atrair abelhas, borboletas e pássaros.

Florada do amor agarradinho

A floração da amor agarradinho acontece durante o ano todo, mesmo em períodos como o outono e o inverno. Na primavera e no verão as flores tendem a ficar ainda mais ricas e crescer em maior quantidade – essa época requer que as regas fiquem bem mais frequentes. Se você tiver um sistema de irrigação em seu jardim, pode ser até melhor.

As flores tendem a cair bastante, mas podem nascer na mesma proporção. Dificilmente a amor agarradinho exibe galhos secos, envelhecidos e sem flores. Caso sejam bem cuidadas, as flores também costumam ser resistentes e não murcham fácil.

O amor agarradinho é considerado erva daninha

Poucas pessoas sabem, mas a amor agarradinho é considerada uma erva daninha em várias partes diferentes do mundo. Por isso, é importante plantá-la em um espaço afastado das demais plantas, sobretudo as nativas, já que ela pode sufocá-las.

Tomar esse cuidado é essencial para manter a beleza de seu jardim. Na dúvida, delimite bem o espaço da amor agarradinho, podando as partes da planta que o ultrapassarem sempre que seja necessário. Vale lembrar, porém, que o terreno deve ser grande o suficiente para que ela se desenvolva, mesmo que não atinja o seu máximo em tamanho.

Atraente para abelhas

A amor agarradinho pode atrair muitas abelhas devido ao seu néctar doce. As abelhas podem ser um pouco incômodas, mas são também essenciais para garantir que as demais flores se desenvolvam.

Lembre-se: abelhas são ideais para manter o equilíbrio da flora em qualquer lugar do mundo. Sem elas, as flores não nascem e o processo de polinização não é realizado - o que pode afetar a produção de alimentos naturais e a manutenção da vida, seja de outros insetos, de animais e até da vida humana.

Se a quantidade de abelhas em seu jardim se tornar muito grande, vale usar algumas plantas específicas espalhadas pelo jardim para espantá-las. Nunca mate esses insetos.

Possui frutas

O amor-agarradinho é considerada uma planta alimentícia não-convencional (PANC). Tanto os seus frutos como as suas folhas são comestíveis - e promovem benefícios para a saúde. A planta pode ser benéfica para problemas de saúde como diabetes, pressão baixa, gripe, dores menstruais, tosse, garganta inflamada, asma e até doenças pulmonares e do coração.

Vale lembrar, porém, que o consumo de plantas não dispensa consultas médicas, tampouco o consumo de medicamentos devidamente receitados pelo seu médico. O consumo apropriado das frutas e folhas de amor agarradinho pode contribuir para o alívio dos sintomas, mas não resolve permanentemente o problema.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da planta amor agarradinho

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar da planta amor agarradinho, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive o amor agarradinho em pergolados e use-a como cerca viva!

Cerca viva de amor agarradinho

Agora você já tem as informações necessárias para plantar o seu amor agarradinho em seu jardim ou na fachada de sua casa. Usar a planta como cerca viva é uma ótima opção, que pode contribuir muito para a beleza de seu quintal.

Aproveite as dicas para fazer o plantio e o cultivo adequado da amor agarradinho, bem como manter a rega na quantidade e frequência adequada, fazer a poda frequentemente, plantar mudas em outros locais e impedir que a planta seja infestada por fungos. Os materiais específicos para cuidar de sua planta podem ser encontrados na internet ou em lojas para jardinagem.

Sempre que necessário, vale pedir dicas para amigos e parentes que tenham a planta em casa há mais tempo. Isso pode ajudar a acertar de primeira na hora de plantar a sua amor agarradinho, usando um substrato com a matéria orgânica adequada e realizando os demais cuidados.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos