Tradescantia sillamontana: como cuidar do veludo branco e mais!

Tradescantia sillamontana: como cuidar do veludo branco e mais!

Você conhece a Tradescantia sillamontana? Saiba mais sobre essa planta, como cultivá-la e veja o porquê você vai querer a beleza exótica dela na sua casa!


Tradescantia sillamontana: o veludo branco

Uma Tradescantia sillamontana florida e folhas verdes

Suculentas... Só de pensar os olhos de muitos cultores já começam a brilhar, principalmente dos menos experientes, não é para menos, são fáceis de plantar e cuidar, crescem e locais com boa exposição solar, mas também a meia sombra e algumas conseguem se desenvolver na sombra mesmo, nada de brigar por espaço, no vaso das suculentas sempre tem espaço para mais um.

A principal característica dessas plantas é a sua capacidade de reter água em toda a sua estrutura, fazendo com que as folhas e seu caule inchem e pareçam macios, algumas ainda possuem pelos que lhe dão um aspecto ainda mais fofo. A Tradescantia sillamontana, é um bom exemplo de suculenta, com penugem tão charmosa que lhe deu a fama de “Veludo Branco”.

Curioso para conhecer mais sobre o Veludo Branco? Então continue conosco, pois separamos as principais características e muitas dicas para você mesmo cultivar a Tradescantia sillamontana na sua casa. Confira!

Informações básicas da Tradescantia sillamontana

Uma Tradescantia sillamontana de cor lilás em cima das folhas verdes e ao fundo terra

Nome CientíficoTradescantia sillamontana
Outros NomesVeludo Branco, Teia-de-aranha
OrigemMéxico
PorteCerca de 40 centímetros
Ciclo de Vidaperene
FloraçãoVerão e outono
ClimaSubtropical e Temperado

Popularmente conhecida como Veludo Branco, a Tradescantia sillamontana é uma planta endêmica do México. Ela possui folhagem densa e forrada por uma linda penugem branca, os seus tricomas, muito vistosa e agradável. Assim como as demais suculentas, ela gosta de ambientes com temperaturas elevadas e boa umidade, sendo os climas subtropical e temperado os predominantes em seu habitat.

Ela é uma planta perene e ramificada. Sua floração é terminal e solitária, com pequenas flores róseas de três pétalas, muito formosas, que surgem no verão e perduram até o outono. Ainda que suas flores sejam belas e graciosas, o verdadeiro destaque desta suculenta está em seus tricomas, são inúmeros apêndices sobre a planta, inclusive em seus botões, que à primeira vista faz parecer que a planta está coberta por teias de aranha.

Sobre a Tradescantia sillamontana

Várias Tradescantia sillamontana e folhas verdes com veludos brancos

Mesmo que as suculentas sejam plantas famosas e desejadas, a Tradescantia sillamontana, com sua aparência bela e exótica, ainda é desconhecida para muitos. Pensando nisso, separamos as principais características sobre essa fascinante planta. Veja a seguir!

Características do veludo branco

As suculentas retêm uma quantidade significativamente maior de água do que outras plantas, isso é feito em sua raiz, caule ou folhas, de modo que elas são engrossadas a ponto de suportar esse volume. Algumas das suculentas, como a Teia-de-aranha, ainda possuem uma penugem que caracteriza ainda mais sua espécie.

Embora essa penugem seja exótica e acrescenta a beleza única a esta planta, sua função real vai além do estético. Chamados tricomas, eles são pequenos apêndices epidérmicos vegetais cuja função é proteger a Tradescantia sillamontana dos intensos raios solares e também auxiliam em sua retenção de água evitando a vaporização.

Forma da Tradescantia sillamontana

Ela é uma planta de porte pequeno, cresce cerca de 40 centímetros, inicialmente se desenvolve de forma ereta, mas conforme suas hastes se prolongam ela tende a se curvar. Seu caule e seus ramos são densos e largos, bem como as folhas, ovaladas e levemente lanceoladas, ambos cobertos por inúmeros tricomas.

Embora seja robusta, o Veludo Branco possui uma flor delicada e elegante, formada com três pétalas, róseas-violeta e levemente plissadas, do seu interior se prolongam filetes de mesma cor, mas com anteras amarelas.

Época para plantar a Tradescantia sillamontana

As suculentas podem ser plantadas em qualquer época do ano, todavia, com temperaturas muito baixas, elas tendem a entrar em dormência ou ainda não se desenvolverem adequadamente, afinal, elas são plantas de climas quentes e não gostam de ventos e geadas. Desta forma procure plantar sua tradescantia sillamontana durante a primavera, verão ou início do outono, e evite fazê-lo no inverno.

Como cuidar da Tradescantia sillamontana

Ferramentas de jardinagem e flores

Como você viu, o Veludo Branco é uma planta exuberante, exótica e marcante, um espécime perfeito se você busca agregar beleza e variedade a sua coleção de suculentas ou decorar sua casa, mas se você ainda tem dúvidas porque não sabe como é feito o cultivo dela, não se preocupe, veja a seguir como é fácil cuidar da Tradescantia sillamontana. Confira!

Iluminação para a Tradescantia sillamontana

O grupo das suculentas possui espécies muito versáteis, que se adaptam bem aos interiores e exteriores, ainda que sejam plantas tropicais, subtropicais e até mesmo desérticas, muitas são cultivadas nas residências, com pouca iluminação. Todavia, a luminosidade é um fator importante para todas as plantas, principalmente para a realização de fotossíntese e também para que suas cores e vivacidade sejam ampliadas.

Sabendo disso, o ideal é que a Tradescantia sillamontana seja cultivada a meia-sombra, onde seus ramos serão mais alongados e suas folhas terão um tom de verde mais acentuado. Se cultivada em sol pleno a tendência é que esses ramos fiquem curtos e prateados.

Temperatura ideal para a Tradescantia sillamontana

A temperatura é outro fator importante para essa planta, e diretamente relacionado a luminosidade. Como já foi dito, a exposição direta ao sol pode influenciar no seu crescimento e coloração, além disso, essa exposição pode queimar suas folhas quando a temperatura estiver muito elevada, por isso o cultivo a meia-sombra é o ideal.

Quanto às baixas temperaturas, ela possui uma boa resistência, podendo ser cultivada até os 10° C, abaixo disso ela pode entrar no estado dormência e perder suas folhas.

Rega da Tradescantia sillamontana

A irrigação é mais um importante fator a ser considerado, embora todas as plantas necessitem de água constantemente, a Tradescantia sillamontana possui certa resistência a seca, inclusive é recomendado que o seu substrato seque completamente para só então fazer a rega dela. Isso impede que o solo fique encharcado, que a raiz de sua planta apodreça e previne o surgimento de fungos, mas lembre-se de não deixar sua planta morrer de sede.

Ainda falando sobre a rega, deve-se evitar irrigar os ramos e folhas dessa planta, por ser uma suculenta ela já possui um efetivo sistema que mantém toda a sua estrutura bem hidratada e os seus tricomas aumentarão excessivamente essa retenção de água e prejudicará sua planta.

Solo ideal para Tradescantia sillamontana

A preparação do solo para a Tradescantia sillamontana também é importante, mas não há nenhum segredo, visto que ela se adapta bem aos variados ambientes de plantio. Todavia se você deseja proporcionar o melhor ambiente à sua plantinha, é necessário que o solo tenha:

    • Terra fértil e porosa;
    • cascalho e areia grossa;
    • matéria orgânica (húmus ou esterco animal curtido)

    Adubos e substratos para a Tradescantia sillamontana

    Quando pensamos na adubação de nossas plantas os fertilizantes equilibrados, são os primeiros que vem a nossa mente, afinal são os mais populares e visam atender todas as necessidades da planta. Contudo, saiba que as suculentas não necessitam de adubação frequente, desta maneira o ideal é a utilização de adubos orgânicos, como:

      • Casca de ovo: rico em cálcio, magnésio e potássio.
      • Casca de banana: alta concentração de fósforo e potássio.
      • Vegetais: devido a ampla variedade é uma ótima fonte dos mais diversos nutrientes.
      • Evite os adubos com alta concentração de nitrogênio, como a borra de café, eles são prejudiciais a esse tipo de planta.

      Floração da Tradescantia sillamontana

      A floração da Tradescantia sillamontana acontece de forma muito parecida com as demais suculentas, com flores terminais e solitárias, mas nem por isso deixam de ser lindas, começando pelos seus botões, que também são marcados pela característica penugem da planta.

      Diferente do restante da planta, suas flores são pequenas e delicadas, com bordas suavemente plissadas, e de coloração próxima ao rósea-violeta, com pequenas hastes centrais, da mesma cor, que sustentam suas anteras amarelas.

      Manutenção da Tradescantia sillamontana

      Assim como as outras suculentas, a Tradescantia sillamontana não requer muita manutenção, deve-se ficar atento aos cuidados já mencionados com a irrigação, solo, temperatura e luminosidade, ademais, eventuais podas de limpeza serão necessárias para manter o ambiente da sua plantinha limpo e longe de pragas e doenças.

      Algumas técnicas de poda podem ser aplicadas para conter o crescimento do seu Veludo Branco, desta forma ele permanecerá ereto, e até mesmo para o surgimento de uma segunda floração quando a primeira tiver murchado.

      Vasos para a Tradescantia sillamontana

      Se você se preocupa com o espaço, os vasos grandes e onde deixá-los, saiba que a Teia-de-aranha se adapta muito bem aos vasos pequenos e mantêm um bom desenvolvimento mesmo compartilhando seu recipiente com outras suculentas. A grande necessidade é que o vaso possua um sistema excelente para a drenagem da água.

      Além disso, elas são lindas próximas a janelas, onde a iluminação destaca o brilho de sua penugem, mas também ficam ótimas em outros cantos da casa ou da sua varanda, e, como plantas pendentes, ganham ainda mais atenção.

      Pragas e doenças da Tradescantia sillamontana

      A poda de limpeza é um importante fator para manter as pragas afastadas e evitar que algumas doenças se espalhem. Embora não sejam comuns, separamos alguns dos principais problemas que podem acometer sua Tradescantia sillamontana:

      • Cochonilhas e pulgões: essas pragas tendem a surgir quando a poda e limpeza não é feita adequadamente. Para eliminar essas pragas, borrife uma mistura de sabão, óleo vegetal e água sobre a planta.
      • Raiz ou caule podre: o excesso de água é o principal fator para este problema, e ainda pode ser agravado por proporcionar o ambiente perfeito para o surgimento de fungos. Use sua tesoura de poda, esterilizada, para retirar toda a parte podre da planta, feito isso replante ela em um vaso previamente preparado, com bom escoamento de água e solo adequado.
      • Folhas queimadas: isso acontece quando a planta está muito exposta ao sol quente. Retire as folhas queimadas e mude-a para um local a meia-sombra.
      • Folhas atrofiadas e ressecadas: acontece quando a planta é pouco irrigada. Mude sua planta para um local com menos incidência de luz e rege-a diariamente, quando as novas folhas surgirem torne a planta ao local adequado e, da mesma maneira, faça a irrigação em período adequado. 
      • Caule alongado e quebradiço: isso se dá quando a planta está em um local com pouca iluminação. Mude sua planta para um local onde possa ficar mais exposta à luz solar. 

      Propagação da Tradescantia sillamontana

      A propagação da Tradescantia sillamontana ocorre naturalmente em seu habitat, mas se você deseja criar mudas da sua planta, existem duas técnicas mais simples do que colher e plantas essas minúsculas sementes, são elas:

        • Divisão de touceiras: consiste na divisão dos rizomas subterrâneos, gerando assim dois espécimes distintos.
        • Estaquia: consiste em plantar uma parte retirada da planta, geralmente um ramo.

        Como fazer muda da Tradescantia sillamontana

        A maneira mais prática para criar mudas do Veludo Branco é por meio da estaquia. Veja como é simples:

        1. Corte um de seus ramos;

        2. Plante-o alguns centímetros afundado na mesma terra da planta matriz;

        3. Irrigue com um pouco de água;

        4. Em cerca de 20 dias o ramo criará raiz e você poderá replantá-lo ou cultivar no mesmo local.

        Veja também os melhores equipamentos para cuidar da Tradescantia sillamontana

        Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar da Tradescantia sillamontana, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

        As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

        https://portalvidalivre.com/articles/2088

        Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

        Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

        https://portalvidalivre.com/articles/1041

        Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

        As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

        https://portalvidalivre.com/articles/1523

        Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

        Cultive e decore seu lar com a Tradescantia sillamontana!

        Uma Tradescantia sillamontana desabrochada e de tom rosa

        Se você deseja ter uma planta linda e exótica em sua casa, o Veludo Branco é a escolha certa. Uma suculenta robusta, de clima subtropical, que tem como uma das principais características os seus tricomas que replicam uma densa penugem sobre toda a sua estrutura. Sua floração também é linda, com flores delicadas e cor viva.

        Ela é a planta perfeita principalmente para quem deseja diversificar sua coleção, mas também para os inexperientes que não sabem por onde começar, afinal, como vimos durante o artigo, é fácil cuidar dela, sendo que os cuidados com a luminosidade, temperatura, irrigação e drenagem são simples de serem administrados.

        Se você gostou dessa magnífica suculenta, compartilhe com seus amigos essa publicação para que todos possam conhecer e decorar o seu lar com a Tradescantia sillamontana também!

        Autor deste artigo

        Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

        Últimos posts


        O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

        O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

        Pensando em comprar o Moto G23? Neste artigo, descubra especificações, prós e contras do celular da Motorola, vantagens, ficha técnica e indicações de usuário!


        O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

        O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

        Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


        Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

        Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

        Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


        Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

        Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

        Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


        Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

        Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

        Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


        Palavras do momento

        Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


        DIY Ar e ventilação Cuidados automotivos Moda Artigos Esportivos Suplementos