Peixe bagre: como pescar, espécies, características e mais!

Peixe bagre: como pescar, espécies, características e mais!

Confira aqui, as principais características, tipos de espécies e dicas de pesca do peixe bagre!


Já ouviu falar em peixe bagre?

Peixe bagre pulando na superfície da água

O peixe bagre está entre os grupos de peixes mais populares do mundo. Sendo um peixe muito abundante nas águas, ele é popular tanto entre os pescadores mais experientes quanto entre os pescadores novatos. Ele é um dos alvos preferidos dos pescadores por, entre outras razões, sua ampla distribuição, tamanho e a relativa facilidade em pescá-lo.

A espécie possui característica únicas como a do peixe esportivo, então você deve investigar como o peixe bagre se comporta nas águas para capturá-lo. Para capturar este peixe você deve conhecer o local onde ele frequentemente habita: ele cresce em rios, lagos e pequenos riachos. O peixe bagre tem uma adaptação formidável para viver tanto em águas limpas quanto em águas com lama.

As características do peixe bagre

Peixe bagre nadando com outros peixes em aquário

Nesta seção você verá as características do peixe bagre, que não possui escamas, mas bastante espinhos, e verá o motivo de ele ser chamado de peixe-gato. Também te mostraremos o habitat mais usual do peixe bagre e te apresentaremos a época da desova e os hábitos alimentares dessa espécie

O peixe bagre não possui escamas

Geralmente os peixes possuem escamas, porém o peixe bagre é diferente: ele não possui escamas, uma característica marcante dessa espécie. No lugar de escamas, o peixe bagre tem espinhos na frente da sua nadadeira e possui uma nadadeira chamada de nadadeira adiposa. Pelo fato de não ter escamas, esse peixe tem uma espécie de armadura de lâminas de osso. Nas suas costas e nas laterais, o peixe bagre também tem ferrões.

Os peixes bagres e seus bigodes

Um dos nomes pelo qual o peixe bagre é conhecido é peixe-gato (em inglês, "catfish"), e isso se deve a uma das características marcantes desse peixe: suas antenas, estas que são parecidas a um bigode de gato. Essas antenas são utilizadas para encontrar suas presas, e, como elas também são detectores de vibração, ajudam o peixe bagre a escapar de seus predadores.

O nome científico do bigode do peixe bagre é barbilhão e grande parte das espécies desse peixe possuem quatro pares de barbilhões na cabeça e dois no queixo, um no maxilar e outro nasal.

Habitats do peixe bagre

O peixe bagre pode ser encontrado em diversos ambientes, podendo ser visto desde rios a reservatórios. Para a prática esportiva de pesca, o peixe bagre é bastante armazenado em lagoas. Durante o verão, ele é encontrado em riachos e, se você costuma ir a represas, poderá encontrá-lo nesse ambiente também.

Além disso, você poderá encontrar o peixe bagre em áreas onde naveguem muitas barcaças, pois elas interrompem a correnteza e, assim, criam diversidade de habitat para o peixe bagre.

Hábitos de desova do peixe bagre

No período entre três e seis anos o peixe bagre atinge sua maturidade sexual. Normalmente, essa espécie gosta de pôr seus ovos em uma temperatura próxima dos 20 graus. Assim, as estações preferenciais para a desova do peixe são o final da primavera e início do verão, pois são as estações mais quentes - no Brasil, as desovas acontecem de novembro até fevereiro.

Esses peixes também desovam somente em locais protegidos. Quando, então, a temperatura dos rios atinge 20 graus, os peixes bagre reprodutores são estimulados a reproduzir e procuram um local apropriado para isso.

Os hábitos alimentares do peixe bagre

Os peixes bagre são uma espécie carnívora ou vegetariana, podendo comer outros peixes, caranguejos e outras espécies de animais, ou ainda plantas. Por ter uma cabeça achatada, é possível ao peixe bagre escavar com o objetivo de encontrar alimentos.

A sucção é um dos meios desse peixe se alimentar, sendo o outro engolir a comida no lugar de morder ou fatiar a presa. Alguns peixes bagre, na hora da alimentação, se escondem nas lamas dos rios para que a correnteza traga o alimento.

Os tipos de peixe bagre

Nessa seção você vai conferir mais sobre algumas das variedades do peixe bagre, quais são suas características, onde encontrá-las, o que comem e mais!

Bagre-africano

Peixe bagre africano

O peixe bagre-africano pode ser encontrado por todo continente africano, mas você também consegue localizá-lo em Israel, Líbano, Síria, Jordânia e sul da Turquia. Na África, esse peixe é um alimento consumido em todo continente e também é bastante comercializado.

O peixe bagre-africano tornou-se mais conhecido mundialmente na década de 80 do século passado, para fins da aquicultura, época na qual começou a ser introduzido no Brasil, Indonésia, Vietnã e Índia. Nesses países, essa espécie foi considerada um invasor, proporcionando impactos ambientais.

Peixe-gato-gigante

Peixe-gato-gigante em aquário

O peixe-gato-gigante tem um comprimento de cinco metros e cinquenta centímetros e a estimativa de vida dele é de trinta anos. O peixe-gato-gigante tem esse nome por ser parecido com um gato, por causa de suas antenas que se assemelham a um bigode, e também pelo seu tamanho de felino.

O habitat desse peixe é o Rio Mekong, mas infelizmente ele está em extinção, pela abundante pesca. Geralmente, quando o peixe-gato-gigante tem por volta de um ano ele se assemelha muito aos outros peixes bagre, tornando sua identificação difícil.

Jundiá

Peixe jundiá

O peixe bagre e o peixe jundiá tem quase cem por cento de semelhança, mas há uma pequena diferença. O peixe bagre tem o dorso mais claro, que se assemelha ao amarelo, enquanto as costas do jundiá são mais escuras.

O jundiá pode ser criado em cativeiro e consegue comer alimentos industrializados, porém se você desejar alimentar o jundiá de outra maneira, isso também é possível, pois ele come minhoca e peixes vivos. O jundiá é um peixe de água doce e também é conhecido como Nhurundia, Mandi-Guaru e Bagre-Sapo.

Bagre tigrado

Peixe bagre tigrado em aquário

Não há escamas no peixe bagre tigrado, porém ele possui um corpo rígido e grosso. Esse tipo de peixe também possui três espinhas nas nadadeiras e os ferrões dele estão nas nadadeiras do peitoral e na parte dorsal. O bagre tigrado tem como característica ser predador, portanto, se ele perceber uma fragilidade em suas presas ele pode devorar até alguns mamíferos aquáticos como rãs e sapos, e também pássaros e cobras.

Bagre-amarelo

Peixe bagre-amarelo após ser pescado sobre deck de madeira

Se você deseja pescar o peixe bagre-amarelo, o Brasil é um dos locais certos, pois ele é encontrado no Oceano Atlântico, e o Brasil tem uma das maiores costas banhadas por esse oceano do mundo. Lugares fáceis de pescá-los são praias, manguezais e foz de rios.

O bagre amarelo não frequenta águas profundas e uma das característica desse peixe é andar em bando, geralmente à noite. Se você não tem o hábito de pescar à noite, há uma gigantesca chance de encontrá-lo em águas turvas durante o dia.

A pesca do bagre

Idoso na beira de um rio segurando peixe bagre após pescá-lo

Nesta seção, você encontrará qual o tamanho médio do peixe bagre, quais os tipos de carretilhas para uma boa pesca e qual a melhor vara para pescar esse peixe. Além disso, verá as principais iscas para uma melhor atuação na pesca, qual delas atrai mais o peixe bagre, como utilizar as vestimentas corretas para uma pesca prazerosa, entre outras dicas para uma boa pescaria.

Veja o tamanho do peixe bagre que você vai pescar

O peixe bagre não possui um tamanho uniformizado, sendo uma espécie que varia de tamanho. O mais pesado é o gigante de Mekong, no sudeste da Ásia, e o mais longo é o bagre da Eurásia, mas o tamanho médio desse peixe está por volta de um 1,2 a 1,6m. É muito difícil encontrar um peixe bagre com mais de dois metros, uma raridade, mas ainda assim existem alguns que medem 2,5m de comprimento e às vezes pesam mais de cem quilos.

Assim, quando for pescar peixes bagres, procure descobrir qual a média de tamanho e peso dos encontrados na região da pescaria e adapte seus equipamentos para isso. Contudo, se não encontrar essas informações, considere o tamanho médio que demos acima.

Os tipos de carretilhas

Há duas opções para você pescar um peixe bagre: se o peixe bagre for de um tamanho normal o mais recomendável seria o molinete, se o peixe bagre der mais trabalho e for maior, o indicado é a carretilha, como as que você pode conferir em As Melhores Carretilhas. Existem diversos tipos de carretilhas para que você tenha prazer na hora da pesca, dentre eles: perfil alto, perfil baixo e elétricas, que podem ser de diferentes tamanhos, materiais e pesos, mas os dois principais tipos as de perfil alto e perfil baixo.

As melhores varas para pegar o peixe bagre

A melhor vara de pesca para pescar um peixe bagre é a vara Giant Catfish GC2, uma vara de ação extra rápida. Mas, para além do tipo de vara, uma boa dica é preparar aquela que você usará na pesca. Para isso, use um pedaço de linha entre cinquenta e sessenta centímetros e amarre o anzol a ponta; utilize um nó de correr e prenda com uma chumbada de 5 a 7 gramas. Para finalizar, prenda um distorcedor, que ligará o sistema ao resto da vara.

As iscas usadas para pescar o peixe bagre

Existem diferentes iscas para pegar o peixe bagre, mas esse peixe preferencialmente é atraído por iscas de cheiro forte, então escolha sempre as naturais. Para se sair bem na pesca do bagre, as cinco principais iscas são: lagostim, fígado de frango, língua de boi, peixes pequenos e minhocas. Nunca se esqueça de que, para pegar um peixe bagre, a isca deve estar no ponto mais fundo da água, assim você terá mais chance de pescá-lo.

Dica de vestimenta para pescar o peixe bagre

Para ir pescar não é obrigatório usar uma vestimenta específica, mas a vestimenta de pesca pode ser útil para uma melhor ambientação, pois deixa o corpo limpo, evita raios solares e é mais confortável.

Portanto, utilize chapéu ou boné com proteção para evitar queimaduras na cabeça, calças para proteger as pernas do sol e de picadas, camisa com proteção UV para a proteção do tronco, dos braços e do pescoço, luvas e calçados de pescaria, para aguentar a umidade e calor. Além disso, dê preferência para roupas com tecido dry fit, pois ele é flexível e vai controlar a temperatura corporal.

Outras dicas para pescar o peixe bagre

O peixe bagre é conhecido por não ver muito bem, mas consegue se guiar pelo olfato e barbilhões. Desta forma, o melhor horário para pescá-lo é à noite, o que também pode ser muito bom para se proteger do sol. Mas, caso vá pescar durante o dia, não se esqueça de usar vestimentas apropriadas.

Além disso, o peixe bagre se limita à pesca esportiva, pois não é recomendável para consumo alimentício, já que possui muitos hormônios, o que não é indicado para a alimentação do ser humano.

Conheça produtos voltados para pescaria

Neste artigo apresentamos diversas informações e também como pescar o peixe bagre. Agora que estamos dentro do assunto de pescaria, que tal conhecer alguns de nossos artigos sobre produtos voltados para o tema? Confira abaixo!

As 10 Melhores Iscas Artificiais de 2022: Zoom Bait, River2Sea e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2578

Leia este artigo e veja nossa lista com as 10 melhores iscas artificiais de 2022. Saiba tudo o que precisa para escolher o melhor equipamento para a sua pesca!

Os 10 melhores molinetes para pesca de praia de 2022: da Daiwa, Okuma e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1810

Deseja encontrar um bom molinete para sua pesca em águas salgadas? Veja este artigo sobre os melhores molinetes do ano e como fazer a escolha certa!

As 10 linhas de pesca de monofilamento mais resistentes de 2022: da Shimano, Vexter e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1285

Está com dúvidas sobre qual linha de pesca de monofilamento comprar? Confira a seguir dicas e informações sobre esse item, além da lista com as 10 melhores!

Aproveite estas dicas e pesque um peixe bagre!

Peixe bagre em aquário

Como dito anteriormente, o peixe bagre é muito fácil de ser encontrado em rios e riachos de água doce, podendo ser pescado em todos os continentes. A melhor época para pescá-lo no Brasil é entre outubro e março, pois nesse período faz mais calor e também acontecem as desovas, deixando o peixe bagre mais perto da superfície, então aproveite esse meses!

A melhor parte do dia para pescar um peixe bagre é o final da tarde ou à noite, mas quando você for pescar não se esqueça de utilizar a vestimenta e equipamentos corretos. Agora que você sabe mais sobre o peixe bagre e sobre como pescá-lo, marque sua próxima pescaria para utilizar seus novos conhecimentos!

Autor deste artigo

Últimos posts


O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer em saber se o Moto G54 é um bom celular? Leia este artigo e conheça a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, indicações de uso e mais!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo