Flor sunpatiens: como cuidar, fazer mudas e muito mais!

Flor sunpatiens: como cuidar, fazer mudas e muito mais!

Você sabia que as Sunpatiens é uma planta que floresce o ano todo? Leia a seguir e conheça outras curiosidades, as variedades de Sunpatiens e como cultivá-las.


Já ouviu falar em Sunpatiens?

Flores Sunpatiens

As Sunpatiens são para aqueles que são apaixonados por flores, perfeita para cultivar em jardim, varandas e canteiros. É uma planta herbácea, rústica que ama o sol pleno, no qual a sua floração pode durar até 1 ano. Em virtude disso, a planta carrega em seu nome “Sun” que em inglês significa sol.

Essa espécie apresenta mais de 60 variações de cores, que dependendo da quantidade de luz solar que recebe, produzem mais flores. Comumente, nascem com uma tonalidade bem intensa, e à medida que envelhecem, suas pétalas desbotam e passam a ter uma coloração mais clara.

É ideal para canteiros, forrações, maciços e formar bordaduras de jardim, pois é uma planta florífera, que preenche bem os espaços, mesmo que algumas flores durem apenas 1 dia, ela produz vários botões e dificilmente você encontrará áreas sem flores e folhas.

Se você procura uma planta que produz uma floração anual e que é resistente ao sol, as Sunpatiens é uma planta perfeita. Conheça a seguir mais sobre esta espécie!

Curiosidades sobre as Sunpatiens

Flores Sunpatiens

São plantas híbridas das Impatiens, semelhantes com as da Nova Guiné. Muito florífera e ornamental que encanta pela beleza e variedade de cores que ela oferece, sendo excelente para o cultivo em vasos suspensos e canteiros. Confira nos próximos tópicos algumas curiosidades.


Floração o ano todo

A Sunpatiens é uma planta que está sendo cada vez mais cultivada e colecionada no mundo inteiro, ela é uma planta híbrida, no qual foram mais de 10 anos de pesquisa para que esta planta se tornasse mais resistente ao sol, compacta e com floração mais duradoura.

Suas flores podem durar de um a dois dias, porém a florada da planta, duram meses e poder permanecer florindo até quatro estações seguidas. É uma planta herbácea com caules tenros que chegam a crescer até um metro de altura e suas folhas são firmes e ásperas.

Mais de 60 cores disponíveis

É incrível a variedade de cores que esta planta possui, são mais de 60 cores disponíveis, desde as mais simples até as bicolores, onde o centro possui uma coloração e suas pétalas outra. Uma característica muito interessante, é que podemos identificar quais flores são as mais “antigas”, pois à medida que envelhecem a tonalidade das pétalas ficam claras, tornando-se até brancas.

Algumas espécies de Sunpatiens possui folhas variegadas, ou seja, há duas tonalidades em suas folhas, no qual a expressão “variegação” no termo botânico, indica que toda parte ou uma parte dela nasce com menos pigmento.

Não confunda com a maria-sem-vergonha



Embora, seja “prima” da maria-sem-vergonha, que são do mesmo gênero botânico Impatiens, a Sunpatiens é uma planta modificada geneticamente pelo homem, para destacar as melhores qualidades e reprimir outras.

A Impatiens, não é uma planta nativa do Brasil, ela foi introduzida, porém a planta acabou se adaptando ao clima tropical do nosso país se propagando para outras regiões, virando uma praga invasora que ocupou todo espaço na mata nativa, impedindo que mudas, forrações e outras plantas conseguisse crescer.

Portanto, após muitos anos de estudo e pesquisa, as Sunpatiens foram desenvolvidas com melhorias, sendo mais resistentes ao sol, pragas e doenças e possuindo mais flores que a maria-sem-vergonha. Além de não sementear e não se espalharem invadindo outros espaços, elas crescem somente no lugar escolhido para o seu plantio.

Como cuidar da Sunpatiens

Pessoa cuidando de plantas

É uma planta que possui flores delicadas e alegres, muito resistente ao sol e prosperam com pouca manutenção. Nos próximos tópicos iremos apresentar tipos de solo ideal, irrigação, iluminação e como cultivá-las. Leia a seguir e saiba como cuidar das Sunpatiens.

Como fazer mudas de Sunpatiens

As plantas Sunpatiens foram desenvolvidas por Sakata Seed Corporation em parceria com a Agency for Agricultural Research and Development do governo da Indonésia. Desde modo, parte do lucro recebido das vendas das Sunpatiens, a Sakata Seed Corporations paga o royalties para o governo da Indonésia. Portanto, é uma planta híbrida patenteada que não pode ser reproduzida para a comercialização, somente para o próprio cultivo.

No entanto, a reprodução das mudas poderá ser feita a partir de estacas da planta, mas é necessário obter a umidade do solo estável para conseguir plantá-las em vasos. Outra maneira de criar novas mudas é através de sementes, porém o processo é um pouco complicado. Lembrando que, por ser uma planta híbrida, as qualidades genéticas reproduzidas através das plantas “mães” não serão as mesmas das originais.

Iluminação ideal para Sunpatiens

A Sunpatiens é uma planta extremamente rústica que ama o sol, muito resistente ao calor intenso e ideal para o cultivo em ambientes externos como, parques, bordaduras de jardins e canteiros. Sua floração é anual, são desenvolvidas para o cultivo em sol pleno, pois quanto mais raios solares a planta recebe, mais brotações surgirá, porém também é possível cultivá-la somente uma parte do dia no sol ou em meia sombra.

Temperatura ideal para Sunpatiens

É uma planta muito robusta, desenvolvida para prosperar tanto a altas temperaturas como abaixo das moderadas, é resistente a diversas condições climáticas, porém não é recomendado cultivá-la em climas extremamente frios. Embora sejam plantas que florescem o ano todo e prosperam em ambientes externos, não há garantia que sobreviverão no inverno rigoroso, pois são plantas que apreciam muito o sol e o calor.

Portanto, alguns horticultores recomendam que o cultivo seja realizado em vasos grandes, pois quando chegar na época de inverno, poderá transportá-la para um ambiente fechado, protegendo das geadas e de temperaturas extremamente baixas, pois a planta poderá congelar e morrer.

Rega da Sunpatiens

Embora a planta possua folhas grossas e rígidas, ela necessita de muita água, por isso é importante a realização de uma irrigação frequente. Elas precisam ser bem regadas e permanecerem com o solo úmido, principalmente em dias quentes.

Neste caso é necessário obter sempre um solo composto com matéria orgânica e uma boa drenagem, para que a terra não fique encharcada causando a podridão no caule e na raiz. Apesar de serem plantas muito resistentes, são propensas a ficarem doentes e serem contaminadas por pragas.

Solo ideal para Sunpatiens

Para que a planta possua um bom desenvolvimento, é preciso plantá-la em um solo solto, poroso e rico em matéria orgânica. Antes de iniciar o plantio, prepare o substrato misturando terra vermelha, húmus de minhoca, composto orgânico, carvão e uma colher de calcário. É importante obter um solo rico em matéria orgânica com uma boa drenagem para que a planta consiga criar raízes saudáveis.

Adubos e substratos para Sunpatiens

A adubação rica em fósforo, favorece na floração das Sunpatiens, adubos orgânicos também ajudarão no desenvolvimento da sua planta, como o bokashi, esterco bovino ou de aves e húmus de minhoca. Se preferir, poderá utilizar uma pequena quantidade de fertilização química NPK 04-18-08. Embora seja uma planta rústica, não sendo necessário obter muito cuidados, você poderá aplicar a adubação no substrato acelerando o desenvolvimento e fortalecendo a planta.

Se busca mais informações sobre qual adubo escolher, veja também nosso artigo sobre os Melhores Adubos par Flores, e escolha o melhor para o que pretende plantar!

Manutenção da Sunpatiens

As Sunpatiens exigem pouca manutenção, é uma planta que não requer muitos cuidados, mas necessitam de regas constantes. Porém, por se tratarem de plantas híbridas com características distintas, os cuidados não serão os mesmos para cada tipo de variação. No mercado existe três tipos de Sunpatiens, indicados para áreas grandes ou pequenas, portanto, para cada tipo de variação híbrida, será necessário observar sobre quais cuidados serão necessários para realizar a manutenção da planta.

Poda da Sunpatiens

São plantas que dificilmente precisarão de podas, muito simples de cultivar, pois praticamente realizam a própria limpeza, porém ocasionalmente será preciso cortar alguns galhos secos ou danificados, desembaraçar alguns galhos e folhas e se ocorrer o contágio por alguma praga será preciso cortá-los para se livrar das infestações. Do mesmo modo, se notar flores murchas, retire-as para que novas brotações surjam.

Pragas e doenças da Sunpatiens

Embora sejam resistentes a contágio de pragas e doenças, elas estão sujeitas a contaminações de pulgões ou ácaros-aranha. São parasitas muito comuns que atacam todos os jardins, no entanto, se identificar a infestação dessas pragas, retire-as manualmente das suas plantas. Outras pragas que podem surgir são as lesmas, que destroem as folhas das plantas e se caso não forem tratadas, podem chegar a matar a planta. Além disso, procure averiguar se há lagartas escondidas sob as folhas e utilize um balde com água para eliminá-las.

Sobre as doenças, as plantas estão imunes ao míldio, porém deve prestar atenção com a podridão da raiz e caule, que podem ser manifestadas por contaminação de fungos, que geralmente ocorre quando o solo fica encharcado e não possui uma boa drenagem ou quando as folhas ficam molhadas, portanto, evite irrigar a planta nas folhas, procure sempre irrigar no solo, para que as folhas fiquem secas e evitar esse tipo de doença.

Propagação da Sunpatiens

Por ser uma planta híbrida, a Sunpatiens não produz semente, portanto sua propagação não será como as plantas Impatiens comuns que se espalham. Sendo assim, a reprodução da planta poderá ser feita por estaca, porém por ser uma planta patenteada, a reprodução deve ser feita somente para o próprio cultivo, nunca para a comercialização. Além disso, as qualidades genéticas da planta reproduzida por estacas não serão as mesmas que a planta original.

Conheça o ciclo de vida da Sunpatiens

A Sunpatiens não é uma planta perene, embora sua floração consiga durar até um ano, suas flores começam a ficarem altas e feias, então neste período será necessário realizar a troca em seu canteiro e refazê-lo.

Ao realizar a troca, é importante utilizar um solo bem solto e com bastante matéria orgânica incorporada, pois é uma planta que necessita de bastante água para criar raízes, caso isso não ocorra, a planta não irá desenvolver raízes suficientes e em dias quentes começará a murchar e desidratar e consequentemente morrer. Portanto ao realizar a troca do seu canteiro é essencial utilizar um substrato rico em matéria orgânica.

Onde cultivar a Sunpatiens

São plantas muito versáteis, que se adaptam em qualquer tipo de ambiente, foram desenvolvidas com maior durabilidade, contendo flores exuberantes. Muito resistente, e seu cultivo poderá ser em vasos e jardineiras, como também em áreas maiores como bordaduras de jardins, canteiros, forrações e maciços.

Existem no mercado três séries de Sunpatiens desenvolvidas para cada tipo de ambiente, desde os mais compactos até para áreas maiores. Para cada tipo de projeto paisagístico será necessário escolher a variação adequada.

Conheça os tipos de Sunpatiens mais populares

As Sunpatiens foram criadas por Sakata Seed Corporation, marca registrada comercialmente. É uma empresa que possui sua sede localizada no Japão e produz três séries de Sunpatiens com híbridos diferentes, possuindo necessidades e características distintas. Conheça a seguir os três tipos de Sunpatiens.

Sunpatiens compact

Apesar do nome “Compact” que em inglês significa compacto, essas plantas não apresentam um porte tão pequeno, podem chegar a atingir de 60 a 70 centímetros de altura e largura no jardim e 45 a 60 centímetros de largura e altura em floreiras e vasos, possuem flores grandes e vistosas e suas folhas são verdes escuras e brilhante.

Seu florescimento é precoce e seu hábito de crescimento é ereto e vigoroso. Possui uma grande variedade de cores como, rosa, coral, laranja, vermelho, lilás, branco e magenta. São resistentes ao sol e a umidade. São excelentes para fazer combinações com outras plantas anuais e decorar o seu jardim.

Sunpatiens spreading

Essa série de Sunpatiens é ideal para lugares com bastante espaço, se você deseja cobrir essa área preenchendo com cores vivas e vibrantes, esta variedade é perfeita. Quando já estão totalmente desenvolvidas a sua altura e largura podem chegar a crescer até 90 centímetros. Portanto, será necessário plantar espaçadamente, para que a planta consiga ter espaço suficiente para se espalhar.

Sunpatiens vigorous

São plantas muito resistentes ao sol pleno e a umidade, como também a ventos e vendavais, pois suas hastes são muito fortes. Indicadas para paisagismo em ambientes externos, que dispõe de grandes espaços para serem preenchidos, podem cobrir a área de maneira muito rápida. Porém, suas raízes são agressivas e não dividem seu espaço com outras plantas menos resistentes, pois as Sunpatiens vigorous sugam muito nutrientes.

Essa variação pode crescer até 75 centímetros de largura e 80 centímetros de altura, seu hábito de crescimento é ereto e em forma de “V”. É possível iniciar a plantação por mudas em vasos menores em plena floração ou antes do seu florescimento, com espaçamento de no mínimo de 30 a 35 centímetros, esse espaço será suficiente para que a planta consiga se espalhar e obter bons resultados.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas plantas arrudas

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar de uma flor sunpatiens, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Embeleze seu ambiente com a Sunpatiens e suas flores!

Flores Sunpatiens

A Sunpatiens com certeza é uma planta que proporciona alegria com a exuberância das suas flores vivas e brilhantes. Se você procura uma planta resistente ao sol e que floresce em abundância durante o ano todo, as espécies Sunpatiens são plantas ideais, pois oferecem mais de 60 opções de tonalidades que colorem qualquer ambiente, indicados para varandas, jardim, vasos e canteiros, como também para projetos paisagístico.

Para escolher uma boa planta Sunpatiens, observe a cor das pétalas, elas dever ser bem brilhantes e ao tocar nelas, devem estar bem firmes, semelhante a textura de uma alface fresquinha retirada da horta. Aqui no Brasil a variedade pode ser adquirida nos principais centros de comercialização de flores. Então aproveite e cultive uma linda Sunpatiens em seu jardim!

Autor deste artigo

Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos