Tipos de persiana: diferenças com a cortina, como usar na sala e mais!

Tipos de persiana: diferenças com a cortina, como usar na sala e mais!

As persianas são versáteis e se adequam a diferentes ambientes. Quer saber mais sobre elas, quais são seus tipos, onde utilizar e como limpar? Confira aqui!


Tipos de persiana: conheça as melhores opções para o seu ambiente

Sala de estar com persiana

As persianas auxiliam no controle da luminosidade do ambiente, atuando de forma similar às cortinas. Atualmente, existem diversos modelos no mercado, o que gera dúvidas na hora de escolher a mais adequada para cada ambiente doméstico. Isso acontece especialmente porque cada persiana possui uma função específica, sendo capazes de oferecer isolamento térmico, acústico ou privacidade aos usuários.

Além disso, esse tipo de cortina conta com variações em relação aos materiais, à leveza, às cores e aos formatos. Esses fatores contribuem para as suas possibilidades de uso diversificadas, fazendo com que as persianas possam ser usadas para dar um toque especial em vários tipos de decoração, acrescentando elegância ao ambiente.

Ao longo do artigo os tipos de persianas serão explicados em maiores detalhes considerando os espaços mais adequados para cada uma delas. Também serão comentados aspectos relativos à limpeza.

Sobre a persiana e onde usar

Persiana branca

Embora a persiana seja um tipo de cortina, existem algumas diferenças fundamentais que precisam ser conhecidas antes que alguém opte por incluí-las na decoração de um determinado espaço. Além disso, existem tipos que são mais apropriados para um ambiente do que para o outro. Esses aspectos serão comentados a seguir.

Diferença entre cortina e persiana

A principal diferença entre as cortinas e as persianas está na sua fabricação. Enquanto as primeiras são feitas exclusivamente a partir de tecidos e em grande parte dos casos são artesanais, as persianas podem usar uma gama mais variada de materiais, como a madeira, o alumínio e o plástico.

Além disso, o controle da luminosidade é outro fator que diferencia as duas. As cortinas oferecem melhor bloqueio da luz, especialmente o blackout.

Persiana para sala

Para escolher adequadamente uma persiana para a sala, primeiramente, é importante observar os móveis ao redor, especialmente os sofás e mesas, e escolher tons que combinem com eles. Entretanto, uma boa dica é sempre optar por tons neutros para esse ambiente da casa, visto que eles são discretos e se adequam a qualquer decoração.

Em geral, as persianas verticais são as mais recomendadas para estes espaços, visto que o seu caimento é estruturado e elas são bastante tradicionais, o que assegura a elegância do espaço. Também é interessante escolher um material que não acumule muita poeira.

Persiana para cozinha

Ao escolher uma persiana para cozinha, o material deve ser o primeiro ponto de atenção. Por se tratar de um espaço no qual a gordura é muito presente, existem alguns tipos que não se adaptam bem e podem se tornar difíceis de limpar. Assim, entre eles é interessante destacar o poliéster e o algodão.

Portanto, uma dica interessante para fazer a escolha de uma persiana para a cozinha é optar por materiais sintéticos e pela persiana de rolo. Mas, os modelos feitos em madeira, bambu e alumínio também podem ser boas opções porque suportam o tipo de limpeza necessária.

Persianas para o quarto

As persianas para quartos podem ser feitas a partir de tecido, especialmente considerando materiais que sejam leves e duráveis. Porém, é importante ter atenção aos modelos franzidos, que podem acumular mais poeira ao longo do tempo e acabar potencializando alergias, por exemplo.

Além disso, outra questão que deve ser pesada é a privacidade. Nesse sentido, para espaços como o quarto é interessante escolher persianas que ofereçam essa característica, mas sem bloquear por completo a entrada de luz, tornando o ambiente escuro. Assim, um material que atende a essas necessidades é a madeira. Ela ainda ajuda a dar um clima leve ao espaço.

Persiana para escritório

As persianas para escritório, geralmente, são aquelas que conseguem cobrir janelas grandes, como as verticais. Entretanto, é importante levar em consideração questões como a manutenção do conforto térmico e a entrada de luz solar. Por se tratar de locais nos quais as pessoas trabalham, uma cortina que contribua para tornar o ambiente mais quente pode prejudicar a produtividade.

Assim, um material que pode se tornar muito interessante para os escritórios é a tela solar. Outra persiana frequentemente utilizada nesses espaços é a romana, que bloqueia suficientemente os raios de sol e não torna o ambiente quente.

Conheça os tipos mais comuns de persiana

Atualmente existem vários tipos distintos de persiana no mercado. Eles variam quanto às suas características gerais e também possuem funcionalidades diferentes, fatores que influenciam na escolha e que podem ajudar a dar um toque a mais na decoração dos espaços. Para saber mais sobre isso, continue a leitura do artigo.

Persiana Rolô

Persiana rolô em tom neutro

A persiana rolô é prática e de fácil manutenção. Entre as suas características de destaque é possível citar o mecanismo que faz com que ela seja aberta de cima para baixo ou vice versa. Assim, ela permite enrolar todo o tecido em uma barra central a partir de um cordão. Isso faz com que seja possível ajustar a abertura da persiana da forma desejada.

É interessante citar que esse tipo de persiana oferece variedade em termos de cores e de funcionalidades. Conta como modelos feitos em tecido blackout e também em tecidos com isolantes térmicos. Além disso, possui formas decorativas.

Persiana Painel

Vistas como uma solução bastante inovadora para cobrir janelas maiores, as persinais de painel são compostas por painéis largos e que permitem uma sobreposição maior entre si de acordo com a necessidade do usuário. Também é a sobreposição que assegura o controle da luminosidade.

As persianas painel são feitas em vários materiais diferentes e em várias cores, estampas e tramas. Dessa forma, possibilitam combinações e abrem possiblidades de decoração para ambiente. Em termos de materiais, vale citar que elas estão disponíveis em tecidos naturais e sintéticos, mas também podem ser feitas a partir de telas solares.

Persiana Romana

Sala de estar com persiana romana

É possível afirmar que as persianas romanas são consideradas as mais elegantes desse tipo de cortinas. Elas possuem um cordão lateral que, quando puxado, faz com que o tecido suba na horizontal, criando uma série de dobras. Isso remete a um estilo clássico, mas o produto ganhou novas possibilidades ao longo dos anos.

Assim, atualmente a persiana romana pode ser feita a partir de vários materiais distintos, que vão do poliéster ao bambu. Ela possui um modelo mais rústico e, em geral, é ecologicamente correta. As suas hastes são dispostas em distâncias iguais e formam dobras planas, possuindo fundos retos.

Persiana Drop Sheer

Com um modelo sofisticado, feito a partir de telas e tecidos, a persiana drop sheer promete o controle na quantidade de luminosidade do ambiente. Além disso, dá um toque de elegância na decoração. Possui alto nível de tecnologia e conta com mais de 500 opções diferentes de cores e texturas, o que faz com que se adapte bem a vários ambientes.

Outros pontos interessantes sobre a persiana drop sheer estão ligados ao oferecimento de privacidade e à garantia de manutenção da visão externa. Controla bem a entrada de luz e também está disponível na opção blackout.

Persiana Double Vision

Como o próprio nome do modelo sugere, as persianas double vision são aquelas capazes de proporcionar uma visão dupla do ambiente. Isso acontece devido às suas faixas horizontais translúcidas e opacas que se alternam. Assim, elas garantem privacidade e bloqueiam a luz solar eficientemente.

Uma característica interessante das persianas double vision é o fato de que enquanto garantem a privacidade, elas asseguram que a visão exterior não seja perdida. Além disso, são elegantes e dão um toque a mais no ambiente. Vale ressaltar que os seus custos são um pouco elevados em relação às demais.

Persiana celular

A persiana celular foi considerada uma inovação na indústria durante o seu surgimento, visto que ela consegue conservar o calor para manter os ambientes aquecidos durante o inverno. Entretanto, durante o verão isso não é um problema, visto que conseguem regular a temperatura. Além disso, oferecem conforto acústico.

Vale citar que o seu design é inspirado em uma colmeia. Outro aspecto interessante é a sua propriedade antiestética, que reduz bastante o acúmulo de poeira. Elas são indicadas para espaços menores porque conseguem se encaixar perfeitamente e estão disponíveis em blackout ou tecidos translúcidos.

Persianas de madeira

Persiana de madeira

As persianas de madeira ou bambu podem ser consideradas os modelos mais antigos do mercado. O design consiste em uma série de tábuas finas montadas de forma horizontam ou vertical para formar uma tela. Em geral, é procurada por pessoas que desejam uma decoração com características zen, mas que seja moderna.

Vale citar que as persianas de madeira são mais ecológicas e fabricadas a partir de material natural. Além disso, são altamente decorativas e podem funcionar como divisórias para uma sala ou mesmo para um espaço de armazenamento da casa, o que demonstra a sua versatilidade.

Persiana vertical

Persiana vertical

Utilizadas em vários espaços diferentes, as persianas verticais possuem dois tipos distintos de instalação: dentro do vão da janela ou pelo lado de fora, ultrapassando-o. O modelo consiste em lâminas dispostas em um trilho no sentido vertical. A sua abertura é feita por giro ou por recolhimento das lâminas.

Para quem tem propósitos decorativos, esse modelo se mostra interessante por contar com várias opções de cores e de padrões. Além disso, as persianas verticais dão a impressão de maior amplitude para ambientes menores e mais fechados. Em geral, são usadas em espaços que contam com janelas grandes e em ambientes comerciais.

Persiana plissada

As persianas plissadas não são tão comuns. Elas contam com um tecido dobrado em forma de plissê e se estendem para filtrar a luz do sol e oferecer proteção ao ambiente. Devido a isso, são bastante interessantes para ambientes menores, visto que conseguem se adequar com facilidade a espaços reduzidos devido ao seu tamanho.

Assim, a persiana plissada pode ser usada em qualquer espaço. São excelentes isolantes térmicos e garantem a filtragem de luz. Mas, não são recomendadas para janelas maiores, visto que foram pensadas para produzir aberturas pequenas e, portanto, não serão capazes de suprir as suas necessidades.

Persiana Diamond

Feita em lâminas horizontais, as persianas Diamond são delicadas e feitas a partir de véus transparentes. O modelo garante suavidade e charme ao ambiente, tornando-o mais elegante. Além disso, o tecido possibilita uma filtragem sutil da luz, deixando os espaços internos da casa mais aconchegantes.

Em geral, as persianas Diamond são usadas em ambientes domésticos e podem ser colocadas em qualquer espaço da casa. Porém, como as peças são bastante altas é interessante observar esse aspecto e incluí-las em locais com pés direitos altos. Vale ressaltar que pode ter acionamento manual ou motorizado.

Opção tela solar x Blackout

As persianas blackout são voltadas para a redução de luminosidade no ambiente e ideais para as pessoas que buscam privacidade e diminuição dos danos causados por raios solares nos móveis. Além disso, são bastante versáteis e estão disponíveis em vários modelos diferentes.

No que se refere às telas solares, elas são feitas por tramas de fios e contam com revestimento em PVC capaz de filtrar a incidência soltar em até 95%. O tecido permite a manutenção da ventilação e garante a visibilidade externa. Também filtram a radiação infravermelha, o que assegura proteção aos móveis e reduz a temperatura.

Como limpar persianas

Materiais de limpeza

A limpeza das persianas é bastante simples, mas pode gerar algumas dúvidas em pessoas que não tiveram muito contato com elas. Também vale citar que existem alguns cuidados que precisam ser tomados em relação ao material das persianas. A seguir, estes aspectos serão comentados em maiores detalhes. Continue a leitura.

Antes de tudo, remova o pó

O primeiro passo para limpar as persianas, independente do modelo, é a remoção do pó, que deve ser feita com espanador ou com um pano seco. O mais indicado é que esse processo seja repetido semanalmente. Então, em um intervalo de 15 dias o uso do aspirador de pó se faz necessário para uma limpeza mais profunda.

O pó tende a se acumular bastante nesse tipo de cortina, especialmente nas de estilo mais clássico, como a romana. Assim, pode acabar causando alergias nas pessoas que frequentam o ambiente e deve ser removido com regularidade.

Limpeza de persianas de alumínio e PVC

As persianas de alumínio e PVC, além da remoção do pó com aspiradores, ainda podem contar com uma limpeza mais profunda pela possibilidade de entrar em contato com água. Assim, uma forma de fazer isso é aplicar uma esponja umedecida com sabão neutro.

Vale ressaltar que não se deve usar qualquer tipo de produto de limpeza abrasivo nas persianas. Eles podem acelerar o desgaste do material e fazer com que as cortinas tenham uma durabilidade muito menor do que o previsto pelo fabricante. Então, sempre que a limpeza profunda for necessária, opte pelos produtos neutros.

Persianas de madeira

A limpeza das persianas de madeira é bastante simples. Ela pode ser feita através de um pano seco para remover a sujeira ou através do aspirador de pó, a depender da necessidade de maiores cuidados com esse aspecto. Então, uma vez que toda a poeira seja retirada da cortina, é preciso aplicar um lustra móveis.

Ao fazer isso você conseguirá garantir que a persiana de madeira tenha o mesmo brilho que no momento em que foi comprada. Além disso, o lustra móveis será responsável por hidratar o material, garantindo a sua durabilidade.

Persiana de rolô

As persianas de rolô, em geral, são feitas a partir de tecidos naturais ou sintéticos. Portanto, exigem cuidados mais atentos e uma limpeza mais profunda que as demais. Dessa forma, embora elas possam ser aspiradas normalmente, não é indicado que o proprietário tente fazer as outras etapas da limpeza por conta própria.

Assim, esse serviço deve ser realizado por uma empesa especializada. Entretanto, vale ressaltar que com a manutenção através do aspirador a contratação deste serviço somente precisa acontecer uma vez no ano para garantir a durabilidade da cortina e retirar eventuais manchas.

Persiana Double vision

As persianas double vision são bastante delicadas. Portanto, a sua limpeza é um ponto que merece atenção especial. Independente do material escolhido, elas devem ser limpas somente com um pano seco ou com o aspirador de pó nos casos de necessidade. Não use qualquer outro tipo de produto, independente da neutralidade.

Além disso, é muito importante destacar que as persianas double vision não podem ser lavadas no vapor um na máquina de lavar. Esses tipos de limpeza causam muitos danos ao produto e abreviam a sua durabilidade significativamente.

Tipos de persiana: apaixone-se pelo estilo delas

Ambiente com persianas

As persianas são bastante versáteis e podem ser aliadas na decoração de ambientes, acrescentando um charme diferente aos espaços da casa. Além disso, são extremamente funcionais e conseguem controlar a luminosidade do ambiente e a ventilação, proporcionando maior conforto.

Modernas, leves e práticas, elas podem garantir o charme que faltava à sua decoração desde que sejam bem escolhidas em termos de materiais, características e adequação ao projeto arquitetônico. Portanto, tenha atenção aos pontos explorados ao longo do artigo antes de escolher uma persiana.

Uma escolha bem feita garante que você se apaixone pelo estilo e nunca mais queira deixar de utilizar esse tipo de cortina na decoração dos seus espaços!

Autor deste artigo

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo