Suculenta Haworthia fasciata: como cuidar e curiosidades da planta!

Suculenta Haworthia fasciata: como cuidar e curiosidades da planta!

A Haworthia fasciata é a beleza exótica perfeita para a sua varanda e seu jardim. Veja neste artigo as principais características e como cuidar desta suculenta!


Planta Haworthia fasciata: a suculenta zebra

Suculenta Haworthia fasciata

As zebras são brancas de listras pretas ou seria o contrário? Se falarmos do reino animal, sinceramente, eu não sei, mas se a questão é sobre a suculenta zebra, tenho certeza que ela é verde de listras brancas. Todavia, é melhor você mesmo conhecer essa planta incrível e tirar suas próprias conclusões.

As suculentas são plantas fascinantes, e todo cultor, mesmo os mais iniciantes, já sabem. Elas são resistentes a longos períodos de seca e se dão muito bem nos climas tropical e subtropical, predominantes em solo brasileiro e a Haworthia fasciata é um grande exemplo, não apenas de resistência, mas também de versatilidade e de uma beleza exótica muito apreciada nos jardins.

Quer saber mais sobre essa fascinante suculenta? Continue conosco, separamos as características que dão todo o charme que só essa planta tem, além disso, disponibilizamos as principais dicas de cultivo e cuidados para que você também tenha uma planta zebra em sua casa. Confira!

Informações básicas da Haworthia fasciata

Suculenta Haworthia fasciata

Nome CientíficoHaworthiopsis fasciata
Outros Nomes

Haworthia fasciata suculenta zebra, planta zebra, zebra haworthia, zebra-de-jardim.

OrigemÁfrica do Sul
PorteAté 20 centímetros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera e verão
ClimaSemiárido, tropical, subtropical, equatorial


A zebra-de-jardim é nativa da província do Cabo, na África do Sul, região onde as altas temperaturas são predominantes, com clima que varia desde o semiárido, em cidades como Murraysburg, até o mediterrâneo, estabelecido em suas regiões litorâneas.

Há alguns anos o seu nome científico passou por mudanças, deixando de ser Haworthia para Haworthiopsis, que significa “semelhante à Haworthia”, essa mudança ocorreu não apenas com essa planta, mas com diversas espécies, de modo que foram categorizadas corretamente conforme as suas características. Todavia, como ela ainda é mais conhecida pelo seu antigo nome, usaremos ele durante o artigo.

A Haworthia fasciata é uma planta perene, que pode crescer até os 20 centímetros, embora dificilmente ultrapasse dos 15 centímetros. Suas flores desabrocham durante a primavera e o verão, uma de cada vez, e seu formato é similar a uma corneta, com cores brancas e listras róseas, marrons ou verdes, em um ramo longo e estreito, que pode alcançar até 40 centímetros de comprimento, cheio de pequenos brotos.

Como cuidar da Haworthia fasciata

Cuidados para suculentas

As suculentas são conhecidas pela facilidade do seu cultivo, sendo que a retenção de água é um dos principais fatores que contribuem para isso, porém, se alguns cuidados não forem tomados elas poderão sofrer alterações em sua cor, estrutura e vitalidade. Pensando nisso separamos os principais cuidados que você deve ter com a sua Haworthia fasciata. Veja a seguir!

Iluminação para Haworthia fasciata

A iluminação é algo que toda planta gosta, algumas mais e outras menos, além da fotossíntese, a luminosidade é um dos principais fatores que fará sua planta ter cores vivas e vibrantes, e a suculenta zebra não é diferente.

Em seu habitat ela cresce diretamente exposta ao sol, sendo ideal que esta planta receba pelo menos 7 horas de iluminação por dia. Você pode cultivá-la a meia-sombra, em sua casa, desde que o local haja boa incidência de luz indireta, porém, em alguns casos, cultivar a sua suculenta na penumbra pode ser o mais indicado, como você verá a seguir.

Temperatura ideal para Haworthia fasciata

De clima tropical e semiárido, a Haworthia fasciata se desenvolve bem em altas temperaturas, sendo que a temperatura ideal para essa planta está entre 18° e 26° C, podendo suportar até mesmo períodos longos de seca, com chuva escassa, isso devido ao sistema de retenção de água característico de todas as suculentas.

Todavia, ainda que seja muito resistente ao clima seco, as pontas de suas folhas podem ressecar, especialmente se as temperaturas estiverem muito altas. Em regiões onde a temperatura média supere os 26° C é melhor que o cultivo dessa planta seja feito a meia-sombra ou até mesmo dentro de casa, e o mesmo vale para as regiões frias, onde os termômetros ficam abaixo dos 10° C.

Rega da Haworthia fasciata

Quando pensamos na irrigação dessas plantas devemos considerar que as suculentas são muito resistentes a seca, de maneira que não há um intervalo definitivo entre uma rega e outra. Sabendo disso, siga as próximas dicas para realizar a rega da sua planta:

  • Verão: quando o clima está mais quente e/ou seco, procure regar com mais frequência, mas certifique-se de que o solo esteja completamente seco primeiro. 
  • Outono e primavera: além do solo totalmente seco durante essas estações, deixar que fique alguns dias nesse cenário de seca proporcionará um melhor desenvolvimento à sua planta, mas é só alguns dias. 
  • Inverno: Durante o inverno, com temperaturas inferiores aos 10° C, as suculentas tendem a reter água por mais tempo, assim sendo desnecessária a irrigação. Além disso, a queda nos termômetros, associada a umidade do ar e do solo pode danificar sua raiz. Desta forma, evite regar sua planta nesse período. 

Solo ideal para Haworthia fasciata

Enquanto alguns cuidados devem ser tomados em relação à temperatura e a irrigação, o solo para cultivar a sua Haworthia fasciata não possui muitos segredos, o ponto mais importante aqui é a eficiência do sistema de drenagem.

Para preparar o solo adequado à sua suculenta, escolha uma terra fértil e porosa, para ela poder escoar bem o excesso de água, acrescente também pedras e pedriscos abaixo dela para isso. Essa terra deve ser rica em matéria orgânica, podendo ser misturada à húmus ou esterco animal curtido.

Adubos e substratos para Haworthia fasciata

Preparar o adubo e fertilizar o substrato da sua suculenta não requer grandes investimentos. Embora você possa recorrer aos fertilizantes de nutrição básica para suculentas, os próprios recursos encontrados em sua casa serão suficientes, veja os principais adubos naturais que você pode utilizar:

  • Casca de ovo;
  • casca de banana;
  • vegetais;
  • reutilize a água do cozimento de seus legumes para a irrigação.

Floração e aroma da Haworthia fasciata

As flores da Haworthia fasciata não são conhecidas pelo seu cheiro, na verdade, o seu perfume é pouco perceptível, contudo, sua inflorescência, embora tímida, é muito linda. Ela se dá em um ramo comprido que pode chegar aos 40 centímetros, repleto de pequenos brotos de onde surgem suas delicadas flores.

Sua floração inicia durante a primavera e perdura até o verão, onde um a um de seus brotos desabrocham e dão vez a pequenas flores de formato tubular, como pequenos sinos. Suas pétalas são brancas e contempladas com uma risca que pode ser rosa, marrom ou verde, dando ainda mais charme.

Manutenção da Haworthia fasciata

Se todos os cuidados forem realizados da maneira correta, a Haworthia fasciata dificilmente apresentará grandes necessidades de manutenção, o replantio costuma ocorrer após 2 anos. Os problemas com pragas e doenças são incomuns.

Sendo assim, lembre-se apenas de efetuar as podas de limpeza, assim que suas flores murcharem e também de manter o vaso limpo para evitar o surgimento de visitantes não desejados, como os pulgões.

Vasos para Haworthia fasciata

A escolha do vaso pode parecer algo bobo, mas saiba que isso também pode impactar no bem-estar das suas plantinhas. Uma característica importante para quase todas as espécies de planta é a drenagem da água, isso é ainda mais importante para as suculentas que são extremamente frágeis ao excesso de água presente no solo, lembre-se disso ao escolher o recipiente;

Outro aspecto a ser considerado é o tamanho do vaso. Quando sua raiz esta muito grande o ideal é que a planta seja transplantada para um recipiente maior. Porém, uma boa prática para quando estiver cultivando suas suculentas é mantê-las em vasos relativamente pequenos de modo a compactar suas raízes. A redução do espaço no vaso também diminui a chance de que sua planta seja sufocada com o solo exageradamente úmido.

Pragas e doenças da Haworthia fasciata

Se a sua preocupação quando pensa em cultivar uma planta está nas pragas que ela pode atrair ou nas doenças que ela pode ter, saiba que esses problemas são incomuns de acometeram a Haworthia fasciata. Todavia, você verá como é fácil tratar os problemas prováveis que possam aparecer:

  • Cochonilhas, pulgões, aranha-ácaro: essas são as pragas mais comuns e para se livrar delas basta borrifar uma mistura de água, sabão de coco e óleo vegetal sobre a estrutura de sua planta. 
  • Sinais de podridão: isso pode aparecer nas folhas e inflorescência de sua suculenta zebra, mas acomete principalmente a raiz da planta. O motivo é o excesso de água no solo, então cesse as regas por enquanto e diminua a irrigação posteriormente.

Sobre as pontas secas da Haworthia fasciata

Ainda sobre os problemas que podem acometer sua suculenta, as pontas secas das folhas, sua coloração pálida e folhas escuras são sinais de exposição indevida ao sol, mas também podem ter outras causas, veja:

  • Pontas secas: elas surgem principalmente quando a Haworthia fasciata está exposta por muito tempo ao sol escaldante ou quando submetida a períodos de seca muito prolongados. Avalie qual é o caso e tome as medidas necessária, seja irrigando sua planta com mais frequência ou a colocando em um local de meia-sombra. 
  • Folhas escuras: isso é normal até certo ponto, visto que a coloração das folhas tende a ganhar uma tonalidade avermelhada quando recebe muita iluminação solar direta. Se quiser mantê-las verdinhas o melhor é cultivá-las a meia-sombra. 
  • Folhas pálidas: nesse caso a sua planta recebeu pouca luz e proporcionar um ambiente mais iluminado será benéfico a sua suculenta.

Sobre a Haworthia fasciata

Suculentas Haworthia fasciata

Você já viu as principais características e os cuidados necessários para cuidar bem da sua Haworthiopsis fasciata, agora veja algumas curiosidades sobre o seu visual, dicas de propagação e como ela se encaixa nos mais diversos ambientes. Confira a seguir!

A aspereza da Haworthia fasciata

Sendo uma espécie relativamente rara, a Haworthia fasciata é frequentemente confundida como sendo a Haworthiopsis attenuata, sendo que ambas são conhecidas também como planta zebra. Embora sejam bem parecidas elas possuem algumas minuciosas diferenças, e a principal delas é a aspereza de suas folhas.

A Haworthia fasciata possui folhas um pouco mais grossas que da sua irmã Attenuata, além de mais lisas também. Seus pequenos tubérculos brancos formam listras em toda a estrutura das folhas, sendo que na fasciata eles são menos salientes.

Formato da Haworthia fasciata

Um fator peculiar, exótico e muito atrativo nas plantas que compõe este gênero é a forma que as suas folhas crescem. A planta zebra, por exemplo, possui folhas densas que crescem de um mesmo centro, suas pontas ficam direcionadas para cima e se assemelham a um polvo com a cabeça na areia ou a tentáculos que saem do chão.

Tamanho e crescimento da Haworthia fasciata

Essa é uma espécie pequena, embora em seu habitat natural cheguem aos 20 centímetros de altura, nos vasos e até mesmo em jardins não costumam ultrapassar os 15. Já os ramos de suas inflorescências são maiores e podem chegar a ter 40 centímetros de comprimento, suas flores, também são pequenas e crescem em ramificações do galho principal.

Propagação da Haworthia fasciata

Embora seja possível propagar sua Haworthia fasciata por sementes, essa é a pior maneira que você poderia optar para criar mudas, mas existem duas técnicas simples para realizar a propagação de sua plantinha:

  • Divisão de toureiras: quando saudável é comum que a planta zebra dê pequenos brotos no solo, ao lado da planta mãe. A divisão de touceira dessa planta consiste em separar a raiz do broto de sua mãe e replantá-lo. Para tal é melhor que o broto tenha pelo menos 1/3 do tamanho da planta matriz, essa é a técnica com maior chance de sucesso. 
  • Estaca: o processo consiste em cortar uma das folhas da sua planta e replantá-lo diretamente no solo, podendo ser no mesmo vaso inclusive, nos primeiros dias é essencial que haja uma boa frequência de rega, mas evitando encharcar o solo, cerca de 25 dias é o tempo para que sua muda crie raiz.

Paisagismo no vaso da Haworthia fasciata

Sua beleza exótica e distinta faz desta planta uma ótima aquisição para decorar os mais diversos ambientes. Nos jardins elas têm uma beleza incomum e atraente, mas se destacam nos jardins em miniatura ou próxima às rochas, mas também são excelentes alternativas para se cultivar nas janelas, berrais ou até mesmo no arranjo sobre a mesa de casa, ou ainda do escritório.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da suculenta haworthia fasciata

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da suculenta haworthia fasciata, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Faça um mini jardim com a suculenta Haworthia fasciata!

Suculenta Haworthia fasciata

A Haworthiopsis fasciata é magnifica, não é mesmo? Sua beleza exótica é um atrativo que cai muito bem nos mais diversos ambientes, deixando a casa mais bonita e interessante. Seu escritório ganhará mais um atrativo, adicionando naturalidade e bem-estar ao ambiente de trabalho.

Como você viu, se seguir os cuidados que passamos aqui ela apresentará poucos problemas, porém, caso ainda apareça algum deles, as nossas dicas para cuidar das pragas e doenças vão te ajudar a eliminar os principais.

Agora que você conhece muito bem essa suculenta, acrescente sua beleza exótica ao seu jardim ou aproveite seu fácil cultivo e comece o seu mini jardim com a Haworthia fasciata!

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer em saber se o Moto G54 é um bom celular? Leia este artigo e conheça a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, indicações de uso e mais!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo