Como plantar milho: para pipoca, para gato, como cuidar e mais!

Como plantar milho: para pipoca, para gato, como cuidar e mais!

Você tem interesse em saber mais sobre o milho? Veja neste artigo como plantar em casa, inclusive em vaso, quais as variedades existentes e outras curiosidades!


Você conhece o milho e seus diversos tipos?

Campo de milho ao pôr do sol

O milho é uma comida extremamente popular, em especial nas Américas, onde é cultivado há mais de sete mil anos e desde então tem sido a base alimentícia de diversas civilizações, inclusive no Brasil, onde o consumo aumentou principalmente após a chegada dos europeus, que consolidaram o uso do milho no dia-a-dia.

Versátil, o milho pode ser usado de diversas formas, seja cozido, como pipoca ou farinha, além de aparecer em variadas receitas, tanto doces quanto salgadas. O milho se apresenta em diversas variedades, espécies e cores, sendo o mais comumente consumido no país o famoso milho verde, também chamado milho doce, que apresenta espiga da cor amarela.

Se você gosta de milho e deseja saber mais sobre essa incrível planta, leia o artigo a seguir. Aqui, você encontrará curiosidades, informações sobre as diferentes variedades, além de aprender como cultivar seu próprio milho em casa.

Como plantar milho

Fazendeiro verificando a planta de milho

Se você gosta de milho e considera ter uma planta em casa, leia os tópicos a seguir e veja informações importantes sobre o cultivo e os cuidados que você deve ter para garantir o crescimento saudável de seu milho verde.

Clima ideal para plantar milho

O milho é uma planta bastante versátil, que pode prosperar bem em diversos tipos de ambientes, com diferentes climas. Entretanto, as temperaturas muito baixas não são boas para a planta do milho, que não costuma suportar menos de 13ºC.

Por esse motivo, o milho é uma ótima planta para ser cultivada no Brasil, uma vez que dificilmente temos temperaturas muito baixas. Idealmente, o milho deve estar em um ambiente com mais 16ºC. Porém, o calor excessivo combinado com a baixa umidade pode ser prejudicial para a polinização da planta.

Local ideal para milho

A planta do milho necessita de muita luminosidade e exposição ao sol para crescer e se desenvolver de forma saudável. Por isso, ao escolher um local para sua planta, certifique-se de que não é um local de sombra ou que não recebe luz direta.

O milho pode ser cultivado tanto em jardins e hortas quanto em vasos. Se for plantar mais de um pé, deixe um espaço entre eles e não plante espécies diferentes no mesmo local. Caso seja em um vaso, ele deve ter ao menos 50 centímetros de diâmetro para cada três plantas.

Solo para plantar milho

O solo é um elemento muito importante para que o cultivo da sua planta seja bem sucedido. Por essa razão, atente-se às condições ideais. O primeiro requisito é uma boa capacidade de drenagem do solo. Da mesma forma, ele deve ser arejado, para garantir que a planta não fique encharcada.

O solo também deve ser fértil e rico em húmus. O pH ideal deve ser mais ácido, entre 5,5 e 6,8. Não se esqueça de encontrar um local que o solo tenha uma boa profundidade, para que as raízes possam se desenvolver adequadamente.

O plantio do milho

O plantio com sementes costuma ocorrer no local definitivo onde o milho ficará, mas pode ser feito também outros recipientes, se necessário, sendo feita a transferência quando a planta atingir entre oito e dez centímetros, e as raízes estiverem bem desenvolvidas.

A época adequada para o plantio é entre os meses de outubro e dezembro, uma vez que a planta não se desenvolve bem no inverno. A distância entre uma planta e outra deve ser de ao menos 20 centímetros, deixando cerca de um metro de distância entre as linhas de plantio, caso deseje cultivar diversos exemplares.

Irrigação do milho

O milho é uma planta que requer atenção na hora da irrigação. Por conta de suas raízes mais superficiais, a planta inteira pode ser afetada pela falta de água, sendo bastante sensível a isso. Entretanto, deixar a planta encharcada também é prejudicial, por isso não exagere nas regas.

A irrigação deve ser feita de forma regular, assegurando que a terra esteja sempre úmida. Caso a planta esteja em um ambiente externo, nos períodos de chuva a irrigação não é necessária, somente quando a terra apresentar um aspecto mais seco.

Adubo para milho

Como dito anteriormente, o solo ideal para o plantio do milho deve ser bastante fértil. Por isso, uma boa adubação é necessária para que a planta se mantenha saudável a todo o momento. O húmus produzido por minhocas é muito benéfico para a planta do milho e pode ser utilizado sempre.

Da mesma forma, qualquer tipo de adubo produzido através de compostos orgânicos pode ser utilizado em sua plantação de milho. Todavia, o uso de esterco não é recomendado.

Poda do milho

O milho é uma planta que não necessita de podas constantes, uma vez que seu crescimento é controlado e fazer cortes pode prejudicar a planta. É importante, porém, manter o terreno sempre limpo, removendo qualquer outra planta que esteja nascendo no mesmo local do milho. Outra dica interessante é utilizar as plantas de milho já mortas como adubo orgânico para as novas plantas. Para isso, basta removê-las e cortá-las antes de colocar no solo.

Como fazer a colheita do milho

O período de colheita do milho irá depender da espécie de milho. Em relação ao milho verde, ele deve ser colhido quando os grãos estiverem com uma coloração amarela, bem característica da espécie, porém antes que comecem a secar e fiquem duros.

A colheita deve ser feita durante a manhã ou à noite, quando a temperatura está mais amena. A melhor forma de fazê-lo é quebrando o talo que contem a espiga, torcendo-o em direção ao solo. Após a colheita, cozinhe imediatamente o milho ou armazene no refrigerador.

Doenças e pestes comuns do milho

O milho é uma planta suscetível a diversos tipos de pragas, em especial as larvas e insetos, que podem atacar tanto a parte mais baixa da planta quanto a parte aérea. Ter um solo limpo antes do plantio é uma boa forma de evitar a contaminação precoce.

Para cada tipo de peste, há uma forma diferente de tratar a planta, por isso, se sua planta estiver sofrendo com pragas, informe-se sobre qual é para que você possa oferecer um tratamento adequado. Em relação às doenças, o milho também pode sofrer com alguns tipos como a ferrugem e a mancha branca.

Para evitar que elas ocorram, monitore sempre sua planta e certifique-se de que ela está recebendo os nutrientes e água necessários para se manter saudável. Dessa forma, dificilmente sua planta ficará doente.

A propagação do milho

A propagação do milho pode ser bastante difícil de ser bem sucedida em alguns locais. Por esse motivo, a forma mais indicada de plantio do milho é através de sementes, que podem ser adquiridas em lojas especializadas.

Isso ocorre por conta da variabilidade genética do milho. Dificilmente o milho gerado será igual à planta mãe e pode apresentar características variadas, que são misturas entre as plantas matriz, fazendo com que possa ser difícil prever a variedade de milho que irá germinar.

Como fazer mudas de milho

Uma boa forma de preparar mudas de milho é utilizando jornais, ou outros tipos de papel que sejam facilmente degradáveis. Esses materiais serão utilizados na fabricação de copinhos onde as sementes serão plantadas. Para tanto, basta enrolar o papel em forma cilíndrica e amassar um dos lados, de forma que o papel crie uma base para suportar a planta e a terra.

Após isso, encha o copinho de terra até quase a boca e coloque as sementes, duas no máximo para garantir a germinação. Após isso, complete de terra o copinho e molhe a terra. Quando a muda estiver pronta, você poderá plantar o copinho diretamente no solo, deixando alguns buracos para que a raiz possa sair.

Como plantar milho em vaso

Um vaso caído com um pouco de terra e ao lado um vaso em pé

Como pudemos ver, a plantação do milho também é possível de ser feita em vasos, não apenas em espaços mais amplos. Leia abaixo mais dicas de como esse cultivo pode ser feito.

Quais os tipos de vasos para o milho?

Ao escolher um vaso para cultivar a planta do milho, o mais importante é se atentar ao tamanho e profundidade dele. O vaso deve ter no mínimo trinta centímetros de profundidade e não precisa ultrapassar muito isso, uma vez que as raízes do milho são mais superficiais. Em relação à largura, isso irá depender de quantas plantas você deseja colocar em um mesmo recipiente.

Para uma planta sozinha, 30 centímetros devem ser suficientes. Porém, essa configuração não é recomendada, pois sem outra planta não tem como haver a polinização. Por isso, escolha um vaso em que seja possível plantar ao menos três milhos, dispostas em formato de triângulo.

Com qual frequência se deve trocar?

A troca de vaso para o milho não é necessária, tanto que o plantio já pode ser feito diretamente no local definitivo da planta. Entretanto, deve-se haver certo cuidado com a terra e com o adubo. Não é necessário fazer a troca dos mesmos, porém, quando a planta vai criando raízes, ela pode nascer de forma lateral e ficar para fora. Nesse caso, complete o vaso com adubo ou húmus.

Outra possibilidade é do plantio ter sido feito em copinhos ou outros recipientes para a criação de mudas. Nesse caso, a transferência deve ser feita quando a planta tiver criado raízes e estiver com um tamanho entre oito e dez centímetros.

Como trocar de vaso?

No cenário em que é necessário fazer a transferência da muda, se ela foi plantada em copinhos de papel, como ensinamos acima, basta colocar o copinho diretamente na terra, que ele se decompõe sozinho com o tempo. Se o copinho estiver muito apertado, faça rasgos antes de colocar na terra.

Se a muda estiver em copinhos de plástico ou outros recipientes, é necessário fazer a retirada da planta para colocá-la no novo vaso. Faça um buraco na terra para acomodar a planta e cubra-a com um pouco da terra remanescente.

Curiosidades sobre o milho

Agricultor segurando o milho na cesta no campo de milho

Agora que você já sabe como cultivar uma planta de milho, seja em jardins ou vasos, confira abaixo diversas curiosidades sobre essa planta e entenda mais sobre suas utilidades, diferenças, entre outras.

O milho para gato é diferente?

A grama é um alimento importante para os gatos, pois ajuda a regular o trato digestivo desses bichinhos. A variedade de grama mais apreciada pelos gatos é a do milho, muito indicada também por ser uma variedade não tóxica e tranquila de se obter.

Essa grama é obtida através da plantação do milho de pipoca. Isso mesmo! Basta plantar o milho de pipoca (sem ser o de microondas) em um vaso com terra fertilizada e irrigada regularmente. A grama costuma crescer rápido. Com três dias, os brotos já costumam aparecer.

Como o milho se transforma em pipoca?

A transformação do milho em pipoca é um mistério que intriga a muitos, mas na verdade, não há muito segredo nesse processo. Uma questão importante é entender que o milho de pipoca é uma espécie diferente do milho que costumamos comer cozido. Apesar de ter uma casca dura, o milho de pipoca tem água e amido.

Porém a água está em menos quantidade do que no milho convencional, o que faz com que, em contato com o calor, ele se transforme em vapor, exercendo pressão. Ao mesmo tempo, o amido se transforma em um material gelatinoso que também pressiona a casca, fazendo com que ela estoure. Essa matéria gelatinosa é o que se transforma na pipoca quando entra em contato com o ar.

Digestão do milho

O milho é um alimento conhecido por não ser de fácil digestão, uma vez que costuma sair inteiro nas fezes. Entretanto, isso não é inteiramente verdade. A única parte do milho que sobrevive ao processo de digestão é a casca.

Toda a parte interna do milho é digerida e, junto com ela, todos os seus nutrientes. O milho é carregado de fibras, que podem ajudar a regular o sistema digestivo. Portanto, não se preocupe. A casca não faz mal e os benefícios de comer milho são muitos.

Por que o milho tem cabelo?

Os cabelos do milho fazem parte do processo de reprodução da planta. O milho se propaga através do vento e os cabelos, chamados estigma, recebem o pólen de que é transportado de uma planta à outra, garantindo assim a fertilização do milho. As flores com pólen representam a parte masculina da planta do milho e a espiga, assim como os cabelinhos, é a parte feminina. Todas as plantas apresentam ambas as partes.

Por que o milho verde é amarelo?

Outra questão que intriga muita gente é em relação à nomenclatura do milho. O milho é chamado milho verde, apesar de sua espiga ser amarela. Isso ocorre porque, na verdade, esse nome não se refere à cor do milho em si.

O verde é uma referência ao ponto de maturação do milho. Quando dizemos que algo não está maduro ainda, dizemos que está verde, e esse é o caso do milho. Nós comemos o milho antes do seu ponto de maturação, enquanto o milho já maduro é utilizado na fabricação de outros produtos, como ração, farinha, entre outros.

Quais tipos de milho para pipoca existem?

São diversos os tipos existentes de milho para pipoca. No Brasil, o tipo mais comumente encontrado é o milho amarelo, também chamado mushroom ou butterfly, que é considerado o tipo A, uma vez que produz grãos maiores.

Apesar disso, a variedade de milhos para pipoca é grande, sendo alguns deles o tradicional milho verde (ou doce), o milho branco, o azul, o vermelho e o colorido. Para cada tipo, a pipoca é diferente, variando em cor, sabor, tamanho e textura.

Dicas de possibilidades culinárias com milho

O milho é um alimento muito versátil, podendo ser utilizado tanto em salgados quanto em doces. Além do tradicional milho cozido, o milho pode ser consumido em diversas formas, podendo ser facilmente encontrado em todas as épocas do ano, como espiga, em lata ou congelado.

Alguns dos doces mais famosos feitos de milho são a pamonha, o curau, o bolo e o sorvete, muito populares nas festas juninas de todo o país. Já em receitas salgadas, o milho pode ser utilizado tanto como ingrediente complementar quanto principal, como no caso do creme de milho, tortas, bolinhos fritos, sopas e pães.

Significado espiritual do milho

Por ter sido uma planta cultivada há tantos anos, é extremamente importante para diversas civilizações, o milho ganha diversas formas e lendas em diversas culturas. O povo Maia cultuava um Deus chamado Yuin Kax, ou o senhor dos bosques. Conhecido como o Deus da prosperidade e abundância, ele era comumente associado ao milho.

Existem ainda outras mitologias associadas ao milho, uma vez que era uma das fontes principais de alimento para tantas sociedades.

Variedades de milhos para cultivo

O milho é um tipo de grão que abrange diversas espécies diferentes da mesma planta. Essas diferentes espécies podem ser divididas em cinco variedades. Aqui, você conhecerá quais são elas e suas principais características.

Milho pipoca

Vários milhos de pipoca bem de perto

Essa variedade de milho é aquela que, em contato com o calor e algum tipo de óleo, estoura e se torna a nossa tão amada pipoca. Apesar de sua variedade amarela ser a mais conhecida, o milho pipoca pode aparecer nas cores branca, azul ou vermelha.

Sua espiga costuma ser menor e conter menos grãos. Esses grãos são pequenos e bastante duros, tendo um formato de gota. Esse tipo de milho é uma das variedades mais exportadas pelo Brasil para todo o mundo.

Milho dentado

Fileiras de milho dentado amarelo

O milho dentado é mais utilizado para a alimentação de animais, em especial para o gado e outros animais de corte, além da produção de xaropes e álcool. Suas cores mais comuns são a amarela e a branca, podendo aparecer em tons terrosos também.

Seu nome faz alusão ao fato de que os grãos apresentam um “dente” ou depressão na parte superior deles, causado por seu tecido mais mole. Diferentemente do milho doce, o milho dentado é colhido quando está maduro.

Milho duro

Três milhos duro coloridos

O milho duro, também chamado milho flint, é utilizado tanto para a alimentação de humanos quanto de animais. Esse é o tipo de milho mais produzido no Brasil. O milho duro pode aparecer nas cores amarela, branca, vermelha, roxa, marrom e preta.

Os grãos dessa variedade de milho são bastante duros, por isso o nome, e também são colhidos quando maduros. Ele pode ser utilizado na produção de produtos como farinha e amido de milho.

Milho farináceo

O milho farináceo ou milho mole, é o mais aproveitado para a produção de farinhas e similares. Sua coloração pode ser amarela, branca ou azul. Seu tecido é bastante mole, o que faz com que seja fácil de moê-lo, transformando-o assim em farinha. Os seus grãos apresentam sabor suave e adocicado, além da textura macia. Além da farinha, a variedade branca do milho farináceo é utilizada na fabricação da canjica.

Milho doce

Milho fresco com espigas na mesa de madeira

Também chamado milho verde, o milho doce é a variedade mais popular entre os brasileiros quando se trata de alimentação. Esse milho é tradicionalmente de cor amarela, podendo apresentar tons mais esbranquiçados.

Seu sabor é adocicado, fazendo com seja possível de ser utilizado tanto em receitas doces quanto salgadas. O milho doce produz açúcar no lugar do amido, o que permite que ele seja conservado em água e, portanto, enlatado. Além disso, ele possui alto valor nutritivo.

Aproveite as dicas de como plantar milho e comece a cultivar em casa!

mão de alguém segurando milho maduro na fazenda

Como pudemos ver, o milho é uma planta bastante versátil, tanto em seus usos culinários, quanto em seu plantio. Seja em vasos, jardins ou hortas, o milho é uma excelente planta para se ter, sendo bastante bem adaptada ao clima brasileiro e não necessitando de cuidados tão intensos em comparação com outras plantas.

São diversas as variedades de milho, portanto, você poderá escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades e possibilidades, podendo plantar até mais de uma, caso tenha disponível bastante espaço, uma vez que não é indicado plantar diferentes espécies juntas.

Agora que você já sabe diversas informações sobre essa curiosa e fascinante planta, que está na dieta dos americanos há pelo menos 7000 anos, pense sobre a possibilidade de começar um cultivo em sua casa. Seguindo nossas dicas, você garantirá plantas sempre bonitas e saudáveis.

Autor deste artigo

Formada em Letras pela USP, sou uma apaixonada pela leitura e pela escrita. Busco estar sempre em contato com a natureza e amo viajar.

Últimos posts


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G23? Neste artigo, descubra especificações, prós e contras do celular da Motorola, vantagens, ficha técnica e indicações de usuário!


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos