Como limpar sapato de camurça: dicas fáceis de limpeza e mais!

Como limpar sapato de camurça: dicas fáceis de limpeza e mais!

Neste artigo vamos mostrar para você um pouco mais sobre sapatos de camurça, a forma correta de manter a limpeza deles por mais tempo e como armazená-los.


O que são sapatos de camurça?

Sapatos de camurça azul

Os sapatos de camurça vem cada vez mais ganhando espaço dentro das sapateiras de muitos amantes de sapatos, além de serem muito agradáveis visualmente, eles também possuem um material de excelentíssima qualidade. Porém, mesmo o couro sendo um material resistente, a camurça é um material delicado e deve ter alguns cuidados para não ser danificado.

Além disso, são extremamente conhecidos nos dias atuais, e se tornou um grande queridinho dos amantes de sapatos. Os sapatos de camurça são assim conhecidos graças ao tecido em que é revestido os sapatos, que são um material em couro, com pelúcido curto, que deixa uma sensação agradável ao toque e também muito agradável visualmente.

A camurça está sendo utilizada em muitos estilos de sapatos atualmente, desde modelos mais simples, até os mais sofisticados, porém, este estilo de sapato deve possuir cuidados extras, já que a camurça é frágil e pode ser facilmente danificada, o que pode causar danos ao seu sapato.

Então hoje, vamos dar a vocês algumas dicas de como limpar os seus sapatos de camurça de uma forma eficiente e prática, além de também dar algumas dicas de como você poderá preservar os seus sapatos por muito mais tempo.

Como limpar um sapato de camurça

Alguém limpando um sapato de camurça

Manter uma boa higienização é essencial para que seu sapato de camurça dure por muito mais tempo, e como a camurça é um estilo de couro muito delicado, é importante que esta limpeza seja feita de uma forma delicada para não acabar danificando o material.

Então, trazemos abaixo, algumas dicas de como você poderá limpar os seus sapatos de forma eficiente, sem correr o risco de acabar danificando os mesmos por um estilo de limpeza mais agressivo.

Materiais necessários para a limpeza

Existem várias formas de você limpar o seu sapato de camurça, sem precisar esfregá-lo e acabar danificando o material, para isso você pode ter em mãos diversos estilos de produtos e materiais para limpar de forma eficiente o seu sapato de camurça.

Um dos materiais mais utilizados para limpar a camurça é o vinagre de álcool, com fortes propriedades, o álcool tirará facilmente a sujeira ou mancha do seu sapato, sem ser necessário esfregar muito, você poderá utilizar uma toalha, ou esponja macia e esfregar gentilmente o local da mancha para retirá-la.

Sempre deixe os seus sapatos secos

Como a camurça é um material delicado, não molhar o material é recomendado para não acabar danificando ou fragilizando o mesmo. Existem demais formas que você poderá limpar o seu sapato de camurça sem precisar molhar o mesmo, como o uso de talcos, por exemplo.

Uma das formas que você poderá limpá-lo sem molhar totalmente a peça é usando condicionador de cabelo, o condicionador além de auxiliar na remoção da mancha, também irá auxiliar em manter a camurça mais macia, o que auxiliará na boa qualidade do produto.

Esfregue a superfície do sapato com uma toalha de pano fina

Caso você tenha em seu sapato uma mancha que não necessita de uma limpeza mais profunda, você poderá efetuar a limpeza da camurça apenas esfregando suavemente uma toalha de pano fino em cima da mancha com movimentos circulares até retirar totalmente a mancha.

Esta limpeza superficial é ótima para a manutenção dos seus sapatos e pode ser feita não só quando houver manchas, mas sempre que você for guardar ou observar poeira sobre o sapato. Este tipo de manutenção irá garantir que seu sapato mantenha a camurça impecável por mais tempo.

Use borracha de camurça para remover manchas

Atualmente, possuímos no mercado também as famosas borrachas de camurça, que são um material que você irá passar sobre as manchas no seu sapato de camurça e tirar a mancha do mesmo de uma forma que não irá danificar o seu sapato.

Este estilo de produto específico é uma ótima dica para quem gostaria de manter os seus sapatos de camurça por muito mais tempo, visto que são desenvolvidos especialmente para esta finalidade, então, acabaram prolongando a vida útil de seus sapatos.

Remova manchas mais difíceis com vinagre branco em um pano macio

As manchas mais difíceis que aparecem em sapatos de camurça podem ser retiradas facilmente com ajuda de vinagre de álcool branco em um pano úmido, o vinagre tem fortes componentes que irão auxiliar você a limpar a mancha do seu sapato, sem acabar danificando o material.

Para isto, basta umedecer um pouco de vinagre em um pano fino e esfregar gentilmente sobre a mancha em movimento circulares, é importante não aplicar muita força sobre o calçado para não acabar danificando a camurça, o vinagre fará a limpeza do mesmo de uma forma eficiente sem esfregá-lo com força.

Use um desengraxante de couro se não conseguir remover as manchas difíceis

Caso você não consiga remover a mancha do seu sapato de camurça com vinagre, é indicado que você busque por um desengraxante de sapato, existem alguns específicos para camurça, que farão uma limpeza extremamente profunda sem danificar seus sapatos.

Você poderá encontrar este produto em lojas específicas para sapatos, com sapateiros, e também em alguns mercados. Siga as instruções da embalagem para garantir uma limpeza mais eficaz do seu sapato.

Escove a superfície do sapato mais de uma vez

Você também poderá utilizar uma escova com cerdas macias para escovar a superfície do seu sapato de camurça para tirar excessos de sujeiras que estejam sobre eles. Desta forma, você evita que se formem manchas por excesso de poeira sobre os seus sapatos.

É importante que você passe a escova sobre os seus sapatos gentilmente em movimentos circulares, para evitar possíveis danificações no seu sapato, esfregando gentilmente você estará limpando e irá auxiliar em uma boa durabilidade dos seus sapatos de camurça.

Dicas de limpeza para sapato de camurça

sapato de camurça manchado

Como usamos sapatos no dia a dia, é improvável que você nunca terá uma mancha no seu sapato de camurça e por isso, é interessante você saber como tirar algumas manchas do seu sapato em casa sem necessariamente acabar afetando a qualidade do mesmo.

Veja abaixo alguns tipos de manchas que você poderá acabar tendo nos seus sapatos de camurça e qual a melhor maneira de tirar esta mancha dos seus calçados sem acabar prejudicando o material, e o manter limpo e com qualidade por muito mais tempo.

Limpeza de sujeira ou lama

Para tirar manchas de calçados de camurça que já estejam secos, como terra ou lama, por exemplo, você poderá utilizar uma mistura de água e vinagre e aplicar no sapato com o auxílio de um pano fino úmido.

Você deverá aplicar pouco da mistura, para que umedeça o sapato mas que não o deixe molhado, e espalhe sobre a mancha com movimentos circulares e suaves, desta forma, você irá remover a mancha da melhor forma, e sem acidentalmente acabar danificando o seu sapato de camurça.

Óleo ou manchas de graxa

Quando ocorrer dos seus sapatos terem manchas de óleo é indicado que você faça a higienização com algum produto seco, visto que, a água acabará apenas espalhando ainda mais a mancha de óleo no seu sapato.

O mais indicado neste caso é talco de bebê ou até mesmo farinha em medidas extremas, basta aplicar um pouco do produto sobre a mancha e aguardar algumas horas, após, é só tirar o excesso do produto do sapato utilizando um pano fino e seco.

Como remover manchas de água

Caso ocorra de você deixar cair água sobre o seu sapato de camurça, isto não acabará manchando permanentemente o seu calçado, caso isso ocorra, o mais recomendado é buscar deixar o calçado secar, visto que, o deixar molhado pode danificar o material.

A mancha ocorre na hora porque o tecido ficará diferente molhado ao tecido seco, mas isso não irá manchá-lo definitivamente, porém, deixar o seu sapato de camurça molhado poderá acabar comprometendo a qualidade do material e acabar danificando a camurça, por isso é indicado secá-lo o mais rápido possível.

Limpando manchas mais resistentes

Para retirar manchas mais resistentes deste tipo de material, é necessário um produto específico para a limpeza da camurça, você poderá encontrar em grandes lojas, ou em lojas específicas de sapatos, é importante nestes casos seguir as indicações do produto que você escolher.

Em casos mais graves, é indicado que você busque um profissional sapateiro para a limpeza do sapato, assim, você evitará estragar o material durante a limpeza do mesmo e deixará isso nas mãos de um profissional.

Como tirar cera ou chiclete

Para tirar manchas de cera ou chiclete, é indicado que você busque umedecer a área onde está grudado o chiclete ou a cera, você poderá fazer isto com a mistura de água e vinagre de álcool branco.

Para retirar, após humedecer o espaço, basta ir retirando delicadamente a cera ou o chiclete do seu sapato, tomando cuidado para não danificar a camurça do seu sapato, com calma e delicadeza, você conseguirá retirar sem estragar o seu sapato.

Limpando manchas de sangue

Para tirar as manchas de sangue do seu sapato você poderá aplicar também a mistura de água com vinagre de álcool branco com o auxílio de um pano fino e úmido, basta aplicar o produto e esfregar gentilmente em movimentos circulares sobre a mancha, até a remoção da mesma.

É importante sempre manter movimentos leves sobre a mancha, para não acabar removendo os pelos da camurça juntamente com a mancha, assim você modificará o seu calçado, e não haverá como consertar.

Como proteger o sapato de camurça

Sapatos de camurça em uma sacola pequena

Como dito anteriormente, os sapatos de camurça são delicados e devem possuir cuidados para mantê-los da melhor forma sempre acabar comprometendo a sua qualidade e aparência. Veja então, algumas dicas de cuidados que você poderá ter com os seus sapatos de camurça, para que eles durem muito mais tempo.

Tome cuidado com o calor direto nos sapatos de camurça

O tecido da camurça não reage bem ao calor, e por isso, você deverá tomar muito cuidado ao colocá-los em contato com o calor direto, pois isso poderá acabar comprometendo a qualidade e aparência do seu sapato.

Então, busque sempre deixá-los em locais com temperaturas não muito elevadas, assim, você manterá a qualidade dos seus sapatos por muito mais tempo, e sem acabar queimando a camurça.

Use uma forma modeladora para sapatos

Os sapatos com tecidos de camurça, principalmente os tênis podem ser facilmente marcados, e para evitar este tipo de problema você poderá recorrer a uma boa forma para os seus sapatos, forma de sapatos são aqueles utensílios que mantém os sapatos da forma que deveriam ficar nos pés, em algumas lojas, isto é feito com o auxílio de jornais.

O uso destas formas pode auxiliar em marcas que ocorrem principalmente na dobra que o pé faz ao caminhar, ao tirar os sapatos e colocar esta forma ou molde, você estará auxiliando o seu sapato a não desenvolver esta marca, e acabará mantendo sua forma por mais tempo.

Guarde os sapatos em uma caixa ou sacola respirável

Outra boa dica para manter os seus sapatos de camurça em perfeito estado por um tempo mais prolongado é a forma que você guarda os seus sapatos, então, sempre busque guardar os seus sapatos dentro de caixas de papelão, ou até mesmo sacolas respiráveis, desta forma, eles manterão a sua aparência por mais tempo.

Este passo é importante pois o sapato ficará protegido contra poeira e também contra a temperatura do local, visto que os sapatos têm baixa resistência contra o calor, está dica poderá garantir seus sapatos como novos por mais tempo.

Não coloque o sapato em locais úmidos

A última dica de outro para você que busca manter os seus sapatos de camurça como novos por mais tempo é nunca deixar os seus sapatos molhados ou em contato direto com umidade, deixar os sapatos expostos a umidade pode prejudicar grandemente a qualidade do mesmo e acabará danificando seus sapatos muito rápido.

Por isso, busque sempre manter os seus sapatos longe da umidade, e caso acabem molhando, busque secá-los o mais rápido possível. Uma boa dica para evitar estes transtornos é deixar sempre seus sapatos guardados dentro de caixas, assim você garantirá a qualidade do seu sapato por muito mais tempo.

Faça uso das dicas e deixe seus sapatos de camurça bem limpos!

Alguém usando sapatos de camurça preto

Os sapatos de camurça vem cada vez ganhando mais visibilidade e o coração dos amantes de sapatos, eles podem ser encontrados de todas as formas, saltos altos, tênis e até mesmo em sapatilhas, os sapatos feitos deste estilo de couto costumam ser muito agradáveis visualmente e trazem um estilo para o visual.

Porém, eles são de um material delicado, e que, com os cuidados corretos, podem durar muitos anos, visto que o couro é um material extremamente duradouro. Então, com bons cuidados e seguindo algumas dicas você poderá manter o seu sapato favorito por muito anos com a aparência de novo.

Autor deste artigo

Estudante de marketing de conteúdo, amante da escrita, decorações e do estilo de vida em contato direto com a natureza.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos