Paredes de isopor ou EPS: isolamento térmico, preço e mais!

Paredes de isopor ou EPS: isolamento térmico, preço e mais!

Você sabe o que são paredes de isopor ou EPS? Confira informações sobre esse material, os prós e os contras de seu uso, o que é e para que serve.


Paredes de isopor ou EPS: para que serve?

Parede de EPS sendo aplicada em obra

A parede de isopor é mundialmente reconhecida como um tipo de revestimento e é comum em países como os EUA. Seu principal uso se dá devido à necessidade de um melhor isolamento térmico e também acústico da casa, o que aumenta o seu uso em locais muito frios, muito quentes ou barulhentos.

É comum que haja estranhamento quando falamos em fazer paredes de isopor, no entanto, o processo de revestimento com esse tipo de material não é tão simples quanto parece - e sua qualidade é comprovada. Antes de tudo, vale saber que essas paredes são fabricadas com telas de aço e placas de isopor, o que permite uma boa estruturação e vedação do local que as usa como parte do revestimento.

Por isso, se você tem interesse em descobrir mais sobre as paredes de isopor - e, quem sabe, usá-las no revestimento de sua casa - conheça características e curiosidades sobre ela, além dos prós e contras.

Principais vantagens da parede de isopor

Engenheira checando parede de isopor

Existem algumas vantagens importantes a serem consideradas ao utilizar paredes de isopor. Vale a pena considerá-las se o que você quer é garantir o isolamento térmico e a segurança de sua casa, por exemplo. Saiba mais a seguir.

Isolamento térmico

A principal vantagem do uso do isopor (ou EPS) na constituição das paredes é a sua capacidade de isolar o cômodo contra o frio - ou o calor - extremo e, além disso, contra barulhos muito altos.

Isso ocorre devido à sua estrutura, que é feita de células fechadas e impermeáveis. Isso também ajuda na hora de impedir que a parede absorva umidade excessiva, o que garante a maior durabilidade da tinta, por exemplo. Por isso, se você quer se livrar de problemas que acometem a maioria das residências Brasil afora, vale considerar o uso de paredes feitas de isopor.

Segurança

As paredes feitas de isopor (ou EPS) costumam ser bastante utilizadas em obras de construção civil devido à sua segurança. Isso porque o material não gera combustão, o que torna todo o processo muito mais seguro.

As paredes de isopor também impedem que o excesso de umidade torne o revestimento das casas mais fraco. Por isso, se você quer aumentar a segurança e a durabilidade da tinta de sua casa, vale considerar esse tipo de material.

Versatilidade

A versatilidade é uma qualidade que chama atenção em qualquer parte da casa, já que podemos mudar de ideia muitas vezes acerca do que realmente queremos que componha o design das paredes e o material do revestimento, por exemplo.

As paredes de isopor ou EPS são extremamente versáteis, já que se adaptam a materiais como ferro, madeira e alumínio. Por isso, se você quer garantir o sucesso de sua obra em casa, vale considerar usar esse material. Não se esqueça de que, quanto mais versátil, mais o material pode ser usado com opções econômicas.

Sustentável

A parede de isopor também pode ser uma opção bastante sustentável na hora de construir a sua casa, já que ela pode contribuir para reduzir o gasto de energia e o uso de água durante a construção, além de produzir menos resíduos e reduzir a produção de CO2 em cerca de 40%.

Isso faz com que o material seja certificado como uma alternativa sustentável para a construção em diversos países do mundo, já que permite uma construção muito menos nociva para o meio ambiente, além de ser uma opção mais viável financeiramente - o que deve sem dúvida ser considerado.

Econômico

A economia é, sem dúvida, algo que pode ser colocado a favor do uso de isopor na construção de casas e edifícios. As paredes de isopor podem custar até 50% menos do que aquelas feitas de materiais convencionais. Isso porque a aplicação do isopor pode ser bem mais fácil, o que corta os gastos com procedimentos trabalhosos.

Se você quer economizar ainda mais em sua obra, vale considerar esse fator aliado a outras alternativas econômicas. No entanto, gastar menos dinheiro não significa que o isopor é a melhor opção: vale a pena considerar também os contras antes de tomar a decisão adequada.

Ecológico

O isopor também é uma ótima opção ecológica, além de sustentável, para a sua construção. Isso porque, ao contrário dos demais materiais, ele é 100% reciclável.

Isso significa que ele pode ser reaproveitado caso as paredes da casa sejam demolidas em uma reforma. A maioria dos outros materiais, ao invés do isopor, é descartada sem que seja possível fazer o seu reaproveitamento. Não por acaso, as paredes de isopor são consideradas uma opção mais sustentável em diversos países.

Principais desvantagens da parede de isopor

Instalando parede de EPS

Assim como existem vantagens em ter uma parede de isopor, também existem fatores que devem ser considerados como desvantajosos na hora de adquirir esse material, como a qualidade e a necessidade de encontrar especialistas que saibam lidar com esse material. Confira algumas delas logo a seguir.

Achar boa qualidade

Usar uma parede de isopor, ao contrário do que muitos podem pensar, não implica em má qualidade. No entanto, é verdade que encontrar paredes desse tipo com um bom acabamento e bastante resistência pode ser um pouco mais difícil.

Por isso, usar uma parede de isopor é um pouco mais difícil do que parece, já que isso irá exigir bastante pesquisa e procura em várias lojas diferentes até que você encontre uma parede do tipo cuja qualidade seja um dos pontos fortes. Evite as opções mais baratas de todas e, sempre que necessário, peça a opinião de especialistas antes de fazer a sua escolha.

Temperatura

Outra desvantagem consiste na exposição a altas temperaturas. Embora as paredes de isopor sejam uma ótima alternativa na hora de trazer bom isolamento térmico à residência, o núcleo dos painéis de isopor pode ser derretido quando exposto a temperaturas maiores que 80ºC.

Isso não quer dizer que o uso das paredes de isopor deve ser descartado. No entanto, é necessário ser muito cauteloso para que o uso de equipamentos quentes próximos às paredes não prejudique a qualidade do revestimento.

Instalações elétricas

Se você pretende usar paredes de isopor em sua residência, saiba que terá que tomar muito cuidado para que as instalações elétricas na parede não prejudiquem o material. Para que isso não ocorra, todas as instalações deverão estar blindadas e protegidas.

Para garantir um bom acabamento na hora de instalar os fios, vale contar com um eletricista. Caso contrário, a exposição do isopor a eletricidade pode levar a acidentes e, ainda, prejudicar a qualidade do revestimento.

Mão de obra especializada

A constante necessidade de procurar mão de obra especializada vai desde a instalação até a manutenção das paredes de isopor em sua residência. Por isso, muitas vezes a economia com o material pode levar a um gasto equivalente na contratação de especialistas.

Na hora de escolher o material, vale considerar o tamanho das paredes da casa, além de sua quantidade, para saber quanto irá gastar com sua instalação. Se o preço for bem menor do que seria com a escolha de materiais convencionais, vale calcular, em média, qual o gasto final com profissionais que irão fazer o procedimento. Assim, você saberá se a economia inicial compensa ou não.

Sobre a parede de isopor

Parede com revestimento de isopor

Existem curiosidades sobre a parede de isopor que valem a pena conhecer antes de fazer a sua escolha. Fatores como o preço médio, a constituição do material e a decoração são imprescindíveis para auxiliar na hora da escolha. Confira alguns deles logo a seguir.

Preço da parede de isopor

É possível encontrar paredes de isopor por R$ 44 o m², bem como a unidade da placa de isopor nas medidas 1000x500x15mm por R$ 7. No entanto, o preço das paredes varia bastante de acordo com a qualidade do material, a loja na qual elas são compradas e a sua medida.

Por isso, antes de comprar a sua parede de isopor, vale pesquisar bem diferentes preços, qualidades e ir a diferentes lojas. No geral, esse tipo de parede costuma ser mais barato do que aquelas feitas com material comum. Caso necessário, peça a opinião de um especialista.

O que é parede de isopor?

O EPS (outro nome para o isopor) é constituído por um material feito de pedaços minúsculos de poliestireno expandido, que se juntam para formar a estrutura moldável da qual cada placa de isopor é feita.

O isopor é posicionado entre dois painéis de grelhas feitas de arame ou ferro, o que garante a sua durabilidade e estabilidade. Esse material permite que a parede seja posicionada sem precisar usar uma grande quantidade de vigas, ferro, cimento, madeira ou de outros materiais. Isso permite que o custo gasto seja menor e que essa parede seja uma opção mais sustentável.

Decoração de ambientes com parede de isopor

A versatilidade do isopor permite que o material seja compatível com diversos outros, o que facilita na hora da decoração. Prefira usar tintas à base de água para fazer a pintura das paredes, já que tintas com solvente podem literalmente derreter as placas de isopor caso entrem em contato com elas.

Além disso, você também pode usar o isopor na parte externa da parede para fins decorativos. Que tal fazer pequenos tijolinhos de isopor para posicionar na superfície? Você pode usar tinta acrílica ou tinta spray para pintar por cima deles - mas, lembre-se: evite o solvente!

Aplicação da parede de isopor

Uma prática bastante conhecida para a aplicação das paredes de isopor consiste em usar painéis com grelhas aramadas, que substituem os tijolos comumente usados em construções. Além disso, também é possível contar com o auxílio de blocos feitos de poliestireno expandido, que se encaixam como se fossem peças de um quebra-cabeça.

A grande vantagem das paredes de isopor é que elas são de fácil fixação, o que permite aplicá-las de maneira simples e rápida. Vale lembrar que, quanto mais denso o isopor, mais rígida será a parede. Ambas técnicas são bastante eficazes na hora de compor o revestimento das construções.

Onde são utilizadas as paredes de isopor?

As paredes de isopor podem ser usadas em qualquer construção, desde casas até edificações comerciais, nas mais diversas partes do mundo. No entanto, o material não costuma ser muito utilizado no Brasil, mas sim em países como Estados Unidos e China, onde são muito populares.

A capacidade de isolamento da parede de isopor é uma das principais características a favor desse material, seja ela térmica ou acústica. Países que têm grande preocupação com o meio ambiente e onde o uso do material já é difundido tendem a vender mais esse tipo de produto.

Existe risco maior de incêndio em uma casa de isopor?

A espuma do poliestireno, material do qual o isopor é composto, é combustível. Por isso, assim como qualquer outro material, ele pode ser inflamável. A preocupação com esse material é grande, já que ele não é resistente a altas temperaturas.

No entanto, quando as paredes de isopor são instaladas corretamente, elas não apresentam risco de incêndio. O ideal é proteger as placas de isopor usando barreiras térmicas, o que requer a contratação de um responsável técnico para a edificação do imóvel - os profissionais que podem ajudar são o técnico em edificações, o engenheiro civil ou um arquiteto.

Casas de isopor

As casas de isopor são muito comuns em diversas partes do mundo - e sua popularidade tem crescido cada vez mais no Brasil. A sua estrutura não é alterada visivelmente quando elas são feitas de isopor. Além disso, casas feitas desse material tendem a ser visualmente agradáveis.

Por ser versátil, o isopor pode ser usado com diversos acabamentos. Chega a ser difícil diferenciar uma casa cujas paredes são feitas de placas de isopor das casas de alvenaria, que são tão comuns aqui no Brasil, já que o material não perde nada em resistência quando comparado aos tijolos simples.

O uso de parede de isopor é mais comum do que se imagina!

Trabalhador instalando placa de isopor na parede

Agora que você já sabe mais sobre as paredes feitas de placas de isopor ou EPS, por que não investir no material caso ele seja adequado para a finalidade que você busca em sua casa? O uso desse material já é amplamente difundido em outros países e tem chamado a atenção de especialistas no Brasil – o que o torna bem mais comum do que parece.

Vale a pena considerar o isopor como uma opção de revestimento. Caso você não consiga decidir por conta própria se esse realmente é o material adequado, vale consultar um profissional da área de edificações para que ele avalie a relação custo benefício. Avalie cada um dos prós e dos contras antes de tomar a decisão final.

Não se esqueça: quando instalado corretamente, o isopor não perde em nada no quesito resistência em relação aos demais materiais.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos