Peixe piramutaba: dicas de como pescar, região, equipamentos e mais!

Peixe piramutaba: dicas de como pescar, região, equipamentos e mais!

Já ouviu falar do piramutaba? Veja as características, hábitos e como pescar este peixe amazonense.


Peixe piramutaba: o maior viajante de água doce no mundo

O piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii) é um peixe de água doce e pertence à família Pimelodidae. Esta espécie faz parte do grupo dos bagres ou "catfish" e é bastante famosa entre os pescadores do norte do Brasil. Além da sua aparência um tanto exótica, o seu porte grande característico dos bagres torna-a uma presa gloriosa na pesca esportiva.

O peixe piramutaba também é muito consumido no Brasil todo por conta de seu sabor leve e por ser extremamente saudável. Além de ser uma das espécies mais importantes no estuário amazônico, a piramutaba é conhecida também como o maior viajante de água doce do mundo, percorrendo até 5.500 quilômetros do Brasil ao Peru.

Veja a seguir em detalhes as características e formas de pescar esta incrível espécie!

As características do peixe piramutaba

Assim como as espécies do grupo dos bagres, este peixe possui um corpo achatado e uma boca larga. No entanto, dependendo do habitat em que a piramutaba se encontra, suas cores e detalhes da aparência se alteram.

Para saber como identificar esta espécie, você encontrará abaixo mais detalhes, desde as características físicas do peixe até os hábitos, a alimentação e como ele sobrevive em grandes rios.

Características físicas do peixe piramutaba

A piramutaba é um bagre de grande porte, alcançando 1 metro de comprimento total e podendo pesar até 10 kg. Como característica do grupo dos bagres, este peixe também possui nadadeira bifurcada, guelras escuras, olhos pequenos e não dispõe de dentes nem escamas. Em razão disso, sua boca contém uma área áspera e a superfície da pele é coberta por couro.

Além disso, possui dois barbilhões abaixo de sua boca e outros dois que começam na cabeça e podem terminar na cauda. Tais filamentos têm a função de ajudar este peixe a farejar alimento e identificar o ambiente onde estão.

Reprodução do peixe piramutaba

A reprodução da piramutaba ocorre no início do período das cheias. Neste cenário, o processo se inicia quando as fêmeas nadam rio acima, da foz do rio Amazonas para o Rio Iquitos, no Peru. A distância para esta espécie realizar a desova pode chegar a 5.500 km. Por conta desta longa trajetória, a piramutaba é famosa por ser o maior viajante de água doce do mundo.

Esta viagem ocorre a partir do momento em que as fêmeas completam 3 anos de idade. Ao todo, o deslocamento para a desova pode demorar até 6 meses. No final, quando são desovados, os alevinos são transportados de volta para o rio, pela correnteza, em até 20 dias.

Cores do peixe piramutaba

A piramutaba possui uma coloração lisa, isto é, sem manchas ou listras. Suas cores da região dorsal variam entre tons escuros de cinza para os peixes que vivem em habitats lamacentos, e verde ou marrom para aqueles que vivem em rios de águas mais limpas.

Do outro lado, na parte ventral, a piramutaba possui uma cor mais clara como cinza ou branco, o que oferece um sombreamento deslumbrante. A nadadeira caudal deste animal apresenta uma cor avermelhada e as barbatanas podem ter cores como laranja, rosa ou castanho.

Outra característica da cor destes peixes é a presença de uma tonalidade preta parecida com uma faixa, que vai desde o opérculo caudal até o raio da nadadeira.

Regiões para pescar peixe piramutaba

A espécie tem origem nas bacias do norte da América do Sul, Venezuela e Orinoco. Desta forma, ela encontra-se distribuída desde o início do Rio Orinoco, terminando no Rio Parnaíba. No Brasil, ela pode ser pescada ao longo do rio Solimões-Amazonas e de seus afluentes.

No entanto, é preciso se atentar para o período de pesca desses peixes, uma vez que os Ministérios do Meio Ambiente e da Pesca proibiram entre os meses de setembro a novembro a caça da piramutaba. Segundo a instrução normativa, nesta temporada não pode ocorrer atividade de pesca desses peixes na foz dos rios Amazonas e Pará, por conta do período de reprodução deles.

Hábitos do peixe piramutaba

O principal hábito característico da piramutaba é a sua preferência por habitar águas turvas e barrentas de grandes rios, lagos e lagoas. Para tanto, a profundidade em que este peixe pode ser encontrado é entre 5 a 10 metros, no fundo da água. Este peixe é uma das espécies que nadam em grandes cardumes e por isso, podem ser capturados em grandes quantidades por embarcações e redes de pesca.

Por fim, esta espécie além de percorrer grandes distâncias, pode ser capaz de nadar velozmente contra a correnteza. Estima-se que em períodos de seca sua velocidade alcance entre 18 a 26 km/dia, aproximadamente o dobro das espécies similares da região.

Alimentação do peixe piramutaba

O peixe piramutaba é classificado como um predador. Na idade jovem, com tamanho de até 20 cm, eles comem diversos tipos de alimentos como vermes, invertebrados, insetos, plânctons, ovos de outros peixes e até a vegetação do fundo dos rios. Já em espécies adultas, eles preferem se alimentar principalmente de amuré (Gobigoides grahamae), anchovas (Engraulidae), pescadas (Sciaenidade) e camarão.

Outra característica deste animal é que ele é considerado como um oportunista, uma vez que, quando nota a vulnerabilidade de outros animais como sapos e cobras, a piramutaba tende a atacar. Tendo em vista que esta espécie não possui dentes, é comum que eles engulam sua presa de uma vez só.

Dicas de pesca do peixe piramutaba no rio:

Vara de pesca em rio durante o pôr do sol

A piramutaba está presente ao longo de todo o rio Amazonas, desde a nascente localizada no Peru até onde ela deságua, entre Pará e Amapá. Deste modo, é possível explorar tais regiões para a pesca com o auxílio de pequenos barcos, canoas ou jangadas.

A seguir, você encontrará dicas e detalhes sobre como realizar a pesca deste peixe.

Equipamentos

A piramutaba é uma espécie de peixe pacífica, no entanto pode se tornar agressiva em momentos de caça. Por conta disso, e ainda devido ao seu grande porte, para pescá-la é altamente recomendável o uso de equipamentos com capacidade média para pesada e vara de ação rápida.

Já os molinetes e as carretilhas devem comportar bastante linha, sendo o monofilamento ideal de 20 a 40 lbs. Além disso, os anzóis devem ser do tamanho de 7/0 à 12/0. Desta maneira, você garantirá uma pesca segura e eficaz.

Iscas vivas e artificiais

As iscas são importantes e complementares aos equipamentos para qualquer tipo de pesca. Por isso, no caso da piramutaba, é preciso escolher o tipo correto para atrair e conseguir trazê-la à superfície.

Assim sendo, para a piramutaba as iscas artificiais não são tão eficazes para provocar este tipo de peixe. Por isso, opte por aquelas que sejam naturais como peixes pequenos, fígado de frango, larvas, minhocuçu ou massas de minhoca. Desta forma, você irá obter a atenção e consequentemente fazer com que o peixe fisgue o anzol.

Seja rápido quando o peixe fisgar

Para pescar a piramutaba, arremesse a isca em torno de no mínimo 50 metros de distância e aguarde o peixe ser atraído pela isca. Ao ser fisgado, o animal irá tentar se esconder rapidamente entre as vegetações do fundo do rio. Por isso, é extremamente importante ser rápido assim que o peixe fisgar o anzol.

Além disso, como o peixe pode se tornar agressivo, é preciso ter uma linha resistente para não arrebentar ou danificar durante a pesca.

Curiosidades do peixe piramutaba na alimentação:

Embora ela não seja tão consumida em todo o Brasil, há muita demanda da piramutaba para EUA e Europa, locais para onde ela é mais exportada. Além do sabor, ela é considerada um alimento extremamente fitness e está presente em várias dietas menos calóricas.

Adiante, veja mais informações sobre o porquê deste alimento ser tão saudável!

É um peixe pouco calórico

Dentre os diversos tipos de carne, o peixe é um dos menos calóricos se comparado a cortes bovinos, suínos e de frango. No entanto, além da categoria de carne, podemos encontrar grandes disparidades na quantidade de calorias entre as diferentes espécies de peixe.

No caso da piramutaba, ela é ideal para quem busca alimentos de baixa caloria. Por exemplo, a cada 100 gramas deste peixe, temos 91 calorias. Se comparado com um salmão cru que possui 211 calorias, o valor chega a ser quase a metade. Por isso, a piramutaba é considerada uma opção bem menos calórica e ótima para dietas.

Há várias opções de receitas

A carne deste peixe possui um sabor leve e agradável. Com uma estrutura firme, que não se desmancha facilmente, ela contém poucos espinhos. Além disso, possui um preço bem acessível. Por tais motivos, a piramutaba é ideal para ser usada na cozinha.

Esta espécie é versátil e pode ser usada de diferentes maneiras nas receitas. Para ilustrar melhor, ela pode ser feita de forma frita em pequenas porções, assada, empanada, ao molho ou em cozidos. Além disso, por não ter um gosto forte, ela combina com diferentes tipos de temperos e vegetais.

É uma opção muito saudável

Em geral os peixes são ótimas alternativas para a saúde por conta da presença de gorduras benéficas. Além disso, o consumo deles ajuda a controlar o colesterol no sangue e melhorar o desempenho do cérebro.

Além de ser um peixe com poucas calorias, este tipo de animal não possui carboidratos e, sobretudo, possui uma boa qualidade nutricional. Em 100g dele, temos 1,14 gramas de gordura, 0 de carboidrato e 19,01 de proteína. Por tais motivos, a piramutaba é considerada como um "peixe fitness" e é ótima para ser consumida tanto em refeições rotineiras quanto para quem busca uma refeição mais magra.

Pegue o peixe piramutaba: nativo do Amazonas!

piramutaba pescado por um homem

Percebemos, enfim, que a piramutaba é um peixe diferenciado pela sua resistência em nadar uma longa distância em água doce. Originário da região do Amazonas, este animal tão atrativo possui um sabor muito suave, além das propriedades nutricionais e baixa caloria.

A sua pesca não é difícil, dado que a piramutaba não costuma brigar ou dar muita trabalho ao pescador, por ser um peixe muito pacífico, e é indicada até para os iniciantes na atividade esportiva. Por isso, aproveite as nossas dicas de pesca para pegar uma piramutaba e conhecer de perto esta admirável espécie!

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos