Como limpar caixa de gordura: com bicarbonato de sódio e muito mais!

Como limpar caixa de gordura: com bicarbonato de sódio e muito mais!

Neste artigo você aprenderá mais sobre caixas de gordura, desde como limpar, manutenção e até mesmo os estilos disponíveis e seus benefícios ao meio ambiente.


O que é caixa de gordura?

Atualmente no Brasil, por lei, todas as residências são obrigadas a possuir caixa de gordura, este item fica entre a tubulação de água da cozinha e a tubulação hidro sanitária, e tem o objetivo de não entupir as tubulações por acúmulo de gorduras. Estas caixas devem ser limpas periodicamente, e o entupimento das mesmas pode causar alguns problemas, como mau cheiro, vazamentos, entupimentos e até surgimento de roedores e baratas.

A caixa de gordura é um item fundamental que você deverá ter na sua casa. Ela retém partículas de gordura que são produzidas dentro dos ambientes que poderiam vir a obstruir as tubulações nas instalações hidros sanitárias. Vamos mostrar para você hoje, algumas dicas de como limpar a sua caixa de gordura de forma eficiente, e também, algumas dicas sobre os tipos de caixa de gordura disponíveis para você instalar na sua casa.

Como limpar a caixa de gordura

Produto de limpeza de casa na mesa de madeira

Geralmente, a água descartada da cozinha passa primeiro pela caixa de gordura antes de ir para a tubulação que levará estes efluentes para tratamento, e por isso, existe a necessidade de sempre manter a sua caixa de gordura limpa.

Existem diversas formas de manter a limpeza da sua caixa de gordura de uma forma eficiente, com diversos produtos e formas de limpeza, veja abaixo algumas dicas de limpeza para a sua caixa de gordura.

Pode usar bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais usados e indicados para a limpeza das caixas de gordura, visto que, o produto auxilia na limpeza da própria gordura destas caixas, o que o torna um bom aliado no momento da limpeza.

Para efetuar a limpeza com bicarbonato, é necessário primeiramente tirar os excesso de sujeira e detritos que estarão dentro da caixa de gordura, após, fazer uma mistura de 2 colheres de bicarbonato, duas colheres de sabão em pó e água fervente, após, esfregar com uma escova, ou esponja.

Materiais necessários

Os materiais necessários para uma boa higienização da sua caixa de gordura são simples, basta você possuir a mistura de bicabornato de sódio anteriormente explicado, ou você poderá encontrar produtos específicos para a limpeza das caixas de gordura.

Fora este produto, você irá precisar de uma luva para não precisar encostar diretamente na sujeira da caixa de gordura, já que você precisará retirar o excesso, e também uma escova ou esponja para a limpeza da caixa. Com esses materiais, você poderá ter uma limpeza eficiente da sua caixa de gordura.

Passo a passo para a limpeza da caixa de gordura

Para a limpeza da sua caixa de gordura você poderá seguir um passo a passo muito simples, você precisará primeiro retirar o excesso de sujeira que estará dentro da caixa, usando luvas, você poderá tirá-los e colocar dentro de um saco de lixo que deverá ser descartado.

Após, você aplicará o produto de limpeza de sua escolha no interior da caixa e irá esfregá-la com o auxílio de uma esponja ou escova, após a limpeza, é aconselhável colocar um pouco de água quente para retirar o produto e auxiliar na eliminação do restante da gordura, e pronto, sua caixa de gordura estará limpinha.

Como limpar a caixa de gordura manualmente

Para limpar a caixa de gordura manualmente, você precisará ser um pouco resistente a odores, como este utensílio guarda gorduras e detritos, muitas vezes ela possui mal cheiro, e também pode ser considerado repulsivo para algumas pessoas, mas pode sim ser limpada manualmente com eficiência.

Como mencionado acima é fácil os passos para limpar a sua caixa, basta tirar os excessos de sujeira, esfregá-la com algum produto caseiro ou específico para limpeza, e enxaguar-la com água quente ou fria após.

O que não fazer durante a limpeza da caixa de gordura

Ao efetuar a limpeza da caixa de gordura, um dos principais cuidados que você precisará ter é para não danificar a mesma, principalmente se a sua for de PVC, este material pode ser um pouco sensível a água fervente, e por isso é indicado utilizar com cautela nestes casos.

Também, é importante cuidar para não desmontar a sua caixa de gordura, como acabar soltando os canos de esgoto, por exemplo, desta forma, você não terá problemas posteriores a sua limpeza e também evitará um gasto não planejado na instalação ou manutenção da mesma.

Como funcionam as bactérias biológicas

Atualmente existe uma tecnologia incrível de limpeza para caixas de gordura que são as famosas bactérias biológicas. Elas são responsáveis pela digestão e limpeza das águas presentes dentro da caixa de gordura.

Como são bactérias consideradas biorremediadores, elas não são prejudiciais aos humanos e animais, e podem ser encontradas no mercado em um produto conhecido como Fossa Tra, que é um produto que você aplica diretamente na caixa e irá produzir estas bactérias e auxiliar na limpeza.

Chame um profissional caso não consiga limpar

Caso você não tenha tempo, ou simplesmente não queira limpar a sua caixa de gordura, o mais indicado é contratar um bom profissional que possa efetuar esta limpeza na sua caixa de gordura.

Como explicado anteriormente, existem diversos malefícios em deixar a sua caixa de gordura suja e entupida, auxiliando até mesmo na proliferação de baratas, por isso, contrata um profissional para efetuar a limpeza por você.

Sobre a caixa de gordura

A caixa de gordura é um mecanismo essencialmente exigido por lei que você deverá possuir na sua casa para evitar possíveis problemas de entupimentos causados por acúmulo de gorduras nas tubulações sanitárias e também para o meio ambiente.

Mas, você sabe como funciona uma caixa de gordura? Vamos explicar para você como ela funciona e como ela é importante para o tratamento de influentes da sua cidade.

Como funciona o sistema da caixa de gordura?

O funcionamento das caixas de gordura são simples, e fáceis de entender. Como a gordura é mais leve que a água, quando ela entra na caixa de gordura fica na superfície da água, e a água da tubulação é retirada em um cano no final da caixa de gordura.

Desta forma, somente a água é retirada e entra para a tubulação sanitária, evitando possíveis entupimentos por acúmulo de gordura, este acúmulo de gordura que ficará flutuando em cima da água deverá ser limpa, pois com o tempo e acúmulo pode causar problemas.

A importância de limpar a caixa de gordura

É importante que você mantenha a limpeza da sua caixa de gordura em dia sempre, pois, o acúmulo de sujeira pode causar diversos transtornos para a sua casa, este acúmulo poderá cristalizar as gorduras e causar sérios problemas a tubulação da sua casa.

Escoamento lento, transbordamento, infestação de baratas, mau cheiro e até mesmo entupimento interno podem ser causadas por um acúmulo indevido de gordura na sua caixa, por isso é necessário manter em dia a limpeza da mesma.

Quando limpar a caixa de gordura?

O tempo de limpeza indicado para caixas de gordura depende do local e da utilização da mesma, por exemplo, é indicado uma limpeza a cada seis meses em residências comuns, duas vezes ao ano já é o suficiente para manter a sua caixa limpa.

Porém, em caso de apartamentos, é necessário que a caixa seja limpa de três em três meses, e em casos de bares, restaurantes ou afins, é necessário que seja limpa a caixa de gordura todo mês, para evitar possíveis transtornos na tubulação.

Como saber se a caixa de gordura está entupida?

Para saber se a caixa de gordura está entupida você poderá verificar dentro da própria caixa, você provavelmente irá perceber o acúmulo em excesso da gordura da caixa. Porém, também existem alguns sinais que você poderá perceber que a sua caixa de gordura precisa de limpeza.

Mau cheiro, aparecimento de baratas e outros insetos, escoamento lento são alguns dos sinais que você poderá perceber sobre a sua caixa de gordura, nestes casos, é importante já iniciar um planejamento de limpeza o mais rápido possível.

Manutenção da caixa de gordura

A manutenção da caixa de gordura deverá ser feita de acordo com o indicado acima, e dependerá da sua residência, e durante esta limpeza, deverá ser verificado o estado da caixa de gordura da sua residência.

Caso a mesma aparente algum defeito ou danificação, é necessário verificar uma manutenção mais profunda da sua caixa de gordura, ou seja, a troca, pois uma danificação na caixa de gordura da sua residência poderá causar sérios problemas caso não seja consertado o mais rápido possível.

Problemas que a caixa de gordura suja pode causar

Caso você não tenha tempo, ou simplesmente não queira limpar a sua caixa de gordura, o mais indicado é contratar um bom profissional que possa efetuar esta limpeza na sua caixa de gordura. Como explicado anteriormente, existem diversos malefícios em deixar a sua caixa de gordura suja e entupida, auxiliando até mesmo na proliferação de baratas, por isso, contrata um profissional para efetuar a limpeza por você.

O acúmulo de sujeiras na sua caixa de gordura podem trazer diversos problemas para a sua residência e por isso existe a importância de a manter sempre limpa e com a manutenção em dia para evitar transtornos.

Como já dito anteriormente, alguns dos problemas causados pela falta de limpeza das caixas são o mau odor causado pelo acúmulo de sujeiras, o aparecimento de baratas, roedores e outros tipos de insetos e o escoamento lento da água da sua cozinha.

Como evitar o entupimento da caixa de gordura

Você poderá evitar o entupimento da sua caixa de gordura simplesmente mantendo a limpeza em dia da sua caixa de gordura, uma limpeza de seis em seis meses em residências já é uma ótima atitude para manter a sua residência longe dos problemas causados por um possível entupimento.

Você também poderá usar nas suas limpezas algum produto específico para retirar a gordura da sua caixa, como o bicarbonato de sódio ou até mesmo vinagre, assim, você conseguirá manter uma limpeza eficiente, e ficará longe de problemas que poderiam ser causados.

Locais da casa em que pode ocorrer o entupimento

Os entupimentos causados pelas caixas de gordura podem ser percebidos em todas as partes da casa em caso de um entupimento total causado pela sujeira da caixa de gordura, porém o local onde você sentirá mais este problema será dentro da sua cozinha.

Escoamento lento de água é um dos problemas que mais incomoda dentro de causa, pois isso acarretará em transtornos todos os dias ao lavar as louças do dia. Além de, também ter que lidar com o mau odor causado pelo entupimento, e até mesmo o aparecimento de baratas na sua cozinha.

Tipos de caixa de gordura

Existem atualmente, dois tipos de caixa de gordura que são mais utilizados nos ambientes, são as caixas de gordura em PVC, e as caixas de gordura em alvenaria, ambas são eficientes e estão dentro das leis ambientais para tratamento de efluentes dentro da sua casa.

Porém, ambos os estilos possuem pontos positivos e negativos, desde a sua manutenção até a sua limpeza, e vamos mostrar para você um pouco mais sobre estas características abaixo para auxiliar você a escolher a melhor para a sua casa.

Caixa de gordura de PVC

A caixa de gordura em PVC é, atualmente, uma das mais recomendadas por engenheiros no momento da implementação da caixa nas residências, isto por que, a grande parte das caixas de gorduras de PVC vem com um item incluso que retira os resíduos da água sempre que você precise colocar as mãos na sujeira da caixa.

Porém, este tipo de caixa também tem um ponto negativo, as caixas de PVC são muito mais frágeis que as caixas de alvenaria, e você precisará ter cuidado na limpeza para não danificar o material, com o uso de água quente na limpeza, por exemplo, pois em casos de dano é necessário alterar a caixa.

Caixa de gordura de alvenaria

A caixa de gordura de alvenaria são as mais comuns que encontramos atualmente nas residências, e elas também são as mais resistentes, visto que são totalmente feitas com tijolos e cimento, assim, tendo uma durabilidade e resistência extremamente alta, e você provavelmente demorarão anos para precisar uma manutenção mais profunda.

Porém, as caixas de gordura em alvejaria são mais difíceis de limpar, como são de cimento, acabam absorvendo uma parte da gordura da superfície que acaba sendo mais complicado para limpar, além de que você também precisará colocar as mãos na caixa para retirar o excesso de sujeira causada pelo acúmulo de gordura e resíduos.

Mantenha a caixa de gordura sempre limpa!

As caixas de gordura são itens fundamentais para você possuir dentro da sua residência, elas são muito importantes para o meio ambiente, além de auxiliar muito no tratamento de efluentes da sua cidade. Atualmente, todas as residências são obrigadas por lei a possuir uma caixa de gordura.

E é importante que você mantenha a sua caixa de gordura sempre limpa e livre de excessos de detritos para evitar possíveis incômodos para a sua casa, como aparecimentos de baratas e insetos e também mal odor.

Mantendo uma boa limpeza da sua caixa de gordura, você poderá ter uma ótima fonte ecológica dentro da sua própria casa, auxiliando na prevenção da natureza e em possíveis transtornos como a manutenção da tubulação hidro sanitária da sua cidade causada por acúmulo de gorduras e detritos.

Autor deste artigo

Estudante de marketing de conteúdo, amante da escrita, decorações e do estilo de vida em contato direto com a natureza.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos