Planta hera inglesa: como cuidar da trepadeira, usar na decoração e mais!

Planta hera inglesa: como cuidar da trepadeira, usar na decoração e mais!

Confira neste artigo os cuidados, características e tipos de hera inglesa. Veja ainda como usá-la no paisagismo e quais são os lugares ideais para plantá-la.


Você já ouviu falar na planta hera inglesa?

A hera inglesa estendida em uma parede

As plantas são uma excelente alternativa para mudar e alegrar qualquer tipo de ambiente. Ademais, elas trazem diversos benefícios para a saúde humana, como purificação do ar, redução de estresse e regulação térmica. Não obstante, a hera inglesa é uma ótima opção para quem busca tais benefícios, com um toque de elegância e conforto.

Caracterizada por uma folhagem densa, recortada e com coloração verde brilhante, a hera inglesa é um tipo de trepadeira muito utilizada no paisagismo, como planta ornamental e de forragem. Seja para o revestimento de muros, treliças, jardins ou também diversos tipos de vasos, ela é ideal para quem pretende ter uma espécie versátil em seu ambiente.

Com uma fácil manutenção e alta resistência, veja a seguir mais informações e detalhes de como ter uma planta dessas, mantê-la saudável e adequá-la ao seu espaço.

Como cuidar da hera inglesa

Ferramentas de jardinagem e um vaso com plantas

A hera inglesa é uma planta prática de cuidar e de fácil harmonização. Por isso, com apenas alguns cuidados e seguindo algumas dicas, você conseguirá manter esta espécie com um aspecto sadio e adequá-la em diversos ambientes de casa. Para tanto, veja a seguir mais detalhes sobre como cuidar desta bela trepadeira.

Iluminação ideal para hera inglesa

A iluminação ideal para a hera inglesa é sob meia sombra ou sol pleno. Por conta disso, elas se adaptam tanto em ambientes externos da casa, quanto internos, próximos a janelas, varandas e portas com passagem indireta de luz. Assim, dependendo do local, quanto mais claro for o ambiente, mais claro tende a ficar a folhagem da hera.

Caso você opte por colocar esta planta em uma área com sol pleno, para evitar que as folhas queimem e fiquem prejudicadas, a melhor forma é passar a planta por um processo de rustificação. Em outras palavras, exponha a planta aos poucos no sol, para que ela se adapte com a fonte de luz natural direta.

Os melhores lugares da casa para deixar a hera inglesa

De folhagem simples, porém muito refinada, a hera inglesa é uma planta ideal para ser plantada em recipientes, cestos ou pergolado onde suas trepadeiras possam ficar penduradas e se desenvolverem livremente. Desse modo, ela ficará ótima em jardins, varandas e como forração para outras plantas.

Por conta de sua estrutura e beleza, caso você prefira deixar a hera dentro de casa, busque posicioná-la em cantos ou móveis com uma altura elevada e com passagem de luz. Para tanto, evite ambientes com pouca iluminação e muito úmido, como o banheiro e dê preferência para locais como: sala de estar, cozinha, corredores e escritórios.

Temperatura ideal para hera inglesa

A hera inglesa é nativa de regiões com o clima subtropical e temperado. Por conta disso, ela prefere locais com temperaturas amenas, variando entre 26 a 7 graus celsius. Com isso, sua folhagem se mantém com belas tonalidades de verde e aspecto brilhante.

Devido a seu gosto por um clima moderado, isto é, sem excesso de frio ou calor, busque manter a planta em locais arejados e em temperatura ambiente, longe do ar condicionado. Por fim, para manter um crescimento constante e saudável da planta, evite deixá-la em locais com muita passagem de vento, seja ele dentro ou fora de casa.

Rega da hera inglesa

Quando jovem e em tamanho pequeno, a rega da hera inglesa pode ser feita diariamente ou em dias alternados, de forma a manter apenas o solo úmido. Desse modo, irá facilitar o crescimento e desenvolvimento da planta.

Em fase adulta e com as folhas já desenvolvidas, o ideal é fazer a rega com maior prudência, de 2 a 3 vezes por semana. Mesmo assim, sempre verifique a terra antes de adicionar água, para não colocar em excesso e deixar a terra encharcada. Caso contrário, isso pode apodrecer as raízes da hera.

Solo ideal para hera inglesa

Embora a hera inglesa seja uma planta bem resistente e capaz de se crescer em solos pobres e com diferentes níveis de pH, a terra ideal para esta espécie é com boa drenagem e sem grande profundidade. Dessa forma, evite que a água fique parada ou ocorra o excesso de umidade no solo.

Para preparar a terra, primeiro coloque uma camada de drenagem no vaso com brita ou argila expandida. Em seguida, sobre essa parte, utilize a mistura de: terra vegetal, terra comum e areia de construção, em proporções iguais. Por último, como forma de garantir um solo rico em matéria orgânica, você também pode acrescentar húmus de minhoca nessa composição.

Adubos e substratos para hera inglesa

No momento de fazer a adubação da hera inglesa, lembre-se primeiramente em manter a terra aerada e leve. Assim, você evitará o acúmulo de água na parte da raiz e encharcamentos para a planta. Por isso, utilize grama seca, palha de arroz, casca de arroz carbonizada ou outro material similar, que permita a drenagem do solo.

Em relação ao fertilizante, o mais recomendado é utilizar o NPK 10-10-10 a cada duas semanas, durante o período da primavera. Caso a planta esteja em uma situação estressante, como muito calor, frio, solo seco ou com muitas folhas danificadas, evite adubar o solo.

Manutenção e poda da hera inglesa

A poda da hera inglesa pode ocorrer com duas finalidades: de tutoramento ou de limpeza. No primeiro caso, ela acontece de forma a conduzir a planta para onde o cultivador deseja que ela tome forma. Caso contrário, por ser uma planta trepadeira, ela tende a percorrer seu próprio caminho, se agarrando em estruturas ou plantas próximas dela.

Na poda de limpeza, ela é feita de forma a remover as folhas que estiverem velhas ou secas e revitalizar a planta. Assim, de forma periódica ou quando houver necessidade, use uma tesoura de corte limpo e afiado para aparar os caules da planta.

Pragas e doenças da hera inglesa

Em ambientes quentes ou com muita umidade, isso torna favorável para ocorrer a podridão da raiz da hera inglesa. Em casos extremos, pode se tornar fatal para a planta. Além do mais, nessas situações de estresse, a hera se torna mais vulnerável a pragas, como pulgões e ácaros.

Para tratar a hera inglesa em casos de pragas e doenças, é necessário remover as partes mais afetadas e tratar o restante da planta, por meio de remédios caseiros ou existentes no mercado de jardinagem, como fungicida, óleo de nim ou sabão inseticida.

Propagação da hera inglesa

Com um rápido enraizamento, a propagação da hera inglesa é realizada por meio de sementes, aparas ou estacas do próprio caule da planta. Os principais cuidados para a planta ter uma boa aderência ao solo é fazer um bom corte e ter cuidado ao posicionar as partes da hera no solo. Como consequência, você conseguirá obter resultados efetivos em uma média de 3 semanas.

Para propagar a hera, corte parte do caule ou use as partes da poda que estejam em bom estado e coloque eles sobre a terra vegetal, de forma semienterrada e com um pouco de água. Se desejar ter um aumento de eficiência no processo, antes de colocar as estacas no solo, você pode mergulhar elas em uma solução de hormônio enraizador.

Replantação da hera inglesa

De forma a não prejudicar a planta durante o processo de replantação, a hera pode ser recolocada no solo uma vez ao ano quando ainda estão em fase de crescimento. Já quando estiverem maduras, elas podem ser plantadas a cada dois anos.

Ao fazer o processo de replantação, utilize um solo de envasamento novo para propiciar uma nutrição adequada para a hera inglesa. Além disso, lembre-se de não posicioná-las muito afundadas no solo e mantenha uma camada de drenagem no fundo do vaso ou jardim, para evitar acúmulo de água.

Sobre a hera inglesa

As folhas de hera inglesa bem de perto

Seja em vasos ou jardins, a hera inglesa é uma planta bem versátil e prática para cuidar no dia a dia. Por isso, como forma de conhecer melhor a planta, suas características e lendas, acompanhe o artigo e veja mais detalhes abaixo.

Características da hera inglesa

Com o nome científico de Hedera helix, a hera inglesa também pode ser encontrada pelas seguintes nomenclaturas populares: hera comum e hera europeia. Oriunda da Europa, Ilhas Canárias, Norte da África e Ásia, esta planta possui muita elegância por meio de suas numerosas folhas brilhantes e verdes.

Além de seu belo aspecto ornamental, esta planta é excelente para absorver toxinas do ambiente, tornando o ar de sua casa mais limpo e puro. Por fim, ela é uma planta que pode alcançar um grande porte, de até 12 metros de comprimento. Por isso, ela é ideal para jardins, estruturas verticais e vasos pendentes.

Sobre a flor da hera inglesa

A hera inglesa possui pequenas e arredondadas flores, com tonalidade amarelo esverdeada e que florescem principalmente na primavera e no verão. Nesse período, por conta da floração, a hera tende a atrair abelhas e borboletas.

Devido ao seu tamanho pequeno e pouco chamativo, as flores são pouco contempladas como ornamentos diante das verdes e brilhantes folhas perenes. Por isso, a hera inglesa é muito mais utilizada por conta de sua própria folhagem.

A hera inglesa no paisagismo

No paisagismo, a hera inglesa é uma espécie bem versátil e integra facilmente com diferentes tipos de plantas e flores. Por isso, ela pode ser cultivada em variados tipos de jardins, como: contemporâneos, tropicais, clássicos, franceses, italianos, japoneses e verticais.

Com folhas simples, porém exuberantes, o uso dessa planta varia desde a forração em vasos e jardins até o revestimento de treliças, muros, esculturas e o cultivo em recipientes suspensos. Por tais motivos, ela é considerada como uma planta “coringa” para se usar como ornamento dentro ou fora dos ambientes.

O veneno da hera inglesa

A hera inglesa é uma planta tóxica quando ingerida na forma fresca, por isso ela não é indicada para consumo, nem para ser mantida próxima a crianças e animais domésticos. Caso contrário, quando consumida, esta planta pode causar vômito, diarreia, dor de cabeça e alergia.

Embora a hera inglesa seja tóxica em seu estado natural, ela possui diversas propriedades medicinais, como por exemplo: analgésica, expectorante, calmante e cicatrizante. Mas o seu consumo só é recomendado quando a planta estiver na forma de medicamentos comprados na farmácia. Ademais, ela deve ser utilizada somente com orientação do médico ou do fitoterapeuta.

Lenda da hera inglesa

Para os antigos gregos e romanos, a hera verde-escura e com folhas brilhantes era considerada sagrada para o deus Dionísio, também conhecido como Baco na literatura romana. Além disso, os druidas pagãos acreditavam que a planta representava a divindade feminina. Não obstante, a hera era muitas vezes cantada na canção de natal: “O azevinho e a hera".

Depois de anos após a época dos antigos gregos e romanos, esta planta ainda continuou a impactar diversas culturas, pois suas trepadeiras resistentes e perenes eram capazes de cobrir vastas áreas e construções da Europa.

Espécies híbridas da planta hera

A hera inglesa possui alguns tipos de híbridos que, assim como ela, necessitam de poucos cuidados e são versáteis para diferentes ambientes, tanto dentro quanto fora de casa. Com formatos e tons diferentes, veja a seguir quatro tipos de hera que existem, para escolher o ideal ao seu lar.

Hera-dedo-de-moça

Uma mão tocando nas folhas da hera-dedo-de-moça

A hera-dedo-de-moça apresenta folhas bem dentadas, recortadas e com uma tonalidade de verde mais clara que a hera inglesa. Assim, com uma folhagem volumosa, ela oferece uma grande delicadeza visual e charme ao ambiente.

Seja em lugares com meia sombra ou sol pleno, ela é capaz de sobreviver em solo úmido e sem excesso de água. Caso ela seja exposta a maior quantidade de luminosidade, o contorno de suas folhas tendem a ficar mais claro, em tons de creme e amarelados.

Hera-coração

Uma folha de hera-coração centralizada

Com folhas verdes brilhantes, muita nervura e pontas agudas, este tipo de hera possui uma folhagem em um formato que lembra ao desenho de um coração. Com isso, ela foi apelidada popularmente como hera-coração e é muito utilizada como uma planta ornamental.

Assim como a hera inglesa, esta planta necessita dos mesmos cuidados de iluminação, rega e poda. Além disso, a hera-coração pode alcançar até 6 metros de comprimento e na maturidade, ela apresenta folhas com até 10 centímetros de largura.

Hedera gloire de marengo

Folhas de hedera gloire de marengo de tom verde com bordas amarelas

A hedera gloire de marengo é um híbrido da hera inglesa que se diferencia pelo formato e cor das folhas. Assim, este tipo possui uma folhagem menos recortada e de coloração esverdeada, com belos contornos ao redor da folha na cor amarela.

Com um comprimento de até 5 metros, ela é utilizada tanto em ambientes com meia sombra ou sol pleno. Caso opte por mantê-la dentro de casa, por conta de sua coloração, ela é ideal para oferecer mais claridade ao cômodo.

Hera-variegata

Várias folhas de hera-variegata bem de perto

Além de ter folhas mais largas que os outros tipos de híbridos, a hera-variegata possui uma coloração diferenciada das outras plantas. A folhagem possui uma estampa camuflada, variando em tons diferentes de verde e com contorno em amarelo.

O comprimento desta espécie chega em até 5 metros e os cuidados de iluminação, poda e rega são os mesmos da hera inglesa. Por fim, seja em vaso ou forração para jardins, ela é ideal para oferecer um aspecto rústico e orgânico ao local.

Use a planta hera como trepadeira ou pendente no paisagismo de sua casa!

Hera inglesa e outras plantas em um enorme vaso ornamental

As plantas e flores são excelentes escolhas para trazer elegância, leveza e conforto para qualquer ambiente. Além de proporcionar a limpeza do ar, você poderá encontrar belas opções de espécies no mercado com um fácil cultivo e manutenção, como a hera inglesa.

Como vimos, a Hedera helix é uma planta que necessita de poucos cuidados e é muito resistente em espaços com grande e moderada quantidade de luz solar. Por isso, ela é uma ótima opção para quem possui cantos e paredes vazias ou quem deseja complementar um jardim com uma vasta folhagem.

Com belas folhas, recortadas e brilhosas, certamente você irá se surpreender com a beleza dessa planta em sua casa. Diante disso, utilize essas dicas para ter sua própria hera inglesa.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos