Flores havaianas: descubra quais são, seus nomes e muito mais!

Flores havaianas: descubra quais são, seus nomes e muito mais!

O Havaí possui lindas ilhas tropicais paradisíacas que são lar para muitas espécies de flores, uma mais colorida que a outra. Que tal conhecer mais sobre elas?


Você conhece as flores havaianas?

Litoral havaiano

O Havaí é uma ilha que faz parte dos Estados Unidos, sendo classificada como um dos 50 estados do país. Por ser um lugar de clima tropical, lindas flores crescem nas quentes temperatura de lá, de forma que a paisagem que se forma se torna paradisíaca e charmosa. Além disso, a ilha ainda conta com lindas praias e assustadores vulcões, que conferem ao Havaí uma aparência única.

A beleza tropical está ligada à grande variedade de espécies de plantas e flores, as quais perfumam a ilha com aromas naturais de diversos sabores, desde os mais doces até os mais amadeirados. As cores quase transformam o Havaí em uma pintura em aquarela, com diversos tons de pétalas que se misturam.

Esse artigo mostrará as lindas flores que crescem nesse país, cuidados básicos para cultivar, curiosidades e outras informações. Confira!

Quais flores são havaianas?

O Havaí possui diversas espécies de plantas. Muitas são arbustos ou árvores que podem ser endêmicas, ou exclusivas de lá, ou que podem ter sido trazidas por imigrantes. O que importa é que todas são maravilhosas, e podem cair muito bem no seu jardim. Conheça nessa seção as mais lindas flores havaianas!

Bird of Paradise

Flor Ave-do-Paraíso

Conhecida no Brasil como Ave-do-Paraíso, essa planta se chama Estrelícia, e possui uma aparência encantadoramente exótica que prende a atenção de qualquer um. Atingindo normalmente os 2 metros de altura, essa planta possui diversos tons que variam entre o branco, vermelho, laranja e rosa, o que lhe confere caráter tropical, muito marcante nas ilhas do Havaí.

Suas lindas pétalas são pontudas, e se abrem para polinização. Pode ser plantada em jardins junto a grupos ou isolada, recebendo luz solar plena ou meia-sombra nas estações mais quentes do ano, e aprecia bastante umidade, porém o solo não deve ficar encharcado. Para que crescer saudável, o substrato deve ser rico em matéria orgânica.

Red Ginger

Flor Red Ginger

A Red Ginger é uma planta de clima equatorial e tropical que é conhecida no Brasil como Alpínia ou gengibre-vermelho, crescendo até 2 metros de altura em um ciclo de vida perene. Suas lindas flores têm aparência rústica, tropical e ornamental ao mesmo tempo, pois possuem brácteas vermelhas eretas, muito populares no Havaí e que enfeitam qualquer jardim.

Podendo ser multiplicada por mudas ou por divisão, a Red Ginger é uma boa flor de corte. Além disso, deve ser cultivada sob sol pleno, evitando o sol do meio-dia, com substrato irrigado, não encharcado e rico em matéria orgânica. É uma flor muito admirada no paisagismo, por sua aparência exótica.

Pluméria

Flor Pluméria

Sendo considerada como um símbolo do país, a pluméria é um acessório utilizado por diversas pessoas do Havaí, colocada em cima das orelhas como forma de costume. A planta dá muitas flores entre o verão e o outono, cujas cores variam entre o rosa, vermelho, branco e amarelo. Sua estatura pode alcançar os 10 metros, entretanto, há variedades de menor porte.

Possui um perfume muito marcante, por isso é apreciada no paisagismo, em janelas e em jardins. O arbusto ornamental aprecia solos pouco compactos e levemente ácidos, com alto nível de luz solar durante o dia. O cultivador deve tomar cuidado com o frio, pois elas são sensíveis a baixas temperaturas e encharcamento no substrato, que pode apodrecer a planta.

Helicônia

Beija-flor em helicônia

A helicônia é uma planta decorativa muito famosa no Havaí, e possui florações duradouras com grande charme. Sua aparência é tropical e suas folhas parecem-se com a de bananeiras. Suas partes mais atraentes são suas flores que possuem brácteas, estruturas que normalmente possuem coloração avermelhada ou amarelada e que se dispões em fileiras com o formato de chifres.

Para cultivar espécies de helicônia em seu jardim, certifique-se de ter um substrato profundo e rico em nutrientes, além de bem drenado para evitar encharcamentos. Regue a planta com frequência sempre que a terra estiver seca e prefira locais com meia-sombra.

Sida fallax

Flor Sida fallax

A Sida fallax, conhecida no Havaí como yellow ilima ou golden mallow, é uma planta nativa dessa ilha que é encontrada em solos arenosos perto do oceano. Possui muita importância simbólica, pois é um símbolo de uma divindade das populações nativas do lugar, e tem a fama antiga de trazer sorte a quem a possui, além de ser usada para produção de acessórios ornamentais.

Suas pequenas flores são amarelas, e a planta no geral não cresce muito, porém, desenvolve-se bem sob sol pleno ou meia-sombra, e se adapta sem grandes dificuldades a solos férteis ou menos ricos em matéria orgânica. A Sida fallax se multiplica através de suas sementes e não suporta geadas.

Passiflora

Flor passiflora

A passiflora é uma flor abundante no Havaí, e aqui em nosso país é conhecida também como flor da paixão e planta do maracujá, cujo nome vem das características fitoterápicas da flor que variam em efeitos calmantes, ansiolíticos e dormentes. Por isso, é muito comum a produção de chás e remédios que levam a composição desta flor.

A planta é tropical e prefere temperaturas elevadas, acompanhadas de bastante umidade. O cultivador deve reservar bastante espaço para a passiflora crescer saudável, e ela cresce ainda melhor em solos ricos em matéria orgânicas e nutrientes, sobretudo fósforo. A passiflora possui resistência a praticamente todas as pragas e doenças.

Antúrio

Flor antúrio

O antúrio possui ares tropicais que lembram muito o Havaí, e não é à toa, pois a flor cresce muita naquelas terras. Seu charme vem de suas brácteas ornamentais vermelhas (em sua maioria), que possuem espádices amarelos onde estão as pequenas flores. A planta possui significado ligado a hospitalidade e a receptividade de bons lares, sendo muito apreciada na cultura da Ilha.

Seus cuidados quanto ao cultivo são simples, devendo-se tomar cuidado apenas com as leves toxinas da planta que fazem mal se forem ingeridas. Deve ser plantado sob meia-sombra ou iluminação indireta, com irrigações frequentes na terra da planta, de modo que o substrato não fique encharcado e se mantenha rico em matéria orgânica.

Cactus Flowers

Cactus Flowers

As Cactus Flowers se adaptaram a climas secos com muito sol, em solos muito drenados e secos. Muitas espécies crescem nas áreas mais áridas do Havaí, e dão flores lindas de diversos tamanhos e cores. A grande maioria das variedades é de pequeno porte, crescendo muito bem em vasos ou jardins pequenos.

A planta representa a perseverança e força, pois as espécies demoraram anos para se adaptar perfeitamente aos climas secos. Os cactos apreciam solos secos, pois guardam muita água em seus interiores, e boas florações vêm acompanhadas de níveis grandes de luz solar direta e bastante ventilação.

Rosa Lokelani

Flor rosa damasceno

A rosa Lokelani é conhecida no Brasil como rosa damasceno, sendo nativa da Ásia, e foi introduzida na flora do Havaí com a vinda de espanhóis no século XIX. A rosa é símbolo da segunda maior ilha do Havaí, chamada Maui, que possui grandes cachoeiras e atividades vulcânicas. Possui lindo tom cor de rosa e um perfume encantador.

É uma espécie híbrida que nasceu da junção das rosas gálica e moschata, dando origem à aparência exótica que essa flor tem. É uma espécie muito procurada para confecção de perfumes, óleos corporais e cremes, devido ao seu aroma e sua textura. A planta pode até ter suas pétalas comidas e usadas como tempero.

Gardênia

Flores de gardênia

A gardênia possui origem no continente asiático e cresce de forma bem lenta, podendo chegar até os 2 metros. Suas grandes flores vêm à vida durante a primavera e o verão, em uma coloração branco creme que encaixa perfeitamente em ambientes interiores e jardins modernos. Existem diversas variantes no estado do Havaí, sendo que a maioria delas é da espécie jasminoides.

Para cultivar essa linda flor tropical, dê preferência a solos férteis que contenham pH levemente ácido, com bastante nutrientes, matéria orgânica e componentes para drenagem da água. A gardênia possui diversas propriedades medicinais, que podem ser sedativas, diuréticas, antissépticas ou anestésicas.

Tibouchina urvilleana

Tibouchina urvilleana

Conhecida como flor princesa, essa linda planta possui flores azuladas e violetas, o que a deixa com aparência exótica e ares noturnos. Pode crescer até os 8 metros de altura, caso seja exposta a pleno sol. Sendo muito popular nos campos havaianos, a Tibouchina urvilleana não tolera temperaturas muito baixas, nem grandes níveis de vento.

É uma planta que aprecia solos bem ricos em matéria orgânica, com maiores níveis de umidade durante a época de crescimento e floração, entretanto, não se deve deixar o solo encharcado, pois isso pode sufocar as raízes da flor princesa, a matando.

Red Lehua

Flor red lehua

Conhecida no Havaí como ōhiʻa lehua, e cientificamente como Metrosideros polymorpha, essa espécie de plantas possui ciclo de vida perene e é endêmica das ilhas do Havaí, ou seja, somente se desenvolve lá. É uma espécie polimórfica, ou seja, pode mudar sua forma durante a vida, sendo capaz de atingir até 25 metros de altura.

Entretanto, a espécie cresce menos quando é plantada em solos encharcados, pois o excesso de água atrapalha a absorção de nutrientes do solo, e nem sobre rochas formadas de magma recentes, como o basalto. As flores da planta são exóticas e muito bonitas, crescendo diversos estames (estruturas semelhantes a espinhos) de cor vermelho e amarelo.

Double Hibiscus

Double Hibiscus

Essa planta é conhecida no Brasil como hibisco dobrado, sendo muito popular nas ilhas havaianas por suas folhas grandes e flores coloridas. Essa aparência confere a essa variante de hibisco um ar tropical que cai bem em paisagismos e em jardins modernos. As folhas são verdes e ovais, com 10 cm de largura, e as flores têm aspecto de amassada e crescem durante o ano todo.

Sendo bem resistente a períodos de seca, quando adulta, o hibisco aprecia luminosidade plena, para se desenvolver melhor. Reserve covas com tamanho considerável, pois as raízes se firmam com vigor no solo, com adubações eventuais de húmus e fertilizantes.

Hedychium gardnerianum

Hedychium gardnerianum

O Hedychium gardnerianum possui o nome popular no Brasil de Gengibre-de-kahili, sendo um arbusto perene de pequeno porte, crescendo até 2,5 metros de altura. As folhas são grandes e alternas, com formato longo, e as flores, que nascem no verão e no outono, são longas e amareladas, com um forte perfume.

É muito popular nas ilhas havaianas, onde é usada no paisagismo para ilustrar imagens em locais úmidos e jardins tropicais, ainda servindo de residência para animais silvestres como aves, répteis e anfíbios, entretanto, pode se tornar invasiva a algumas espécies em algumas condições. É uma das poucas flores do Havaí que tolera encharcamentos no solo.

Purple Water Lily

Purple Water Lily

Conhecida no Brasil como ninféia-roxa, essa planta possui lindas flores cor de lilás, que crescem sob um caule macio e apresentam crescimento rasteiro, sempre na água, atingindo uma altura de 15 cm e diâmetro de 80 cm. Suas folhas são lisas e brilhantes e flutuam sobre rios e lagos, e sempre caem da planta durante o inverno.

Nativa do continente africano, sobretudo da África do Sul, essa flor é famosa nas águas dos rios e dos lagos do Havaí, onde é polinizada pelos insetos locais e dá beleza às águas. Os egípcios já consideravam a ninféia uma planta emblemática, por sua aparência noturna e misteriosa. Adapta-se a diversos climas e deve ser plantada sob sol pleno.

Protea

Flor protea

Diferente das ideias habituais que temos de flores, a protea é grande, com pouca delicadeza e bastante robustez. Origina-se na África do Sul, sendo considerada uma das flores mais antigas do mundo, em fósseis que datam de 100 milhões de anos atrás. Possuem caules grosso, assim como as pétalas que também tem grande tamanho.

A planta pode gerar um buquê diferente, pois somente uma já completa um arranjo. Deve ser cultivada sob sol pleno, sem excessos de umidade. A protea representa ousadia, pois se desvencilha dos padrões que temos para flores, e em seu país de origem, representa transformação. A flor é muito popular em casamentos no Havaí.

Blue Jade Vine

Blue Jade Vine

A Blue Jade Vine possui nome popular no Brasil de trepadeira-jade, sendo uma planta perene que alcança dúzias de metros, dependendo da sustentação em que cresce. Suas folhas são longas e durante a primavera e o verão, surgem suas flores que possuem formato de chifres de cor azul bem forte, quase como pedras preciosas.

No Havaí, essa planta é utilizada para cobrir estruturas e fornecer sombras, além de atrair beija-flores nas regiões em que está plantada. Seu cultivo ideal é feito sob sol pleno ou meia sombra, desde que o solo seja rico e úmido, com temperaturas bem elevadas.

Bromélias

Bromélias

As bromélias são plantas muito populares no Havaí, onde o clima tropical as faz crescer até 1,5 m, em um ciclo de vida perene. Possuem elevado valor ornamental, pois são belas, com a ausência de um caule e folhas grandes e largas. As raízes formam um vaso natural acima da terra que armazena água e nutrientes.

Suas flores são delicadas e produzem espigas de cor vermelha e formato alongado, as quais se tornam muito atrativas para abelhas e beija-flores. Sendo muito admirada no paisagismo, ela deve ser cultivada sob sol pleno ou sob meia sombra, com um solo pouco compacto. A bromélia do Havaí aprecia temperaturas elevadas e alta umidade.

Ohai Ali'i

Conhecida no Brasil como flor-de-pavão, esse exemplo é uma árvore de pequeno porte nativa da América Central, mas que é muito popular nas ilhas havaianas, sendo até símbolo cultural e nome de músicas do lugar. Suas folhas são compostas de pequenos folículos que não caem, e que formam uma copa de 3 metros de altura.

Crescendo rapidamente, suas fores possuem lindo tom de fogo, que varia do vermelho, alaranjado e amarelo, dispostas em cachos conjuntos que formam lindos artefatos de jardinagem e paisagismo. A planta deve ser plantada e manuseada com cuidado, pois possui seiva tóxica. Ela é considerada também uma árvore ornamental.

Pink Water Lily

Pink Water Lily

A pink water lily é conhecida no Brasil como ninféia-rosa, sendo uma popular planta ornamental que cresce em lagos e rios. A partir de suas folhas, que lembram vitórias-régia, surge um rizoma, uma estrutura que se fixa no fundo da água que ela está, para absorver nutrientes do solo e fazer a ninféia florescer.

Suas flores crescem solitariamente, com somente algumas unidades por planta, dispersas em um espaço considerável. No Havaí, essa planta pode habitar lagos e rios poluídos, e auxiliar em processos de recuperação de biodiversidade aquática. É uma planta que aprecia luminosidade plena e pode se reproduzir sozinha ou sendo polinizada.

Columeia-havaiana

A columeia-havaiana é uma planta que trepa em outras, mas não tem comportamento de parasita. Isso faz com que ela seja muito popular nos jardins havaianos e na própria flora do local. Possui folhas grossas, com forte marcação e textura, as quais crescem dispostas em seus ramos, e a estatura total da árvore pode ser de até 1,5 m.

Suas flores são vermelhas e enfeitam qualquer ambiente, principalmente se for interno ou em janelas, já que essa variante de columeia aprecia lugares com iluminação balanceada e não com sol pleno. Deixe-as em um solo rico em fósforo, adubado e com bastante espaço, para não sufocar as raízes da planta.

Conheça as flores havaianas e tenha uma em sua casa!

Flores decorando sala de estar

As ilhas do Havaí, que foram formadas por processos de vulcanismo, são um dos grandes objetivos que turistas de todos os países do mundo têm. Isso porque o estado possui clima um tipicamente tropical, que atrai as pessoas com suas lindas praias e florestas. Por isso, várias atividades de turismo do país estão ligadas com suas plantas, como por exemplo trilhas e tours de observação.

Por isso, é interessante conhecer mais sobre as flores do Havaí, pois além de serem maravilhosas, elas possuem relevância cultural para o país. Os polinésios, povo asiático nativo das ilhas, davam muita relevância para a natureza, e isso faz com que muitas flores hoje sejam símbolos de determinados lugares ou de determinadas entidades, tornando a flora do lugar ainda mais especiais.

Ainda, pela similaridade das condições climáticas, muitas dessas plantas podem ser cultivadas em nossos próprios jardins, aqui no Brasil, com exceção das espécies endêmicas do Havaí, que não se desenvolverão direito. Então, aproveite as dicas do artigo e comece hoje mesmo a plantar uma ou mais flores havaianas, essa ação é terapêutica e deixará seu jardim ainda mais belo!

Autor deste artigo

Últimos posts


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Acessórios para moto